Dicas para criar um e-commerce de destaque!

O comércio digital vem ganhando espaço no mundo dos negócios. 

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), até 2021 devem ser alcançados cerca de USD 4,9 trilhões em vendas no segmento de e-commerce. 

A tendência em lojas online, tem como fator principal a evolução digital e a praticidade nas vendas.

A rapidez e os preços são vistos como atrativos. Com novos recursos e possibilidades por meio das mídias digitais, os consumidores estão em busca de cada vez mais informações sobre produtos e serviços, impulsionados pelo fácil acesso a internet. 

Para quem está em busca de aprimorar seus serviços, o mercado eletrônico pode ser o ambiente ideal.

Mas, não pense que é fácil! É preciso ter estratégia para que você alcance seus objetivos finais.

Faça um projeto e uma análise sobre o cenário ao qual você pretende fazer parte. 

Para começar a atuar com sucesso no mercado eletrônico, separamos algumas dicas de como criar seu e-commerce e aumentar os lucros da sua empresa.

Defina o Público-Alvo

público-alvo-ecommerce
Público Alvo

O primeiro passo para criar seu e-commerce é conhecer seu público-alvo e suas características.

Características que podem ser demográficas e de comportamento como sexo, idade, perfil do consumidor, perfil de compra, motivações etc…

A partir disso, é importante explorar o mercado em que pretende atuar, percebendo os anseios do público e satisfazendo as suas necessidades.

Cumpra as exigências legais

cumpra-as-exigencias-ecommerce
Cumpra com as exigências legais

Fique atento às questões legais para criar seu e-commerce.

Mesmo tendo basicamente as mesmas exigências legais que as lojas estabelecidas em ambientes físicos, deve sempre procurar as licenças específicas para a área que pretende atuar. 

Além de zelar pelos dados do seu cliente, o empresário deve também atuar dentro do código do consumidor, respeitando por exemplo, o direito de arrependimento. 

Escolha uma plataforma eficiente

Plataforma-eficiente-ecommerce
Plataforma eficiente para e-commerce

Ao criar sua loja virtual, deve-se analisar a plataforma e-commerce que melhor irá suprir as suas necessidades.

O seu e-commerce deve atender a fatores básicos como formas de gerenciar pagamentos, estoque da loja, disponibilidade de produtos, entregas e contato com o cliente.

Vale lembrar que é importante ficar atento, pois as plataformas gratuitas podem não atender com eficiência e qualidade às necessidades do seu negócio, causando transtornos para clientes e vendedores!  

Explore conteúdos para sua plataforma

explore-conteudos-para-ecommerce
Explore conteúdos para sua plataforma

Um e-commerce, além de ser uma loja virtual pode ser utilizado para o compartilhamento de conteúdos relevantes para seu público, como a descrição de um produto, formando assim um maior engajamento com seus clientes.

Isso poderá influenciar positivamente no ranqueamento da sua loja em sites de busca.

Imagine que, além de entrar no seu site para fazer uma compra, o cliente encontra disponíveis conteúdos relacionados ao produto que deseja comprar.

Isso pode fazer com que ele tenha ainda mais interesse pelo item ofertado.

Cultive sua imagem 

brand-awareness-trabalhar-marca-ecommerce
Trabalhe a marca

Tão importante quanto a plataforma escolhida, o layout do seu e-commerce deve ser apresentável e de fácil navegabilidade, de preferência dividido em setores.

Mas, deve se atentar ao segmento de atuação da sua loja. 

Busque estar sempre ativo no comércio digital, o mercado está em constantes mudanças.

Fique atualizado com as novas tecnologias e tendências do comércio online. 

Atendimento 

canal-de-atendimento-ecommerce
Seu próprio canal de atendimento

Ter o seu próprio canal de atendimento facilita para que seu cliente possa tirar dúvidas, dar sugestões e fazer questionamentos para feedbacks futuros.

Por isso, vale a pena investir em empresas de atendimento, já que o seu produto estará disponível para compra a qualquer momento. 

Parceiros 

parceiros-ecommerce
Parceiros

Se você não tem parceiros de qualidade, então seu e-commerce não será bem sucedido.

Isso porque, se um dos seus parceiros, como fornecedores falharem, quem sofrerá as consequências será sua empresa. 

Por isso, saber com quem você trabalha é muito importante para seus negócios.

Busque parceiros de confiança e que atendam às suas necessidades, assim você terá sucesso no seu e-commerce. 

Vendas de assinaturas 

Uma boa dica na hora de criar seu e-commerce é utilizar a venda por assinaturas.

O modelo de assinatura facilita o trabalho de busca por novos clientes.

O benefício de receber regularmente produtos em casa atrai futuros clientes.

Logística

Quando o cliente compra um produto, ele quer a certeza de que seu produto chegará dentro do prazo.

Ter um e-commerce traz o desafio a sua empresa em atender as expectativas do cliente, se não, a imagem do seu negócio ficará fragilizada e as vendas cairão. 

O recomendando é avaliar de maneira antecipada as dimensões geográficas que sua empresa irá atender.

Caso for preciso, analise a entrega em regiões mais distantes. Deixando claro que existem limitações. 

Seja Objetivo

Sua loja precisa ser objetiva e direta ao apresentar sua proposta.

O cliente busca facilidade e comodidade, por isso, a possibilidade de se destacar com a proposta mais clara aumentará suas chances no mercado online. 

Defina o produto

Ter um e-commerce é muito importante para a empresa, mas não se iluda.

Muitas lojas acabam tendo prejuízos devido a diversidades de produtos que oferece.

Tenha foco em uma seção, como a venda de produtos específicos, como itens de corrida por exemplo.

Tenha planejamento financeiro

planejamento-financeiro-ecommerce
Planejamento financeiro

Para ter um bom e-commerce é preciso investir em seu produto. Saber o que será gasto para colocar sua loja online em funcionamento é fundamental. Por isso, despesas como, produção, armazenamento, envio de produtos aos clientes, certificado digital, estrutura e atendimento fazem parte de investimentos iniciais. 

Avalie e veja se sua empresa tem capital suficiente para criar seu e-commerce. 

Venda estratégica

É importante definir onde seu e-commerce irá operar, seja em  plataformas como marketplace ou através do seu próprio site. Ter sua própria loja aumentará sua autonomia de modificações e responsabilidades. Sendo a empresa responsável por estruturar, estimular o interesse do público e utilizar técnicas SEO para otimizar o site. Mas te dará autoridade de definir design, formas de pagamentos e disponibilidade de produtos. 

Serviço de segurança 

Sabendo que sua loja vai ter acesso direto aos dados dos clientes, como CPF, é preciso que tenham um sistema de segurança de qualidade para proteção dessas informações do e-commerce. 

Ter um sistema para impedir fraudes e detectar problemas com pagamentos é essencial. Além de SSL (Secure Socket Layer) para seguranças de dados do site.

Marketing 

marketing-digital-ecommerce
Marketing Digital

Para o negócio ter sucesso é preciso que seja feita a divulgação dos seus produtos. Na internet é do mesmo jeito, por isso, busque estratégias de marketing digital para atrair clientes e aumentar seu retorno financeiro. Estratégias como, SEO, redes sociais e Inbound Marketing são soluções a serem utilizadas no seu e-commerce.

Direito do Consumidor

A compra online traz muitas dúvidas e inseguranças para os consumidores.

Assim, para que seu e-commerce tenha mais credibilidade com seu cliente,  deixe claro os seus direitos e principalmente a política de troca e privacidade.

Como aumentar suas vendas no e-commerce

O preço nem sempre é o principal atrativo na hora de finalizar uma compra. Se o produto solucionar um problema do cliente, a probabilidade de venda é maior. Veja algumas orientações que vão contribuir para o aumento de suas vendas e diminuir possíveis rejeições de clientes.

Menu intuitivo 

Deixe o menu do seu site organizado, separe os produtos de acordo com sua categoria, como cor e tamanho. Facilitando o acesso e a procura do cliente pelo produto que deseja.

Produtos em destaque

Utilize destacar os produtos mais comprados ou até mesmo os mais visto pelos consumidores. Além de diminuir o tempo de procura, pode instigar o seu cliente a comprar um dos produtos em destaque. 

Descrição atrativa 

Faça uma boa descrição do seu produto. Quanto maiores as informações, o cliente terá mais confiança em seu e-commerce. Se possível, utilize imagens. Conhecer o que está comprando traz mais segurança ao cliente.

Avaliação 

Ter um espaço onde seu cliente possa deixar um comentário ou fazer uma avaliação é um poderoso gatilho para seu e-commerce. Na hora da compra, o consumidor poderá ir em busca de um feedback de outros clientes, o que pode refletir na decisão de compra.

Conteúdos relevantes

Produzir conteúdos relevantes irá complementar sua estratégia de marketing digital. Ter conteúdos que venham agregar valor na decisão de compra é importantíssimo para seu e-commerce.

Utilizar habilidades de copywriting te ajudará nisso. Tenha o objetivo de convencer o seu cliente, busque apresentar os benefícios que o cliente irá ter ao adquirir o produto. 

Tenha um programa de pontos 

Ter um programa próprio de pontos atrai os consumidores. Hoje, muitas empresas utilizam esse modelo, onde após a compra, o cliente acumula pontos que podem ser trocados por descontos ou novos produtos. Ter o sentimento de retorno faz dos consumidores  “clientes fiéis”. 

Ter o seu e-commerce traz diversas vantagens a sua empresa. Ter flexibilidade  de tempo, autonomia para definir o seu próprio layout e ter baixo investimento atrai empreendedores. 

O empreendedor que tem interesse em expandir os seus negócios para o mundo digital e criar o seu e-commerce, deve se manter atualizado às mudanças do mercado e principalmente no segmento da sua empresa. É importante se diferenciar no mercado, oferecer um serviço de qualidade e inovador, esses são os passos mais importantes para o sucesso do seu negócio. 

Para te ajudar no processo de criação do seu e-commerce e alavancar o seu negócio, a Izap conta com os melhores especialistas na área. Entre em contato conosco!

Izap é especialista em soluções para seu website
Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: