Geração de tráfego qualificado: por que isso é tão importante?

A geração de tráfego qualificado é uma das ações que melhor filtram as pessoas que se relacionam com o seu negócio. Ela é a responsável por separar do tráfego comum (o total de visitantes únicos que acessam o seu site) o público interessado nos seus conteúdos e/ou ofertas.

Importância da geração de tráfego
Geração de tráfego qualificado: por que isso é tão importante?

A ideia dessa prática é facilitar a sua vida e melhorar suas taxas de conversão. Sim, você não precisa ter, por exemplo, 30 mil visitantes únicos mensais em seu site, sendo que apenas 1.500 pessoas estão, de fato, interessadas no que você tem a oferecer. Em vez disso, você pode restringir, ou melhor, qualificar o seu alcance para 10 mil e manter a mesma quantidade de interessados. A audiência é menor, porém é mais segmentada.

Um cenário parecido poderia ser associado a uma loja física. Seria mais simples para os vendedores se eles pudessem atender 50 pessoas e vender para 20 do que atender 150 e vender para 30. O aproveitamento é maior e os esforços e o tempo gasto são menores.

Por isso, no texto de hoje, você verá a importância de conseguir uma audiência qualificada. Ao final, separamos 3 dicas para atrair esse tipo de tráfego. Acompanhe!

Geração de tráfego qualificado ajuda a fortalecer a sua marca

Quando você passa a se comunicar para uma audiência mais segmentada, a tendência é que haja uma identificação maior do público com a sua marca. A linguagem, os conteúdos e as ofertas são voltadas para os problemas e objetivos desses consumidores, o que gera neles uma sensação de pertencimento e acolhimento.

Para a sua marca, isso é ótimo. As pessoas passarão a ver nela uma representação de quem se dispôs a ajudá-las, a tratar das suas dúvidas e a propor soluções que resolvam as suas dores.

À medida que esse público qualificado começar a se engajar com os seus conteúdos, mais fortemente a sua marca será associada a valores como credibilidade, confiabilidade e autoridade no seu mercado. Isso gera um ganho de reputação importante não só para fortalecer sua imagem, como também formar uma base mais consistente de leads e potenciais clientes.

Geração de tráfego para vender mais
A geração de tráfego ajuda a vender mais

Faz você vender mais

Seguindo a ideia de uma comunicação mais segmentada, as suas chances de impulsionar as vendas são maiores. Isso porque partimos do princípio de que haverá mais empatia com o público, mesmo que ele seja menor.

Vamos facilitar o entendimento: imagine que você venda um produto voltado, em grande parte, para o público feminino. Sem focar tanto na geração de tráfego qualificado, a sua lista de e-mail, com 5.000 contatos, é dividida em 4 mil mulheres e 1 mil homens.

A participação masculina talvez não seja tão interessante para você, mas os homens continuam se cadastrando em sua lista porque os seus conteúdos não estão assertivos o suficiente para as mulheres. Com um ajuste na sua estratégia de marketing, focando ainda mais no público feminino, poderá haver uma redução na lista ou um crescimento menor, porém mais qualificado.

Em longo prazo, além de uma predominância feminina maior, você criará mais oportunidades de negócio, pois as mulheres se sentirão mais identificadas com os seus conteúdos, produtos e serviços.

E faz vender melhor

Uma audiência qualificada é capaz de gerar clientes mais qualificados. As pessoas que chegarem à fase de decisão de compra terão mais conhecimento sobre a oferta que pretendem adquirir. Isso pode levar a melhores vendas e com um ticket médio maior, já que as compras serão balizadas mais pela proposta de valor do produto do que pelo preço ou comodidade.

Geração de tráfego com organziação
Gera maior controle sobre a gestão de leads e clientes

Gera maior controle sobre a gestão de leads e clientes

Com um tráfego ou uma lista de e-mails mais homogênea, torna-se mais simples gerir a condução desse público pelo funil de vendas. Com perfis mais parecidos de prospects, leads e clientes, suas estratégias de marketing e vendas tendem a seguir uma linha mais específica. É mais fácil porque você sabe exatamente com quem e o que falar.

Uma lista menor, por exemplo, é mais fácil de ser analisada, especialmente se ali estiverem apenas pessoas com potencial de compra. Já quando a audiência se espalha muito, fica mais difícil de criar mecanismos para atrair esse público.

Reduz o custo de aquisição de clientes

O CAC, como essa métrica também é conhecida, é resultante da divisão do investimento total em marketing e vendas pela quantidade de clientes adquiridos. Na internet, assim como no mundo offline, quanto maior for o alcance necessário, maior será a sua concorrência e mais você precisará investir. Logo, se você pagar para promover suas ofertas ou conteúdos para uma audiência bem segmentada, menores serão os custos. Os retornos, por sua vez, ficarão maiores.

Por exemplo: no Google Adwords, as palavras-chave com maior volume de busca geralmente possuem lances mais altos e concorrências mais acirradas. No entanto, elas são mais abrangentes e estão mais sujeitas a atrair uma maior quantidade de pessoas desinteressadas nas ofertas anunciadas. Já uma palavra-chave mais longa pode ter um volume de busca menor, porém com investimentos e disputas também menores, ao passo que a audiência se torna mais qualificada.

Com isso, a evasão e o desperdício de dinheiro são menores. Os recursos e esforços são orientados de forma mais eficiente, garantindo mais retorno para cada real aplicado.

Como fidelizar clientes com geração de tráfego
Geração de tráfego para fidelizar clientes

Fidelizar clientes

Se durante toda jornada, até o fechamento das vendas, você focou no relacionamento com uma audiência qualificada, então a fidelização dos clientes se torna um caminho quase que natural.

O relacionamento na fase pós-venda pode ser considerado um modo mais avançado e simplificado de geração de tráfego qualificado. Isso porque não há mais o público interessado e o desinteressado, mas apenas os clientes, pessoas que transformaram o interesse em suas ofertas e conteúdos em compra.

Para a sua marca, agora, o objetivo é manter essa boa interação para conseguir indicações e reter os clientes. A diferença é que você precisa se voltar para novas necessidades dos seus compradores, como aproveitar melhor o produto ou serviço adquirido.

3 estratégias importantes para gerar tráfego qualificado

1. Crie personas para o seu negócio

Se o tráfego qualificado é formado por pessoas interessadas em seu negócio, então nada mais evidente do que elaborar as suas próprias personas. Elas são representações semifictícias do seu público-alvo e servem como referência para as suas estratégias de marketing e vendas, incluindo a produção de conteúdos, a gestão e nutrição de leads, etc.

Geração de tráfego com conteúdo
Produza conteúdos valiosos e segmentados

2. Produza conteúdos valiosos e segmentados

Sabendo para quem você quer se comunicar e vender, é a hora de criar os métodos de atração das suas personas. O Marketing de Conteúdo é a principal estratégia nesse contexto, pois ela se baseia justamente na produção de materiais relevantes, como textos, vídeos e E-books, para suprir as necessidades de uma audiência específica.

Essa metodologia busca engajamento, criação de percepções positivas para a marca e geração de oportunidades de negócio. Enfim, quase tudo o que você precisa para vender para um público qualificado.

3. Não publique nada sem antes cuidar do SEO

Quase tudo porque você também precisa otimizar os seus conteúdos e ofertas para os motores de busca. É por meio do Google e outros buscadores que a “mágica” do tráfego qualificado acontece.

Por exemplo: quando você define a palavra-chave “ração para cachorro filhote” para um artigo ou página de produto, então somente as pessoas que digitarem no campo de busca do Google a mesma coisa ou algo muito próximo serão impactadas. Aqueles que procurarem por ração para gatos ou para cachorros adultos terão mínimas chances de serem atingidos — o que pode ser melhor, já que dificilmente se identificarão com o conteúdo.

A principal sacada da geração de tráfego qualificado é tirar do alvo os consumidores que não possuem interesse em suas ofertas. Não se trata de uma redução do seu alcance, mas, sim, de uma otimização em que os seus esforços se voltam apenas para as pessoas que interessam.

Se você entendeu como a geração de tráfego qualificado pode trazer melhores negócios, então precisa ver o nosso E-book Como obter melhores resultados com ferramentas de automação de marketing. Baixe-o gratuitamente para ver como construir uma máquina inteligente e escalável de geração de leads e vendas.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: