A Jornada do Consumidor

Já faz um bom tempo que a interação entre marcas e consumidores não é mais a mesma. O poder do mundo digital possibilita aos consumidores escolherem o seu canal digital de preferência e acessar qualquer conteúdo conforme lhes convém. É importante que as empresas entendam que agora, mais do que nunca, não é hora de medir esforços de marketing com boas ferramentas de gerenciamento do relacionamento com o cliente, entregando assim uma experiência contínua e relevante em cada ponto de contato no ciclo de venda.

A Jornada do Consumidor é um conceito que ainda não difundido no mercado brasileiro, ele representa uma série de ações que ajudar a converter e fidelizar o consumidor. Seguindo os seus preceitos, veja quatro estágios que garantem que a marca inicie e mantenha cada vez mais um relacionamento longo e de qualidade com seus clientes.

Aquisição – Ao convidar o consumidor a se conectar com a sua marca através de diferentes canais digitais, explique a ele o porquê ele deve compartilhar as suas informações com a sua empresa. Quais benefícios ele terá? E que tipo de conteúdo ele irá receber?

Boas vindas – Aproveite o momento em que o cliente está aceitando receber as suas comunicações e envie uma mensagem de boas-vindas e cause uma boa impressão. Sugira que ele monte uma “lista de desejos” sobre possíveis produtos ou serviços de seu interesse, assim você conhecerá melhor as preferências e necessidades desse novo prospect.

Engajamento – Depois que o cliente realizou a sua primeira compra, mantenha-o interessado através de conteúdo relevante e personalizado com base no seu histórico de compras. O encoraje a interagir mais com a sua marca, seja via redes sociais, e-mails ou sms. Garanta a continuidade dessa comunicação mandando a mensagem pelo canal ideal para ele.

Retenção – Troque informações com o consumidor, além de perguntar a ele o quê o interessa, observe o que ele está buscando. Identifique possíveis lacunas de contato e retome o diálogo com clientes antigos, localize prospects que ainda não abriram o seu e-mail marketing e incentive-o a continuar o relacionamento com a marca através de ofertas personalizadas.

A Jornada do Consumidor é um processo contínuo que abre um leque de possibilidades para otimizar a experiência do consumidor. A evolução acontecerá a partir do momento que você reconhecer a oportunidade e oferecer o que o cliente procura, tornando a jornada benéfica para ambos os lados. O consumidor procura por marcas que irá orientá-lo e oferecerá o que ele procura. Então, comece a desenvolver a sua jornada.

Fonte: Adnews

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: