As melhores dicas para contornar objeções

Todo profissional de vendas com uma boa experiência, em algum momento de sua carreira, já teve os seus anseios em relação às objeções de vendas.

Afinal, mesmo que o vendedor já saiba de forma clara os benefícios e qualidade do produto ou serviço, em alguns momentos, pode ser que isso não fique nítido para alguns clientes. Dessa forma, podem surgir algumas objeções.

E isso vale para qualquer produto, seja smartphones, imóveis, placas de sinalização de segurança, e até serviços!

Mas o que são objeções? Basicamente, elas são obstáculos encontrados ao longo do processo de vendas.

Apesar de ser algo extremamente natural, muitos vendedores possuem medo de enfrentá-las, já que são elas que impõem desafios nas metas.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar as melhores dicas para finalmente diminuir as chances desse problema te causar prejuízos. Abaixo, confira como é possível contornar da melhor maneira as objeções de vendas.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

1 – Tenha mapeadas as objeções mais comuns do seu produto

Primeiro de tudo, uma das melhores fórmulas para contornar as objeções de vendas é conhecendo as objeções que mais aparecem acerca do seu produto ou serviço.

Ao saber quais os principais desafios do seu produto, você já irá ter uma boa “orientação” prévia para elaborar suas próprias estratégias e abordagens. Com uma base de informações, fica mais fácil levar a conversa e reagir quando o lead trouxer elas à tona, não acha?

E para saber quais são as objeções mais comuns, você pode elaborar pesquisas com outros vendedores da sua equipe e organizar um documento com todas as informações necessárias.

Além disso, outra proposta é criar um FAQ ou página com as dúvidas mais frequentes dos leads. Assim, elas podem ser resolvidas antes mesmo de abordar os potenciais clientes.

2 – Pesquise sobre o lead antes do começo da conversa

Essa dica é essencial: antes de começar uma conversa com os leads, é crucial ter estudado sobre ele.

Descubra quem ele é, qual o seu perfil, necessidades, comportamentos e hábitos, desejos, motivações, e para empresas B2B (como no caso de indústrias de revestimento de cilindros). Descubra também o seu segmento e os seus objetivos.

Entender sobre o lead e qual a sua etapa no funil de vendas é muito importante para oferecer informações mais segmentadas e específicas, o que faz toda diferença para contornar as objeções de vendas.

3 – Fale no momento certo

Por fim, outra das maneiras mais efetivas de contornar objeções e utilizar a inteligência emocional ao seu favor.

Muitos profissionais, ao venderem seus produtos e serviços, como uma manutenção de chiller, por exemplo, costumam falar mais do que o lead, não deixando ele expressar as suas opiniões.

No entanto, ter empatia para entender o que o outro está sentindo é essencial na hora da venda. Saiba que, quanto mais um lead conversa, mais ele se mostra interessado em seus produtos e serviços.

Por isso, após o lead trazer uma boa explicação do que o incomoda, é a hora de contornar as objeções de acordo com o estado emocional do lead.

Agora que você já conhece as melhores dicas para contornar objeções, o que está esperando para aplicá-las em seu negócio? Gostou do post? Conta pra gente!

 

 

(Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.)

 

Soluções Industriais  é a maior plataforma b2b industrial para compradores do Brasil. O portal SOLUÇÕES INDUSTRIAIS tem por objetivo facilitar o contato entre as indústrias e os seus clientes em potencial, além de mantê-los atualizados com as inovações e as últimas notícias sobre o mercado industrial.


Compartilhe o post:

Tags: , , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: