Como ser Um Afiliado Autoridade: Guia Completo

O Marketing de Afiliados é uma importante estratégia de divulgação dentro do Marketing Digital. Não importa se você já um afiliado ou se ainda não é, hoje a nossa missão é te ensinar como ser um afiliado autoridade.

E engana-se quem pensa que o trabalho como afiliado é apenas uma fonte extra de dinheiro… muitos afiliados faturam muitos dígitos exclusivamente com essa prática.

Se você acha que se encaixa nesse perfil, venha aprender aqui a como ser “Afiliado Autoridade”.

Nesse artigo, entre outras coisas, nós iremos te explicar:

  • O que é um Afiliado?
  • Quais são os tipos de afiliados?
  • Como ser um Afiliado Autoridade
  • As Melhores Dicas sobre como ser um Afiliado Autoridade
  • Mas por que ser um afiliado autoridade?
  • Quais os melhores canais para divulgar meu conteúdo?

O que é um Afiliado?

Como ser Um Afiliado Autoridade: O que é um Afiliado?
O que é um Afiliado?

Antes de mais nada, é importante entender a fundo o que são afiliados. Para compreender como você pode fazer parte desse nicho, que só cresce dentro do marketing digital.

Vamos lá?

– O início de um sonho…

Apesar de parecer novo, o sistema de afiliados existe desde os anos de 1990…

Sim. Isso mesmo que você leu. A primeira empresa a investir nesse segmento foi a Amazon, criando seu programa de afiliados.

Na época, cada site que indicava os produtos da Amazon e realizava uma venda a partir dessa indicação, ganhava uma comissão em cima da compra.

… Deu tudo certo

Os anos passaram, muita coisa mudou dentro do marketing digital… Inúmeras inovações aconteceram por meio dos e-commerces, infoprodutos e produtos. Com isso, o sistema de afiliados só se fortaleceu.

Apesar da evolução, a ideia principal segue a mesma: Você, afiliado, faz a indicação de um produto ou serviço. Cada venda realizada em cima da sua indicação, resulta em comissão para você.

Ou seja, o afiliado é um promotor que indica produtos, serviços e infoprodutos e ganha dinheiro em cima dessas indicações.

Muito interessante, não é? Afinal, quem nunca indicou alguma coisa para alguém?

Ah e se restou dúvidas sobre o que é um afiliado e como tudo isso funciona, recomendamos que leia esse artigo que é um Guia sobre o assunto.

Quais são os tipos de afiliados?

Se você ler o artigo que acabamos de recomendar acima, verá que há basicamente dois tipos de afiliado: O “Afiliado Árbitro” e o “Afiliado Autoridade“. Lá nos explicamos mais detalhes sobre esses 2 termos e as vantagens e desvantagens de cada um.

Hoje, o foco será outro. Já que queremos mostrar como você pode se tornar um “Afiliado Autoridade”.

Porém, para não ficar confuso, vamos explicar algumas características principais que diferem o “Afiliado Árbitro” do “Afiliado Autoridade”…

1 – Afiliado Árbitro

Como ser Um Afiliado Autoridade: 1 - Afiliado Árbitro
1 – Afiliado Árbitro

De maneira simples, podemos dizer que o “Afiliado Árbitro“, basicamente, foca seus esforços em realizar vendas imediatas.

Ele faz investimentos financeiros em campanhas pagas, que buscam a conversão rápida do produto ou serviço. As maneiras mais utilizadas se dão por meio do Face Ads e do Google Ads.

Portanto, o “Afiliado Árbitro” não busca ser reconhecido como um especialista ou autoridade no assunto. E, por isso, pode investir em produtos de segmentos e públicos diversos.

Não precisa, assim, focar em uma área só. O que permite maior escalabilidade.

Apesar de conseguir retorno financeiro rápido, o “Afiliado Árbitro” precisa estar consciente de dois pontos:

  • Ele precisa fazer um investimento financeiro para suas campanhas rodarem, e esse valor pode ser alto para quem está começando. Afinal, a concorrência é grande quando falamos de anúncios na internet.
  • Ele só lucra, enquanto suas campanhas estão rodando, assim que elas acabam, sua venda também vai parar.

O Afiliado Árbitro também precisa ter alguns conhecimentos dentro do marketing digital…

Primeiramente, ele precisa compreender as ferramentas de gestão de campanhas (Facebook Ads, Google Ads e afins). Isso envolve também entender e aplicar as métricas de campanhas. 

Mas também é necessário se aprofundar em técnicas de copy ou, pelo menos, contar com a ajuda de um copywriter.

Na realidade, ambos os tipos de afiliados (tanto o afiliado árbitro quanto o afiliado autoridade) possuem benefícios e geram retorno financeiro.

Porém, o nosso foco hoje serão as vantagens e em como ser um “Afiliado Autoridade”. Que é o conceito que vamos entender a seguir…

2 – Afiliado Autoridade

Como ser Um Afiliado Autoridade: 2 - Afiliado Autoridade
2 – Afiliado Autoridade

Diferente do “Afiliado Árbitro”, o “Afiliado Autoridade” foca a sua estratégia na fidelização e na confiança da sua audiência.

Para tal, ele pode usar as redes sociais, o blog, o Telegram, o WhatsApp, o E-mail e vários outros canais que ele julgar interessante.

Seja qual for os canais escolhidos, o objetivo sempre é gerar conteúdo de qualidade para o seu público. Tanto para conseguir impactar cada vez mais pessoas como para educar e se relacionar com o público que já conquistou.

Público esse que, por sua vez, irá comprar por meio da indicação do afiliado. O “Afiliado Autoridade”, portanto, gera vendas através da sua influência.

Por esse motivo, uma das maiores vantagens em ser um “Afiliado Autoridade” é que ele pode vender a partir de um investimento financeiro menor. Diferente do “Afiliado Árbitro”, que depende exclusivamente do sucesso de suas campanhas de tráfego pago.

Em muitos casos, o “Afiliado Autoridade” sequer faz um investimento financeiro inicial. Conseguindo resultados expressivos de maneira totalmente orgânica.

Contudo, nada impede que um “Afiliado Autoridade” também realize investimentos em anúncios para potencializar ainda mais os seus resultados.

Como ser um Afiliado Autoridade?

Mais adiante nós iremos citar algumas dicas para você se tornar um “Afiliado Autoridade”.

Entretanto, antes de nos aprofundar no tema é fundamental que você tenha em mente que para se tornar um “Afiliado Autoridade é necessário seguir 2 passos básicos, que são:

PASSO 1: Adquirir Conhecimento

Como ser Um Afiliado Autoridade: PASSO 1: Adquirir Conhecimento
PASSO 1: Adquirir Conhecimento

Para se tornar um “Afiliado Autoridade” é necessário, primeiramente, entender o conceito da palavra “autoridade”… 

Se você fizer uma breve busca no dicionário verá que entre os significados do termo “autoridade” temos esse: “Quem possui muito conhecimento em determinada área/assunto”.

Logo, um “Afiliado Autoridade” precisa ter conhecimento sobre o nicho escolhido. O que significa que irá precisar estudar e se aprofundar dentro do seu segmento.

Só assim, o afiliado irá trabalhar de maneira genuína e fazer indicações conscientes.

Em um mundo que muda constantemente isso significa também estar sempre atualizado. Se você parar para analisar verá que apesar de muitas vezes não “gastar” com anúncios, o Afiliado Autoridade, com certeza, irá investir em conhecimento. O que, na maior parte das vezes, também representa um investimento mínimo em cursos sobre o tema que decidiu se aprofundar, certo?

Independente de qualquer coisa, o estudo aqui é primordial. Afinal, há uma imagem a zelar, pois ele se coloca como especialista dentro do seu segmento.

PASSO 2: Criar Relacionamento

Como ser Um Afiliado Autoridade: PASSO 2: Criar Relacionamento
PASSO 2: Criar Relacionamento

Além do estudo, é essencial construir um público qualificado e que acredita na sua opinião. Para, assim, realizar a tão sonhada conversão.

Ou seja, a construção de relacionamento com a audiência é imprescindível aqui.

Dito isso, como você deve imaginar, a maior vantagem de ser um “Afiliado Autoridade” ao invés de ser um “Afiliado Árbitro” está na quantidade de vendas geradas.

Visto que quem exerce influência costuma vender mais do que quem apenas conta com anúncios e páginas persuasivas.

Tal influência só é possível por ele estabelecer uma relação de confiança com o público que possui.

Apesar dos possíveis retornos maiores, é muito mais complexo – e também demorado – se tornar um “Afiliado Autoridade”.

Por isso, separamos as melhores dicas para você conseguir esse feito. Só continuar a leitura para descobrir.

As 5 Melhores Dicas sobre como ser um Afiliado Autoridade

As 5 Melhores Dicas sobre como ser um Afiliado Autoridade
As 5 Melhores Dicas sobre como ser um Afiliado Autoridade

Para ser um Afiliado Autoridade, você precisa ter algumas características e habilidades essenciais nesse segmento.

É importante lembrar que é necessário conhecer bem seu público e nicho de vendas. E também entender que sua estratégia está baseada em uma criação de conteúdo de qualidade e estratégias de Marketing.

Agora que você já sabe os 2 Passos que explicamos anteriormente (Adquirir Conhecimento e Criar Relacionamento), está na hora de conferir mais dicas sobre como ser um afiliado autoridade.

Preparado? Anota aí…

1 – Desenvolva conteúdos de qualidade

Como ser Um Afiliado Autoridade: 1 - Desenvolva conteúdos de qualidade
1 – Desenvolva conteúdos de qualidade

O “Afiliado Autoridade” deve ser alguém que gosta de desenvolver conteúdos de qualidade.

E quando falamos de conteúdo de qualidade não estamos falando em criar um conteúdo bem feito. Isso é fundamental. Mas trata-se de ir além disso… Consiste em criar conteúdos que sejam relevantes para quem importa: O seu público.

Sempre quando for criar um post, vídeo ou um material rico pense no seu público e não em você. Só dessa forma irá criar um conteúdo que verdadeiramente faça a diferença na vida da sua audiência.

Além disso, os conteúdos devem ser próprios e originais, já que ele será a porta de entrada para sua futura conversão.

É por meio deles que você vai gerar a credibilidade junto a sua audiência, mostrando o quanto entende do assunto e que por isso, sua indicação é realmente boa.

É claro que muitos infoprodutores disponibilizam materiais para os seus afiliados divulgarem. Porém, um “Afiliado Autoridade” mesmo nesses casos deve colocar o seu próprio toque.

Resumindo: Se dedique muito. Não é porque você não é o criador do produto que tem que ser superficial. Pelo contrário… A responsabilidade é a mesma.

2 – Escolha um assunto e se torne especialista

Como ser Um Afiliado Autoridade: 2 - Escolha um assunto e se torne especialista
2 – Escolha um assunto e se torne especialista

Na vida, não dá para saber tudo sobre tudo. Logo, o “Afiliado Autoridade”, diferente do “Afiliado Árbitro” precisa, de preferência, escolher apenas um nicho para trabalhar.

Até porque o grande diferencial do “Afiliado Autoridade” está em ser um especialista em determinado assunto. Afinal, é justamente a especialidade que faz dele uma autoridade.

Para isso, é muito importante escolher o produto e serviço que você irá indicar com muita dedicação e cuidado. Não adianta apenas seguir modinhas e procurar tendências. Não dá para optar por produtos que não te representem ou que você não tenha nenhum conhecimento sobre ele.

É nesse momento que você pode usar sua experiência como um diferencial…

Vamos supor que você trabalhou durante alguns anos como vendedor de automóveis…

Você, com certeza, é um especialista em técnicas de vendas de veículos, certo?

O que acha, então, de ser um afiliado de um infoproduto que fale sobre vendas? Com certeza, você tem o repertório necessário para ser uma autoridade nesse nicho.

Mas caso você não seja um expert em nenhum nicho, também não é impeditivo algum. Basta se dedicar para aprender muito e cada vez mais. Sempre há tempo de correr atrás e se tornar uma referência.

O mais importante aqui é: Escolha um nicho que você realmente goste e tenha facilidade para se aprofundar nele.

3 – Acredite naquilo que você vende

Como ser Um Afiliado Autoridade: 3 - Acredite naquilo que você vende
3 – Acredite naquilo que você vende

Os melhores vendedores são aqueles que acreditam no produto que estão oferecendo.

Da mesma forma, um afiliado (seja ele “Afiliado Árbitro” ou “Afiliado Autoridade) precisa acreditar naquilo que vende. Caso contrário, ele seria um charlatão ou algo do tipo, certo?

Isso significa que antes de sair se afiliando em vários produtos dentro do segmento escolhido, veja se o mesmo faz sentido para você. Pense: Você teria orgulho se esse produto fosse seu? Esse produto realmente irá melhorar a vida da sua audiência?

É por essa razão que a maior dica que poderíamos dar é que antes de você vender algo, você deve comprar isso.

Se o produtor tiver um preço que você não pode pagar no momento, considere se afiliar mais pra frente.

Se ainda assim você optar por recomendar algo que não experimentou, certifique-se, ao menos, em aprender muito sobre o que aquela solução oferece. Veja vídeos de reviews, conheça o criador (e o currículo dele), analise as avaliações dos consumidores e faça uma pesquisa bem completa sobre…

Pode parecer trabalhoso e de fato é. Contudo, se o nicho que você resolveu atuar for o que você realmente gosta, todo trabalho será gratificante.

4 – Se relacione com o seu público

Como ser Um Afiliado Autoridade: 4 - Se relacione com o seu público
4 – Se relacione com o seu público

Como comentamos antes, o “Afiliado Autoridade” usa como trunfo de vendas a influência e a credibilidade perante a sua audiência.

Para conseguir isso, você precisa estabelecer um bom relacionamento com esse público.

E o relacionamento, é construído em cima de sólidas bases de conteúdo de qualidade, frequência e identificação entre público e criador do conteúdo.

O mais importante é ser você mesmo e encontrar as pessoas que irão te aceitar como você é. Isso não significa que você não deve melhorar e evoluir, tá? Só quero dizer para você que o relacionamento deve acontecer de maneira natural.

Ah e se você quiser aprender mais sobre esse assunto, recomendamos que você leia o nosso artigo “Love Brand: Como se Tornar uma Marca Amada Mesmo sendo um Pequeno Empreendedor”.

5 – Tenha disciplina e crie conteúdos de forma regular

Como ser Um Afiliado Autoridade: 5 - Tenha disciplina e crie conteúdos de forma regular
5 – Tenha disciplina e crie conteúdos de forma regular

Já demos um spoiler desse item na dica acima, né?

Não tem jeito, para ser um “Afiliado Autoridade”, você precisa criar conteúdos com frequência. Isto é, alimentar sempre o seu público com novos materiais e fazer isso com periodicidade.

O seu público precisa criar o hábito de te acompanhar, e isso só acontece quando ele tem novidades esperando por ele.

Em outras palavras: Tenha consistência.

6 – Tenha Paciência

Como ser Um Afiliado Autoridade: 6 - Tenha Paciência
6 – Tenha Paciência

Eu sei que a “paciência” é uma qualidade que anda escassa por aí. Porém, você deve ter em mente que ninguém se torna uma autoridade de verdade da noite para o dia.

Mesmo aqueles casos raros em que pessoas conseguiram grandes feitos rapidamente, no mínimo houve estudo antes. Como um curso ou experiência na área.

Deixo claro que estou falando de autoridades reais e não em pessoas que conseguiram público por meio de polêmicas ou hacks, ok?

Acabamos de falar da importância de ser consistente para ter resultados. Isso significa que se você ainda não possui um público fidelizado, deve começar o seu trabalho de formiguinha e não desistir dele.

O Mercado de Afiliados é constituído por jovens, em sua maioria. E o que mais observamos nesse público é que desistem antes mesmo de começar, de fato. O que é uma pena, visto que o potencial dessa atividade é gigantesco.

Uma dica é, no início, você contar com outra fonte de renda para te ajudar no início. E, se possível, começar como um “Afiliado Árbitro” (investindo em anúncios) ao mesmo tempo em que vai criando conteúdos para se firmar como autoridade.

Dessa maneira, você garante que os primeiros resultados aconteçam de maneira mais rápida e sem desespero.

Mas por que ser um afiliado autoridade?

Como ser Um Afiliado Autoridade: Mas por que ser um afiliado autoridade?
Mas por que ser um afiliado autoridade?

Ainda está em dúvida sobre qual tipo de afiliado é o mais indicado para seu perfil?

Vamos apresentar algumas vantagens que o afiliado autoridade tem. Quem sabe, esses motivos não sejam o grande diferencial que você busca, para dar uma guinada na sua vida profissional?

1 – Menor investimento financeiro

O “Afiliado Autoridade” não precisa necessariamente fazer um investimento financeiro na sua estratégia de vendas.

A única regra é o conhecimento em determinado assunto para colocar a mão na massa e criar um conteúdo de qualidade irresistível.

O resultado, são conversões de qualidade, com um público que foi cativado por você.

2 – Seu trabalho gera reconhecimento

Quando você é um “Afiliado Autoridade”, junto com a sua indicação, você vende também conhecimento e credibilidade.

Sua audiência não compra apenas sua indicação, ela passa também a reconhecer valor no seu conhecimento na área.

Quem sabe, esse não é o primeiro passo para você fazer uma transição de carreira, e até se tornar um influencer ou infoprodutor? Afinal, seu trabalho já foi reconhecido por outras pessoas.

3 – Estratégia de lucros a longo prazo

Quando você cria conteúdos de qualidade, com estratégias bem aplicadas, suas chances de vendas são estendidas por um período maior.

Ou seja, o conteúdo que você criou hoje e realizou uma conversão, também pode ser pesquisado daqui alguns meses e gerar vendas permanentemente.

Com certeza você já ouviu a frase que conteúdo na internet é ouro! Nesse caso, ele gera vendas mesmo depois de muitos meses publicado.

Quais os melhores canais para divulgar meu conteúdo?

Agora que você já tem todas as informações sobre como ser um afiliado autoridade, deve estar pensando: Mas onde vou divulgar meu conteúdo e estratégia?

Existem dezenas de maneiras e nenhuma é melhor que a outra. Entretanto, para não te deixar no escuro, vamos indicar algumas sugestões para você começar sua divulgação:

1 – Redes sociais

Como ser Um Afiliado Autoridade: 1 - Redes sociais
1 – Redes sociais

Não existe melhor canal para criar um relacionamento com sua audiência, do que as redes sociais.

Você não precisa (nem deve) estar em todas as redes sociais existentes. Basta identificar onde seu público-alvo está e investir em conteúdos específicos para essas redes.

No momento atual, o Instagram e o TikTok estão bastante em alta.

Mas tudo é muito relativo…

Por exemplo: Se você é afiliado de um infoproduto sobre técnicas de vendas que imaginamos acima, o Linkedin pode ser um ótimo canal para publicar seu conteúdo. 

Afinal, é uma rede em que as pessoas estão buscando aprimoramento profissional.

2 – Blog

Como ser Um Afiliado Autoridade: 2 - Blog
2 – Blog

O blog ainda é um excelente canal para divulgar conteúdo e construir autoridade. Isso porque, diferente das redes sociais, é um canal só seu.

Nele você pode gerar conteúdos maiores e mais aprofundados para sua audiência. De modo a se consolidar como um especialista em determinado assunto.

Além disso, não dá para esquecer o fato que o Google é hoje o site mais acessado do Brasil

As pessoas fazem várias buscas diárias por lá, logo, se você criar conteúdos de qualidade em um blog e aprender técnicas de SEO poderá conseguir um bom posicionamento no Google e atingir milhares (ou até milhões) de pessoas.

Como se não bastasse esses itens, ter um blog é uma estratégia de médio e longo prazo. O que é incrível, pois as redes sociais nascem e morrem o tempo todo, além mudar seus algoritmos constantemente.

Resumindo: Ter um endereço próprio onde você centraliza seus conteúdos deve ser um ponto a ser considerado.

Ah e engana-se quem pensa que é preciso grandes investimentos para criar um blog.

Basta comprar um domínio próprio e depois escolher uma boa hospedagem. Feito isso, é totalmente possível criar um sozinho usando uma boa plataforma de CMS, como o famoso WordPress.

Se tiver alguma dificuldade, há centenas de tutoriais no YouTube explicando. Não há mistério algum. Acredite.

Mas lembre-se de manter uma frequência de posts. E busque adaptar os conteúdos para as suas redes sociais e outros canais. Isso irá facilitar bastante o seu trabalho.

3 – YouTube

Como ser Um Afiliado Autoridade: 3 - YouTube
3 – YouTube

Não sei se você sabe, mas o YouTube só perde para o próprio Google quando se trata de número de pesquisas.

Isso significa que é um dos melhores canais para marcar presença e conquistar seu espaço. Afinal, é lá que o seu público, provavelmente, deve realizar buscas para se entreter e para aprender.

Os vídeos também tem um grande diferencial que é a conexão… É muito mais fácil interagir com a sua audiência, gerar fidelização e empatia por meio de vídeos do que através de áudios.

O que, por sua vez, aumenta a sua autoridade e suas chances de conversão.

Se você quer saber mais sobre como criar vídeos de qualidade para o YouTube, aconselho ler o nosso artigo: Como Produzir Bons Vídeos para o YouTube e se tornar uma autoridade.

Falando nisso, em uma live realizada há um tempo, a Luana Franco (que é uma “Afiliada Autoridade”) mostrou as melhores estratégias para vender utilizando o YouTube. Recomendo que você assista:

4 – E-mail

Como ser Um Afiliado Autoridade: 4 - E-mail
4 – E-mail

Com o “boom” das redes sociais é muito comum as pessoas esquecerem do bom e velho e-mail.

Embora muita gente pense que o e-mail marketing morreu, estudos comprovam que o e-mail ainda é a maior ferramenta de Marketing Digital.

Apesar disso, nós gostamos de dizer que todos os canais se complementam e juntos atingem resultados estratosféricos.

Mas é fato que, independente da estratégia utilizada, para realizar um trabalho como “Afiliado Autoridade” com todo o seu potencial é imprescindível o uso de uma boa plataforma de Automação de Marketing Digital.

Conclusão…

Conclusão...
Conclusão…

E aí, depois de toda essa leitura, você se sente mais pronto para se tornar um “Afiliado Autoridade”?

Se sim ou se não, acredite: É só seguir as nossas dicas, encontrar o seu nicho e mãos à obra… Com certeza há muitos futuros leads esperando a sua indicação.

E fique ligado sempre aqui no blog que estamos preparando conteúdos incríveis para você.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,


4 Comentários

  1. Jaime Luiz Cenci says:

    gostaria de ter conhecimento nessa ária, e acompanhar sim

  2. Jaime Luiz Cenci says:

    gostaria de intender mais nesse mercado

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: