Como Divulgar Link de Afiliado: Passo a Passo para as Primeiras Vendas

Qual é um dos maiores problemas dos afiliados iniciantes? Quando perguntamos as duvidas de que está começando agora nesse mercado, com certeza, a maior resposta será: Não sei como divulgar link de afiliado do jeito certo.

E é muito natural surgir essa dúvida, afinal, muitos afiliados nunca trabalharam ativamente com marketing digital.

Já estudaram o nicho, estão com as estratégias super afiadas, estão prontos para ganhar uma renda extra ou fazer desta sua renda principal. Mas a primeira venda que é bom, ainda não aconteceu.

Por isso, para ajudar os afiliados nessa jornada, fizemos esse artigo, ensinando maneiras de como divulgar link de afiliado. O objetivo é passar um Passo a Passo simples para você vender.

Como começar a divulgar meu link – Primeiros Passos

Como começar a divulgar meu link – Primeiros Passos

Primeiramente, antes de divulgar o link, é necessário entender qual é o seu link correto de afiliado. Para, assim, fazer a divulgação certa, e então, converter sua comissão.

Também é necessário deixar esse link amigável. Ou seja, o mais claro e simples possível. Sem todas aqueles caracteres, que só de olhar as pessoas deixam de clicar.

Qual é meu link correto de afiliado?

Bom, se o seu link é de um curso que é vendido por meio da Hotmart, o link correto de divulgação é sempre o link que está dentro da plataforma da Hotmart.

Os links de afiliados da Hotmart seguem o padrão: http://www.go.hotmart.com/VWX.

É esse link que você deve divulgar, não o link da página de vendas do infoproduto em que é afiliado 😉

Como deixar meu link mais amigável?

Antes de mais nada, se você não sabe o que é URL amigável e a importância dela na sua estratégia, recomendamos que você leia 2 conteúdos importantíssimos sobre esse assunto:

1 – Aprenda por que e como monitorar URLs com o nosso artigo “URL Parametrizada: Saiba como Usar”

2 – Saiba mais sobre por que e como deixar a sua URL amigável, leia o nosso artigo “URL Amigável: Quando o seu link é amigo do Google e dos usuários URL Amigável.

Mas para resumir o assunto aqui também, pense com a gente… Vamos falar a verdade, o link de afiliados não é o mais bonito ou amigável.

Por isso, é importante personalizar o link para que ele seja mais atrativo na hora do clique. Claro que isso se aplica mais quando o link fica visível nos locais.

Caso você coloque o link em um CTA de uma página de vendas, esse detalhe nem é tão importante. Já que as pessoas vão olhar apenas para o botão CTA.

Além disso, se você for divulgar um link de uma plataforma conhecida, como a Hotmart, o estranhamento pode ser menor porque as pessoas já estão mais habituadas.

De qualquer modo, quando o link ficar mais em evidência e você achar necessário, há algumas formas de deixar a sua URL mais amigável:

A) Utilizando um site como o bitly, um encurtador de URL:

O bitly é um site, entre outros da categoria, que permite que você encurte a sua URL, deixando a menor e mais amigável. Além disso, permite que você personalize o que está escrito após a barra (/).

Porém, ainda assim pode causar certo estranhamento, já que a URL começa de maneira genérica para todos (bitly.com/).

Outro ponto interessante, é que com o bitly, é possível monitorar quantos cliques determinado link obteve. Outros sites do mesmo segmento também permitem isso. Basta fazer uma busca e escolher o que você preferir.

B) Se você tem blog/site no WordPress:

Se você já tem um blog/site no WordPress também pode usar o plugin Pretty Links. O próprio nome já fala por si só: a função dessa ferramenta é tornar os seus links mais “bonitos”.

O mais interessante dessa ferramenta é que o seu link de afiliado fica personalizado. Isto é, você pode usar o endereço eletrônico do seu próprio site/blog.

E da mesma forma que o bitly, você também pode monitorar os cliques no link.

C) Se você tiver a leadlovers:

Caso você tenha a leadlovers, você pode deixar a URL amigável dentro da própria ferramenta. Temos uma funcionalidade chamada “Encurtador de URLs“.

Conforme indicado no print a seguir:

Nessa funcionalidade, é possível encurtar os links e personalizar com o seu próprio domínio. Sem contar que dentro da própria ferramenta você consegue monitorar os cliques. Tudo em um lugar só e centralizado.

Bacana, né?

5 maneiras de divulgar o link de afiliado organicamente

5 maneiras de divulgar o link de afiliado organicamente

Já separou seu link de afiliado?  Já deixou ele amigável? Então bora divulgar!

Vamos ensinar 10 maneiras de divulgar o link de afiliados organicamente.

1- Divulgação Pessoal

Essa é basicamente a forma mais simples de divulgar seu link de afiliado organicamente. Ela é indicada principalmente para o afiliado que ainda não realizou nenhuma venda, e quer testar como funciona esse negócio.

Como o nome já dá a entender, nessa divulgação você ativa seus contatos pessoais. Isso mesmo, aquela lista de e-mails, WhatsApp, Telegram. 

Enfim, todos os canais em que você tem contatos pessoais por lá, que podem se interessar pelo infoproduto que você é afiliado.

Vale lembrar que nessa divulgação, tudo é feito de forma informal, bem leve, afinal, você está indicando um infoproduto que vai ajudar seu amigo, familiar a resolver algum problema.

Aliás, temos que ressaltar, busque sempre trazer infoprodutos que realmente façam sentido para seus amigos e contatos. Não vale virar o chato da indicação.

2- Perfil pessoal nas redes sociais

Nesse caso você vai realizar a divulgação do link de afiliado através das suas postagens em suas redes sociais.

Isso vale para todas as redes: Facebook, Instagram, Linkedin. Inclusive, se seu foco é se tornar um afiliado autoridade, com certeza, criar conteúdos nas suas redes sociais é um passo essencial dentro da sua estratégia de vendas.

3- Crie uma página no Facebook

Aqui a estratégia é um pouco diferente. Até agora, falamos sobre você usar seus contatos pessoais, utilizar suas redes pessoais, tudo já atingindo o público que você já conhece.

Agora, o foco é criar uma página profissional, dentro do Facebook, para divulgar seu link de afiliados.

Vale lembrar mais uma vez, que o conteúdo é ferramenta essencial nesse tipo de divulgação, afinal, as pessoas não vão comprar através do seu link apenas por você publicar ele sozinho.

É sempre necessário criar um conteúdo atrativo junto com essa divulgação.

4- Crie uma página no Instagram

Sim, o Instagram também é uma forma muito importante para divulgar seu link de afiliado, mesmo só podendo divulgar um link na bio.

Apesar dessa limitação, o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo. E uma rede importantíssima de relacionamentos com seu futuro cliente.

A ideia é criar um Instagram focado no seu público alvo e gerar conteúdos relacionados com o infoproduto que você é afiliado.

5- Utilize os grupos de Facebook

Além das páginas e perfis pessoais, o Facebook também tem os grupos.

Esses grupos são nichados por interesses, e reúnem pessoas que estão interessadas nesse assunto.

Como por exemplo, seu infoproduto é um curso de receitas sem glúten. Você pode buscar grupos no Facebook de pessoas com restrições alimentares, ou que buscam uma alimentação sem glúten e divulgar seu link de afiliados por lá.

A única ressalva, é sempre conferir as regras do grupo antes de realizar sua publicação e conferir se está dentro das normas ativas por lá.

4 maneiras de divulgar seu link de afiliado sem aparecer 

4 maneiras de divulgar seu link de afiliado sem aparecer

Ok, você gostou das dicas sobre como divulgar link de afiliado, mas a verdade é que você não quer aparecer.

Por isso mesmo já até escolheu como foco, se tornar um afiliado árbitro. Pode deixar, nós temos dicas para você também!

1 – Contrate uma pessoa para divulgar o infoproduto para você

Não quer aparecer, mas entende que divulgar seu link como afiliado em um vídeo é uma ótima estratégia?

Então contrate uma pessoa para fazer o vídeo para você! 

Pode ser tanto uma atriz/ator e a divulgação ser veiculada no seu canal. Quanto fechar uma parceria com um influenciador e divulgar seu link.

A ideia nesse caso, é fazer um conteúdo que faça sentido com o infoproduto que você é afiliado e claro, faça sentido com o público do influenciador.

2 – Tráfego pago

Outra forma de divulgar seu link de afiliado sem aparecer, é criar anúncios!

Aqui você pode anunciar tanto nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube), quanto no Google.

Porém, é muito importante ter um conhecimento prévio sobre tráfego e Ads, afinal, é necessário realizar um investimento financeiro inicial antes de colocar os anúncios para rodar.

3 – Faça vídeos sem aparecer

Sim, pode parecer estranho, mas é possível criar vídeos, sem necessariamente aparecer neles.

Você pode, por exemplo, criar vídeos com animações, apresentações de slides, ou então, fazer vídeos apenas com a sua voz.

O importante, é criar um conteúdo interessante para realizar essa divulgação.

4 – Mini sites

Mais uma forma de divulgar seu link de afiliados, é criar um mini site. O mini site é um site com poucas páginas, quase como um blog, com a diferença, que você não precisa ficar atualizando sempre.

O grande objetivo é divulgar o infoproduto ao qual você é afiliado em poucas páginas. E no final, o visitante é direcionado para a página de vendas do infoproduto.

Como Divulgar Link de Afiliado Atualmente: 3 Melhores Formas

Como Divulgar Link de Afiliado Atualmente: 3 Melhores Formas

Quer saber quais estratégias de divulgação de links de afiliados estão bombando atualmente?

Listamos as estratégias em alta para você!

1 – Canal no Telegram

O Telegram está ganhando espaço aqui no Brasil. As recentes mudanças de segurança do WhatsApp, vem trazendo mais usuários a cada dia.

Quer aproveitar essa onda? Então crie seu canal no Telegram e divulgue seus conteúdos por lá.

Construa relacionamento com as pessoas por lá, agregando valor e passando conteúdos relevantes para elas.

Assim, sempre que for viável e surgir a oportunidade, insira CTAs (Call To Action) enviando as pessoas para o seu link de afiliado.

2 – Crie vídeos no TikTok

O TikTok caiu no gosto popular.

Se antes a rede era mais voltada para os jovens, agora todos os antenados em redes sociais estão por lá, independente de idade.

Por isso, pode ser interessante criar estratégias de divulgação nessa rede social. Aqui a criatividade é essencial!

3 – Teste o Clubhouse

O Clubhouse é a mais nova rede do momento.

Basicamente, a rede social consiste em salas de bate-papo, em que tudo acontece por áudio. É como se fosse um podcast, mas em um espaço em comum que qualquer um pode entrar.

Assim, uma pessoa totalmente desconhecida tem a oportunidade de conversar com alguém famoso. Tatá Werneck, por exemplo, é uma das personalidades que sempre está em uma sala conversando com várias pessoas “anônimas” ou não.

Mas ninguém precisa ser celebridade para colher frutos por lá…

A rede acabou de ganhar mais destaque no Brasil. Por isso, pode ser interessante testar essa ferramenta para ensinar a sua audiência e conquistar novas pessoas.

Uma das formas mais inteligentes seria se unir com parceiros e criar uma sala para discutir o tema que vocês dominam. Utilize as outras redes sociais, envie para amigos no WhatsApp e, se possível, invista em e-mail marketing para divulgar que você estará lá.

Dessa forma, você pode conseguir mostrar o seu trabalho e divulgar seus links de afiliados. 

Vale lembrar que a rede social está disponível apenas para IOS e ainda é necessário ter convites para fazer parte dela. O que significa que ainda é um canal super exclusivo, não sendo tão acessível quanto as nossas outras dicas.

Mas, se você quer inovar e testar diferentes ferramentas e estratégias, acreditamos que vale a pena conhecer um pouco mais a fundo do Clubhouse.

Lembre-se sempre: Quando você cria uma sala, o espaço é seu, você é o “speaker”. Todo mundo tem voz lá dentro, basta saber usar.

Conclusão

Conclusão

Existem várias formas de divulgar seu link de afiliados e converter tudo isso em vendas. 

O mais importante é entender onde seu público-alvo está, em quais redes ele é mais ativo e onde concentrar seus esforços, conteúdo e, em alguns casos, a sua verba.

Independente se sua estratégia está focada em tráfego pago ou criar conteúdos em redes sociais, o essencial é conhecer o público para o qual você pretende vender.

Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário! Vamos adorar conversar com você!

Jessica Delalana :

O nosso blog utiliza cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o blog, confirma que aceita a sua utilização.