Gerencie os seus Leads

Um estudo realizado por Chet Holmes, autor do livro “The Ultimate Sales Machine”, mostrou que apenas 3% do seu público alvo está disposto a comprar o produto ou contratar o serviço no exato momento que procura por fornecedores. Esses leads merecerão atenção especial da sua equipe comercial.

Enquanto que de 6% a 7% representam pessoas que estão dispostas a conhecer melhor a sua empresa, as marcas e produtos que ela oferece e os benefícios de suas propostas. Esses leads são da equipe de marketing.

Praticamente 90% das pessoas não estão interessadas na sua empresa ou acreditam não estar precisando dos serviços que você oferece. Então, tenha em mente que uma boa gestão de leads aliada com estratégias e planejamentos de marketing digital podem ampliar significativamente a reputação, reconhecimento e a lucratividade do seu negócio.

Gerencie os seus leads
Gerencie os seus leads

Antes do primeiro contato ser feito, este potencial consumidor terá um comportamento bem comum para boa parte dos segmentos de mercado:

  1. O cliente toma conhecimento de uma necessidade ou problema a ser resolvido
  2. Demonstra interesse na solução
  3. Sonda sua empresa e a de concorrentes do seu segmento
  4. Compara e avalia seus produtos e serviços oferecidos
  5. Estabelece o primeiro contato

Geralmente o primeiro contato é feito através do site do seu negócio, portanto otimize a sua página na web com o auxílio de sites de busca (como o Google).

Investir em links patrocinados é uma boa ideia, pois favorece o posicionamento do seu site nos resultados de busca.

Depois que o primeiro contato foi feito, você precisará gerenciá-lo, para transformar esse lead em um cliente comprador. Aqui vão algumas dicas:

  • Seja rápido nas respostas

Independente da forma como foi feito o contato, não demore para responder a solicitação de contato de um lead. Lembre-se: assim como ele chegou à sua empresa, ele também poderá chegar em seus concorrentes.

  • Retorne o contato por telefone

Sempre que possível, retorne o contato com uma ligação telefônica. Se inicialmente não tiver o telefone dele, peça em uma troca de e-mail. Ligações demonstram interesse no atendimento, e pode representar um grande passo para a conversão.

  • Compartilhe informações com sua equipe de vendas

Capacite a sua equipe de vendas para que todos possam atender de forma uniforme a este Lead. Não corra o risco de perder um cliente potencial se por acaso você não tiver condições de atendê-lo em um determinado dia ou horário.

  • Faça as perguntas certas

Monte um roteiro de perguntas para auxiliar ambas as partes durante o primeiro contato. Além de fazer as perguntas certas, tenha a certeza de que está entendendo as necessidades do Lead. Informações corretas representam soluções corretas!

  • Continue a conversa por e-mails informativos

Programe a sua ferramenta de e-mail marketing para enviar vários e-mails persuasivos e de forma automática para os leads. Lembre-se: eles avaliam diversos detalhes, inclusive a capacitação da sua empresa (e dos concorrentes também).

  • Visite seu cliente

Aproxime o relacionamento. E-mails e redes sociais não substituem uma visita presencial e uma boa reunião de negócios.

Espero que com essas dicas você consiga gerenciar os seus Leads e impulsione o seu negócio. Até a próxima.

Fonte: Estratégia Digital

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: