10 maneiras para fazer SEO no Youtube

Você já ouviu falar em SEO certo? E com relação a SEO para YouTube? Se você tem um canal nessa plataforma, provavelmente deseja que as pessoas assistam seus vídeos! Para isso acontecer, você precisa de algumas estratégias que falaremos neste artigo. 🔥

Desde que foi criado, em 2005, o YouTube vem crescendo consistentemente na preferência das pessoas que buscam conhecimento ou entretenimento na internet. Ele conquistou tantos usuários, que acabou sendo comprado pelo Google, em 2006.

De lá para cá, o Youtube se tornou fundamental na divulgação de conteúdos em formato de vídeos.

E, como não podia deixar de ser, também tornou-se essencial nas estratégias de Marketing Digital de muitas empresas.

Com a popularização da internet e o maior acesso a equipamentos de gravação multimídia, ocorreu a democratização dos vídeos. Hoje, qualquer pessoa pode gravar vídeos em casa ou na rua e subir para a plataforma. 

Isso ocasionou um aumento considerável da quantidade de acessos e de usuários, obrigando a plataforma a encontrar uma maneira de organizar todos esses conteúdos em uma ferramenta de busca.

Nascia o SEO do Youtube.

Se você quer empreender ou já possui uma empresa e quer divulgar seus produtos e serviços por vídeos, precisa conhecer as estratégias certas que farão seus vídeos serem encontrados pela sua audiência.

É isso que vamos mostrar neste artigo. Acompanhe as dicas.

O que é SEO para YouTube?

A maioria das pessoas (pelo menos no Marketing Digital) quando fala em SEO logo pensa no Google. Mas, a verdade é que muita gente nem sabe direito o que é ou significam essas três letrinhas. 

Por isso, vamos começar explicando o seu significado.

SEO é a sigla de Search Engine Optimization que traduzindo livremente em bom tupiniquim significa “Otimização dos Mecanismos de Buscas” 😎 e abrange um conjunto de estratégias utilizadas para melhorar a experiência do usuário quando ele precisa encontrar conteúdos de interesse. 

Para os produtores de conteúdo, isso significa melhorar o posicionamento do seu site, blog ou vídeo nos mecanismos de pesquisa.

Como? 

Existem centenas de critérios de programação, design, produção de conteúdo relevante, relacionamento com outros sites, entre outras coisas, que os buscadores consideram para decidir qual é o melhor resultado para a pesquisa do usuário.

O Google, por exemplo, que domina mais de 90% das buscas feitas na internet no mundo inteiro, desenvolveu um algoritmo tão complexo e inteligente que ninguém sabe direito como funciona na íntegra. 

omg-seo-para-youtube
OMG!

O que se sabe é que ele consegue filtrar as melhores páginas relacionadas ao que as pessoas estão buscando, eliminando aquelas que podem conter spam, práticas maliciosas, ou, apenas, conteúdo ruim.

Assim, ele melhora a experiência do usuário, que é o seu objetivo principal.

Mas quando falamos de SEO para Youtube, os critérios mudam um pouco.

Pois para colocar um vídeo na plataforma, entende-se que todos os canais iniciam no mesmo nível.

Já que a configuração da plataforma já está feita.

Então preocupações off-page, comuns para SEO no Google, não contam nesse caso.

O foco aqui é entender que para o Youtube, o conteúdo do vídeo e como ele desempenha, é que vai mudar a forma como ele ranqueia para as pessoas.

Sem contar que a plataforma utiliza um mecanismo de busca próprio, voltado para canais e vídeos. 

Então, o desafio de quem publica vídeos é descobrir como fazer para que eles sejam encontrados e ocupem as posições da primeira página de buscas, pois, raramente, as pessoas acessam as outras páginas.

Quem consegue dominar o SEO para Youtube obtém mais visibilidade para sua marca, mais seguidores no seu canal, e, consequentemente, mais clientes para sua empresa.

Como fazer isso? Quais são as melhores técnicas e estratégias para conquistar esses resultados?

É o que vamos mostrar a seguir! 🥰

10 Estratégias para fazer SEO no Youtube

A maioria dos produtores pensa que para conquistar audiência no YouTube é suficiente gravar excelentes vídeos, com conteúdos relevantes, bem editados e com legenda. 

Sinto dizer isso, que, na verdade, essa é apenas a 1ª etapa.

Isso e essencial, com certeza, mas não é o suficiente.  

Depois de fazer seu vídeo, você parte para a segunda etapa que é a otimização do SEO para YouTube.

E precisa ser muito bem feita se você quiser destacar seu canal, porque são mais de 300 mil vídeos postados diariamente no YouTube. 

Ou seja, é um desafio.

Difícil, mas não impossível, principalmente se você seguir as seguintes dicas: 

1) Use as palavras-chave certas para seu vídeo

O primeiro passo para dominar o SEO no Youtube é saber identificar as palavras chaves corretas.

Palavra-chave é um conceito que veio junto com os mecanismos de buscas. São os termos usados pelas pessoas para pesquisarem os assuntos de seu interesse. 

Nesse vídeo te explico o que são palavras-chaves.

O ideal é que, antes mesmo de gravar seu vídeo, você pesquise quais são os termos mais usados pelas pessoas para procurarem por conteúdos relacionados ao que você quer produzir.

Você pode começar usando o próprio buscador do Youtube, para identificar as palavras-chave relacionadas aos vídeos que tratam do mesmo assunto e que ocupam as primeiras posições.

Mas, você deve expandir sua busca fora da plataforma e, para isso, existem algumas boas ferramentas disponíveis gratuitamente.

Indicamos o Google Keyword Planner, ou o Keyword Tool. Nesse dois é possível verificar quantas buscas mensais as palavras-chave recebem.

E pelo Keyword Tool você consegue métricas excepcionalmente do Youtube. ✌️

O ideal é que as palavras-chave do seu vídeo tenham  muitas centenas de buscas mensais.

Outra ferramenta importante é o Google Trends, onde você consegue encontrar os termos mais pesquisados na rede do Google.  Além disso, ele também traz sugestões de outros tópicos relacionados a esses termos, o que é ótimo quando você está sem ideias para gravar novos  vídeos.

Entre as ferramentas pagas, a mais conhecida é a SEM Rush, que pode ser usada para complementar as pesquisas anteriores. 

2) Crie um título otimizado 

Muitas pessoas subestimam o poder dos títulos dos vídeos para o SEO no Youtube.

Na verdade, o título de um vídeo no YouTube tem a mesma função que o título de um artigo, que é mostrar para os mecanismos de busca qual o assunto que será tratado naquele conteúdo. 

Isso se torna ainda mais importante para no SEO para YouTube, já que os robôs de busca não conseguem entender conteúdos visuais.

Existem diversas maneiras de escrever um título atrativo, mas o principal é que ele inclua a palavra-chave escolhida no tópico anterior. 

E também mostrar, da melhor maneira possível, qual o problema que está sendo tratado.

Prepare-se para exercitar seu poder de síntese, porque você deve usar entre 40 e 55 caracteres para que seu título não seja cortado. 

it-happens-gif-seo-para-youtube
Sintetíze seu título

3) Capriche nas suas tags

A terceira dica, e uma das funções mais importantes de SEO para Youtube, são as tags que você pode incluir em cada vídeo. 

Na verdade, tag é apenas outro nome usado para palavra-chave. 

Significa que quanto mais relevantes forem as tags escolhidas, mais elas vão ajudar a aumentar as visualizações dos seus vídeos.

Portanto, capriche na escolha, mas não exagere na quantidade.

Use em torno de 10 a 12 tags que sejam fortemente relacionadas ao tema tratado no vídeo.

Como fazer essa escolha?

Pode seguir as mesmas dicas do primeiro tópico, onde você encontrou a palavra-chave principal. 

Você também pode usar as principais tags encontradas nos vídeos mais populares relacionados ao assunto que está tratando. 

Assim, aumentam as chances do seu vídeo ser exibido próximo aos vídeos mais populares. 

4) Inclua legendas nos seus vídeos

Esta é uma dica poderosa de SEO para Youtube, porque legendas são lidas pelos mecanismos de busca. Portanto, você pode preparar o roteiro para gravação incluindo as principais palavras-chave relacionadas ao conteúdo. 

Mas, não use a opção de legendas automáticas do Youtube porque elas não são muito eficientes.

O ideal é você transcrever o áudio e adicionar o arquivo em texto, sincronizando com sua fala.  

Além disso, essa ação tem um aspecto social, pois disponibiliza seu conteúdo para pessoas com deficiência auditiva. 

5) Faça uma ótima descrição do seu vídeo 

A descrição do vídeo é outro campo essencial para fazer o SEO no Youtube. 

Após realizar o upload do vídeo, você deve preparar um texto com as principais informações sobre aquele conteúdo, da maneira mais descritiva possível.

Esse campo permite até 5000 caracteres, logo você pode fazer uma descrição longa e detalhada, aumentando o engajamento e ganhando pontos com os mecanismos de busca

O algoritmo utiliza a descrição para identificar o conteúdo do vídeo e determinar se ele atende ao que as pessoas estão pesquisando.

Por isso, ele se torna uma importante ferramenta de SEO no Youtube, já que você pode incluir as palavras-chave relacionadas aos temas tratados no vídeo. 

Capriche, principalmente, nas três primeiras linhas, pois elas aparecem nos resultados da busca e podem convencer o usuário a assistir seu vídeo. 

E você deve incluir a principal palavra-chave neste trecho, pois ela será identificada pelo buscador, podendo resultar em um melhor ranqueamento para seu vídeo. 

Você também pode aproveitar este espaço para incluir chamadas para ação (CTAs), como, por exemplo, convidar as pessoas para se inscreverem no seu canal, curtirem ou fazerem algum comentário abaixo do vídeo. 

Vamos ver porque essas pequenas ações são importantes. 

6) Peça para as pessoas fazerem algo

Um dos critérios usados pelo buscador da plataforma e que podem influenciar no SEO para Youtube, é a popularidade dos vídeos. 

Os robôzinhos medem o quanto um vídeo é popular através das ações que as pessoas realizam por causa do vídeo como, por exemplo, se inscrever no canal, curtir o vídeo e comentar o conteúdo.  

Eles entendem que vídeos populares são mais relevantes, sendo priorizados no ranqueamento

Portanto, não tenha vergonha de pedir para sua audiência realizar essas ações. De preferência, logo no início do vídeo, para evitar que elas não cheguem ao final do vídeo e percam o seu pedido. 

Você também pode finalizar seus vídeos fazendo uma pergunta e pedindo para as pessoas escreverem as respostas nos comentários. 

Ou, sugerir outro vídeo que tenha um conteúdo complementar, o que aumenta o engajamento no seu canal, outro critério de popularidade que pode turbinar sua estratégia de SEO para YouTube.

Neste caso, o próprio Youtube fornece recursos como os Cards, que são clicáveis e podem ser incluídos ao final do vídeo. 

7) Edite o nome do arquivo 

Há alguns mitos envolvendo essa dica, alguns dizem que essa configuração não faz diferença e outros dizem que faz sim!

Mas como não temos o segredo do youtube para ranqueamento, melhor fazer do que não fazer.

Esta dica é para mostrar que o seu SEO para Youtube deve começar antes mesmo de subir o arquivo do vídeo para seu canal. 

Você precisa incluir a palavra-chave principal do conteúdo do vídeo no nome do arquivo, porque os robôs de busca rastreiam o que está escrito e eles não entendem letras e números aleatórios. 

Mas, se eles encontrarem um nome descritivo que ajude a entender do que trata o vídeo, sua pontuação no ranqueamento vai aumentar. 

Por exemplo, se o seu vídeo está ensinando algo, você pode colocar “como-fazer-XYZ.mp4”. 

Assim, a plataforma já consegue identificar qual é o tema do seu vídeo.

8) Faça miniaturas atraentes para seus vídeos

Você pode se perguntar: o que a miniatura (também conhecida por capa do vídeo ou thumbnail) vai influenciar no SEO no Youtube?! 

Diretamente, nada. Mas, indiretamente, uma boa miniatura pode aumentar o CTR (Click-Through Rate) nos resultados de busca, que é a quantidade de cliques que os seus vídeos recebem.

Um CTR alto significa, para o algoritmo do YouTube, que o seu vídeo é relevante para aquela palavra-chave pesquisada pelas pessoas. 

Por isso, você precisa se preocupar com o CTR, pois ele também é um importante fator de ranqueamento.

Muitas pessoas decidem se vão assistir ou não um vídeo pela capa, o que a torna, em alguns casos, até mais importante do que o título, que, frequentemente, nem será notado. 

Portanto vale a pena se certificar que a sua miniatura se destaca e mostra o assunto tratado no seu vídeo. 

O que não significa apenas escolher uma imagem muito colorida ou cheia de elementos visuais. Ela deve ser congruente com o conteúdo e chamar atenção com os elementos certos. 

Inclusive, se você tiver verba para investir, pode contratar um designer para preparar suas miniaturas, colocando mais profissionalismo no seu canal. 

9) Crie playlists poderosas 

Outra maneira indireta de fazer SEO no Youtube é através da criação de playlist com palavras-chave estratégicas que  podem aumentar o tempo de exibição e a retenção dos seus vídeos.

Por exemplo, você pode gravar vários vídeos usando diversas palavras-chave relacionadas a determinado assunto, criando uma playlist e nomeando-a com a palavra-chave principal, que tenha mais buscas.

Se você colocar em reprodução automática, quando o usuário clicar em algum vídeo da playlist, sugerido pelo buscador do Youtube, automaticamente quando o vídeo acabar, o próximo vai começar sem que a pessoa precise clicar em nada. 

Outro aspecto importante de usar playlists com várias palavras-chave relacionadas é que aumenta a chance do Youtube colocar vídeos seus na lista de vídeos sugeridos que fica ao lado direito da tela.   

É claro que isso não é uma ciência exata, nem você consegue controlar quais vídeos serão exibidos, já que a seleção é feita pelo algoritmo do Youtube, mas, as chances aumentam. 

Além disso, você estará aumentando o engajamento no seu canal, o tempo de exibição dos seus vídeos e a taxa de retenção, todos os critérios utilizados para melhorar o ranqueamento nas pesquisas. 

10) Foque nas dores do seu público!

Além de criar um conteúdo sem igual e ter uma produção audiovisual impecável, é imprescindível que seu conteúdo solucione algo para quem o assiste.

Isso claro, se o seu objetivo for solucionar alguma dor dos seus usuários.

Mas o importante é entender que cada usuário está ali por um objetivo.

Entendendo isso, fica mais fácil passar a solução para o que ele está procurando.

Pronto para viralizar seus vídeos? 

Viralizar um vídeo é o objetivo e o sonho de 11 em cada 10 produtores de conteúdo.

Afinal, quem não quer ver um conteúdo seu atingindo centenas ou milhares de pessoas na internet? 

A viralização é um atalho que pode aumentar rapidamente sua audiência e alavancar seus resultados. 

Infelizmente, este efeito é muito difícil de ser alcançado, até porque não existe uma receita de bolo para que um conteúdo caia nas graças das pessoas na internet e vire um sucesso.

No entanto, existem alguns ingredientes que sempre estão presentes nos vídeos viralizantes e que você pode buscar incluir nos seus conteúdos. 

Por exemplo, eles têm a capacidade de despertar fortes emoções nas pessoas, seja raiva,  alegria ou revolta.

Também podem ser engraçados e provocativos. 

Outras características importantes é que oferecem a promessa de solução de um problema, trazendo informações úteis e gerando valor gratuitamente. 

Não quer dizer que produzindo um conteúdo com todas as características dos vídeos viralizantes, ele também será um sucesso.

Mas, certamente se você seguir todas as dicas que passamos neste artigo para melhorar o SEO no Youtube, e também investir na produção de conteúdo de altíssima qualidade, estará no caminho certo para construir sua audiência. 

Não se iluda com alguns poucos exemplos do mercado digital que explodiram da noite para o dia.

São exceções e, sem estratégias e trabalho consistente, não tem como permanecer no topo. 

O grande segredo não está em fazer um vídeo que vai viralizar, mas sim produzir conteúdos que ajudem realmente as pessoas, construindo sua autoridade aos poucos, mas de maneira duradoura ❤️.

 

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: