Biografia para Instagram: saiba como construir uma bio que converte

Organize seu feed no perfil do instagram

Fazer uma biografia para Instagram que converte é uma tarefa simples. No entanto, é bem natural que surjam dúvidas sobre como isso deve ser feito, principalmente quando pensamos em aumentar a conversão.

Com um pouco de planejamento, é possível encontrar o texto ideal para o seu negócio e atrair a atenção dos visitantes do perfil. É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

Continue a leitura para saber mais!

O que é a biografia do Instagram?

Trata-se de uma seção disponibilizada para criar uma breve descrição do seu perfil, independentemente de ser pessoal, de criador de conteúdo ou comercial.

Como os caracteres são limitados, é preciso pensar em um texto que seja mais direto e, ao mesmo tempo, desperte o interesse dos usuários.

Na verdade, a bio é uma parte do seu perfil. E é composta pela foto, o nome de usuário e outras informações que podem ser disponibilizadas. Tais como: e-mail, site, endereço e telefone.  É todo esse conjunto de dados que identifica o seu negócio.

Entenda como sua biografia do instagram é importante

Por que investir em uma boa biografia para Instagram? 5 razões principais

Por que investir em uma boa biografia para Instagram? 5 razões principais

A gente sempre fala aqui no blog que se você resolveu estar em uma rede social, deve fazer isso do jeito certo.

Existe um famoso ditado popular que diz: “A primeira impressão é a que fica”. Concordando ou não com essa expressão, temos que dizer que a Bio é sim uma das partes mais importantes para qualquer empreendedor que usa o Instagram para vender.

Separamos alguns motivos para você que ainda não está convencido.

1 – Atrai o público certo e afasta o público “errado”

Ter uma bio correta pode despertar o interesse das pessoas certas e afastar o público errado.  E só isso já valeria todo trabalho no processo de criação da sua bio.

Imagina só ter todo um trabalho para atrair o seu público-alvo até o seu Instagram e depois perceber que a sua bio o afastou?  Ou ainda pensa só se alguém entende errado sobre o que seu negócio se trata e acaba causando dores de cabeça necessárias?

Pois é. Ser claro na comunicação é um item de série para quem usa as estratégias de Marketing Digital para vender.

Não importa seu nicho

2 – Facilita a experiência do usuário

As redes sociais foram criadas para os usuários (pessoas físicas) e não para as marcas (pessoas jurídicas). Sabendo disso, reflita: O que você pode fazer para tornar a experiência das pessoas mais agradável?

Muitas pessoas chegarão até o seu perfil por uma alguma hashtag de uma publicação ou envio de post de um amigo. Algumas dessas pessoas novas, ao entrarem no seu perfil verão apenas a bio e no máximo as últimas postagens.

Só depois de se interessar por isso, é que vão continuar a rolar o seu feed. Portanto, ajude as pessoas a notarem o valor percebido que o seu produto/serviço tem.

Pode dar um certo trabalhinho criar uma bio que engaje, mas vale a pena. No cenário menos ideal, você ao menos facilitou a vida do seu público. E isso já é um grande motivo, não acha?

3 – É uma oportunidade para mostrar a sua personalidade

Embora seja um espaço curto, você pode mostrar mais um pouco o lado humano por trás do seu produto.

Até porque as redes sociais existem para interações entre pessoas. Não seja mais uma marca lá no meio, tentando tirar a atençaõ delas.

Mostre nos detalhes quem é você no mundo e o que você acredita. A bio é mais uma maneira de fazer isso de um jeito muito simples e direto.

4 – Ajude o Instagram a te recomendar

É claro que tio Mark não olha só isso na hora de recomendar um post para alguém na aba “Explorar”.

Contudo, tudo que você puder fazer para ajudar que o algoritmo do Insta saiba do que se trata o seu perfil, é válido.

A Bio não deixa de ser um desses itens. Não subestime. Aliás, nas dicas que daremos mais adiante falaremos sobre a importância das palavras-chave e dos CTAs e aí você entenderá melhor sobre isso.

É só continuar a leitura.

5 – Tenha mais conversões

Uma Bio bem feita, com certeza, fará com que você aumente o número de conversões. Isso porque ela serve como um guia, que mostra ao usuário o que ele deve fazer a partir dali.

Vamos supor que você tenha um curso sobre Ho’oponopono, por exemplo…

Na Bio, você poderia chamar as pessoas para baixar pelo link presente lá um áudio guiado que você fez para elas. Ou ainda poderia levar diretamente para a página de vendas do meu curso.

Não importa se o seu objetivo naquele momento é conseguir leads ou as vendas: Com uma Bio pensada, sem dúvida, sua meta ficará mais próxima de ser atingida.

7 Dicas de Como fazer uma biografia para Instagram que converte

7 Dicas de Como fazer uma biografia para Instagram que converte

Nesse momento, vale a pena pensar como se você fizesse parte do público que quer alcançar.

Assim, como esse público, responda:

  • Que tipo de informações gostaria de ver ali?
  • Quais delas chamariam a sua atenção?
  • Alguma palavra-chave que pode ajudar a aumentar as vendas?

Nos tópicos a seguir, listamos algumas dicas que vão ajudar você a criar uma bio para o Instagram que seja atraente e ajude a converter mais usuários para o seu negócio. 

Vamos conferir?

1 – Faça um trabalho de fortalecimento de marca

Por que não aproveitar a bio no Instagram para fortalecer a sua marca e fazer com que ela se torne referência no seu ramo de atuação?

Nesse caso, a biografia faz parte da identidade do seu negócioAssim como um cartão de visitas, os usuários vão ter um contato inicial e entender qual é a sua proposta e o que você pode oferecer.

A partir daí, eles podem se tornar clientes ou parceiros de negócios, por exemplo.

2 – Use a biografia para responder a algumas perguntas

É importante que você aproveite a bio para responder possíveis perguntas de quem visita o seu perfil. Também esclareça de imediato o que a sua empresa faz e qual é a proposta de valor do seu perfil.

Então, na hora de criar o texto, tente responder:

  • O que a empresa oferece?
  • Para quem o conteúdo é oferecido?

Então, ali, você pode falar um pouco sobre a sua marca e os conteúdos que são publicados.

A ideia é ter uma bio que gere identificação com o seu público-alvo e desperte nele o interesse de acompanhar o seu trabalho de perto.

3 – Mostre o seu diferencial

Esse aqui é o ponto-chave da sua biografia para Instagram. Aliás, não só para essa rede social como para qualquer tipo de conteúdo que você crie.

Responda: Você tem algum diferencial que destaca a sua empresa do seu concorrente? É algo que vai chamar a atenção dos usuários, mesmo existindo outros perfis dentro do mesmo nicho?

Mesmo que pareça que pareça que não, certamente você tem. Pense bem nas coisas que fazem você ser único no mundo. O seu jeito, seus ideais, seu gosto, sua personalidade… Tudo isso conta.

Não importa se você vende um produto físico, digital ou um serviço. Pense nas características que fazem do seu negócio diferente dos demais.

Identificando isso, aproveite para ressaltar essa qualidade na sua bio e em todos os outros pontos de contato com a sua audiência.

4 – Utilize palavras-chave

A 4ª dica é subestimada por muitos empreendedores. E faz uma diferença absurda no seu perfil do Instagram.

Não deixe de utilizar termos que tenham relação com o seu nicho e o objeto que você oferece. Assim, fica mais fácil de o público certo ser atraído, além de facilitar a busca dentro da própria plataforma.

Se você tem um perfil que vende roupas e acessórios femininos, por exemplo, inclua esses termos em alguma parte estratégia do seu texto.

5 – Faça quebras de linha no texto

Em vez de colocar um bloco de texto, que fica cansativo e mais difícil para ler, dê um espaço entre uma informação e outra.

Com o “enter” você consegue deixar uma linha vazia e facilitar a leitura de quem visita o seu perfil.

Parece um detalhe, mas muda bastante a percepção que o usuário tem ao entrar no seu perfil.

6 – Aposte nos emojis

Os emojis podem ajudar a “quebrar” aquele texto todo corrido, que fica mais maçante para ler. Além disso, eles podem ser usados para expressar emoções ou ilustrar alguma situação.

De qualquer forma, eles tornam o seu perfil mais leve e descontraído.

Entre os principais exemplos do uso de emojis para a bio, podemos citar:

  • um envelope indicando que aquele ali é o seu e-mail;
  • um celular para indicar o número disponível para contato.

Como dito, os caracteres na bio são limitados. Então, outra vantagem do emoji é poder transmitir a mensagem economizando espaços.

Tomando os exemplos acima, em vez de escrever “contato”, que gastaria 7 caracteres, você pode colocar só o ícone do telefone e gastar apenas um.

Os emojis podem melhorar sua bio so instagram

7 – Crie um CTA

CTA é a sigla para Call to Action. Trata-se de uma chamada convidando a pessoa a dar um próximo passo.

Para definir o CTA da sua bio, você precisa responder antes uma simples pergunta: Qual é o seu objetivo ali?

Você quer que as pessoas sigam o perfil? Quer que entrem em contato? Que visitem o seu site?

Foque no que você quer que o usuário faça e deixe uma frase convidando a isso, como “Visite a loja online para conhecer as promoções”.

Não se esqueça de disponibilizar o link, o contato ou qualquer outra informação necessária para que o usuário realmente dê esse próximo passo.

No caso de site, certifique-se de contar com uma plataforma responsiva, já que os seguidores vão acessá-lo, em grande parte, por meio de dispositivos móveis.

Lembrando que o CTA pode ser atualizado sempre, a depender do seu objetivo atual. Mudar o CTA também é uma tarefa que ajuda você a testar o que faz ou menos resultado de acordo com o que você quer e precisa.

5 Exemplos de biografia para Instagram para se inspirar

5 Exemplos de biografia para Instagram para se inspirar

Você pode adotar uma bio bem direta e mais formal, algo mais descontraído ou apenas focar em atrair a atenção do seu público. Nos tópicos a seguir, mostramos alguns exemplos bem legais que podem servir de inspiração.

1 – Netflix Brasil

Tão chique que eu tenho link na bio ❤️

like2buy.curalate.com/netflixbrasil

2 – Casal Wanderlust

Camila e Lázaro

Site de locais e viagem

Uma viagem de volta ao 🌍

Dicas de como viajar sem gastar um rim 🤑

Todas as dicas no blog ⤵️

casalwanderlust.com.br/o-que-fazer-em-minsk-15-atracoes-imperdiveis

3 – Magazine Luiza

Lu do Magalu (em 🏠)

🙎🏻‍♀️ Influenciadora virtual 3D

👩🏻‍💻 Especialista digital do #magalu

📸 Criadora de conteúdo

maga.lu/dinheirodevolta

4 – Gustavo Cerbasi

💥Cx Postal 74444 – São Paulo, SP – CEP 01531-970

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA

Ao alcance de todos 👇🏻👇🏻👇🏻

linktr.ee/gustavocerbasi

5 – Mundo Homem

Mundo Homem

O melhor e-commerce de produtos para cuidados pessoais e acessórios masculinos.

📲 (11) 3969-1772

atendimento@mundohomem.com.br

#mundohomem #mh

www.mundohomem.com.br

Mas não se esqueça do principal

Mas não se esqueça do principal

Como você pôde ver, criar uma biografia para Instagram que atrai e ajuda a converte não é algo de outro mundo. Contudo, é preciso ter alguns cuidados para transmitir a mensagem que você quer que alcance o público desejado. 

Com as dicas listadas aqui, você já pode colocar a criatividade para funcionar e pensar em um texto bem interessante.

Mas não se esqueça do principal: A construção de relacionamento com as pessoas que se interessaram pelo seu perfil.

Seja acessível e humano, responda os comentários e os directs. E o mais importante: Compartilhe conteúdo útil para a sua audiência.

Uma boa bio para Instagram pode abrir portas. Porém, é o que você faz depois disso que realmente vai garantir o sucesso no Insta e, principalmente, fora dele.

 

Quer aproveitar para otimizar a gestão das suas redes sociais? Então, conheça o Bume e todas as funcionalidades que ele oferece para melhorar a sua rotina agora mesmo!

 

Esse artigo foi escrito pela equipe de Conteúdo do Bume. 

Bume: Agende postagens nas principais redes sociais. Crie e planeje seu conteúdo, otimize seu link na bio e analise os resultados num só lugar.
Autor Convidado :

O nosso blog utiliza cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o blog, confirma que aceita a sua utilização.