Estratégia poderosa de marketing digital em 5 passos

De acordo com estudos em gerenciamento de marketing digital feito pela Smart Insights, 46% das marcas não tem uma estratégia de marketing definida, enquanto 16% tem uma estratégia, mas ainda não colocou em prática suas atividades em marketing. Mas o lance é o seguinte: se você não tem um plano em ação, como que você espera crescer e inovar, medir resultados significativos e aprender com os erros do passado?

Não se preocupe com o ano seguinte ou o próximo mês e começar a elaborar um plano que vai otimizar seu desenvolvimento e alavancar seu objetivo. Nós selecionamos 5 dos mais importantes passos para você, responsável peas decisões e quer garantir que seus esforços em marketing crie um impacto verdadeiro no seu mercado.

shutterstock_134281370
Dê um 360 graus em toda sua estratégia de marketing digital e confira 5 passos poderosos cruciais para a sobrevivência de seu negócio.

1. Saiba o Que Você Quer (& Defina o Objetivo)

Seguir Seu Objetivo:

  • Defina seu principal objetivo/missão – sua missão no marketing digital deve encaixar no seu grande plano.
  • Responda essa pergunta: qual é o objetivo primordial que você quer que seus esforços em marketing digital alcancem (por exemplo, você quer um emprego numa empresa que vende peças de computadores online na Europa)? Essa é a sua missão.

Defina & Mensure seus KPIs:

  • Seja específico com seus KPIs, analisando seus esforços em marketing digital anteriores e garantir
  • Responda essa pergunta: qual é o objetivo primordial que você quer que seus esforços em marketing digital alcancem (por exemplo, você quer um emprego numa empresa que vende peças de computadores online na Europa)? Essa é a sua missão.

Defina & Mensure seus KPIs:

  • Seja específico com seus KPIs, analisando seus esforços em marketing digital anteriores e garantir
  • Seja realista com seus KPIs, analisando seus recentes esforços em marketing digital: isso vai garantir que você consiga aumentar seus resultados, enquanto também te ajuda você a driblar grandes expectativas.
  • Identifique um método para ajudar você a medir cada um de seus KPIs – por exemplo, você vai usar o Google Analytics para medir suas conversões.

2. Faça uma Análise do Passado (& Aprenda Com Seus Erros)

Você não tem (ou não deveria) passar por períodos conturbados. Analisar as suas estratégias de marketing digital (sucessos e fracassos) pode te ajudar a se concentrar em melhor definir seus KPIs para o seu negócio. Você, portanto, pode querer completar o passo 1 e 2 juntos!

shutterstock_360054383
Analisar os erros do passado nos traz muito aprendizado e nos ajuda a focar em criar novas estratégias para seguir crescendo seus resultados.

Escolha um período de tempo do qual você queira analisar (é melhor definir esse período de tempo mais ou menos no mesmo período de tempo ao qual você planeja a sua nova estratégia) – por exemplo, decidir o que você vai analisar, se é o primeiro ano, trimestre ou mês.

Como Analisar:

  • Determinar o período de tempo que você vai analisar e configurar seu calendário Google Analytics para coincidir com este período de tempo.
  • Tentar utilizar os relatórios de avaliação comparativa do Google na sua análise em comparar seu progresso com os de seus competidores.
  • Não esqueça de analisar a estratégia do seu competidor tambpém, criar uma planilha de análise de suas atividades online
  • Pergunte a si mesmo em intervalos regulares: tem alguma coisa que eu preciso analisar que eu não analisei antes, por exemplo, “deveria eu estar testando o tempo de minhas postagens (constância) ou os tipos de imagens que eu uso?
Fazer análises em cima de suas estratégia coloca você em posição de ver o que funciona e o que de fato não funciona, tudo puro e simples.
Fazer análises em cima de suas estratégia coloca você em posição de ver o que funciona e o que de fato não funciona, tudo puro e simples.

3. Lembre-se Com Quem Você Está Falando (& Fale a lingua deles)

Não deixe que seu plano leve embora as pessoas que você deseja alcançar. Você já sabe quem é a sua audiência (pelo menos nós esperamos que sim) mas as vezes a primeira coisa que um empreendedor digital pode esquecer é de configurar o KPI, orçamento para gastar e seleção correta de canais para a divulgação.

Você não deve cometer esse erro – não agora. Em vez disso você vai colocar seu público no centro de sua estratégia, atender as suas necessidades emocionais e satisfazer os seus desejos mais profundos. Como? Através da criação de objetivos bem específicos para suas personas pensarem bem de você, olha-lo com bons olhos, é claro.

Desenvolvendo Personas Úteis:

  • Comece com o básico a observe cada informação demográfica que você conhece sobre o seu público alvo – como idade, sexo e localização.
  • Agora vá um pouco mais a fundo e identifique os problemas em que você pode ajudar a sua persona resolver.
  • Aprofundar os seus desejos emocionais, objetivos, aspirações e medos e documentar todos os fatores que poderiam torná-los carrapato (pense sobre o seu consciente e desejos inconscientes).
  • Você pode mergulhar fundo nos relatórios de audiência da sua conta do Google Analytics para identificar as principais características da sua persona-alvo, como idade, sexo, carreira, etc…

4. Identificar o Seu Significado (& Mantenha o Seu Orçamento)

Três coisas são importantes para identificar seus significados: isso é todo seu orçamento, seus canais digitais e o seu time (ou pessoas). Isso é importante para guardar todos os recursos antes de decidir em o que mais você possa precisar em breve.

shutterstock_80833741
Manter seu orçamento e dar sentido para seus investimentos é necessário planejamento estratégico para ver mais além e antecipar decisões favoráveis para seu negócio.

Por exemplo, agora é o momento perfeito para criar audiência de que seus canais digitais existem e decidir que aonde quer que você vá ou queira chegar, você vai ter que terceirizar setores específicos do seu marketing digital e sempre que precisar designar orçamento para a contratação de 1 ou 2 pessoas.

Como Identificar o Seu Significado:

Seu Orçamento:

  • Definir seu principal orçamento em marketing.
  • Olhe para os dados históricos sobre o que funcionou antes (por exemplo, canais específicos que trouxeram leads qualificados a um baixo custo?)
  • Decida se você usará mídias pagas (por exemplo, Adwords ou anúncios pagos em redes sociais).
  • Alocar uma parte específica do orçamento para cada canal digital que pretende utilizar para a mídia paga (megullhar em suas análises vai te ajudar a avaliar os canais digitais mais rentáveis com o maoir alcance e converões pelo menor custo por clique).
  • Se um certo elemento de sua estratégia de mídia paga não está trazendo os resultados que deseja, revisitá-la e investir o valor do orçamento alocado para o canal que está trazendo os melhores resultados.

Seu Pessoal:

  • Olhe para o seu time atual e avaliar o que você é capaz de alcançar (ser realista no aqui e agora e garantir que ninguém vai trabalhar mais do que devia e acabar sobrecarregando a galera).
  • Identificar tudo o que você precisa para contratar mais pessoas e ver se você tem os meios de fazê-lo.
  • Cada um dos membros da equipe deve rever a sua atividade em marketing digital e debater algumas ideias para a sua estratégia futura (mais autonomia para seu empregado tem o seu papel, e assim ele cada vez mais se sentirá acolhido no seu novo plano).

Seus Canais:

  • Rever seus canais de marketing digital e decidir quais canais manter e se você gostaria de investir em quaisquer novos (isso depende de onde seus clientes estão e o tempo que você tem disponivel para ser bem sucedido com seu público alvo).
  • Articular de forma limpa o que cada canal digital está tentando alcançar.
  • Certifique-se de ter pelo menos um KPI anexado a cada um de seus canais digitais.

shutterstock_418658668
Seus canais de mídia tem sua parte mais do que fundamental para suas estratégia ser mostrada e vista por diversas pessoas e cabe a você decidir em quais investir e depois analisar quais deve manter e quais não!

5. Faça o Plano (& não se ater a ele)

Você criou um plano e não cumpriu com ele? Mas o que você quer de verdade? O pânico na gestão de tudo isso se instaura nos mais organizados empreendedores, então deixe explicar uma coisa para você: seu plano nunca vai ser perfeito de primeira e cada pressunção sua não é o que vai ser o correto para você acertar e chegar aonde deseja.

E, embora você tenha tomado todos os cuidados para criar um plano construído baseado em um conjunto de preposições e análises que você ainda não pode prever exatamente qual o comportamento do seu cliente. É, portanto, essencial continuar medindo e monitorando as performances de suas estratégias e mudar quaisquer elementos em que você acredita que fará a diferença.

Criando Seu Calendário Para Marketing Digital:

  • Tentar criar sua linha do tempo usando o Calendário do Google – esse meio faz você compartilhar com o seu time informações e permite que eles editem o que for necessário.
  • Destacar as principais campanhas que você criou e promover elas ao longo do ano e analisar o por períodos os seus resultados.
  • Documentar os canais digitais necessários para garantir o sucesso de cada campanha.

Reveja Sua Estratégia & Identifique as Mudanças Necessárias:

  • Criar um programa de mensuração e monitorar seus objetivos (isso deve ser definido pelos seus KPIs).
  • Verificar o sucesso dos elementos individuais da sua estratégia em intervalos contínuos.
  • Se algo não está funcionando (ou seja, você não está conseguindo os KPI’s que você esperava), o ideal é isolar os diferentes elementos e tentar identificar o que não está funcionando, por exemplo, pode ser o horários dos posts (manhã, tarde e noite), ou as chamadas e imagens que você usa em seus anúncios?).
  • Reveja suas análises anteriores, personas e orçamento para tentar algo novo.
  • Definir um KPI limpo e definido para o seu empreendimento.

Você vai aprender a criar estratégias, orçamento, selecionar os canais digitais corretos e analisar o desempenho de suas campanhas.

Valeu!
Felipe Mandeli

Fonte: digitalmarketinginstitute.com

Compartilhe o post:


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: