Como aumentar tráfego no site do seu negócio com estas 5 dicas

Para saber como aumentar tráfego no site, é importante entender por que se esforçar bastante para isso.

A criação de uma página na web para o seu negócio poderá trazer visibilidade para a sua marca, tornar seus produtos conhecidos e expandir suas vendas.

No entanto, o seu site por si só não produzirá todos esses resultados se não forem aplicadas uma série de estratégias para atrair visitantes.

Afinal, fica difícil comunicar ou vender algo sem audiência para consumir, não é verdade?

Aumente o tráfego no site da sua empresa
Como aumentar tráfego no site do seu negócio com estas 5 dicas

Logo, no post de hoje, selecionamos 5 das melhores práticas para você aprender como aumentar tráfego no site ou blog.

Continue a leitura!

1. Procure e escolha palavras-chave relevantes

Considerando que a maior parte do tráfego de um site é oriunda dos motores de busca, o seu conteúdo deve ser produzido com foco nesses mecanismos e, claro, nas suas personas.

Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, ela preenche o campo de busca com alguma palavra ou expressão, certo?

Esses termos são as palavras-chave.

Sendo assim, se as páginas do seu site conterem as palavras-chave que o seu público costuma procurar, mais chances de atrair visitas.

Para selecionar as palavras-chave mais relevantes, é aconselhável lançar mão de algumas ferramentas que podem ajudar.

Uma delas é o Planejador de Palavras-chave do Google, que, a partir de uma busca inicial, fornecerá ideias de palavras relacionadas com dados de volume de busca e concorrência por elas.

Mas como você utiliza essas informações?

O ideal é encontrar palavras com um bom volume de busca — pelo menos entre 100 e 1 mil mensais, mas nada impede de ser menos, no caso de segmentações mais específicas — e de baixa concorrência.

Outra dica: evite palavras-chave muito abrangentes.

Por exemplo, o termo “sistema de gestão” ou “ERP” é muito amplo porque essas soluções são voltadas para diversos tipos de negócio.

Então, o mais recomendável é usar palavras mais específicas, como “sistema de gestão para condomínio” ou “ERP para supermercados”.

A ideia é gerar tráfego qualificado, isto é, trazer as pessoas com algum interesse nos seus conteúdos e ofertas.

conteúdo memorável pra o tráfego no site
Crie conteúdos memoráveis para o seu público

2. Crie conteúdos memoráveis para o seu público

A partir das palavras-chave escolhidas, você deverá produzir conteúdos para atrair tráfego.

Os conteúdos podem ser artigos, vídeos, infográficos e diferentes formatos que consigam levar dados, informações e conhecimentos valiosos e úteis para a sua persona.

A ideia é usar esses materiais para solucionar as dúvidas expressas pelos visitantes que chegam pelo Google ou pelas redes sociais.

Quanto mais conteúdo relevante for produzido, mais a audiência se engajará com o seu site.

E isso é bom porque o público pode compartilhar as suas páginas, gerando mídia espontânea e gratuita.

Além disso, sua marca passa a ser vista como referência naquele mercado, justamente por demonstrar essa autoridade nos materiais.

Os conteúdos, enquanto o site estiver no ar, continuam atraindo tráfego em médio e longo prazo.

Pois novos visitantes podem surgir com a mesma dúvida ou os antigos retornarem para conferir uma informação que eles sabem que estão ali e vão ajudá-los.

Preze muito pela qualidade dos seus materiais e procure algo que vá agregar conhecimentos à sua audiência.

Para isso, você pode consultar as lacunas que os concorrentes deixam, uma necessidade ainda não explorada em outros sites, sugestões do seu próprio público, etc.

E, por último, tenha uma boa frequência de publicação.

Quantidade pode até não significar qualidade, mas um site que demora semanas para postar uma novidade pode cair no esquecimento.

Títulos envolventes para atrair tráfego no site
Capriche nos títulos das suas páginas

3. Capriche nos títulos das suas páginas

Queremos chamar a sua atenção para o título porque ele é o primeiro e mais decisivo ponto de contato dos seus conteúdos com o público.

O título é como um cartão de visitas e os visitantes não serão atraídos ao seu site se a chamada não for minimamente interessante.

Por isso, separamos algumas dicas para criar títulos mais atraentes. Veja:

  • Seja específico e útil em sua chamada: as pessoas precisam notar que aquele texto resolverá o seu problema;
  • Mostre de que forma o tema será abordado: pode ser uma lista de dicas, um guia completo, um passo a passo, um tutorial, conselhos de um profissional relevante na área, etc.;
  • Transmita urgência: existem algumas palavras e expressões que passam, para o leitor, a impressão de que ele perderá muita coisa caso não clique naquele título.
    Um exemplo é “sua melhor chance para aprender sobre”, “X dicas que você não pode deixar de usar em” ou simplesmente “Garantido!”;
  • E procure não ultrapassar os 65 caracteres: o Google e as redes sociais podem cortar o texto do seu título antes do final.
  • Para se orientar, use o Contador de Caracteres, da WebXTool.
SEO para tráfego no site
Cuide de outros detalhes de SEO

4. Cuide de outros detalhes de SEO

Em relação ao SEO, você precisa de suas técnicas para fazer com que as páginas do seu site tenham mais chances de aparecer nas primeiras posições do Google, ou seja, de ter mais visibilidade.

Para isso, preparamos mais algumas boas práticas. Confira:

  • Use as palavras-chave mais à esquerda nos títulos: tantos as pessoas quanto os motores de busca começam a ler o seu título da esquerda para a direita.
    Isso sem contar que uma palavra-chave à direita demora mais para ser notada, e pode correr o risco de ser ocultada pelo buscador;
  • Distribua as palavras-chave pelos conteúdos: no caso de textos, é importante espalhar suas palavras-chave de forma natural.
    O importante é que ela esteja em pontos de maior atenção do leitor, como na introdução, conclusão e intertítulos — se for possível;
  • Seja convidativo na meta descrição: esse item é aquele texto que acompanha o título quando uma página aparece nos resultados de busca ou quando é compartilhado no Facebook, por exemplo.
    O trecho não pode ter mais do que 150 caracteres e deve complementar o convite feito no título, mostrando os motivos para o leitor acessar a página;
  • Tenha URLs amigáveis: se você tem um artigo com “dicas para limpeza de motos”, o link da página poderia ser “www.seusite.com/dicas-limpeza-motos” — a palavra-chave pode ser incluída também.
    O problema é que existem sites, muitos por desconhecimento do dono, que colocam, por exemplo, “www.seusite.com/blog.aspx?id=24523234” — nada convidativo, não é?
Divulgue para aumentar o tráfego no site
Divulgue seus conteúdos em suas redes sociais e em outros sites

5. Divulgue seus conteúdos em suas redes sociais e em outros sites

Após a produção do conteúdo e a sua otimização para os buscadores, é a hora de dar alcance a eles.

Primeiro, você deve aproveitar os seus próprios canais de comunicação e relacionamento, como suas páginas no Facebook, Twitter, Google +, LinkedIn e Twitter para compartilhar seus materiais.

Se você preferir e tiver recursos para isso, pode utilizar as plataformas de anúncios — Facebook Ads, Twitter Ads, etc.

Isso para fazer com que suas publicações cheguem a mais pessoas.

A divulgação em outras páginas já deve ser mais criteriosa. Você deve privilegiar e tentar fechar parcerias com sites ou blogs relacionados a sua área de atuação, mas que não sejam seus concorrentes.

É o que pode ser feito, por exemplo, com um site de uma loja de material de construção e outro de uma imobiliária — ambos podem falar para o mesmo público, mas não concorrem entre si.

Em sites de terceiros, o recomendável é incluir um ou mais links que redirecionem às suas páginas.

E lembre-se de criar um conteúdo tão rico quanto o que você faria no seu próprio blog.

Depois de passarmos pelas dicas para saber como aumentar tráfego no site do seu negócio, podemos notar alguns pontos cruciais.

O primeiro é a importância de uma boa palavra-chave, pois ela é a base para atrair o público certo para a produção de conteúdo e, em grande parte, para otimizar suas páginas aos buscadores.

O segundo é a atratividade do seu site, com os títulos que despertem interesse e os conteúdos impecáveis.

Por último, ampliar o seu alcance levando os conteúdos para as redes sociais e outras páginas.

Seguindo esses passos, você terá mais condições de formar uma máquina de geração de tráfego.

E, com mais visitas em seu site, maiores serão suas chances de formar uma boa base de leads e, posteriormente, de clientes.

Depois de ver como aumentar tráfego no site, não deixe de baixar gratuitamente o nosso e-book com Tudo que você precisa saber sobre Fontes de Tráfego Online.

Esse material complementará as ideias abordadas neste post para impulsionar e qualificar a audiência do seu site ou blog!

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , ,

Powered by Rock Convert

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: