7 dicas para melhorar o perfil do Instagram do seu negócio

O Instagram se tornou uma das redes sociais mais utilizadas por empreendedores de todos os segmentos, em razão da sua versatilidade.

A plataforma, após diversas atualizações, ganhou um design diferenciado, com visual atrativo e moderno. As funcionalidades do Instagram são incríveis!

Para empreendedores, ter um perfil no Instagram é uma das melhores estratégias para manter presença online.

O aplicativo social funciona como uma verdadeira vitrine para a exposição e até mesmo venda de produtos e serviços.

Além disso, o alto número de usuários acessando o app todos os dias é um de seus grandes diferenciais.

No entanto, tão importante quanto ter um perfil no Instagram é fazer com que ele se destaque no meio da multidão.

Afinal, o número de marcas dentro da plataforma está aumentando muito.

Pensando nisso, separamos 7 dicas para Instagram que vão te ajudar.

São estratégias e métodos simples, mas capazes de gerar ótimos resultados.

1. Tenha uma boa biografia

Biografia do Perfil do Instagram
Biografia do Perfil do Instagram

O Instagram possui uma série de recursos que podem ser explorados por empreendedores para conseguir mais visibilidade dentro da plataforma.

Um desses recursos é o espaço para biografia. Trata-se de uma oportunidade para mostrar aos visitantes tudo sobre o seu negócio.

Mais do que um simples descritivo, a biografia é a cara da empresa. Logo que um usuário acessa um perfil no Instagram, o primeiro detalhe a ser observado é justamente a bio.

Por isso, quem deseja causar uma primeira boa impressão e começar o contato com chave de ouro deve preencher esse campo cuidadosamente.

Um dos principais benefícios da biografia é a possibilidade de incluir um link com direcionamento externo.

Com isso, logo no primeiro contato com a sua empresa, o visitante pode clicar e conhecer a sua página, site ou blog. É uma maneira simples e eficiente de gerar tráfego para o seu negócio.

Aproveite o texto da bio do perfil do Instagram para mostrar aos visitantes o que de fato é a sua empresa.

Lembre-se de que muitos dos que vão acessar o perfil não possuem informações sobre o seu trabalho, produtos e serviços.

Essa é a chance de deixar claro o que é o seu negócio, o que ele entrega e quais são os diferenciais.

2. Use os destaques

Use o destaques do seu perfil do instagram
Use o destaques do seu perfil do instagram

Um dos recursos mais recentes do Instagram são os destaques.

Antes, usuários eram capazes de criar stories que expiravam depois de 24h de publicação.

Agora, esses mesmos conteúdos podem ser fixados logo abaixo da biografia, permanecendo pelo tempo desejado pelo dono da conta.

Apesar de ser uma novidade, o recurso já está sendo aplicado por empreendedores e com resultados muito positivos.

Para todo e qualquer negócio, é importante deixar em destaque as informações principais a serem divulgadas, como promoções, bônus, datas relevantes, informações sobre a entrega e pagamento de produtos, e outras.

Os destaques são ótimos para responder tudo que o seu cliente precisa saber, de forma rápida, sem ter que perguntar via direct.

Deixe essas informações fixadas no perfil do Instagram, facilitando a vida de todos e gerando mais autonomia para os clientes em potencial.

Os destaques podem ser editados e personalizados, com escolha da imagem de destaque e título.

Pense nos destaques de forma organizada, deixando nesse espaço apenas informações que merecem ser compartilhadas diariamente.

Informações sobre promoções que já terminaram, por exemplo, não fazem sentido nenhum nas histórias destacadas.

3. Organize seu feed

Organize seu feed no perfil do instagram
Organize seu feed no perfil do instagram

Já que estamos falando sobre dicas para Instagram, não poderíamos deixar de lado a organização do feed.

Muitos empreendedores negligenciam o poder de um feed bem organizado.

A disposição dos elementos, a sequência das imagens e a harmonia entre elas faz toda a diferença.

O ideal é que as postagens não sejam dispostas de forma aleatória, sem que exista uma análise sobre como será o resultado.

Existem muitos empreendedores apostando, inclusive, em postagens no feed que combinam entre si, como fotos que se complementam ou que se adaptam de forma harmoniosa.

Mas não é preciso ser um mestre em design para construir um feed atrativo. Basta pensar nas imagens e estabelecer um padrão a ser seguido.

Uma dica é trabalhar com um modelo de arte único, a ser observado em todas as publicações de imagens do perfil.

Se você quer saber como organizar o feed do Instagram, basta pensar de forma padronizada.

Um feed de Instagram organizado é visualmente prazeroso, além de mostrar para os clientes que existe cuidado e zelo para com a aparência do negócio.

Vale a pena destacar que uma conta voltada para atividades de negócio não é uma conta pessoal. Ou seja, é preciso tomar cuidado com as aparências.

4. Faça stories

O Instagram Stories é um recurso conhecido dentro dessa rede social. Trata-se da possibilidade de criar postagens em vídeo, áudio ou imagem (ou tudo isso junto), com duração determinada de 24h.

Para empreendedores, essa ferramenta pode ser explorada de várias maneiras distintas.

No entanto, é comum que muitas empresas façam uso do stories apenas para compartilhar informações sobre os produtos e serviços vendidos.

Esse é um grande erro, tendo em vista que a maior porcentagem de conteúdo produzido por uma empresa nas mídias sociais deve possuir caráter informativo, sem foco em vendas.

Uma das dicas para Instagram é utilizar os stories para compartilhar conteúdo rico, informativo, sobre o dia a dia da empresa e assuntos de relevância para o público-alvo.

Essa é uma forma de gerar engajamento e proximidade com os usuários da plataforma, além de contribuir para ganhar seguidores no Instagram, que podem, depois, se converter em consumidores.

Quando os seguidores percebem esse cuidado da empresa em produzir conteúdo diferenciado, sem focar somente nos produtos e serviços, a relação deixa de ser apenas entre cliente e empresa. Os usuários se sentem parte do negócio. Os resultados obtidos a partir disso podem ser incríveis.

5. Planeje suas publicações

Planeje seu feed de perfil no instagram
Planeje seu feed de perfil no instagram

Quando o assunto são mídias digitais, uma das regras é manter frequência de publicação. Essa é uma das dicas para Instagram que mais afetam no posicionamento da marca dentro das plataformas digitais.

Existem muitas empresas com grande potencial de sucesso que não se destacam em razão da falta de produção de conteúdo.

Usuários de redes sociais gostam de receber informações sobre as contas que estão seguindo. Esse é um dos propósitos de estar em uma rede social, por sinal: compartilhar e receber informações interessantes, de maneira frequente.

Por isso, uma empresa que tem perfil no Instagram, mas que não compartilha conteúdo, é invisível.

É importante manter o perfil no Instagram sempre atualizado, com conteúdo de qualidade e otimizado. E não estamos falando apenas de imagens, mas sim de todos os recursos disponíveis e aceitos pela plataforma, como vídeos e stories.

Mas como manter frequência de publicação?

É aqui que entra o planejamento de publicações para Instagram, uma forma eficiente de produzir conteúdo de forma constante e não perder o timing certo para subir uma nova postagem.

Uma dica adicional é construir um calendário editorial, com determinação de que tipo de conteúdo será compartilhado a cada dia e horário.

Sem um calendário e um planejamento bem definido, é fácil ficar perdido. E criar conteúdo de última hora pode ser um verdadeiro desastre.

Para se destacar dentro do Instagram, pense com antecedência nos conteúdos que serão produzidos e lembre-se de seguir uma agenda.

6. Converse com seu público

Uma rede social é muito fria e sem vida quando não existe interação com os seguidores.

Para empreendedores que possuem perfil no Instagram, é fundamental conversar com os seguidores, de forma a gerar engajamento e interações verdadeiras e poderosas.

Mostre que existe uma pessoa real por trás das publicações.

O nível de confiança na marca aumenta quando as pessoas se dão conta de que existe uma pessoa responsável pela conta e que ela está disposta a tirar dúvidas e esclarecer questões importantes.

Existem várias formas de conversar com a audiência do Instagram, que podem ser exploradas de forma simples.

Uma delas é responder os comentários, tirando dúvidas específicas ou simplesmente interagindo normalmente com as pessoas.

É importante que sejam respondidos tanto os comentários positivos como aqueles que apresentam alguma crítica. Dessa forma, fica claro o interesse da marca em aperfeiçoar os seus processos.

Além dos comentários, vale a pena responder dúvidas que são encaminhadas por direct.

Para aumentar ainda mais o nível de interação com os seguidores, uma ótima ideia é fazer lives no Instagram, os famosos vídeos ao vivo, em que é possível não apenas conversar com os seguidores, como também interagir em tempo real. Essa é uma forma simples de conversar “pessoalmente com o público”.

Todas essas dicas para Instagram são poderosas e ajudam a melhorar o posicionamento da marca dentro da plataforma. Vale a pena implementar cada uma delas de forma conjunta, para que os resultados sejam ainda mais interessantes para o seu negócio.

E por falar em resultados, separamos mais uma dica poderosa, para acompanhar o sucesso das estratégias implementadas no seu perfil. Dessa forma, você terá um Instagram de sucesso!

7. Analise seus resultados

Analise seus resultados do Instagram
Analise seus resultados do Instagram

Existem muitas contas de empresas no Instagram com milhares de seguidores, mas pouco ou nenhum resultado positivo.

De nada adianta construir uma audiência grande, se o dono da conta não for capaz de analisar os resultados obtidos para saber se as estratégias estão funcionando de verdade.

São muitos os números e métricas produzidos por uma conta dentro da plataforma, como número de curtidas, likes, visualizações, interações, mensagens recebidas etc. Essas são informações importantes, que ajudam a compreender as necessidades e interesse por parte dos consumidores.

Além disso, esses dados permitem ao gestor da conta analisar se as estratégias implementadas, como as dicas que citamos acima, estão funcionando de verdade.

Quando a análise de resultados não é realizada, o dono da conta pode pensar que existem resultados, quando não existem, ou que não existem resultados, quando existem.

Se você não sabe como fazer a análise de resultados em sua conta no Instagram, separamos um texto completo, com dicas poderosas que vão te ajudar a medir o desempenho do seu negócio dentro da plataforma.

Descubra, agora, como analisar as métricas do Instagram.

Hotmart é uma plataforma gratuita e completa para hospedar e vender cursos online. Nossa missão principal é permitir que as pessoas aumentem sua renda compartilhando com o mundo o que elas têm de melhor: seus conhecimentos.
Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: