Saiba a diferença entre Inbound e Outbound Marketing e invista

Saiba a diferença entre Inbound e Outbound Marketing e invista

Quer saber qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing? Se sim, esse artigo foi feito pensando em você.

O Inbound e Outbound Marketing são duas estratégias de divulgação, que têm como principal objetivo destacar as empresas no mercado. No entanto, cada uma delas possui a sua particularidade. 

No texto de hoje, saiba de uma vez por todas (e sem rodeios) a diferença entre o Inbound e Outbound marketing. Assin, invista na melhor estratégia para o seu negócio. 

Vamos lá?

Diferença entre Inbound e Outbound Marketing – Inbound Marketing

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como “marketing de atração”, é uma estratégia que visa atrair o público através de conteúdo relevante. 

Ou seja, diferente da propaganda tradicional, as campanhas se baseiam na criação de materiais valiosos que agradam os leads (potenciais clientes).

A metodologia do Inbound se baseia em quatro pilares:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Encantar.

Percebe-se que a comunicação é indireta, privilegiando o diálogo com a audiência e oferecendo conteúdos segmentados.

Nesse sentido, ao invés de ter um material para merchandising, o inbound investe em blog posts, e-books, tutoriais, etc.

As principais vantagens do marketing de atração são:

1 – Menor custo

O custo para elaborar uma estratégia de Inbound é inferior em comparação ao Outbound. Isso ocorre porque a maioria das campanhas são feitas nos ambientes digitais, através de sites, blogs ou redes sociais. O que torna o investimento muito menor, no geral.

Isso é um atrativo para os empreendimentos que estão começando agora e não possuem um financiamento maior para investir em marketing. Dessa forma, conforme os resultados chegam, é possível orientar novas estratégias.

2 – Maior fidelização do público

Por trabalhar com conteúdo segmentado e informativo, a audiência passa a confiar mais no seu negócio. Quer dizer que o Inbound é uma estratégia que gera fidelização do público.

Afinal de contas, ao procurar por um sistema de segurança eletrônica, por exemplo, vamos dar preferência para uma empresa que demonstra credibilidade e que tem conhecimento no assunto.

3 – Alto ROI (Retorno sobre Investimento)

O ROI (Retorno sobre Investimento) costuma ser mais alto nas estratégias de Inbound Marketing. Muito disso, deve-se ao baixo investimento, aliado com o ótimo potencial de atração dos clientes.

Dessa maneira, fica mais fácil acompanhar os resultados das suas campanhas, principalmente para quem está começando a investir agora.

No entanto, uma desvantagem do Inbound Marketing é que os resultados são a longo prazo. Sendo assim, se a intenção é promover a venda de rótulos adesivos e o interesse da empresa é conseguir compradores rápidos, essa pode não ser a melhor estratégia.

Diferença entr Inbound e Outbound Marketing – Outbound Marketing

Outbound Marketing

Já o Outbound Marketing é o velho conhecido “marketing tradicional”. Isto é, a estratégia que trabalha com o anúncios de produtos e serviços através de propagandas. Como comerciais na televisão, jornais e ligações de telemarketing.

Atualmente, há muitas dificuldades para adotar essas campanhas. Principalmente na internet, com os filtros de spam e bloqueios de telefone. Além do mais, o público se tornou menos receptivo às propagandas invasivas.

Contudo, as pessoas continuam consumindo produtos midiáticos. É frequente vermos, por exemplo, outdoors que anunciam serviços de mão de obra terceirizada, bem como publicidade de produtos.

Além disso, o outbound se modernizou, sendo visto em campanhas no Facebook Ads, em que é possível direcionar os conteúdos publicitários para um público altamente segmentado, ou seja, que realmente tem interesse na sua empresa.

Mesmo com o crescimento das estratégias de Inbound, o Outbound também oferece muitas vantagens aos negócios, em especial no que diz respeito ao curto prazo de retorno. Afinal de contas, a estratégia permite a atração de leads logo no momento da prospecção.

Contudo, vale ressaltar que o investimento em outbound marketing costuma ser um pouco mais caro. Ainda mais para a divulgação nas mídias tradicionais, como a televisão.

Qual a melhor estratégia para investir?

Qual a melhor estratégia para investir?

Não há uma resposta certa para essa pergunta. Tudo irá depender dos objetivos do seu negócio e da capacidade de financiamento de campanhas de marketing, já que esse é um fator que pesa bastante no planejamento.

Portanto, a dica é avaliar as necessidades da sua empresa e, se possível, combinar o Outbound e o Inbound marketing para os melhores resultados.

Fazer um planejamento de marketing não é uma tarefa tão simples, visto que é preciso considerar as particularidades de cada negócio para orientar a melhor estratégia.

O artigo de hoje buscou trazer algumas características do Inbound e do Outbound Marketing, para ajudar as empresas nesse processo de escolha e, com isso, alcançar um ótimo desempenho com as campanhas de divulgação.

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor Convidado :

O nosso blog utiliza cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o blog, confirma que aceita a sua utilização.