As Melhores Ideias de Bio para Instagram para Você se Inspirar (Com Dicas Extras)

Antes de falarmos sobre ideias de bio para Instagram, responda uma coisa: Você sabe, de fato, qual é a importância da biografia para quem quer crescer na internet?

Muitos acreditam que se trata apenas de um “campo a ser preenchido”. Isso é um erro! Quando entramos na página comercial de uma companhia, quais são as primeiras coisas que vemos?

Os números, a foto de perfil e, logo abaixo, aquela pequena descrição que pode mudar o jogo.

Se parece dramático é porque queremos enfatizar a importância de ter uma bio bem feita. Não subestime o poder que esse pequeno espaço de caracteres pode fazer por você.

Vamos falar melhor sobre isso? 

Aqui você irá aprender:

  • Bio para Instagram: Que diferença faz?
  • Como Ter Boas Ideias de Bio para Instagram Colabora para o seu Marketing de Conteúdo
  • Melhores Práticas na Hora de Ter Ideias de Bio para Instagram:
  • 6 Ideias de Bio para Instagram: Sugestões para Você se Inspirar
  • O que Você Precisa ter em mente além de boas Ideias de Bio para Instagram…

A Bio para Instagram: Que Diferença Faz?

 

 

 

 

 Ideias de Bio para Instagram - Bio para Instagram: Que Diferença Faz?
Bio para Instagram: Que Diferença Faz?

Como você deve saber, a “bio” do Instagram na verdade é uma abreviação para “biografia”. E tem como objetivo descrever aquilo que a sua empresa faz e o que ela já fez.

Da mesma forma, ela diz ao cliente ou possível cliente como você pode resolver a sua dor.

Apesar do nome “biografia” remeter a um livro grande que conta a vida de alguém, a bio do Instagram conta com apenas 160 caracteres.

Como fazer a diferença em poucas palavras? Bem, você precisa ter um pouco de criatividade, é verdade, mas não só… Existem alguns “macetes” que podem ajudar.

Em perfis comerciais, a maior parte das bios tem algumas informações “padrões” que podem servir com um norte para quem não sabe ainda o que inserir lá. Tais como:

  • Ramo de atuação;
  • Descrição breve do que a sua empresa faz;
  • Números relevantes, prêmios, reconhecimento público;
  • Site oficial – muito importante! e formas de contato rápido. Quando se aplicar, endereço e telefone também devem estar ali;
  • Link levando para uma Página externa com vários destinos (quando houver).

A bio é onde você pode inserir um link clicável. 

É, na verdade, além do Stories, o único momento no orgânico em que o Instagram permite que os usuários levem outros usuários “para fora” da rede social.

Ou seja, se é literalmente a sua chance de brilhar, logo, não vá desperdiçá-la. Uma vez que se trata de um espaço personalizável, ele pode dialogar com a sua estratégia de marketing.

Como Ter Boas Ideias de Bio para Instagram Colabora para o seu Marketing de Conteúdo

Como Ter Boas Ideias de Bio para Instagram Colabora para o seu Marketing de Conteúdo
Como Ter Boas Ideias de Bio para Instagram Colabora para o seu Marketing de Conteúdo

Como acabamos de falar, a bio pode ser um dos primeiros pontos de contato entre você e a sua audiência.

Justamente por isso, muitas vezes é por meio dela que o visitante decide se quer saber mais sobre determinada marca ou não.

Também já falamos que é um dos únicos locais no Instagram em que é possível inserir links clicáveis. Além dela, apenas os Stories e os anúncios pagos possuem essa opção até o momento.

Por essa razão, a maior parte das empresas colocam na bio o link do seu site ou do seu e-commerce, por exemplo.

Esse, com certeza, é um jeito simples e eficiente de utilizar a bio para o seu marketing. Contudo, além de vendas diretas também temos a possibilidade de conseguir leads por meio dela.

Isso porque as empresas podem utilizar o link clicável da bio para divulgar algum conteúdo (como um material rico). 

Quer um exemplo?

Digamos que você tenha criado um e-book falando sobre um assunto pertinente ao seu público-alvo.

Para tal, você colocou o e-book em uma landing page (página de captura) para que o visitante tenha acesso a esse conteúdo desde que forneça alguns dados em troca. 

Após isso, você decide inserir o link dessa página na sua biografia do Instagram.

Na prática, o que você está fazendo é conseguindo o contato de leads. Isso, no futuro, pode gerar bons frutos, além de um bom mailing (lista de leads).

Isso é interessante porque, na maior parte das vezes, a pessoa que chega até o seu perfil não está preparada (ou convencida) de realizar a compra da sua solução.

O que é ainda mais verdadeiro se o produto (ou serviço) que você vende exige maiores níveis de consciência e de investimento (financeiro e/ou de tempo) por parte do seu público.

Resumindo:

Colocar o link do seu site funciona? Pode funcionar, sim.  Acrescentar na bio o link da sua landing page, se você fez uma estratégia de marketing inteligente e está utilizando os stories, os reels e o feed para divulgá-lo, funciona mais? Certamente.

Melhores Práticas na Hora de Ter Ideias de Bio para Instagram:

Ideias de Bio para Instagram: "Boas Práticas"
Ideias de Bio para Instagram: “Boas Práticas”

Antes de apresentarmos alguns exemplos de bios inteligentes no Instagram, vamos falar sobre “boas práticas”?

Se você quer conquistar o seu cliente, não pode prometer o que não vai cumprir. Da mesma forma, deve transmitir autoridade sem arrogância, comprometimento sem bajulação.

Em tempo: Antes de escrever esse e outros conteúdos para o seu Instagram, vale a pena conhecer mais sobre gatilhos mentais. 

Além disso, convém entender como um CTA (Call to Action) pode mudar a atitude do seu cliente ou possível cliente.

Feito esse adendo, vamos aos detalhes que não podem faltar em uma bio de sucesso:

1-  A Foto de Perfil

Na hora de escolher a foto, é preciso ter alguns cuidados.

A maior parte das empresas opta por utilizar o seu logo, e isso não está errado.

Lembre-se de que é possível jogar com essa funcionalidade do Instagram a cada época do ano.

Um exemplo?

Houve um tempo em que o Canal Sony Brasil (hoje chamado de Sony Channel) alterava o seu antigo logo de acordo com datas comemorativas ou lançamentos.

No mês de orgulho LGBTQI+, por exemplo, o Canal costumava alterar a cor do logo, além de fazer postagens temáticas.

Para lançar temporadas novas de séries importantes, as cores ou o fundo do logo dialogavam com a paleta da série.

Pode parecer bobo, mas não é. Para os fãs, isso servia para aumentar a expectativa. 

Para o canal, isso significava ter mais gente na estreia e durante a exibição dos inéditos.

Hoje, o logo do Sony Channel mudou bastante. Ainda assim, durante o Mês do Orgulho, como é chamado o período de celebração da comunidade LGBTQI+, você pode ver as cores da bandeira no logo.

O “estilo” mudou; a causa, não. Isso se chama consistência – e é o que faz com que as pessoas continuem a seguir e consumir o que você produz.

Vamos de mais um exemplo?

Dependendo do ramo da empresa e dos objetivos dela, utilizar do humor para a escolha da foto do perfil também pode ser uma tremenda “ajuda” para o seu marketing.

Um exemplo disso foi o que o Burger King fez em julho de 2020

Aproveitando que o ano de 2020 não estava sendo o melhor ano para o público (devido à pandemia e tudo que isso desencadeou no país e no mundo), o BK resolveu mudar a foto do seu perfil.

Do nada, os seguidores viram que a rede de fast food alterou a foto de perfil de suas redes sociais para a imagem que você pode ver abaixo:

 Ideias de Bio para Instagram - BK
BK

Sem avisar nada, a mudança gerou bastante murmurinho. Após isso, veio a explicação:  O Burger King resolveu “antecipar o Natal” e as comemorações para brincar com o fato de que a maioria das pessoas desejava que o ano de 2020 acabasse logo.

Nesse sentido, resolveram fazer uma ação onde as comemorações natalinas seriam comemoradas lá no dia 24 e 25 de julho, lançando várias ofertas em suas lojas nessas datas.

Foi uma ação extremamente criativa, o que garantiu muito engajamento nas redes e fez com que o nome, o alcance e as vendas da marca explodissem.

2 – As Formas de Contato

Empresas podem acrescentar formas de contato diversas em seus perfis. Caso elas possuam endereço físico, ele deve constar na bio ou em um dos botões clicáveis.

Da mesma forma, telefone ou e-mail devem estar visíveis. O Instagram permite, aos perfis comerciais, a possibilidade de colocar esses dados à disposição do usuário interessado.

É importante não apenas fornecer maneiras de contato, mas verificar os Insights frequentemente. Eles permitem que analisemos quantos cliques em endereço, e-mail ou afins foram feitos.

O que isso prova? Que a nossa estratégia está funcionando. Ou não.

Aliás, temos um artigo que fala mais sobre isso e que pode ajudar você: “Instagram Analytics: Entenda Tudo sobre essa Funcionalidade Essencial”.

3 – As Palavras-chave

Um grupo da internet tem dito que utilizar hashtags é “cringe”, o que pode soar indesejado. Trata-se, porém, de algo que não se aplica ao marketing digital como o conhecemos.

Da mesma forma, deixar as hashtags “para lá” não dialoga com as potencialidades do Instagram. E quem joga o jogo das redes sociais, como sabemos, deve se adequar ao que pede a plataforma.

As hashtags são utilizadas para facilitar que você seja encontrado por quem interessa. Na prática, essas palavras-chave são bastante nichadas.

Assim, quem está procurando por algo que você oferece pode buscar uma hashtag. Um exemplo: digamos que você trabalha com coloração pessoal.

Essa profissão, que em outros momentos era um pouco desconhecida, tem florescido no Instagram. 

Uma breve pesquisa, feita hoje, revelou que a hashtag #coloracaopessoal tem cerca de 220 mil publicações. Outra variável, #coloraçãopessoal, tem 72 mil. Nada mau, certo?

Escolha hashtags que tenham um bom número de publicações, mas não hashtags com milhões. 

Por quê? Quanto maior o fluxo de postagens, maior a chance de você ficar perdido entre os demais. Isso, claro, diminui a chance de que você capture a atenção do seu cliente.

Não escolha, porém, hashtags com uma dúzia de utilizações. Nesse caso, você realmente não será visto por ninguém. Parcimônia é a chave – e testar para ver o que dá também ajuda!

4 – A Importância dos Destaques

Você já viu as “bolinhas” que ficam abaixo da bio escrita? Elas são chamadas de “destaques” e são muito importantes para perfis comerciais e pessoais.

Se ainda assim, você está em dúvida sobre o que são os destaques, trata-se do evidenciado pela setinha na imagem abaixo:

 Ideias de Bio para Instagram - destaques
Destaques

Os destaques são utilizados para que quem está chegando possa saber “do mais importante”. Pode ser difícil selecionar isso, mas acredite: você consegue.

Projetos de grande porte, depoimentos de apoiadores, eventos pré-pandêmicos… Tudo isso é material para os destaques.

Há quem goste de utilizá-los também para fazer um “be-á-bá” dos negócios. Nesse caso, você pode ir pelo básico, que é “quem somos”, “o que fazemos”, “cases de sucesso”, etc.

Lembre-se de fazer ícones bonitos para os seus destaques! Embora estejamos em uma era onde o conteúdo é rei, a estética não pode ser ignorada. Destacam-se os perfis que conseguem, no meio de tantos outros, agradar por esse combo.

5 – O Reforço de Expertise e Autoridade

Quantas pessoas você já ajudou com os seus negócios? Quantos clientes passaram pelo seu último curso e quantos e-books são baixados por mês?

Essas informações, quando colocadas na bio, ajudam a reforçar um fato. Você é uma pessoa experiente, sabe do que está falando e tem quem possa falar sobre você.

É preciso que você comunique isso de uma forma direta, mas não caia na arrogância. Você pode dizer “ensino você a conquistar o mundo”? Pode. Soa estranho para alguns? Sim.

Se o seu portfólio permite que você diga isso, você pode dizer? Sim. Tudo o que é dito precisa ser provado com pouca observação por parte do cliente? Também.

Como fazer isso? Produção de conteúdo constante, utilização de depoimentos, boas parcerias.

Isso tudo é fácil? Não, dá trabalho. E vale a pena? Cada segundo!

6 – Os Emojis

Alguém já deve ter dito para você que utilizar emojis não é profissional. É verdade? Depende.

Se você utilizar emojis de uma forma que pode soar debochada ou pejorativa, isso se aplica. Para quem não quer cometer esse erro, você pode utilizá-los para ilustrar situações.

Um curso chamado “acertando o alvo”, explicado melhor em um webinar – cujo link está na bio! -, pode ser complementado por um emoji de… um alvo!

O lançamento de um infoproduto pode ser alardeado, da mesma forma, com um emoji de foguete. E por aí vai.

7 – Ter uma Página com Links

Chegamos ao último tópico das boas práticas, que antecedem nossa lista de ideias de bio para Instagram.

O Link Tree, “árvore de links” (embora ninguém use essa tradução), é um site que permite que você crie uma página na qual pode listar diversos sites.

É uma boa opção para quando você tem muito a oferecer para um cliente. Se você quer que ele tenha acesso, em um único lugar, ao seu website, ao seu WhatsApp e ao seu novo e-book, o Link Tree facilita a sua vida.

8 – Se aprofunde

Antes da gente começar a mostrar algumas ideias de bio para inspirar a sua empresa, é importante deixar claro que não existe fórmula mágica para criar uma bio.

Muitas empresas não ligam tanto para isso, pois já possuem um nome no mercado e a bio não faz tanta diferença assim no seu cotidiano. Porém, para a maioria (e principalmente para quem quer crescer em alcance e reconhecimento), a bio – assim como outros detalhes das redes sociais – tem enorme potencial.

Nesse sentido, é ideia sempre estudar e se atualizar sobre o assunto. Aliás, para começar a entender melhor tudo isso, recomendo que você leia outro artigo nosso: “Biografia para Instagram: Saiba como Construir uma Bio que Converte”.

6 Ideias de Bio para Instagram: Sugestões para Você se Inspirar

Ideias de bio para Instagram: Sugestões para Você se Inspirar
Ideias de bio para Instagram: Sugestões para Você se Inspirar

Abaixo, listamos alguns perfis que podem ser úteis na hora de você se inspirar para ter ideias de bio para Instagram. Vamos conferir um por um?

1 – Pedro Superti

O primeiro perfil que escolhemos como inspiração para você é do criador do “Marketing de Diferenciação” Pedro Superti.

Dê só uma olhada no print a seguir e abaixo iremos explicar alguns pontos:

 Ideias de Bio para Instagram - Pedro Superti
Pedro Superti

Como você pôde notar, o Pedro utilizou os emojis para ilustrar cada item de sua bio. Isso é bacana porque chama mais a atenção do que ter só coisas escritas.

Agora vamos analisar linha por linha?

– No nome da Página:

No nome da página, além de colocar seu nome e sobrenome, Superti também evidencia o seu produto de maior sucesso, que é o “FATOR X”.

Essa é uma opção bacana para quem quer usar da autoridades conquistadas por diferentes meios. Afinal, algumas pessoas conhecem o Pedro Superti pelo nome dele e outras estão mais familiarizadas com o nome do produto dele.

Pedro, portanto, uniu o melhor dos dois mundos em sua bio e acertou em cheio.

– Na primeira linha da bio:

Na primeira linha da bio, ele deixa claro quem ele é: “Fundador do Movimento MKT de Diferenciação”. Essa escolha foi bem feliz porque desperta a curiosidade do leitor que não sabe o que é marketing de diferenciação.

Repare que ele usou a sigla “MKT” no lugar de escrever “Marketing” por extenso, acredito que tenha optado por fazer isso para poupar caracteres porque, como já falamos, o espaço da bio é bem limitado.

Achei legal frisar isso porque as abreviações acabam salvando a comunicação em meio a limites de caracteres. Porém, é sempre recomendável que se tenha bom senso de usar abreviações e siglas que sejam entendidas pelo seu público-alvo, não comprometendo a comunicação, ok?

– Na segunda linha da bio:

Na segunda linha, ele conta que é autor do livro “Ouse Ser Diferente”. Esse é, sem dúvida, um ponto bem interessante.

Ainda mais nos dias atuais, em que todo mundo se diz especialista em algo nas redes sociais. Ter um livro publicado em uma editora de renome é uma enorme “prova social”, que é um dos principais gatilhos mentais existentes.

Então, já sabe, se você tem algum livro publicado, participou de algum evento importante, ganhou um título ou algo do tipo que reforce a sua credibilidade, considere postar na sua bio.

– Na terceira linha da bio:

Na terceira linha, temos alguns números sobre o trabalho do Superti: “Mais de 20 mil marcas em 20 anos”.

Isso reforça mais uma vez o gatilho da prova social, ao deixar claro que mais de 20 mil marcas já confiaram no trabalho dele. Além disso, temos o peso dos anos aí, afinal, 20 anos é muito tempo, né? Principalmente considerando que o Pedro ainda é jovem.

Então, fica mais essa dica para melhorar a sua bio: Use números para enfatizar o seu valor. Até porque como diz a famosa frase de autoria desconhecida: “Os números não mentem”.

– Por último…

Por último, Pedro deixou o link que leva para uma página com vários outros links dele. Como já é de praxe em vários perfis do Instagram que vemos hoje em dia, né?

Nós sabemos que essa página que reúne vários links não é nenhuma novidade. Mas como o Instagram só permite o use de um link na bio e nenhum nas postagens, essa acaba sendo uma alternativa bastante útil para quem oferece mais de uma solução.

Analise se para o seu segmento e produto isso também faz sentido.

2 – Louth Shoes

Abaixo temos a bio do Instagram de um e-commerce de sapatos, a Louth Shoes.

Antes de fazer minhas observações, dê uma olhada abaixo e tire suas conclusões:

 Ideias de Bio para Instagram - Louth Shoes
Louth Shoes

Quis a colocar a “Louth Shoes” como segundo exemplo aqui porque não tem nada a ver com o perfil do Pedro Superti, que foi a nossa primeira inspiração.

Como trata-se de uma loja virtual que trabalha com a venda de sapatos femininos no varejo, vemos alguns pontos interessantes:

– Na primeira linha da bio:

Na primeira linha da bio da Louth, temos o horário de atendimento da loja. Parece algo simples, contudo, essa é uma excelente dica se você tem um comércio, aliás.

Se ele for físico esse detalhe é ainda mais relevante, já que os visitantes ou seguidores podem ter essa dúvida facilmente esclarecida.

– Na segunda linha da bio:

Na segunda linha, vemos o branding sendo trabalhado ao pedirem para que as usuárias compartilhem a hashtag oficial da marca (#EUUSOLOUTH).

Além de ser um meio de contato com as consumidoras e de propaganda para chegar a mais clientes. Esse estímulo ao usar de uma hashtagh exclusiva da marca, desperta o sentimento de pertencimento, de fazer parte de uma comunidade.

O que sabemos que é interessante para qualquer marca que quer ganhar a admiração das pessoas.

Falando nisso, aconselho que você leia o nosso artigo sobre hashtags: “Como Escolher as Melhores Hashtags para o seu Perfil”.

– Na terceira linha da bio:

Na terceira linha, vemos um comportamento bem usual nos perfis de lojas virtuais que é deixar claro que enviam para todo Brasil.

Se você tem um e-commece é importante mesmo deixar claro que não se trata de uma loja física e que pessoas do país todo (ou até fora dele) podem ter a chance de consumir os seus produtos

– Por último…

Por último, deixam uma chamada para ação (CTA) “COMPRE AGORA” com um emoji de flechinha para reforçar que abaixo há um link que leva direto para o site da loja.

Notem que como se trata de uma loja virtual, aqui não foi utilizada uma página contendo vários links, como vimos no perfil do Superti. O que faz todo sentido, já que o objetivo de um perfil de uma loja virtual é levar o usuário diretamente para o site da loja para poder realizar as compras.

Por isso que, dependendo do seu produto, até o estilo de link da bio tem um caminho diferente. É importante se atentar a essas particularidades sempre.

3 – Celso Portiolli

Como terceiro perfil para inspirar vocês, eu escolhi o do Celso Portiolli. Sim, isso mesmo que você leu, o apresentador famoso do SBT está na nossa lista também.

Repare em como foi construída a bio do Celso:

 Ideias de Bio para Instagram - Celso Portiolli
Celso Portiolli

Antes de tudo, a escolha pelo Celso se dá porque ele é uma das personalidades de TV que mais se reinventaram nos últimos tempos.

Ao contrário de boa parte dos apresentadores de TV que se limitam a postar fotos do seu dia a dia (ou mesmo mal publicam em suas redes sociais), Celso foi para o caminho inverso e se faz cada vez mais ativo nas redes sociais.

Isso fez com que ele ficasse conhecido pelo público mais jovem, principalmente após investir em vídeos no TikTok. Então, a primeira lição que temos com o perfil do Celso é a sua habilidade de estar sempre atualizado e inovar sempre no seu modo de se comunicar.

– Na primeira linha da bio:

Na primeira linha, o Celso se limitou a dizer a sua profissão, que todos conhecemos (“Apresentador de TV”). Bem objetivo, sério e sucinto.

– Na segunda linha da bio:

Na segunda linha, ele optou por colocar o dia e horário que o Domingo Legal (programa que ele apresenta) vai ao ar.  Além do emoji representando uma TV.

Essa ideia é bem interessante para quem tem programas em rádio, TV ou mesmo que solta vídeos ou lives de maneira organizada no Insta ou YouTube.

Um exemplo comum que sempre vejo é de influenciadores que escrevem em sua bio algo parecido com isso: “Vídeos novos toda terça e quinta no canal do YouTube”.

– Na terceira linha da bio:

Já na terceira linha, Celso deixou o perfil mais humanizado. Quem entende de marketing sabe como a humanização aproxima e conecta o público.

Como sempre bem-humorado, ele se descreve como “Animador de Telas e Tiozão da Internet“.

Esse é um exemplo simples de como você pode deixar a sua bio com cara de rede social realmente. Afinal, o objetivo primordial delas é socializar.

– Na quarta linha da bio:

Na quarta linha, Celso – como é uma figura pública – deixou o e-mail de contato para possíveis contratações e parcerias.

Isso é muito comum no meio dos artistas. Logo, se for um, é essencial que tenha esse tipo de informação na sua bio.

– Na quinta linha da bio:

Por fim, o Celso também reforçou mais um de seus títulos. Mas dessa vez colocou algo que pouca gente sabe: “Presidente da Rede Ótima FM”.

Mais um ponto pra ele, pois aqui vemos que ele aproveitou a deixa para fazer uma “propaganda” da rádio dele.

– Por último…

Por fim, a exemplo de vários outros perfis, Celso deixou o link de uma página contendo vários links importantes dele.

A diferença é que a página que ele criou não direciona para nenhum site ou página, se limita a divulgar as outras redes sociais dele.  E, por fim, ele ainda deixa dados para os visitantes ajudarem uma instituição que luta contra o câncer infantil.

Outro ponto pra ele… É sempre bacana que a sua marca apoie uma causa que acredita. Assim, você aproveita a sua visibilidade para fazer o bem e ainda mostra para as pessoas que por trás de um CNPJ há algo que se preocupa com social.

4 – O Novo Mercado

Como quarto exemplo para gente discutir aqui, temos o perfil do “O Novo Mercado“. Como você pode ver a seguir:

 Ideias de Bio para Instagram - O Novo Mercado
O Novo Mercado

Gosto da ideia da simplicidade que eles escolheram para trabalhar a bio deles. Diferente de todos os outros exemplos citados.

– No nome da página:

Aqui eles optaram por deixar a sigla (ONM) e o nome da página (O Novo Mercado). Se o nome da sua empresa/marca for grande, é bacana incentivar o uso de siglas e inciais por parte da sua comunidade.

Dessa maneira, você garante que o seu nome chegue até quando os caracteres estiverem limitados, por exemplo.

– Na primeira linha:

Na primeira e única linha, temos apenas uma frase: “Marketing Digital por apenas R$ 79,90”.

Se vocês repararem, eles ainda escolheram usar um emoji de uma “mãozinha” que aponta para o link do portal.

Ou seja, fizeram uma verdadeira “chamada para ação” com a frase e indicaram com o emoji que o leitor deve clicar no link que vem a seguir.

Simples e diretos, né?

Como o dono da marca (Ícaro de Carvalho) é um copywriter de sucesso, achei que fizeram uma bio que é a cara dele. Bem focada na conversão, como se a bio fosse uma boa landing page.

– Por último…

Mais uma vez prezando pela simplicidade, o perfil do O Novo Mercado preferiu deixar um link que leva direto para o site deles, ou seja, nada de página com diversos links.

Isso é bacana porque mostra que não há receita de bolo para uma boa bio. Afinal, se você oferece apenas uma solução, por que não simplificar o caminho dos seguidores para chegar até ela, né?

5 – Samuel Pereira

Agora vamos a um perfil de um produtor digital de sucesso, o Samuel Pereira.

Obviamente que o Samuel não poderia ficar de fora dessa nossa seleção, afinal, uma das coisas que ele mais ensina no perfil dela é como se destacar no Instagram, né?

Dá uma conferida na bio dele antes para depois a gente analisar juntos:

 Ideias de Bio para Instagram - Samuel Pereira
Samuel Pereira

– Nome do User e nome da Página:

Para começo de conversa, se vocês repararem, o user do Samuel é o da sua marca “Segredos da Audiência”(@segredosdaaudiencia). Contudo, na sua bio ele preferiu deixar o nome dele e não o de sua marca.

Isso é bem interessante para quem tem uma marca, mas também é conhecido (ou quer se tornar conhecido) pelo seu nome.

Como o Samuel Pereira trabalha no ramo de infoprodutos, é interessante que ele realmente tenha um nome forte no mercado. Já que a sua imagem é o seu produto, o que diferencia muito de outros setores.

Se você for um produtor digital ou está pensando em humanizar mais a sua marca por qualquer que seja o motivo, esse pode ser o caminho.

– Na primeira linha da bio:

Na primeira linha, Samuel optou por descrever quem ele é: “Fundador Segredos da Audiência, maior evento de Tráfego e Audiência”.

Outra vez, vemos o exemplo de alguém que opta por usar da sua autoridade na bio.

– Na segunda linha da bio:

Na segunda linha, novamente ele apostou na autoridade ao dizer que é “Professor de MBA da PUC-RS”.

Esse exemplo é bem parecido com que o Superti fez ao falar do livro dele. Já que assim como ter um livro publicado em uma editora renomada reforça seu nome, ser professor de uma universidade tradicional também eleva o poder de sua bio.

– Na terceira linha da bio:

Na terceira linha, o Samuel optou por divulgar o seu mais recente trabalho – o SDA Dubai Experience -, que é uma experiência de 7 dias em Dubai com ele.

Ou seja, provavelmente, essa terceira linha é modificada sempre de acordo com os eventos que ele lança. Essa também é uma ótima maneira de trabalhar a sua bio, aproveitando a sazonalidade e o seu momento atual.

Principalmente para pessoas como o Samuel, que possui mais de um produto à venda. Para quem trabalha no modelo de lançamento, modificar a bio sempre de acordo com os eventos é essencial.

– Por último…

Por último, Samuel colocou o link levando direto para a página de vendas do produto mais recente dele (o SDA Dubai Experience).

Isto é, mais uma vez mostrando que o link da bio dele é alterado constantemente, de acordo com o que ele está divulgando no momento.

É bacana a gente falar disso aqui porque há muitas empresas e empreendedores que encaram a bio como algo estático e definitivo. Porém, na verdade, é uma espaço que pode (e deve) ser atualizado de maneira recorrente.

Não só para reforçar produtos diferentes como o Samuel faz, mas também para testar e ver o que realmente traz mais resultados para você. Sabemos que no mundo do marketing, tudo é teste.

6 – Digi Girls

Agora, vamos olhar o perfil de uma empreendedora que vem se destacando cada vez mais, a Lua Delpi.

Antes da gente analisar o perfil juntos, dê uma espiada para ver o que você acha:

 Ideias de Bio para Instagram - Lua
Digi Girls

Quis separar o perfil da Lua porque o perfil dela é bem diferente dos demais apresentados.

Primeiro porque, não só na bio, mas em toda a comunicação dela há uma aposta forte na inspiração:

– Nome do User e Nome da Página:

No campo que seria para colocar o nome, ela aproveitou que o nome dela é curto e já colocou os assuntos que ela trata no perfil (“Branding e MKT Digital”).

Isso é bem interessante porque facilita na hora de ser encontrada nas buscas que os usuários fazem, por exemplo.

Além dessa pequena informação clarear os visitantes novos sobre o que se trata o trabalho dela, temos outra questão: Apesar de ela ser forte em seu segmento, a Lua ainda é desconhecida por boa parte do público. Totalmente diferente do caso do Celso Portiolli, por exemplo.

Por esses motivos, considero que foi uma sacada e tanto dela já mostrar a que veio já no nome do seu perfil.

– Na primeira linha da bio:

Na primeira linha, a Lua investiu no lado inspiracional, apostando em uma frase de impacto (“Empoderando mulheres e acelerando o crescimento de seus negócios com o poder do digital”).

Esse tipo de frase gera uma identificação enorme com o público dela, que são mulheres empreendedoras (ou que querem empreender). Ter esse posicionamento forte dentro do seu segmento é uma

Nós já vamos falamos aqui sobre a importância de definir a razão pelo qual o seu negócio existe. Até recomendamos o livro “Comece Pelo Porquê” do renomado consultor de Marketing Simon Sinek.

Aliás, até fizemos um artigo sobre o tema que recomendo muito que você leia para te ajudar na bio e em todo o resto: “O Círculo Dourado e a Pergunta que Pode Transformar sua Empresa em Uma Gigante“.

– Na segunda linha da bio:

Na segunda linha, ela simplesmente descreveu os serviços que ela oferece (“Cursos, Comunidade, Mentoria”).

Simples e direta para deixar claro ao leitor o que é o produto dela.

– Na terceira linha da bio:

Na terceira linha, ela também usou da prova social e deixou claro o número de alunas que ela possui até o momento (“Mais de 5 mil alunas executoras”).

Além de falar do número de alunas, ela deu um nome um tanto quanto “exclusivo” pra elas (“alunas executoras”). Isso também é bacana porque reforça a ideia de comunidade que ela usou na primeira linha de sua bio.

Aproveitando a deixa dela, quer uma sugestão? Pense em um nome, apelido ou jeito de chamar o seu público. O poder que isso tem é incrível, acredite. Principalmente quando a sua marca atingir outros patamares.

– Por último…

Por último, ela também deixou o link que também é uma página que contém vários links levando para materiais diferentes dela.  Nada de novo sob o Sol em relação a isso, mas bem efetivo.

Provando mais uma vez aquela velha frase: “Não reinvente a roda”.

O que Você Precisa ter em mente além de boas Ideias de Bio para Instagram…

 Ideias de Bio para Instagram - Conclusão
Conclusão

Depois de analisar essas ideias de bio para Instagram, você possivelmente já deve estar pensando no que irá escrever na sua própria biografia.

Se ainda está em dúvida, temos uma última dica: Anote, após fazer uma análise interna, o número de clientes que já atendeu.

Da mesma forma, verifique quais são as suas melhores parcerias. Pergunte-se: Como posso, a partir delas e com elas, fortalecer a minha imagem? 

Além disso, dê uma olhada na sua concorrência ou em outros negócios que fazem parte do seu nicho de atuação. Isso pode servir para que você não só tenha ideias do que fazer como do que não fazer.

Obviamente que a originalidade e a criatividade precisam sempre estar no topo de suas prioridades. Então, apesar de se inspirar, ouse e seja diferente dos demais.

Por último (e mais importante), estude muito sobre mídias sociais e aprenda sobre copywriting. Sobre esse último assunto, recomendo o nosso artigo “Copywriting para Instagram: Venda Utilizando as Palavras Certas” .

 

Na bio e em qualquer outro lugar, sempre faça essa pergunta: O seu marketing de conteúdo está alinhado com aquilo que você deseja ser, passar e vender?

Se algo está fora dos eixos, sempre há tempo para consertar. Comece agora mesmo.

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: