Funil de vendas: como é aplicado no Marketing digital

Todos os empreendedores, sem exceção, compartilham o mesmo sonho: ter uma grande quantidades de clientes comprando seus produtos e serviços.

Afinal de contas, é justamente os clientes que trazem o faturamento esperado para que a empresa possa direcionar seus investimentos da melhor forma e se desenvolver no mercado de maneira sustentável.

Mas para que possa ser possível aumentar as vendas e o número de clientes, é preciso primeiro de tudo entender como funciona cada etapa de venda.

Vamos concordar em uma coisa: é muito raro um cliente comprar seu produto ou serviço sem conhecer ou se interessar pelo mesmo.

Há uma grande possibilidade dele procurar informações pelo produto, ouvir opiniões ou até mesmo entrar em contato com a própria empresa para tirar suas dúvidas antes de comprar.

O Marketing de Vendas facilita a jornada do cliente
O funil de vendas facilita a jornada do cliente

Pense que você vende oxigênio medicinal, por exemplo. Quantos questionamentos ele não deve ter sobre seu produto?

É por isso que o funil de vendas serve para que os gestores possam monitorar cada etapa de venda que a empresa possui com seus clientes. 

Quer saber mais sobre ele e como ele é aplicado? Então continue nos acompanhando! Vamos lá?

O que é o funil de vendas

De forma básica, o funil de vendas, ou também conhecido como Pipeline, se trata do processo de acompanhar e gerenciar todos os momentos das etapas de compra de um lead, ou um potencial cliente interessado em seus produtos ou serviços.

O funil de vendas tem como finalidade criar e desenvolver estratégias diferentes para cada etapa de compra.

Ou seja, é a implementação de ações tomadas desde que o lead teve seu primeiro contato com a empresa, até o momento de realizar uma compra e se tornar consumidor.

Muitas das vezes, o funil de vendas também é incrementado após o cliente fechar a venda da empresa, com o intuito de impulsionar uma recompra e transformá-lo em um consumidor fidelizado e que recomende sua empresa para outras pessoas.

Se você tem uma empresa que fornece ventilador umidificador industrial, por exemplo, é muito importante saber com clareza quem é se público e qual seu comportamento para comprar seu produto, antes de aplicar estratégias de funil de vendas.

Como aplicar o funil de vendas em sua empresa

Para que seja possível aplicar as estratégias de funil de vendas em seu negócio, é essencial que a empresa faça uma separação de cada etapa. 

Relacionamento próximo
Seguir as etapas do funil de vendas é muito importante

Normalmente, essa divisão é feita em 3 etapas. Veja abaixo:

Topo de funil

Nesta fase, o lead acabou de conhecer a empresa, no entanto, ainda não possui conhecimento de todos os seus produtos e serviços. 

Afinal, ele ainda não está totalmente interessado.

Meio de funil

Aqui, o lead começou a se interessar, pois percebeu que sua empresa pode solucionar as suas necessidades.

Ou seja, o lead acabou de reconhecer um problema e está buscando formas de solucioná-lo.

Fundo de funil

Por fim, nesta fase o lead já está decidido em comprar o determinado possível produto ou serviço. A única questão é a empresa com quem ele irá escolher.

É nesta etapa que a empresa deve elaborar campanhas mais estratégicas e mostrar quais os benefícios o lead pode ter se realizar a compra com o negócio!

Por fim, essas etapas são essenciais em qualquer segmento, desde indústrias, prestadoras de serviços como manutenção de elevador, até agências de publicidade. 

O que irá diferenciar sua empresa são as estratégias aplicadas em cada uma das etapas. 

Tenha uma boa comunicação e invista em marketing digital para alcançar mais clientes e obter sucesso em sua jornada!

Agora que você já sabe tudo sobre o funil de vendas e como é possível implementá-lo em seu negócio, o que está esperando para aplicar em seu próprio negócio? 

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Soluções Industriais  é a maior plataforma b2b industrial para compradores do Brasil. O portal SOLUÇÕES INDUSTRIAIS tem por objetivo facilitar o contato entre as indústrias e os seus clientes em potencial, além de mantê-los atualizados com as inovações e as últimas notícias sobre o mercado industrial.


Compartilhe o post:

Tags: ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: