Como gerar leads com as redes sociais? Aprenda agora!

As redes sociais estão entre os canais de comunicação digital que mais evoluíram nos últimos anos. Mídias que começaram suas trajetórias apenas como uma plataforma para interagir com amigos acabaram se transformando em um espaço também para se fazer negócios e para o relacionamento entre marcas e pessoas.

Da mesma forma que os consumidores pesquisam no Google por informações antes de uma compra, eles também acessam as redes sociais para buscar opiniões de outros clientes, informações sobre o produto/serviço ou até mesmo para entrar em contato com a empresa. Nesse sentido, para empresas que investem em marketing de conteúdo e inbound marketing, as redes sociais podem atuar como poderosas ferramentas para auxiliar na educação dos clientes e na geração de leads.

Aprenda a gerar leads nas redes sociais
As redes sociais são os maiores canais de comunicação

No post de hoje, separamos 6 dicas matadoras para ensinar a você como gerar leads por meio das redes sociais. Confira!

Defina as personas que deseja atingir com sua marca

Definir a persona que sua empresa deseja impactar com uma estratégia de marketing é o primeiro passo para qualquer empresa que trabalhe com inbound marketing. Esse entendimento é importante por vários motivos, mas em especial porque ajuda a reduzir o custo por lead.

A ideia aqui é bem simples: existem muitas pessoas presentes nas redes sociais, mas nem todas têm potencial para se interessar pelo que sua empresa oferece, ou até mesmo não têm o poder de decisão sobre uma compra ou contratação.

Para isso, é preciso que você defina suas personas de preferência, em especial com base em pesquisas com a sua própria base de clientes. Assim você saberá quais as características que marcam essas pessoas, de maneira que seja possível focar suas ações de relacionamento nas mídias sociais nos usuários certos.

Toda persona frequenta as redes sociais
Descubra quais são as redes sociais da sua persona

Descubra quais as redes sociais que fazem sentido para essas personas

Um dos principais ensinamentos do marketing diz que as empresas precisam ir onde os clientes estão. Ao mesmo tempo, a quantidade de redes sociais disponível é grande, o que torna inviável para qualquer empresa manter uma estratégia de comunicação que inclua todas elas. Partindo desse contexto, para garantir uma geração de leads qualificada é preciso direcionar seus esforços para as redes onde sua persona está presente de forma mais ativa.

Construindo um relacionamento com essas pessoas nos espaços certos, você vai poder entender melhor o comportamento desses consumidores, de maneira que seja possível também gerar oportunidades de negócio. Afinal de contas, não faz sentido nenhum investir no Snapchat se o seu público é o de donas de casa com mais de 40 anos.

Produza e compartilhe conteúdo relevante

Em uma estratégia de inbound marketing para gerar leads, o conteúdo é um dos pontos-chave para atrair a atenção dos usuários, em especial nas redes sociais. Materiais ricos, relevantes e úteis para a sua persona são a ferramenta perfeita para garantir bons resultados tanto na geração de leads quanto posteriormente na nutrição e qualificação desses leads.

Produza conteúdo para as redes sociais
Crie e compartilhe conteúdo nas redes sociais

Quando você foca os seus esforços para criar materiais ricos e educativos, como e-books e infográficos, sua empresa acaba gerando mais valor para sua audiência, garantindo credibilidade para sua marca, e fazendo com que aquelas pessoas se tornem fiéis seguidores da sua marca. Nas redes sociais, o conteúdo não precisa ser apenas gerado na própria plataforma, e pode também incluir o compartilhamento de outros conteúdos externos, como links para o blog da empresa e páginas para download de materiais ricos.

Monitore e analise os resultados da sua estratégia

Mais do que saber como gerar leads, para atingir bons resultados em uma estratégia de redes sociais é preciso um esforço diário que requer também um trabalho de acompanhamento do desempenho. Mesmo que seja um trabalho que está no início, é fundamental que você entenda quais são os indicadores de performance que vão mostrar se você está atingindo o resultado esperado.

Uma estratégia de marketing que não inclui o monitoramento e a análise das métricas dificilmente vai ser capaz de entregar o retorno que todos os envolvidos esperam. Isso porque, sem analisar o desempenho, fica difícil saber onde estão os gargalos no processo, para que sejam promovidas alterações para melhoria dos resultados.

As redes sociais possuem características específicas
Conheça as características das redes sociais

Respeite as características das plataformas de redes sociais

Para saber como gerar leads, conhecer as particularidades de cada rede social é tão importante quanto conhecer o público-alvo que se quer atingir. Cada uma das plataformas desse tipo disponíveis — Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat são alguns exemplos — tem características que influenciam no seu funcionamento, e que vão obrigar as empresas a adaptarem suas estratégias para cada contexto.

Posts do Facebook dificilmente atingirão o mesmo resultado se utilizados no Twitter, um espaço de postagens mais curtas e objetivas. Da mesma maneira, um artigo postado no LinkedIn também não pode ser publicado no Facebook, pois nesta rede o ideal não é trabalhar com textos maiores. Além de entender cada contexto, é fundamental também saber com quais objetivos deve-se trabalhar em cada rede, de modo a atingir o resultado esperado.

Trabalhe com uma ferramenta para automação do marketing

No marketing digital, muitas vezes a estratégia inclui processos que se repetem, ou até mesmo ações que precisam ser executadas fora do horário convencional de trabalho. É também para auxiliar as empresas em casos similares que existem as ferramentas de automação de marketing. Usar um software desse tipo pode ajudar sua empresa a otimizar a geração de leads, não só por meio das redes sociais.

Como automatizar as suas redes sociais
Automação ajuda na geração de leads pelas redes sociais

Essas ferramentas são muito úteis, pois permitem a automatização de processos repetitivos, como o disparo de campanhas de e-mail e a publicação de conteúdos nas redes sociais, e também auxiliam muito na gestão de leads e no entendimento do processo de geração desses prospects. Um investimento que, sem dúvida, se mostrará válido para o seu trabalho de marketing digital.

Todo esse trabalho nas redes sociais será feito pela sua empresa para levar essas pessoas para o seu site e, no final do dia, todo o esforço deve ser para maximizar a taxa de conversão de visitantes em leads.

Vimos aqui que saber como gerar leads nas redes sociais vai muito além de produzir conteúdo e publicá-lo diariamente. As possibilidades para trabalhar a geração de leads são inúmeras, e o resultado positivo sempre vai depender do esforço da sua equipe e de um planejamento consistente para as iniciativas. Ainda tem dúvidas sobre o assunto? É só deixar o seu comentário abaixo!

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , ,

Powered by Rock Convert

1 Comentário

  1. Gilson says:

    boa! Tarde! Quando se fala em persona,onde encontrar essas pessoas? tem alguma ferramenta de pesquisa dentro do google ou no facebook, que eu possa pesquisar??

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: