Entenda os fatores mais importantes para vender online

O processo de decisão de compra do consumidor mudou consideravelmente nos últimos anos. Atualmente, os consumidores realizam uma pesquisa extensa pela internet antes mesmo de fazerem seu primeiro contato com um vendedor.

Descubra como vender online
Entenda os fatores mais importantes para vender online?

Isso também mudou os meios preferidos que o consumidor utiliza para fazer suas compras. Se antes era preciso se deslocar até uma loja física para conhecer e comprar um produto, hoje é possível ver todas as informações sobre o item online e, ainda, comprá-lo sem sair de casa.

De acordo com uma pesquisa do Google, a previsão é de que em cinco anos o comércio online dobre o número de vendas. Isso significa que vamos passar de uma participação no faturamento do vareja de 5,4% em 2016, para 9,5% em 2021.

E para que você também pegue uma fatia desse bolo, é preciso se adaptar às necessidades do consumidor 3.0. Pensando nisso, separamos hoje uma lista com os principais fatores que você deve considerar para ser bem-sucedido na hora de vender online. Acompanhe!

Loja online

Existem muitas maneiras de vender online. Você pode ter um blog e deixar nele um formulário para entrarem em contato ou pode expor seus produtos nas redes sociais e deixar um telefone para que os interessados comprem.

Porém, nenhum desses modelos é tão efetivo quanto possuir uma loja online. Com ela, você poderá anunciar seus produtos e permitir que o consumidor faça pedidos online, sem nem mesmo ter que entrar em contato com você. Isso facilita e agiliza o processo.

Criar uma loja pode não ser tão simples, mas felizmente hoje podemos contar com algumas ferramentas que cabem no bolso e facilitam nossa vida. Os benefícios são muitos, começando pelo fato de que você ganha uma proximidade maior com o cliente, aumenta o alcance da sua marca e acrescenta transparência ao negócio.

Como começar a vender online
A experiência de compra deve ser levada em consideração quando começar a vender online

Experiência de compra

O consumidor de hoje está interessado não só em comprar produtos, mas em ter uma experiência de compra realmente excepcional. E se em lojas físicas os seus concorrentes se resumiam às lojas regionais, no meio digital eles são mundiais.

Isso significa que a concorrência está somente a um clique de distância e que, se você quiser mesmo captar a atenção do consumidor, precisa pensar em como oferecer a melhor experiência e agregar valor ao preço dos seus produtos.

O básico é oferecer produtos de qualidade, com uma boa embalagem e dentro do prazo de entrega. Mas você também pode, por exemplo, compartilhar conteúdo útil e relevante com o consumidor, ajudando-o no seu dia a dia.

Outras ideias podem ser a oferta de algum brinde, frete grátis ou benefício que faça com o que os preços pareçam mais “justos” e que a experiência de compra seja algo de que o cliente realmente se lembre.

Redes sociais

Praticamente nenhum negócio hoje sobrevive sem as redes sociais. Elas servem para aproximar as marcas do usuário, além de serem canais de venda bastante efetivos.

Além de ter uma página nas redes sociais ativa — se quer saber quais, procure conhecer mais quem é sua buyer persona — é interessante utilizar as ferramentas que ela disponibiliza para incrementar as vendas.

O Facebook, por exemplo, oferece a opção de criar grupos e eventos que podem ser utilizados para conversar com quem realmente quer te ouvir e apresentar seus produtos para uma audiência interessada em comprá-los, ou seja, já numa fase mais avançada do funil de vendas.

Fidelize clientes para vender online
Trabalhe para fidelizar o cliente, assim, vender online será mais prazeroso

Fidelização

Quem lida com Marketing Digital já há algum tempo está cansado de saber: fidelizar clientes custa bem menos do que conquistar novos. E clientes fiéis são aqueles que voltam, compram mais e ainda te indicam para seus círculos sociais. Quem não quereria isso, não é mesmo?

A fidelização é uma estratégia essencial para qualquer um que queira vender online. Parte dela está relacionada com a experiência de compra — da qual já falamos — e que ajuda a fidelizar quem compra de você. Mas existem outras técnicas de fidelização que, sem dúvidas, não podem ficar de fora dos seus planos.

Transparência

Comprar online tem algumas desvantagens do que comprar em uma loja física, como, por exemplo, não poder ver de perto, pegar e sentir o produto que estamos buscando. O consumidor quer ter certeza de que seu dinheiro está sendo bem gasto e, por isso, é preciso manter o maior nível de transparência no seu negócio.

Oferecer o maior número de informações possíveis sobre o produto, além de imagens de qualidade, é essencial para fazer com que seu potencial cliente se sinta seguro o suficiente para fazer a compra.

Garanta que as informações do produto estejam bem destacadas nas suas páginas e sejam bem claras para o consumidor, evitando que haja surpresas indesejáveis na hora do recebimento.

Vender online com prazo de entrega
O prazo de entrega é fundamental para quem quer começar a vender online

Prazos de entrega

Por último, outro ponto que pode aparecer como problema na hora de fazer uma compra online é o prazo de entrega. Esse é um dos fatores que mais influencia no sucesso das suas vendas e é preciso ter uma política de entrega bem clara e efetiva antes mesmo de abrir seu negócio.

Seja claro com seus clientes sobre o prazo de entrega que você consegue atender, mesmo que ele seja longo. Assim, você evita de criar expectativas que não serão atendidas e que podem deixar o cliente bem insatisfeito e frustrado.

Outra dica essencial é oferecer mais de uma opção de entrega. O Correios possuem um sistema interessante e você pode contar com eles caso não possa arcar com uma transportadora.

É interessante que você tenha, pelo menos, uma opção mais cara e mais rápida e uma mais barata e mais longa, para que o consumidor se sinta livre para escolher o que preferir.

Para vender, não importa em qual nicho de mercado, é preciso manter o cliente satisfeito. Com essas dicas, certamente você conseguirá isso e estará no caminho certo para conquistar sucesso com suas vendas online!

E aí, curtiu nosso post? Está pronto para começar a vender online? Comente abaixo e nos conte suas dúvidas e experiências!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: