O e-mail marketing continua vivo em 2020

No mundo digital, cada ano que se inicia promete vir com novas tendências, inovações que visam melhorar a vida das pessoas e também novas ferramentas que auxiliam as empresas a se comunicarem melhor com seu público.

Em 2020 não será diferente, muitas ferramentas ficarão obsoletas e outras ainda serão eficientes e relevantes para a área de marketing digital.

O e-mail marketing é uma dessas ferramentas que está se mantendo firme e forte através das décadas, mesmo sendo uma das formas mais antigas de uma empresa se comunicar com seus clientes.

Mas será que em 2020 o e-mail marketing continuará sendo relevante e eficaz nas estratégias de marketing da sua empresa?!

Continue lendo este artigo que vamos mostrar para você o que e-mail marketing continua sendo uma forte tendência para 2020 e que continua sendo uma excelente ferramenta de vendas.

O que é o e-mail marketing

Basicamente, o e-mail marketing é uma estratégia de Marketing Digital onde a premissa é entregar e-mails para um público segmentado, conhecida como sua lista de contatos.

Apesar de ser considerado por muitos como uma forma de receber spams e mensagens invasivas, as inovações tecnológicas de automação vêm mudando a maneira como os e-mails são enviados, pois permitem que as mensagens cheguem apenas nas pessoas certas.

Por isso as empresas estão cada vez mais usando o e-mail como uma ferramenta de se relacionar com seu público de forma mais humanizada e personalizada.

As tendências do e-mail marketing para 2020

Apostar no e-mail marketing em 2020 é uma das melhores decisões que você pode tomar, pois através dele sua empresa alcança todas aquelas pessoas que deram permissão para se comunicar com elas de forma personalizada e através de um único disparo.

Aliás, a personalização é a chave para o sucesso de sua estratégia de e-mail marketing. Por isso, o seu conteúdo deve ser bem pensado e planejado para conseguir se alinhar com as expectativas do seu público.

Parece complicado, mas planejando direitinho você consegue elaborar uma segmentação focada nas necessidades de cada persona, criando assim uma comunicação mais relevante e assertiva.

Uma estratégia de e-mail marketing, bem elaborada, proporciona um diferencial para sua empresa, com um custo baixo e uma rentabilidade alta. Além disso, é fácil de acompanhar as métricas geradas, permitindo planejar melhor a sua estratégia e fazer o seu negócio escalar.

Vamos mostrar algumas tendências do e-mail marketing para 2020, que ajudarão você a criar uma conexão melhor com seu público.

Conheça as tendências de e-mail marketing 2020
As tendências do e-mail marketing para 2020

1. Humanizar

A facilidade de envio de e-mails que as tecnologias de automação trouxeram se tornou uma grande vantagem para as empresas, pois se perde pouco tempo para o envio das mensagens para toda a lista de contatos.

Porém, isto também trouxe uma desvantagem que foi a criação de mensagens despersonalizadas, que não criam a conexão esperada com o cliente.

A humanização das mensagens é fundamental para uma aproximação maior entre sua empresa e seu público, pois isto permite que os usuários sintam que há uma conexão real e, não apenas, uma tentativa de vender produtos ou serviços.

Isto incentiva a comunicação porque os usuários respondem com maior facilidade a mensagens personalizadas, permitindo a construção de uma conexão mais profunda e emocional com seu público.

Uma das melhores maneiras de humanizar suas mensagens de e-mail marketing é seguir três pontos que são importantes quando falamos de conexão com pessoas: ética, emoção e empatia.

Quando você adota algum desses pontos em suas mensagens, é muito difícil alguém não notar e não ficar mais confortável para ler o conteúdo de um e-mail.

Quando falamos em ética, falamos em um dos requisitos mais importantes para se ter um negócio saudável, pois esse ponto será levado em conta na hora que seu público for fazer negócios com sua empresa.

Alinhar a ética a toda a sua estratégia de e-mail marketing é fundamental porque se torna um diferencial em relação à concorrência, mesmo que o retorno seja um pouco mais demorado, mas no final os usuários sempre escolhem uma empresa séria para fechar uma compra.

O segundo ponto importante para incluir em sua estratégia de e-mail marketing é a emoção, pois é ela que incita a percepção do usuário, e isso pode abrir as portas do relacionamento com os clientes.

Usar a emoção em suas mensagens as tornam diferenciadas e dá um toque pessoal no processo de compartilhamento de informações. E isto pode ser o diferencial para o sucesso de seu negócio.

Uma abordagem emocional mostra ao cliente que você se importa em ter uma conexão mais pessoal e isto é relevante para o cliente na hora da compra.

O terceiro ponto relevante que você pode inserir em suas mensagens de e-mail marketing é a empatia, pois ela cria uma conexão com seu público-alvo.

Essa conexão consiste em sua empresa se colocar no lugar do cliente, pensando na melhor forma de ajudá-lo no seu problema, e auxiliá-lo a tomar a melhor decisão para solucionar esse problema que pode ser adquirir seu produto.

Quando você se coloca no lugar do cliente, passa a criar conteúdos que vão além de mostrar as vantagens e soluções da sua empresa, você deve criar conteúdo que é relevante para o dia-a-dia do cliente.

Quando você passa informações úteis que as pessoas possam usar na vida delas, mostra que sua empresa não está apenas interessada em vender algo, mas em manter uma relação com elas.

Comunicação via e-mal marketing
Segmente o seu público para se comunicar via e-mail marketing

2. Segmentar

Segmentar sua lista de contatos é fazer uma triagem de objetivos comuns de suas personas, criando uma sintonia entre o problema que elas precisam resolver e o que sua empresa pode oferecer. Isto gera engajamento e chama a atenção dos seus clientes.

Existem vários tipos de segmentação que podem ser feitos:

  • Idade – aqui a chave é a comunicação tendo como base a faixa etária da persona.
  • Gênero – saiba o que é relevante para homens e mulheres que estão na sua lista, mostrando as vantagens e diferenciais para cada gênero.
  • Profissão – mensagens criadas com base em cargos, salários e tipos de negócios pode ser relevante para iniciar um relacionamento com sua persona.
  • Preferências – conhecer as preferências de suas personas permite uma personalização mais eficiente de seu conteúdo de e-mail marketing.

O importante é que sua empresa consiga reunir o máximo de informações relevantes de suas personas, pois isto permite que sua estratégia de marketing tenha mais chances de sucesso.

3. Interagir

Uma tendência para o e-mail marketing em 2020 é o uso de conteúdo mais interativo, onde as pessoas se identifiquem e sintam vontade de ver do que se trata.

Para isto, sua estratégia pode incluir imagens, passando as informações que você quer através de um infográfico, por exemplo.

Este tipo de conteúdo é sempre bem objetivo e criativo, o que o torna mais atraente para as pessoas que lêem a mensagem.

Outra forma de interagir com seu público é criar mensagens de voz para os e-mails, pois cada dia que passa as pessoas têm menos tempo para ler textos, mas podem ouvir um conteúdo enquanto fazem outras tarefas.

Lista de contatos e-mail marketing
Gere confiança com a sua lista de contatos (leads)

4. Gerar confiança

Uma das melhores estratégias de marketing é gerar confiança no seu público e para isto o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa.

Ao pensar em uma estratégia de conteúdo para seus e-mails, é importante imaginar que uma relação deve ser construída, não importando o tempo que leve, mas com objetivo de ser sólida.

Para isto acontecer, você deve ter em mente que os seus potenciais consumidores devem adquirir os seus produtos no tempo deles, quando eles acharem que estão prontos para isto.

É um erro forçar ou dar um empurrãozinho para que isto aconteça, pois as pessoas percebem este tipo de coisa e a confiança delas na sua empresa pode ser abalada.

5. Pensar em mobilidade

No mundo agitado em que vivemos, a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo com os seus celulares na mão, vendo todo o tipo de conteúdo, incluindo os e-mails.

Por isto, uma tendência forte para 2020 é pensar em um conteúdo aprimorado para mobile em seu e-mail marketing.

Mesmo que a maioria das plataformas já disponibilize a otimização dos e-mails para o meio mobile, o seu conteúdo deve ser pensado para que a experiência do usuário seja positiva e de fácil leitura.

Usar layouts minimalistas e textos que já falem do que se trata o conteúdo são importantes, pois permitem que as pessoas entendam a mensagem com rapidez.

Conclusão do artigo
Conclusão sobre tendências de e-mail marketing para 2020

Conclusão

Muitos pensam que o e-mail marketing está com os dias contados, mas isto está longe de acontecer. Esta ferramenta permite uma conexão mais próxima com as pessoas do que todas as outras, pois a comunicação é feita diretamente com cada uma delas.

O investimento da sua empresa em uma estratégia que inclua humanização, segmentação, interatividade, resulta em mais engajamentos e gera mais confiança nos possíveis consumidores de seus produtos ou serviços.

Em resumo podemos dizer que a tendência para o e-mail marketing em 2020 é tratar as pessoas como pessoas e não como números. Personalize o máximo possível seu conteúdo para que o relacionamento com suas personas seja sólido e real.

E, se você quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo no marketing digital, siga nosso blog.

Compartilhe o post:


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: