Como vender no Instagram como Afiliado: Passo a Passo

Um afiliado sempre está buscando novas (e melhores) formas de vender. O Instagram, com certeza, é uma delas. Mas, afinal, como vender no Instagram como afiliado?

Para responder essa pergunta, nós fizemos um “Passo a Passo” para você aplicar a partir de hoje. Aqui você vai entender:

  • Por que o Instagram?
  • Como vender no Instagram como Afiliado: Passos Iniciais
  • Por que e como gerar leads no Instagram?
  • Como vender infoprodutos como afiliado no Instagram?
  • Conclusão

Por que o Instagram?

Por que o Instagram?

Com certeza, você já ouviu por aí que o Instagram é o lugar interessante para começar e alavancar vendas.

Coisa que até alguns anos atrás não era realidade.

De fato, essa rede social começou despretensiosamente em 2010, mas hoje é um importante canal para vender.

De acordo com uma pesquisa feita pelo SEBRAE em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV): 51% dos empreendedores usam o Instagram como um braço para vender seus produtos ou serviços.

Porém, sabemos que isso é muito mais simples quando o que você vende é um produto físico. Como roupas e acessórios, por exemplo.

Quando pensamos em infoprodutos (produtos digitais), essa tarefa é um pouco mais desafiadora. Nesses casos, o recomendado é fazer um trabalho para gerar leads para só então pensar em vendas.

Como vender no Instagram como Afiliado: Passos Iniciais

Como qualquer canal, o Instagram também tem seus “macetes” e particularidades para se tornar uma ferramenta realmente lucrativa para empreendedores.

Com afiliados isso não é diferente.

É imprescindível aprender a como vender. Com conhecimento e direcionamento, é possível traçar uma estratégia de sucesso para você. Sem mais delongas, vamos aprender?

Como vender no Instagram como Afiliado: Primeiros Passos

Nosso objetivo aqui, é ensinar realmente o “Passo a Passo” para você aprender a como vender no Instagram como afiliado

Inicialmente, vamos começar pelos fundamentos básicos para você criar um perfil eficiente no Instagram. Se você já sabe de cor e salteado essa parte, pule essa parte da leitura e seja feliz…

A) Baixe e instale o aplicativo

Baixe e instale o aplicativo

Se você ainda não tem o Instagram, baixe o aplicativo no seu smartphone. Na tela de início do app, se cadastre e crie uma conta.

Esse é realmente o primeiro passo para começar sua estratégia de vendas. Agora, sim, teremos as configurações básicas para criar um perfil atrativo:

B) Comece as configurações básicas

Comece as configurações básicas

Configuração Básica 1 – Insira a Biografia:

Preencha o seu perfil com uma descrição curta e objetiva sobre seu produto ou serviço. Esse campo, que chamamos de bio é um dos mais importantes.

Tanto que criamos um artigo que te explica tudo sobre isso: “Biografia para Instagram: Saiba como criar uma bio que converte”. 

Recomendamos que você leia esse conteúdo para não errar na hora de criar a sua.

Aliás, bio é o único lugar que permite links no feed. Por isso, escolha bem qual URL utilizar. 

Uma opção, é criar uma landing page, inserir a URL na bio e dentro dela inserir o seu link de afiliado.

Pode parecer meio complicadinho criar uma página. Mas se você utiliza uma plataforma como a leadlovers, por exemplo, essa tarefa se torna muito fácil e intuitiva.

Configuração Básica 2 – Escolha a Imagem do perfil: 

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras… No Instagram isso é ainda mais real.

Coloque uma foto atrativa no perfil e que faça sentido com o seu negócio. Pode ser a sua foto, a da sua logo (caso tiver) ou uma foto que represente o nicho que você atua.

Nesse último caso, se você é afiliado de um curso de confeitaria, por exemplo, pode fazer sentido usar a imagem de um doce apetitoso. Não existem regras e você pode testar e mudar quantas vezes achar necessário.

Contudo, lembre-se sempre que essa rede social também fará parte da identidade do seu negócio. Por isso, a construção de todo o perfil precisa fazer sentido com o que você está vendendo.

Configuração Básica 3 – Altere a Privacidade do Perfil

Imagina só você ter uma loja física de produtos incríveis de marcas que você acredita. Agora pense como seria se essa loja estivesse sempre com a porta trancada para as pessoas… Ninguém vai conseguir ver o que você vende e fechar uma compra, certo?

Pois é… O mesmo acontece no Instagram quando você deixa a sua conta como “privada”.

Bem, essa parte você pode já ter escolhido logo na hora de criar o seu perfil. Mas, caso não tenha feito ainda, faça. É primordial que você deixe o seu perfil de afiliado no Instagram como público.

Diferente de um perfil pessoal, aqui você quer atingir todas as pessoas interessadas no seu produto ou serviço. Com o perfil aberto, o acesso fica mais fácil para os usuários.

Acredite: Deixar a porta aberta, ou melhor a conta pública, irá fazer com que as suas possibilidades se ampliem substancialmente.

Configuração Básica 4 – Se possível, transforme seu perfil em uma conta comercial

Nós acabamos de falar sobre a privacidade do perfil, certo? Mas há uma coisa que é ainda mais efetiva: Mudar a sua conta do Instagram para comercial.

Se você fizer esse passo, o seu perfil se tornará automaticamente “público”, logo nem precisará se atentar ao Passo 3 de mudar a privacidade dele.

Nós aconselhamos que você faça isso também porque é o certo. A sua conta de afiliado não é uma conta pessoal, então sinalize isso ao Instagrm.

Além disso, com a conta comercial, você tem acesso a métricas e análise de dados.

Consegue também “impulsionar” os conteúdos, criar campanhas de tráfego pago e ainda tem acesso a vários “botões de contato” a mais no seu perfil. Como, por exemplo, endereço, telefone, e-mail, etc.

Se você quiser saber mais sobre como tornar a conta comercial, nós temos um tutorial no blog para ensinar isso.

Mas para fazer essa alteração não existe mistério: É só entrar nas configurações da sua conta e escolher a opção: “mudar para conta profissional”.

Como no print a seguir:

Configuração Básica 5 – Os Primeiros Posts 

Outro ponto importante: O foco do seu perfil sempre deve ser a divulgação do produto que você é afiliado. Então, tome cuidado na hora de misturar assuntos, ok?

Isso não quer dizer que você não possa fazer alguns posts mais informais e pessoais. Você pode e deve.

Não há nada de mal em você postar uma foto com o seu cachorro, por exemplo. Isso humaniza ainda mais a sua imagem.

Afinal, acredito que se você quer usar o Instagram para vender como afiliado está pensando em se tornar um Afiliado Autoridade.

Porém, tome cuidado para não perder a mão e ficar postando só fotos assim no seu feed. É necessário equilíbrio.

Na maior parte dos posts, tente fazer uma ligação entre com a temática e público que você trabalha.

Aliás, analogias e storytelling são sempre bem-vindos aqui.

Quer um exemplo? Olha esse post no Instagram do grande Pedro Superti. Ele usou uma cena do cotidiano dele e relacionou com o seu nicho de atuação:

Viu só? Se inspire para criar conteúdo assim no seu perfil.

Ah e tenha bom senso SEMPRE. Antes de postar uma foto, sempre pense: Se eu fosse o meu público, eu ia gostar de ver isso no meu feed de notícias? 

Por que e como gerar leads no Instagram?

Por que e como gerar leads no Instagram?

Agora você criou o perfil com todas as informações necessárias para começar… Chegou a hora de colocar a mão na massa e pensar nas suas próximas postagens.

Isso porque não adianta tentar vender para a sua audiência como afiliado se você ainda não gerou valor para as pessoas.

Como falamos no início, é muito mais fácil vender produtos físicos no Instagram. Por isso, lojas fazem muito sucesso por lá.

Quando falamos em produtos digitais, o ideal é criar uma estratégia para captação de leads.

Principalmente, se pensarmos que as redes sociais não são nossas, de fato. São terrenos alugados, apenas. A qualquer momento o algoritmo pode mudar ou perdermos a conta ou a rede social deixar de existir.

Nesse sentido, ter o contato da sua audiência (e-mail, ao menos) acaba representando segurança e economia.

Mas para gerar leads, antes é necessário aparecer para as pessoas.

Antes de mais nada, é importante lembrar que as redes sociais não seguem uma receita específica. Por isso, é muito importante realizar testes, para sentir o que realmente engaja com o seu público.

Apesar das particularidades de cada público e nicho, existem algumas práticas que costumam ser certeiras e que você precisa se atentar para aplicá-las no seu perfil:

1 – Antes de tudo, conquiste uma audiência engajada

1 – Conquistando uma audiência engajada

A – Criação de conteúdo

Um ponto muito importante é pensar no conteúdo que você quer criar. Ainda mais quando a sua estratégia é ser umAfiliado Autoridade”.

O seu conteúdo é o grande ouro da sua estratégia de vendas. Aliás, ele vai ser o responsável por cativar sua audiência (ou distanciar ela). Por isso, merece uma atenção extra no momento da criação e para sempre.

Crie uma linha editorial pensando no seu Funil de Vendas e elabore um calendário de postagens.

Conteúdo é rei, sim, mas para ter resultados é necessário que você tenha estratégia. Portanto, pense no conteúdo de qualidade, mas faça um caminho inteligente que leve o visitante até a compra.

Falando nisso, nós temos um artigo bem completo que fala sobre Funil de Vendas no Instagram.

B – Regularidade

Acabamos de falar que após criar uma linha editorial baseada no seu Funil de Vendas, você deve criar um calendário de postagens.

Isso porque de nada adianta criar o seu perfil e conteúdos de maneira estratégia, se você não tem regularidade nas postagens.

É necessário ser visto para cativar sua audiência, e assim, transformá-la em um lead qualificado.

C – Conheça seu público

Estude e conheça o seu público-alvo. Só assim, você vai criar conteúdos relevantes, que realmente vão chamar a atenção do seu seguidor, para então, se tornar um lead.

Pense nas hashtags ideais para o seu objetivo. Faça uma pesquisa pensando nelas. Mas vá além disso…

2 – Agora, conquiste leads 

2 – Conquistando leads

Nos tópicos anteriores, nós falamos sobre como conseguir uma audiência engajada no Instagram. Agora, chegou o momento de aprender a como gerar leads a partir dessa audiência.

Pega um lápis e uma caneta e anote as dicas a seguir:

A –  Use o link da bio

A – Use o link da bio

Agora que você aprendeu como conquistar uma audiência engajada, chegou a hora de pensar em estratégias para gerar leads.

Como comentamos anteriormente, o único lugar que aceita links no feed do Instagram é a bio. Então, comece por aí…

Como você pode notar abaixo, no perfil da leadlovers do Instagram temos um link específico para a bio:

 

Já que você também tem esse recurso, utilize da melhor maneira possível.

Nossa dica é na bio utilizar uma landing page (página de captura). Você pode fazer isso através da própria plataforma da leadlovers, caso possua

Faça um texto bem atrativo na bio, falando sobre a sua solução. Depois, deixe claro que para mais informações, o visitante deve clicar no link abaixo.

Dessa forma, o link deve levar o usuário direto para sua página de captura. Assim, você consegue o contato do seu lead.

Além de levar para uma página de captura (landing page), você pode fazer algo que muitos criadores de conteúdo fazem…

Exemplo: No caso do Instagram da leadlovers, em específico, no momento o link da nossa bio do insta está levando para a página do print abaixo:

 

 

É uma página que une vários links diferentes para dar opções diversas ao seguidor. Muitas pessoas pagam ferramentas externas para fazer isso. O que muitas não sabem é que no leadlovers é possível fazer isso em alguns minutos.

Basta usar e editar um de nossos “Modelos Prontos” ou criar uma do zero com nosso “Construtor de Páginas”.

B – Use os Stories de forma inteligente

B – Use os Stories de forma inteligente

Os Stories são um dos conteúdos mais populares do Instagram, com mais de 500 milhões de contas utilizando esse recurso todos os dias.

Além do potencial grande de visualizações, ele oferece ferramentas nativas que ajudam muito no engajamento do seu público, como enquetes e caixas de perguntas. E são justamente essas opções que se tornam “canais” para conseguir leads.

Crie um conteúdo interessante, com um CTA arrasador e fale para seus seguidores interagirem na caixa de perguntas, na enquete ou pedindo mais informações. 

Depois, é só avisar para que irem até a sua bio para acessar a landing page que você criou na primeira dica. Ou ainda peça para que respondam o seu Stories para você enviar o link pelo direct.

Além disso, lembre-se que quando você conseguir 10 mil seguidores poderá incluir a opção “Arrasta para cima” nos seus Stories. Ou seja, poderá inserir links diretamente nos seus Stories. 

Isso irá facilitar muito a sua vida e a de seus seguidores.

Portanto, foco na meta.

C – Faça lives

C – Faça lives

Há anos as lives vêm mostrando o potencial que possuem quando se trata de engajar a audiência, gerar leads e até conseguir vendas. Isso não mudou, pelo contrário…

Depois da pandemia, as lives se tornaram ainda mais populares entre as pessoas. O problema da popularização do recurso é que agora a concorrência ficou maior.

O que quer dizer que para se destacar no meio da multidão, você deve fazer lives ainda mais estratégicas e interessantes para o seu público. 

Em outras palavras: Não veja apenas como um momento para transmitir o seu conhecimento como afiliado. Pense em como fazer isso de forma a chamar atenção.

Se você fizer pesquisas rápidas no Google e YouTube verá que existem várias dicas de como criar lives que engajem. 

Entretanto, lembre-se que uma live no Instagram é totalmente diferente e uma live no YouTube. No Insta é melhor ser mais breve, dar dicas simples e usar menos tempo. Já no YouTube você pode dar aulas de mais de 1 hora 

Uma das maneiras mais eficazes de utilizar as lives no Instagram é uma das mais óbvias: Chamar convidados especiais. Porque assim ambos unem a sua audiência, o que pode representar crescimento para os dois lados.

Outra forma interessante é abrir o espaço para perguntas e responder em tempo real. Só recomendamos que você crie um tema específico para que as perguntas não fiquem muito abertas e sem foco.

Além da troca que é feita ao vivo com a interação do público, você ainda pode aproveitar para divulgar seu link da landing page ou até mesmo as próprias página de vendas.

Ah e não se esqueça que no começo é totalmente normal que poucas pessoas (ou quase ninguém) esteja presente nas suas lives.

Não desanime por isso. No início peça ajuda dos familiares, amigos e conhecidos. Tenha certeza que até os grandes players do mercado começaram assim.

D –  Crie legendas com CTAs estratégicos

D –  Crie legendas com CTAs estratégicos

Apesar das imagens serem o grande apelo do Instagram, seria um desperdício não utilizar as legendas de forma estratégica.

Crie legendas criativas, que inspirem e ajudem as pessoas. E não se esqueça do CTA (Call to Action).

Sim. Mesmo não podendo utilizar links nesse campo, não esqueça de colocar CTAs impactantes nesse lugar. Reforce que para mais informações, a pessoa deve clicar no link da bio ou ainda enviar um direct para você.

Apesar de ser um trabalho um pouco mais manual responder directs, é legal estimular essa interação. Quando a sua audiência constantemente envia um direct para você, o Instagram passa a ver o seu perfil como relevante. 

Sabia disso? Se sim ou se não, teste e depois vem contar pra gente o que achou. 

Como vender como afiliado no Instagram de maneira mais direta?

Como vender infoprodutos como afiliado no Instagram

Ok, os leads gerados estão sendo abastecidos com o seu conteúdo, mas você quer mesmo é vender diretamente pelo Instagram.

Isso também é possível e pode ser feito de duas formas: 

  • Criando uma campanha de anúncios pagos;
  • Apostando em conteúdos relevantes e vendendo de forma orgânica, sem fazer um investimento financeiro.

Na realidade, o mais recomendado é que você faça as duas coisas… A primeira forma te ajuda a conseguir resultados em curto prazo e potencializa seus resultados em longo prazo. Já a segunda não gera gastos e é essencial para médio e curto prazo.

Mas, para te ajudar nessa, vamos falar um pouco mais dessas duas estratégias para você.

Vamos aprender?

1 – Como vender infoprodutos como afiliado com anúncios

1 – Como vender infoprodutos como afiliado com anúncios

Você já deve ter sido impactado com anúncios de produtos no Instagram, e essa é uma das formas de fazer uma campanha por lá.

No caso dos afiliados, você pode realizar sua campanha de algumas formas, nossas sugestões são:

  • Criando um anúncio que envie para seu perfil, e assim, aumentar a interação por lá. Essa venda é um pouco mais demorada, porém, você cria um relacionamento com esse novo lead.
  • Criar um anúncio com um link que envie direto para sua página de vendas. Nesse caso a estratégia é mais agressiva, o retorno pode ser mais rápido na venda, porém, se o usuário do Instagram não se interessar, você perde a oportunidade de conquistá-lo como audiência.

A forma mais simples de fazer um anúncio no Instagram, é utilizando o botão ‘promover’, e seguindo as instruções da plataforma. 

Porém, nós recomendamos que você faça do jeito mais completo e ideal: Por meio do “Gerenciador de Anúncios” do Facebook Ads.

2 – Como vender infoprodutos como afiliado de forma orgânica

2 – Como vender infoprodutos como afiliado de forma orgânica

Como falamos anteriormente, é totalmente possível vender pelo Instagram sem gastar com anúncios. 

Obviamente, os produtos digitais (infoprodutos) não são tão simples de vender no Instagram como os produtos físicos. Afinal, estamos falando de uma rede social que é totalmente visual;

Mas, fique tranquilo, pensamos em um “passo a passo” de como vender no instagram como afiliado de maneira orgânica.

  • Estratégia 1:  Stories…

Para começar, escolha uma imagem bem bonita, chamativa e que faça sentido com o infoproduto que você é afiliado.

Vamos voltar para o exemplo do “curso de confeitaria”… 

Nesse caso, você poderia escolher uma foto bem chamativa de um doce apetitoso, por exemplo.

(Obviamente que essa precisa ser uma imagem real de um doce que o curso realmente ensina, ok?)

Poste a foto no Stories. Mas use os recursos que o Instagram oferece… Coloque um sticker de “caixa de perguntas” e insira uma chamada atrativa para seu seguidor.

Exemplo: “Quer aprender a fazer essa receita e ganhar dinheiro com ela? Responda: Eu Quero”.

Para todas as pessoas que responderem, você pode interagir por direct e depois enviar o seu link de afiliado. 

  •  Estratégia 2: Feed

Faça um post com uma foto atrativa referente ao seu infoproduto. Se lembre que no feed, o que mais chama a atenção é a imagem.

Na legenda fale um pouco sobre o infoproduto que você é afiliado. E mais uma vez: Utilize um CTA (Call to Action) chamativo, incentivando seus seguidores a comentar com ela.

Exemplo: “Quer saber mais sobre esse assunto? Comente aqui embaixo: EU!”

Para os seguidores que comentaram a resposta combinada, envie no direct uma mensagem de interação e, após, o seu link de afiliado.

Alguns cuidados para ambos os casos…

Vale lembrar que é importante fazer o envio do link entre intervalos. 

Se o envio foi realizado em massa, o Instagram pode identificar sua interação como um SPAM, e bloquear seu usuário.

Por isso cuidado na hora dos envios, beleza?

Conclusão

Conclusão

O Instagram é muito popular e uma importante ferramenta dentro da sua estratégia de vendas como afiliado. 

Também é uma ferramenta poderosa para compartilhar seus conteúdos, criar relacionamento e engajar junto a sua audiência.

Porém, para realmente conseguir vender de maneira sustentável e permanente como afiliado, é preciso pensar em uma estratégia para gerar leads.

Por isso, crie um planejamento, uma programação de conteúdos, crie uma bio arrasadora, pense na jornada do público e conquiste suas vendas por lá.

Ah e se você ainda não é afiliado, recomenda ler o nosso artigo “O que é um Afiliado? Tudo que Você Precisa Saber Para Começar. 

Ficou com alguma dúvida? Venha conversar com a gente pelos comentários 😉 

 

 

 

Jessica Delalana :

O nosso blog utiliza cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o blog, confirma que aceita a sua utilização.