Como montar seu cronograma de conteúdo para 2020

Fazer marketing digital hoje em dia é essencial para alavancar seu negócio, e se tornar conhecido e relevante nas mídias sociais.

Mas é preciso um planejamento estratégico que contemple um cronograma de conteúdo coerente e que esteja alinhado com a proposta da sua marca.

Um cronograma de conteúdo vai auxiliar você a se organizar para o próximo ano, a definir a frequência de produção e as datas de postagens e a visualizar um plano para divulgação nas redes sociais.

Se você ainda não pensou no assunto, ou não sabe como criar um cronograma de conteúdo, segue este post que vamos mostrar como se faz.

Você sabe o que é um cronograma de conteúdo
O que é um cronograma de conteúdo?

O que é um cronograma de conteúdo?

Um cronograma de conteúdo nada mais é do que um planejamento de toda a sua estratégia, estruturada de forma organizada e pensada para que seja mais assertiva e objetiva.

Este cronograma permite que você produza conteúdo focado nas necessidades de suas personas e em suas estratégias do funil de vendas, criando uma relação entre as postagens, mantendo uma coerência e sempre estando atualizado.

Através de um cronograma você consegue controlar as datas de publicação, as pautas e temas dos conteúdos, os prazos para a produção, quais palavras-chave são utilizadas e onde serão divulgados os conteúdos.

Vantagens de um cronograma de conteúdo

Criar um cronograma de conteúdo é um dos primeiros pontos que você deve pensar na sua estratégia de marketing para 2020, pois ele traz enormes vantagens para sua equipe.

Melhora a frequência de postagens

Possibilita uma constante de postagens que auxilia no tráfego orgânico, além de permitir que as postagens sejam sempre diversificadas e atualizadas.

Possibilita formatos diversificados

Saber o que vai ser produzido e em qual formato é outra vantagem do cronograma de conteúdo. Você pode fazer uma avaliação dos formatos que quer produzir e distribuir ao longo do ano para que suas postagens sejam mais diversificadas.

Criação de cronograma de conteúdo
Como criar um cronograma de conteúdo

Como criar um cronograma de conteúdo

Sendo uma ferramenta primordial para a sua estratégia de marketing digital, o cronograma de conteúdo deve ser pensado com muito cuidado.

Existem muitas formas de se fazer um cronograma, mas no geral algumas regras são básicas para se montar um.

Escolher a ferramenta

O ideal para se criar um cronograma de conteúdo é fazer o uso de alguma ferramenta que possa ser usada por toda a equipe, de forma compartilhada e de fácil manuseio.

Dê preferência para as que usam a nuvem, pois assim você e sua equipe poderão sempre acessar os conteúdos e atualizá-los, de onde estiverem, seja qual dispositivo estejam usando. Isto facilita o fluxo de trabalho.

Definir uma frequência de postagens

Antes de começar a produzir, defina qual será a frequência de postagens durante o ano. Isto vai ajudar na sua estratégia de marketing para saber a quantidade de conteúdo necessário a ser produzido.

Crie uma estratégia de conteúdo

É importante que você crie uma estratégia de conteúdo a ser seguida por todos, para que as criações sejam feitas de uma forma coerente e sigam a proposta da sua marca.

Dentro desta estratégia é importante que seu cronograma de conteúdo seja baseado por alguns pontos relevantes que vão nortear a criação das postagens, por exemplo:

Cronograma de conteúdo com estratégia
Como criar uma estratégia de conteúdo e encaixar nos eu cronograma
  • Data e horário da publicação
  • Data para entrega
  • Autor
  • Status da criação
  • Título e palavras-chave
  • Tipo de conteúdo
  • Qual persona o conteúdo vai atingir
  • CTA
  • Formato
  • URL de conteúdo
  • Resumo do conteúdo

Escolher os canais de divulgação

A escolha de onde suas postagens serão publicadas deve ser estratégica, pois vai depender de qual público você quer atingir.

Seja pelas redes sociais ou por e-mail marketing, o mais importante é estabelecer uma ordem de postagens de modo a manter seu público engajado com conteúdos de qualidade.

Siga o cronograma

Parece óbvio, mas nem sempre as empresas seguem o que se propõe nas estratégias de marketing. Portanto, seguir o cronograma de conteúdo que você criou é imprescindível.

Além disso, sempre meça os resultados das postagens e compartilhe tudo com sua equipe de marketing. Desta forma você garante que estará sempre atualizando os conteúdos e mantendo a relevância deles.

Você pôde perceber que ter um cronograma de conteúdo para 2020 não é apenas importante, mas essencial para que seu negócio tenha maiores possibilidades de ser visto e acessado na internet.

Ter uma estratégia de marketing sem uma ferramenta que organize as etapas de criação não ajuda em nada. Sem contar que, com a visão geral que você vai ter de todas as postagens possíveis ao longo do ano, sua estratégia será mais objetiva e focada nas suas necessidades.

Quer continuar por dentro das novidades em marketing digital, segue nosso blog.

Compartilhe o post:


2 Comentários

  1. Lucas Soares says:

    Excelente Conteúdo, poderiam fazer um artigo elencando as melhores plataformas, sites e aplicativos para construção de determinados conteúdos, por exemplo: melhor site para criação de postagens no instagram, edição de vídeos no Youtube.

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: