Saiba mais sobre os 5 principais canais de marketing digital

Uma das grandes dúvidas que atingem profissionais de marketing ao fazer uma campanha é saber qual canal seria mais adequado para sua base de clientes e leads. Embora alguns deem mais resultado em relação aos outros, é interessante não depender apenas de um deles.

Afinal, se um dos canais falhar por algum motivo, você ainda tem o outro como fonte de leads. Se você está em busca de critérios para escolher os melhores canais de marketing para sua campanha ser um sucesso, está no lugar certo! Confira as dicas que separamos especialmente para você!

Trafégo direto entre os canais de marketing
Entre os principais canais de marketing se encontra visitas diretas no seu site

Visitas ao site (tráfego direto)

O tráfego direto é obtido quando o cliente conhece o site o suficiente para digitar o domínio de sua empresa na barra do navegador em vez de procurá-lo em um site de buscas como o Google ou o Bing. Trata-se do canal de marketing ideal para quem tem uma marca forte e muita presença.

Se você deseja apostar nesta estratégia, garanta um domínio simples e fácil de memorizar. Além disso, para manter o fluxo de tráfego direto em seu site, procure alimentar seu site com novidades constantes e ações de branding. Alie sua estratégia em marketing digital aos eventos off-line e o uso de mídias tradicionais.

Pesquisas (tráfego orgânico ou mídia paga)

O tráfego orgânico é obtido por meio das ferramentas de buscas que usamos diariamente. Portanto, para ser bem-sucedido com esse tipo fluxo de usuários, você precisa ser encontrado. Para isso, é essencial que você utilize estratégias de Search Engine Optimization (SEO), baseadas no investimento em palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Para aumentar o acesso ao seu site por meio de motores de busca, você precisa também se dedicar à produção de conteúdo relevante, usando a palavra-chave de forma amigável. Atente-se também para o que seu site mostra na página de resultados: verifique sua Meta Description e aproveite os recursos de Rich Snippets.

Já o Search Engine Marketing (SEM) busca intensificar a visibilidade da sua empresa nos resultados de busca por meio de anúncios. Eles apenas são pagos após o clique do usuário. Você pode fazer a sua campanha de anúncios pagos com o Google AdWords, por exemplo.

E-mail marketing e os canais de marketing
O e-mail marketing ainda está entre os maiores canais de marketing

E-mail marketing

Embora o e-mail marketing tenha sido relegado ao limbo por diversas agências, ele é um dos mais eficientes canais de aquisição de leads. Além disso, esta ferramenta também ajuda a qualificar os leads para a equipe de vendas, a fechar negócios e a reter mais clientes.

Mantenha assuntos específicos e procure não distribuir informações desnecessárias sobre sua empresa. O ideal é que ela seja 90% educacional e 10% promocional. Afinal, embora seus assinantes possam ser fãs de sua marca e queiram ouvir o que ela tem a dizer, não é bom que sua empresa envie propagandas desnecessárias para o público.

Invista em chamadas criativas e, embora pareça contraditório, facilite que seus assinantes possam cancelar a assinatura. Assim, você mantém somente os leitores realmente engajados com a sua empresa. Além disso, entenda em qual estágio da jornada de compra o seu público-alvo está, de modo a direcionar conteúdos.

Redes sociais

Cada rede social tem um público diferente e estratégias de divulgação singulares. Por isso, não adianta criar contas nas redes mais comentadas do momento esperando ter sucesso instantâneo! Também não espere bons resultados tratando todos os seus perfis como iguais. Afinal, o tom adotado por uma empresa no LinkedIn deve ser completamente diferente do que ela usar no Snapchat, por exemplo. Se você deseja entender um pouco sobre a peculiaridade de cada rede social, veja a relação que montamos para você logo abaixo!

Redes sociais como canais de marketing
As principais redes sociais como canais de marketing
  • Pinterest: voltado para o compartilhamento de imagens e criação de pastas, o Pinterest já tem mais de 100 milhões de usuários cadastrados, sendo que 80% deles são mulheres. A rede agora conta com mais recursos para compra e uso promocional, e é de grande utilidade para negócios voltados para a imagem, como moda, fotografia e culinária.
  • Snapchat: em 2015, mais de 9% da população brasileira estava ativa na rede social. Em todo o mundo, ela já ultrapassou o Tumblr e o Twitter e hoje é a terceira rede social mais popular.
  • LinkedIn: embora não seja para entretenimento, a rede tem 25 milhões de usuários ativos no Brasil, sendo estratégica para a captação de talentos, divulgação de vagas e conteúdo relevante por meio do LinkedIn Pulse.
  • Twitter: a rede social foi pioneira ao estabelecer regras para que os usuários tivessem uma comunicação mais rápida. Ideal para o compartilhamento de links com conteúdo relevante, o Twitter é estratégico para angariar engajamento em campanhas de relacionamento.
  • Instagram: a rede social tem um modelo simples e já tem mais de 500 milhões de usuários ativos atualmente. Ele é fundamental para ações de marketing focadas em gestão de comunidade e engajamento, sendo ideal para negócios que tenham sua estratégia de divulgação focada na imagem. A rede já possui recursos para a criação de campanhas de marketing, como o Instagram for Business.
  • Facebook: a rede social mais popular do mundo tem ditado as regras de comportamento nessas plataformas, especialmente no mundo corporativo. Para obter mais visualizações, é preciso contribuir financeiramente com a rede social por meio de campanhas, que oferecem como vantagem a segmentação do público.

As redes sociais têm tanta necessidade de seleção de métricas e acompanhamento de resultados quanto todos os outros canais de marketing. Por isso, não se contente em somente compartilhar links interessantes e memes engraçadinhos!

O Social Media Optimization (SMO) é um dos canais mais recomendados para mensurar a participação do público. Ele tem como objetivo otimizar as redes sociais por meio do aumento de visitantes únicos. O compartilhamento de conteúdo e a interação do usuário são as estratégias mais utilizadas dentro do SMO.

Referências de canais de marketing
Principais referências em canais de marketing

Referências

Ganhar uma indicação (link) de outro site não só gera mais visitas, como aumenta a autoridade de seu site diante do Google, o que melhora seus índices de busca orgânica. Assegure-se de que os sites que criam links para o seu tenha uma boa reputação entre seu público-alvo, garantindo a qualidade dos seus visitantes.

Uma das táticas mais consolidadas para aumentar o tráfego de referência é o Link Building, que busca conseguir links em outros sites de uma maneira natural ou não por meio de estratégias seguras. Você pode, por exemplo, criar hiperlinks em seu próprio site com textos referentes a algumas palavras-chave. É importante, contudo, que os bots do Google interpretem o uso da palavra-chave como natural. Ou seja:

  • “Dentre diversos assuntos, podemos ensinar você a obter mais lucros com marketing digital” é um bom exemplo.
  • Já “dentre diversos assuntos, podemos ensinar você a fazer dinheiro fácil internet” é um mau exemplo.

As marcas ganharam força nos algoritmos do Google. Por isso, verifique se a maioria dos links que seu domínio recebe menciona a sua marca. A ferramenta MajesticSEO pode ajudá-lo a rastrear quais links apontam para seu site e quais saem dele.

Escolher os melhores canais de marketing para as campanhas de sua empresa significa entender com o que o público tem mais familiaridade e qual é o melhor meio de se comunicar com ele. Ouça o que ele tem a dizer! Se você gostou de nossas dicas, baixe o nosso e-book e descubra como aumentar a taxa de conversão do seu negócio digital!

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: