Como criar um canal no Telegram para Vender os seus Infoprodutos

Que os aplicativos de mensagens são ferramentas importantes para a distribuição e relacionamento entre público e infoprodutores, isso não é nenhum segredo. Mas você já está aproveitando todas as vantagens do Telegram? E mais, já sabe como criar um canal no Telegram para vender e alavancar os seus infoprodutos?

Aqui, nós vamos explicar o passo a passo para você criar um canal no Telegram. Além, é claro, de apresentar todos os benefícios desse aplicativo, em comparação aos seu principal “concorrente”: O WhatsApp.

Para você ficar animado, já adiantamos uma dessas vantagens… Com o Telegram você pode ter um canal com número ilimitado de participantes!

Imagina só o poder que isso gera para sua estratégia de lançamento e vendas do seu infoproduto?

Ficou curioso? Então, venha conhecer todo o universo que um canal do Telegram pode te proporcionar. E como incluir essa estratégia no seu plano de marketing digital e lançamento de infoprodutos.

O que é o Telegram?

Como criar um canal no Telegram para Vender os seus Infoprodutos - O que é o Telegram?
O que é o Telegram?

Se você nunca teve contato com o Telegram, vamos passar um panorama geral sobre o aplicativo e suas funções.

Hoje, o Telegram conta com mais de 500 milhões de usuários ativos mensais, segundo dados divulgados pela empresa. O “boom” aconteceu graças às mudanças da política de privacidade do seu principal concorrente, o WhatsApp.

Ele também é um aplicativo de mensagens, mas como a própria plataforma divulga, seu foco é na rapidez e segurança dos dados.

Com ele você pode enviar mensagens, fotos, vídeos, áudios e arquivos de qualquer formato. Além das mensagens, você também pode criar grupos e canais, mas vamos falar sobre esses assuntos de forma mais aprofundada nos próximos temas deste artigo.

Telegram x WhatsApp

Como criar um canal no Telegram para Vender os seus Infoprodutos - Telegram x WhatsApp

Mas você deve estar se perguntando, se o Telegram é apenas um aplicativo de mensagens, por que devo investir nele, ao invés do WhatsApp? 

O Telegram tem algumas particularidades que vão ajudar e muito, na venda e divulgação do seu infoproduto.

Então venha conhecer algumas vantagens:

A) Envio de arquivos:

Como comentamos, o Telegram envia qualquer tipo de arquivo, além disso, pode enviar arquivos de até 2GB. Enquanto o WhatsApp envia arquivos de no máximo 16MB.

Mais um ponto que vale ressaltar sobre o envio de arquivos, no Telegram eles não perdem a qualidade. Diferente do WhatsApp.

B) Acesso no desktop:

Ok, o WhatsApp também pode ser acessado no desktop. Porém, nesse caso, tanto o computador quanto o celular precisam estar conectados à internet.

Já no Telegram isso não é necessário, você apenas faz o login pela primeira vez com o celular conectado à internet. Depois, você continua acessando pelo computador, mesmo com o celular sem internet.

C) Exclusão de mensagens sem tempo limitado:

Hoje em dia o WhatsApp permite a exclusão das mensagens enviadas, mas isso só pode ser realizado dentro de um curto espaço de tempo. 

Além disso, todos recebem a notificação que a mensagem foi apagada. Ou seja, não é nada discreto e bem visto.

Já no Telegram você pode excluir a mensagem em qualquer momento, sem nenhuma notificação. Só você fica sabendo.

D) Editar as mensagens enviadas.

Como se não bastasse poder editar as mensagens, no Telegram você pode editar cada uma delas depois de enviar.

Isso é muito interessante porque os erros são muito comuns e podem atrapalhar a sua imagem e resultados.

E) Bots:

Sim! Com o Telegram você pode criar mensagens automáticas para serem enviadas conforme um determinado comando. Como por exemplo, toda vez que um novo membro entrar no seu canal, você pode deixar uma mensagem programada, enviando o link para baixar seu infoproduto.

Essa é uma função que é oferecida diretamente pela plataforma, uma das vantagens com relação ao WhatsApp.

Como você pode perceber, o Telegram é basicamente,- e quando dizemos basicamente, é porque essa é uma explicação bem rasa -, é um WhatsApp melhorado.

Ele possui mais recursos, é mais rápido, mais leve e mais seguro que seu principal concorrente. Mas o que realmente queremos destacar para você, infoprodutor neste artigo, é a função dos canais que o Telegram oferece. E claro, vamos ensinar como criar um canal no Telegram, para você vender seu infoproduto por lá.

Diferenças entre um canal do Telegram x um grupo no Telegram

Diferenças entre um canal do Telegram x um grupo no Telegram
Diferenças entre um canal do Telegram x um grupo no Telegram

Ok, nós te convencemos e você vai baixar o Telegram para vender seu infoproduto. Mas qual é o melhor caminho? 

O Telegram oferece duas ferramentas muito interessantes para venda de infoprodutos e interação com seus clientes: o grupo e o canal.

Grupos no Telegram

Quer um espaço para seus clientes interagirem? Trocarem experiências? Falarem sobre seu infoproduto e outros assuntos pertinentes? Então crie um grupo no Telegram.

Os grupos têm praticamente a mesma dinâmica dos grupos do WhatsApp, todos podem enviar mensagens e bater um papo.

Mas, no caso do WhatsApp, são permitidos até 256 pessoas. Já no Telegram, até 200  mil pessoas podem participar do seu grupo. Sim! É muita gente!

Você pode manter a comunicação mais organizada nomeando moderadores dentro desse grupo.

Aliás, esse é mais um diferencial, você pode selecionar quais autorizações esses moderadores vão ter.

Se eles vão ter autorização para excluir mensagens, para controlar a entrada de participantes, para fixar mensagens… Enfim, você pode escolher cada uma das funções deles no grupo.

Canal no Telegram

Apesar dos grupos serem uma estratégia bem-vinda para seu plano de divulgação, nós hoje, queremos destacar a força do canal para a venda do seu infoproduto.

A grande diferença do canal, com relação a um grupo no Telegram, é que no caso do canal, apenas você fala.

Ali toda a atenção é voltada para suas mensagens, que não precisam ser enviadas apenas no formato de texto. Você pode trabalhar com vídeos, imagens, enquetes. Ou seja, a interação também existe por lá, e seu controle é maior com relação aos grupos.

Mais uma diferença importantíssima: o número de seguidores de um canal é ilimitado!  Já imaginou, quantas pessoas podem ser impactadas com seu infoproduto em um canal? 

Sim! O céu é o limite! 

5 Motivos para ter um canal no Telegram

Como criar um canal no Telegram para Vender os seus Infoprodutos - 5 Motivos para ter um canal no Telegram
5 Motivos para ter um canal no Telegram

Para deixar mais claro as vantagens do canal no Telegram, selecionamos 5 motivos que vão te convencer, que essa é uma importante estratégia para divulgação e venda do seu infoproduto.

1- Capacidade de usuários

Essa é com certeza a grande vantagem de um canal, com relação a um grupo no Telegram. 

Como comentamos, o número de participantes em um canal é ilimitado. Sim! São milhares, milhões, bilhões de pessoas que podem se conectar com a sua mensagem, e se tornar um novo cliente.

2- Agendamento de mensagens

Nós sabemos que muitas vezes, você não conta com uma equipe enorme para te ajudar nos lançamentos e divulgação do seu infoproduto. Por isso, organização é essencial no seu dia a dia.

Tanto os canais, quanto os grupos do Telegram permitem o agendamento de mensagens.

Ou seja, você pode fazer um planejamento semanal de todas as mensagens, enquetes, vídeos e arquivos que você quer enviar neste período no seu canal, e programar os disparos.

Depois, é só acompanhar as mensagens entrando de forma automática.

3- Não precisa do seu número de celular

Quando você cria um canal no Telegram, escolhe um nome para ele. Através desse nome, as pessoas encontram seu canal, sem precisar do seu número de contato, como por exemplo.

É muito simples, basta acessar a lupa, no início do Telegram, e buscar o nome do canal.

Por exemplo, seu canal se chama Bolos deliciosos, o usuário precisa buscar apenas: @bolosdeliciosos, e ele já vai encontrar seu canal.

Muito simples não é? 

4- Chatbot

Sim! Além de programar as mensagens, você também consegue programar bots no seu canal!

Ou seja, você cria comandos, que vão ser lançados automaticamente a partir de determinada ação.

Como demos o exemplo mais em cima, você pode deixar um bot automático programado. Toda vez que um novo integrante entra no grupo, ele pode receber uma mensagem de boas vindas, e o link direcionando para seu infoproduto.

Como você pode perceber, programando os comandos, o canal vai fazer vendas automáticas para você.

5- Acesse mais de uma conta no desktop

Essa não é uma função específica apenas dos canais, mas vale o destaque. Com o Telegram você consegue acessar até 3 contas de forma simultânea, sem precisar sair da conta inicial.

Você consegue acompanhar por exemplo, sua conta pessoal, a conta com o canal, tudo ao mesmo tempo, recebendo as notificações em tempo real.

Como criar um canal no Telegram

Agora que já apresentamos todas as vantagens do Telegram com relação ao seu principal concorrente, a diferença entre grupos e canais, vamos ensinar a como criar um canal no Telegram.

Acompanhe o passo a passo:

1º Passo:

Abra o aplicativo Telegram, e acesse o ícone de lápis. Ele fica no canto direito da tela.

Como criar um canal no Telegram para Vender os seus Infoprodutos - 1º Passo
1º Passo

2º Passo:

Clique na opção “Novo Canal”.

Como criar um canal no Telegram para Vender os seus Infoprodutos - 2º Passo
2º Passo

3º Passo:

Crie um nome para seu canal, que tenha relação com o infoproduto que você vende. E faça uma descrição chamativa, que vá atrair nossos seguidores para o canal.

Para finalizar, clique no ícone no canto superior direito.

Como criar um canal no Telegram para Vender os seus Infoprodutos - 3º Passo
3º Passo

4º Passo: 

Nesse passo, você vai escolher se seu canal será um canal público, ou um canal privado. Nós vamos explicar sobre as diferenças entre eles no próximo tópico.

Nesse momento, para começar a usar um canal no telegram para vender seu infoproduto, indicamos que escolha a opção do canal público.

Você também pode personalizar o link permanente do seu canal. Também vamos falar sobre as vantagens dele mais a frente. Indicamos que você sempre coloque o nome do seu canal nesse link.

Como criar um canal no Telegram para Vender os seus Infoprodutos - 4º Passo
4º Passo

5º Passo:

Agora chegou o momento de adicionar os membros ao seu canal. Nossa indicação é avisar as pessoas sobre esse novo canal de comunicação que você criou. Vale lembrar também que os usuários têm a liberdade de sair dos grupos sem precisar de autorização do criador do canal.

Aliás, vale lembrar que essa etapa não é obrigatória, você não precisa adicionar inscritos se não sentir essa liberdade com seu público.

Quando terminar de adicionar os seguidores, clique na seta, que está situada no canto inferior direito.

Como criar um canal no Telegram para Vender os seus Infoprodutos - 5º Passo
5º Passo

6º Passo:

Prontinho! Seu canal está liberado para transmitir suas mensagens, conteúdos e ofertas do seu infoproduto!

Como criar um canal no Telegram para Vender os seus Infoprodutos - 6º Passo
6º Passo

2 Dicas extra sobre como criar um canal no Telegram

Nós falamos sobre alguns itens do Telegram no passo a passo de como criar um canal, que ainda não havíamos mencionado.

Por isso, vamos passar algumas dicas extra para você, infoprodutor, escolher as melhores funções que o Telegram pode te oferecer, para vender infoprodutos através do canal.

– Canais públicos x Canais privados

Como você acompanhou no passo a passo acima, você tem a opção de escolher entre criar um canal público ou um canal privado.

As duas opções tem suas vantagens, porém, acreditamos que elas podem ser usadas em momentos diferentes, com públicos diferentes, para a divulgação e venda do seu infoproduto.

Canais públicos

Os canais públicos têm livre acesso aos usuários do Telegram. Qualquer um pode pesquisar o nome do seu canal na lupa, e visualizar o conteúdo que está sendo publicado por lá.

Inclusive, mais um diferencial do Telegram, os usuários podem ver uma prévia do que é publicado no canal, e assim, decidirem se o conteúdo interessa, antes mesmo de realmente se tornar um membro do canal.

Por isso, a regra de ouro é: o conteúdo é seu grande amigo!

Principais vantagens dos Canais Públicos:
  • É muito fácil localizar um canal público!
  • Todos os usuários do Telegram têm acesso ao canal
  • É uma ótima estratégia para criar relacionamento, informar e divulgar informações sobre seu infoproduto para uma grande base de leads.
Principais desvantagens dos Canais Públicos:
  • Como o canal é público, qualquer um pode ter acesso a ele, inclusive pessoas que não são seu público alvo.

Canais privados

Os canais privados, são canais ‘secretos’ dentro do Telegram. Apenas pessoas com acesso ao link permanente, conseguem ver o conteúdo dele.

A outra forma de entrar nesse canal, é sendo adicionado pelo criador dele. Ou seja, a busca pela lupa, somente pelo nome do canal, não vai funcionar nesse caso.

Principais vantagens dos Canais Privados:
  • Esse canal pode ser um espaço apenas para clientes VIP do seu infoproduto. Eles podem ter acesso exclusivo a promoções, descontos ou conteúdos especiais.
Principais desvantagens dos Canais Privados:
  • A grande desvantagem desse formato, é que o acesso é extremamente limitado, ele não vai atingir a massa de usuários. Por isso, indicamos para ações específicas, com públicos selecionados. O resultado pode ser bem eficiente nesse caso.

Mais um ponto que vale ressaltar, se você divulgar esse link no seu canal, redes sociais ou outro grupo, qualquer pessoa que tiver acesso a ele, vai conseguir entrar no canal privado. 

Se você quer manter a exclusividade desse canal, dê preferência para enviar apenas para pessoas realmente interessadas no seu infoproduto.

– Link Permanente

Também comentamos lá em cima, que o Telegram permite criar um link permanente para seu canal.

Qualquer pessoa consegue acessar seu canal através deste link!

Por isso, crie esse link com carinho, dê preferência em utilizar o nome do seu canal. Porque depois, você pode utilizá-lo em todas as suas redes sociais, canal de YouTube, site, enviar para seus seguidores. 

Enfim, use sua criatividade e divulgue seu link por aí!

Conclusão

Como criar um canal no Telegram para Vender os seus Infoprodutos - Conclusão
Conclusão

Com as recentes mudanças na política de privacidade do WhatsApp, muitas pessoas vão buscar outros aplicativos para se comunicar.

Se você ainda não usa o Telegram na sua estratégia de divulgação, estude essa ferramenta! 

Além dos canais e grupos, ela pode ser uma grande disseminadora dos seus conteúdos, aproximar seu relacionamento com seus clientes, e se tornar peça chave nos lançamentos dos seus infoprodutos!

 

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: