Como medir suas campanhas de e-mail usando o Google Analytics?

Elaborar uma boa campanha de e-mail marketing é fundamental para reter e atrair novos clientes para sua loja online ou site. Quando em prática, o desafio é analisar se a estratégia está surtindo resultados satisfatórios ou não, o que possibilita saber se você está no caminho certo ou precisa modificar algo. Uma das formas mais eficazes de mensurar esse retorno é por meio do Google Analytics. A ferramenta do Google está disponível para uso gratuito e, quanto utilizada da forma adequada, permite reter clientes e garantir a prospecção de novos.

Como medir suas campanhas de e-mail usando o Google Analytics?
Como medir suas campanhas de e-mail usando o Google Analytics?
 O Google Analytics tem sido apontado como uma das principais ferramentas de marketing de relacionamento. A partir dela, é possível saber a fonte de tráfego dos visitantes de seu site, ou seja, se eles vieram da sua campanha de email marketing ou de outro canal. Além disso, ainda proporciona dados precisos e relevantes como número de visualizações do site, tempo de navegação de determinado internauta e a sua localidade, que permitem direcionar a sua estratégia de forma mais assertiva.

Acompanhando o sucesso de sua campanha de e-mail marketing pelo GA

Medir a sua campanha de e-mail marketing pelo Google Analytics é relativamente fácil. Você somente precisará acrescentar os scripts com os parâmetros definidos por essa ferramenta para cada dado analisado às URLs que redirecionam para seu site. Você pode fazer isso na URL Builder, famoso criador de URL do Google que permite a elaboração dos links.
Os parâmetros do Google Analytics devem estar presentes em todos os links dos emails que compõem a sua campanha. De acordo com o tipo de rastreio, você deverá acrescentar adequadamente um dos scripts abaixo:
Campanha no google analytics
Acompanhando o sucesso de sua campanha de e-mail marketing pelo GA
utm_source: rastreia a fonte dos cliques
utm_medium: identifica o meio de divulgação
utm_campaign: identifica a campanha
Dessa forma, cada um dos cliques nos links que receber determinado script será contabilizado e classificado de acordo com o dado analisado. Ao consultar as estatísticas elaboradas automaticamente pela própria ferramenta, você poderá analisar como está o andamento de sua campanha de e-mail marketing. Em posse desse relatório de forma mais rápida e detalhada, você propõe soluções mais rápidas e assertivas para impulsionar a concretização os objetivos desejados. Para acessar essas informações, basta acessar o caminho Traffic Sources > Campaigns no menu do GA.
Uma característica do Google Analitycs que você deve saber é que ele contabiliza como link aberto somente as situações em que os usuários clicam e esperam a página ser carregada. Do contrário, se ele fecha o site assim que clicou, o acesso é desconsiderado.
Continue navegando no blog Lead Lovers e conheça mais técnicas para otimizar as suas campanhas de marketing digital!
Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: