11 dicas de marketing para um blog de sucesso

A criação e nutrição de um blog trazem muitos desafios para quem quer impactar o público positivamente. É necessário elaborar um bom planejamento que considere as expectativas da sua audiência e, também, fazer estratégias a respeito de conteúdo e periodicidade.

Dicas de marketing para o seu blog
Dicas de marketing para criação e nutrição de blog

É muito fácil cometer erros que comprometem a performance do seu blog, como deixá-lo abandonado sem posts ou ignorar os comentários dos seus visitantes. Para obter os melhores resultados, é preciso passar longe desses problemas e acertar em outros quesitos.

No post de hoje, separamos 11 dicas de marketing para você ter um blog de sucesso! Acompanhe!

1. Planeje o seu conteúdo

É bem difícil ser bem-sucedido sem um bom planejamento. Por isso, o primeiro item da lista de dicas de marketing é fazer um estudo apurado sobre aquele que você considera como seu público-alvo: as pessoas para quem você escreverá. Vale a pena visitar outros blogs para se inspirar em relação a temas e abordagens. Nesta etapa, você também deverá prever qual será a regularidade das suas publicações. É recomendado pelo menos um post por dia, para que o seu blog sempre tenha uma aparência movimentada.

Confira dicas de marketing
Dicas de Marketing: Planeje conteúdo e crie editoriais

2. Crie editorias

Pensar em pautas individuais para os seus posts pode ser uma tarefa bastante difícil. Em vez disso, decida pela criação de editorias dentro da sua etapa de planejamento. São os tipos de publicação que estarão no seu blog, como saúde, educação, tutorial, entrevista, entre outros. As escolhas vão depender da temática e do público-alvo. Depois de defini-las, fica bem mais fácil planejar seus posts pensando em cada uma delas.

3. Experimente múltiplos horários

Não existe um consenso em relação a melhor hora para publicar um post no seu blog porque existem fatias muito distintas de visitantes. Dependendo da sua audiência, pode ser que publicações feitas pela manhã tragam mais resultado do que à noite. O contrário também vale. Pense nos hábitos do seu público-alvo e em quais horários eles conseguiriam ler seus posts.

Dicas de marketing para redes sociais
Dicas de Marketing: distribuição de horários e post em redes sociais

4. Distribua seus posts nas redes sociais

Depois de publicar um post, qual a melhor forma de garantir que ele atinja o máximo possível de pessoas? Uma das mais valiosas dicas de marketing digital nesse quesito é apostar na força das redes sociais. Crie uma página no Facebook para o seu blog e utilize-a para replicar links para suas publicações. Considere também criar um perfil no Twitter, já que muitas pessoas preferem esta rede. Cuidado para não deixar nenhum dos canais abandonados, já que eles têm um potencial grande para trazer audiência para você.

5. Envie newsletters

O acesso direto ao seu site não é a única forma de obter audiência no mundo dos blogs. Mandar e-mails com seus posts é uma ótima maneira de chamar a atenção do seu público. Sendo assim, é importante ter um espaço para realizar este cadastro. Além de enviar as publicações assim que entrarem ao ar, você também pode usar esta lista de contatos para impactar estas pessoas com outros tipos de comunicação, como conteúdos pensados exclusivamente para e-mail.

CTA em dicas de marketing
Dicas de Marketing: Envie newsletter e acerte no CTA

6. Acerte nos CTAs

Como responsável pelo blog, é o seu objetivo que seus visitantes passem o máximo de tempo nele, não é mesmo? Ao terminar de ler um post, é muito provável que o seu leitor decida sair do site, o que é bastante ruim. Para evitar isso, certifique-se de incluir os CTAs adequados nos finais das publicações. CTA significa “call-to-action” e é uma sugestão de ação próxima, como chamar o seu leitor para ler outro post ou assinar sua newsletter, por exemplo.

7. Utilize SEO

Para trazer cada vez mais audiência para o seu blog, uma das dicas de marketing mais preciosas é investir em SEO. A sigla significa “search engine optimization”, e se refere à otimização das suas páginas e posts para serem encontrados e lidos por sites de buscas, como o Google. Pesquise palavras-chave estratégicas e certifique-se de usá-las no seu título e no post. Além disso, é válido utilizar plug-ins que ajudam nos ajustes, como o Yoast SEO.

Dicas de marketing para interagir com o seu público
Dicas de marketing: Use SEO e interaja com o seu público

8. Interaja com o público

Todo post de blog conta com um campo de comentários que deve ser acompanhado pelo autor. As pessoas têm o hábito de iniciar discussões sobre os assuntos que lhe interessam, então fique de olho nestas interações. Quem comentar no seu blog e não receber resposta sua pode ficar com uma impressão ruim e decidir não prestigiar mais os seus posts. Portanto, não se esqueça de acompanhar os contatos.

9. Faça guest posts

Uma boa relação com blogs é essencial para o seu sucesso. Uma excelente forma de usar o relacionamento em seu benefício é trabalhar com guest posts. Isso significa conquistar espaço em outros blogs com um conteúdo próprio, sempre com links para o seu próprio site. Para fazer isso, é necessário manter contato com demais blogueiros e negociar sua participação.

Dicas de marketing para o seu blog
Dicas de marketing: Faça guest post e agendamento de conteúdo

10. Agende seu conteúdo

A maioria das dicas de marketing relacionadas a blogs passam a impressão de que você tem que dedicar várias horas do dia a mantê-lo, não é? Na verdade, as coisas não precisam ser assim. Você pode programar os seus posts para entrarem no ar na data e no horário desejado, o que significa que você não necessita trabalhar no blog naquele exato momento. Em um dia, você consegue garantir conteúdo para a semana toda, por exemplo.

11. Analise seus resultados

A melhor forma de saber se o seu blog está tendo sucesso ou não é analisando os seus números de audiência. Para isso, você pode usar o Google Analytics. Ele é capaz de mensurar quais posts tiveram mais visualizações, as visitas que você obteve, e vários outros indicadores importantes. Crie o hábito de acompanhar os resultados mensalmente e faça as adaptações necessárias caso eles não estejam conforme você espera.

Considere estas dicas para garantir o máximo de sucesso para o seu blog. Lembre-se da importância de cada passo para trazer mais qualidade para o seu conteúdo e, assim, impactar positivamente a sua audiência. É válido observar o que blogs similares estão produzindo para se inspirar, além de ficar de olho nas últimas tendências inovadoras da área para levar novidades para seu projeto.

Agora que você já sabe como ter um blog de sucesso, é hora de acompanhar outras dicas de marketing e aprender a vender mais. Reunimos tudo neste e-book exclusivo!

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , ,

Powered by Rock Convert

1 Comentário

  1. Talita says:

    Adoro ficar lendo conteudo dessas blogueiras elas são demais. E só contéudo top

    Parabéns !

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: