Como sua empresa pode se beneficiar do marketing de guerrilha?

Você conhece o marketing de guerrilha? É uma abordagem da publicidade muito utilizada e que tem como foco provocar sensações imediatas e memoráveis no público-alvo, tudo no sentido positivo, claro.

Trabalhe com marketing de guerrilha
Como sua empresa pode se beneficiar do marketing de guerrilha?

Se está querendo vender mais, atingir o cliente de uma forma curiosa e inovadora, talvez o marketing de guerrilha seja uma opção muito valiosa para você investir! Então, que tal saber mais sobre esse conceito, descobrir suas vantagens e principais características e aplicar suas ideias criativas agora mesmo?

O que é marketing de guerrilha?

Marketing de guerrilha é uma estratégia de publicidade que inclui táticas de baixo custo de marketing não convencionais e ainda produz resultados ótimos.

O termo original foi cunhado por Jay Conrad Levinson, em seu livro de 1984, Guerrilla Advertising. Foi inspirado em uma forma de guerra irregular e relaciona-se com pequenas estratégias usadas por civis armados. Muitas delas incluem emboscadas, sabotagens, ataques e elementos-surpresa.

De forma semelhante, o marketing de guerrilha propõe pegar o consumidor de surpresa, criando uma impressão permanente e gerando buzz social. Esse estilo de publicidade difere bastante de outras formas tradicionais de marketing, pois busca atingir o cliente em um patamar mais íntimo ao produzir uma experiência memorável.

características do marketing de guerrilha
8 características do marketing de guerrilha

8 características do marketing de guerrilha

  • Tirar proveito

Para o marketing de guerrilha, isso pode parecer óbvio, mas para quem está começando é vital do cotidiano e refletir sobre como poderiam ser ajustados com a sua marca. Caixas de correio, pontos de ônibus e placas, por exemplo, podem ser usados em favor de sua campanha.

Assim, o passo mais básico é reconhecer que todos os objetos em seu ambiente são ferramentas de marketing em potencial, e que o único limite é sua ousadia e imaginação.

  • Correr riscos

Um tema comum de atividades de guerrilha é o fator de choque. Algumas empresas realmente tentam avançar sobre os limites, e isso pode funcionar muito bem, muito embora em certos casos possa ser um erro. Antes de implementar uma campanha de marketing de guerrilha, vale a pena considerar o que potencialmente poderia dar errado e se a sua empresa pode dar-se ao luxo de correr o risco.

É importante pensar a respeito do marketing de guerrilha da seguinte forma: sua empresa é muito séria? Se a imagem a zelar for neste sentido, possivelmente essa abordagem de marketing possa caber melhor em empresas cuja imagem é mais descolada.

De qualquer maneira, é essencial ter um bom equilíbrio entre recompensa percebida e risco antes de prosseguir.

  • Ser interativo

Algumas campanhas têm um elemento interativo para melhorar o engajamento com os consumidores. Utilizado corretamente, pode ser uma tática muito eficaz, mas seja cauteloso, porque tudo o que é interativo pode ser mal utilizado e até mesmo vandalizada, tornando-se mais difícil de manter.

Não existe uma fórmula científica para ajudar a produzir uma campanha de guerrilha de marketing eficaz, contudo, a compreensão das características comuns de destaque de um negócio pode ajudar a lançar suas ideias criativas. Lembre-se de que é importante ser pouco convencional, único e corajoso em seus esforços.

Use o marketing de guerrilha
Busque surpreender através do marketing de guerrilha
  • Buscar surpresa

Trabalhar com o sentimento de surpresa do público é o maior diferencial do marketing de guerrilha.

Há muitas maneiras de capturar o interesse das pessoas, colocando novas informações no dia a dia das pessoas. Imprevisibilidade pode ser usada como uma vantagem. Testemunhando uma situação surpreendente, as pessoas tendem a aumentar a sua atenção.

Fato muito importante é que a campanha inesperada pode ter recepção negativa por parte do público-alvo, eventualmente. Portanto, o comerciante deve construir a campanha de tal forma que irá minimizar os efeitos negativos do elemento-surpresa na campanha.

Um processo de segmentação e perfil adequado do público-alvo pode ser identificado como uma das partes mais importantes de preparação para a construção de uma campanha de guerrilha que usa o momento de imprevisibilidade de forma eficaz.

  • Agir drasticamente

Qualquer campanha de marketing de guerrilha deve trabalhar com uma forma de ‘surpresa radical’, a fim de atingir o público-alvo. Esse procedimento permite que o comerciante atinja grande número de receptores sem necessariamente ter um grande orçamento de marketing. É o elemento que pode ajudar significativamente a campanha ser rentável com alto grau de atenção e suscitando interesse.

O aspecto negativo de comportamento drástico é que a mensagem de marketing pode ser automaticamente rejeitada do público-alvo, ou a sua parte, porque pode avaliar a campanha como falta de educação ou ofensa a seus valores individuais.

Trabalhe o humor no marketing de guerrilha
O humor é muito bem vindo no marketing de guerrilha
  • Buscar humor

O efeito humorístico na comunicação de marketing ajuda a diminuir as barreiras entre o emissor e o receptor, a organização de negócios e o cliente, respectivamente.

Além disso, o entretenimento na comunicação comercial pode aumentar significativamente a eficiência da campanha, atingindo maior número de receptores. O aspecto cômico é também um dos que diferenciam este tipo de campanha da maioria das outras.

  • Pensar barato

O custo da campanha de guerrilha pode ser muitas vezes o fator de atratividade para as empresas. O objetivo é criar rumor e impacto imediato sobre o público-alvo, mas ainda mantendo o orçamento limitado. Isso significa que processos de criatividade, inovação e economia vêm necessariamente no planejamento de marketing.

  • Focar em benefício

O benefício ao cliente pode ser o aspecto mais difícil de alcançar na aplicação da atividade de marketing.

O marketing de guerrilha deve sempre dar ao público-alvo algo que o faça se sentir mais rico ou satisfeito. Se usar a criatividade e a inovação, é possível fomentar a confiança e autossatisfação dos clientes, o que pode ajudar significativamente a eficiência da campanha de marketing. O benefício pode ser entregue, dando um presente, ou apenas uma razão para sorrir.

Táticas de marketing de guerrilha
Táticas essenciais para o marketing de guerrilha

Táticas essenciais para o marketing de guerrilha

As táticas de marketing de guerrilha são implantadas com o objetivo de obter o máximo de exposição para uma marca ou seus produtos ou serviços para um investimento mínimo de tempo, dinheiro e outros recursos.

Serve para inspirar os empresários com orçamentos limitados, com a ideia de que não é preciso dinheiro para capturar a imaginação de seu público-alvo e converter esse interesse em novas vendas.

As seis táticas de marketing de guerrilha essenciais para o sucesso são:

  • Compreender a maneira como o público-alvo pensa (e se comporta);
  • Ser criativo no desenvolvimento de táticas de marketing;
  • Medir o sucesso não pelo número de novos clientes e lucros, e sim nas vendas;
  • Desenvolver parcerias estratégicas com outras organizações para alcançar objetivos comuns;
  • Aproveitar a mídia livre;
  • Tomar decisões rápidas, usando agilidade para flanquear concorrentes maiores;

5 maneiras de aplicar o marketing de guerrilha

Há algumas formas de você aplicar o marketing de guerrilha. Vamos conhecer?

Crie competições

Em geral, as pessoas apreciam ganhar algo. Então, por que não fazer um concurso em seu site oferecendo algo aos participantes? Você poderia oferecer um de seus produtos e/ou serviços ao vencedor, ou mesmo alguma oferta totalmente diferente.

Deixe que as pessoas saibam sobre a sua competição por meio dos canais habituais (mídias sociais, lista de e-mail etc.), que vai, naturalmente, atrair outras pessoas.

Participe de grupos e comunidades

Envolva-se ativamente dentro dessas comunidades e aumente a consciência da sua marca. Não só é uma ótima maneira de interagir com os clientes em potencial, como você também pode aprender muito sobre o que essas pessoas estão pensando.

E não se pode esquecer de que a presença nas mídias sociais já faz parte da abordagem do marketing digital, logo, você estará unindo duas ferramentas incríveis!

Toda vez que deixar um comentário/post em um desses grupos (de preferência ajudando as pessoas), você será reconhecido.

Hangouts para marketing de guerrilha
Faça hangouts em marketing de guerrilha

Faça hangouts

Você pode usar hangouts para falar com os clientes, promoção de produtos, apresentações, programas de entretenimento entre outras situações.

O que é ainda melhor é que um hangout ao vivo pode ser configurado para ser gravado e enviado ao seu canal do YouTube automaticamente. Dessa forma, você pode transformar uma conversa “normal” em um vídeo promocional.

Imagens

As imagens são o elemento mais compartilhado nos meios de mídia social. Se você incorporar imagens para sua estratégia de marketing online, têm mais chance de serem compartilhadas no Facebook e/ou Instagram.

Podem ser imagens engraçadas com sua marca incluída no canto inferior, uma imagem por trás das cenas sobre onde você trabalha, fotos de seus produtos em locais incomuns etc. Seja criativo, único e tente se divertir.

Vídeo

Milhares de buscas são feitas a cada dia no YouTube, o que significa que você e sua empresa podem ser encontrados por uma série de novas pessoas.

Algumas empresas criam vídeos virais (um tipo de marketing de guerrilha) para ajudar a autopromoção de forma inusitada. Isso, muitas vezes, é feito de uma forma engraçada, mas também pode ser dramático. O importante é tocar o público.

Os benefícios do marketing de guerrilha
Como sua empresa pode se beneficiar do marketing de guerrilha

Como sua empresa pode se beneficiar do marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha se distancia das estratégias de publicidade habituais em demasia, e as pessoas geralmente acabam amando ideias “fora da caixa”, o que estimula o interesse do público de forma eficaz.

Ideias de marketing de guerrilha podem ser:

  • misteriosas, fazendo com que o público se pergunte e anseie para descobrir o que é;
  • divertidas, o que faz com que a audiência queira experimentar um produto ou serviço;
  • sofisticadas, que faz as pessoas se sentirem privilegiadas por fazerem parte de algo exclusivo;

Ao contrário do marketing convencional, no qual há uma série de regras a seguir, o marketing de guerrilha maximiza a criatividade e a desenvoltura do público por meio da liberdade de espaço para novas ideias.

“Guerrilha” não é negativo em marketing. Enquanto alguns podem ter uma noção negativa de tais táticas por causa da “guerrilha”, não há nada a temer sobre ela. Significa apenas que é uma estratégia de marketing diferenciada, de modo improvisado, em que os recursos existentes são utilizados. É por essa razão que não é algo muito caro, o que o torna popular para gestores de empresas.

Estratégia de marketing de guerrilha
Como saber se a estratégia foi bem-sucedida

Como saber se a estratégia foi bem-sucedida

Talvez a pergunta que seja mais difícil de responder trate-se de: como saber se a estratégia foi bem-sucedida, não é mesmo? A partir do momento em que há investimento no marketing de guerrilha, é preciso planejamento e muita atenção para focalizar no público-alvo correto, a fim de atingir o objetivo.

Por isso, o primeiro passo é realizar estudos de casos de campanhas passadas, tanto as de sucesso como as que falharam.

Ao criar uma campanha de marketing de guerrilha, lembre-se de que deve despertar sentimentos bons e inesperados nos clientes, logo, campanhas que enaltecem a tristeza ou situações preconceituosas ou polêmicas serão como um revés para a marca. Procure ser criativo e realmente fazer com que as pessoas se sintam surpreendidas, para que elas reflitam e não se esqueçam da sua campanha.

Você só irá saber se a campanha deu certo ou não por meio do comportamento dos participantes, da movimentação no ambiente (físico ou virtual) e observar os comentários. Se for um vídeo, as visualizações. O compartilhamento e o que as pessoas estão dizendo irão favorecer para o sucesso ou fracasso da sua campanha.

Portanto, é questão de planejamento e muita pesquisa. Pode ter certeza que assim ocorrerá a aproximação entre empresa e cliente.

Vantagens do marketing de guerrilha

  • Ele vai ficar na cabeça dos consumidores, porque é uma abordagem totalmente diferente do método de publicidade que todas as outras marcas usam;
  • É quase sempre mais barato do que a publicidade tradicional;
  • Ele permite que você seja autêntico e criativo;
  • Você consegue exposição na mídia de forma gratuita, especialmente se você criar algo que vai ser falado por aí;
  • Os consumidores se sentem mais “conectados” e engajados;

Bem, o marketing de guerrilha é realmente uma abordagem muito valiosa para as empresas, principalmente ao adequar e utilizar o conceito corretamente. Esse tipo de publicidade visa um público-alvo segmentado que não só irá abraçar a causa, como também conseguirá entender todo o propósito da campanha!

E você? Já pensou em aplicar estratégias de marketing de guerrilha para seu negócio? Conte para nós, nos comentários, como foi essa experiência. Assim, você poderá inspirar outros empreendedores!

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: