O que é Copywriting: o guia essencial

Copywriting é o processo de escrever publicidade e materiais promocionais. Os copywriters são responsáveis ​​por textos em folhetos, quadros de avisos, web site, e-mail, propagandas, catálogos e muito mais.

Guia sobre o que é copywriting
O que é Copywriting: o guia essencial

Veja tudo sobre o que é Copywriting no post de hoje!

Ao contrário da notícia ou redação editorial, o Copywriting tem como objetivo provocar o leitor para uma ação, que pode ser uma compra ou envolvimento com um produto, serviço ou empresa.

Mais de 27 milhões de conteúdos, de acordo com Content Marketing Institute, são compartilhados na web todos os dias.

Esse é um grande número, e é claro que é difícil se destacar em meio a tanto conteúdo  presente em todos os momentos.

Por causa disso, as marcas estão cada vez mais recorrendo a profissionais para ajudá-los a conquistar uma boa classificação no Google, atrair mais clientes e desenvolver uma voz de marca mais forte e única.

O que é Copywriting?

No seu núcleo, Copywriting é uma forma de Inbound Marketing. Em vez de sair e perseguir os leitores, o Copywriting geralmente se concentra na criação de blogs, artigos e infográficos que são projetados para chamar a atenção dos leitores e fornecer conteúdo relevante e valioso.

Descubra as diferenças entre Copywriting e Copyright
Descubra as diferenças entre Copywriting e Copyright

Copywriting x copyright

Em primeiro lugar, é preciso definir melhor as palavras, porque suas pronúncias são muito parecidas.

Copywriting não deve ser confundido com “copyright”, que significa os direitos de autor, ou seja, quando um indivíduo ou empresa tem o direito exclusivo de reproduzir, publicar, vender ou distribuir o trabalho de alguém (como livros, música, artigos artísticos ou científicos).

A finalidade de um copyright é proteger esse material e impedir o uso ilegal dele por agentes não autorizados. O proprietário designa o material protegido por direitos autorais com o símbolo ©.

Ironicamente, um dos grandes problemas para informar o que os copywriters fazem é a falta de clareza em torno da definição da própria palavra.

Ser um copywriter está além da definição, mas é justo dizer que uma coisa nos une: nós todos trabalhamos com palavras em uma base diária.

Bem, para citar alguns exemplos: nós escrevemos (obviamente), pesquisamos, entrevistamos, editamos, corrigimos, gerenciamos projetos, planejamos e implementamos campanhas de marketing.

O que é copywriting para as empresas
No que copywriters focam?

No que copywriters focam?

O que é importante entender é que, enquanto as palavras são a principal ferramenta de um copywriter, escrever não é necessariamente  o que passamos a maior parte do nosso tempo fazendo.

Nós temos que fazer muita pesquisa e adequação, ajustes e formatação, e uma diversidade de outras tarefas aparentemente periféricas.

Os copywriters geralmente escrevem com uma agenda: a agenda do cliente. Pode ser para promover um produto, mas também para educar uma audiência ou demonstrar expertise.

O conteúdo escrito é usado de diversas maneiras pelas empresas, especialmente com o advento do marketing de entrada (inbound marketing), que tem como foco conquistar e engajar o público-alvo por meio do conteúdo, do SEO, CTAs, ao contrário do outbound marketing que não segmenta e ainda tem uma abordagem generalizada e preocupada com lucro.

Isso significa que copywriters têm que ser versáteis, rápidos e bons aprendizes.

Você raramente reconhecerá o nome de um copywriter – nosso trabalho geralmente sai sob o nome do cliente.

Nós também temos que fazer edições que não só mantêm o departamento de marketing do cliente feliz, mas o setor de vendas e a própria marca feliz também.

Um copywriter será o que o cliente desejar que ele faça. Embora cada copywriter certamente tenha a sua própria voz, é secundário em relação à do cliente.

Devemos adaptar nosso estilo de escrita e tom dependendo de quem estamos falando, como e com quem estamos nos comunicando.

Existem certas regras de ouro para a escrita que copywriters ou agências particulares tentarão aderir, mas se o cliente tem as suas próprias, as dele é que virão sempre em primeiro lugar.

Embora nem todos os clientes especifiquem um tom de voz, todos eles têm. Escreva algo que não soe como ele, e  logo reclamarão com você. Copywriters tem que fazer perguntas e se aprofundar para mergulhar na voz do cliente, para escrever com qualidade o projeto.

O que é Copywriting e quais são as suas vantagens
O que é Copywriting e quais são as suas vantagens

Vantagens do Copywriting

Um Copywriting profissional pode oferecer muito para uma empresa. Algumas das vantagens são as seguintes:

1. Otimização de SEO

SEO significa otimização de mecanismo de busca, e é uma das responsabilidades mais comuns de empresas de Copywriting profissional.

Ao otimizar posts e páginas para palavras-chave e visibilidade do mecanismo de busca, as empresas de Copywriting podem ajudar as organizações a se classificarem bem no Google e outros sites de busca e ganharem mais atenção do usuário. Assim, há maior tráfego no site.

Leads que vêm a uma empresa por meio de SEO representam uma taxa muito maior do que aqueles obtidos por intermédio de métodos de outbound. Este é um dos principais incentivos para as empresas contratarem copywriters.

Além do fato de que os esforços de Copywriting são muito mais acessíveis do que os métodos de publicidade de saída, eles também são mais eficazes.

2. Criação de conteúdo humano

Você não pode automatizar esse processo. Criação de conteúdo é de longe a responsabilidade primária de Copywriting.

Dependendo do que uma empresa precisa, a empresa Copywriting pode escrever blog, mídia social, artigo, ou até mesmo conteúdo de webinars.

O que é copywriting com conteúdo
Realize a criação e distribuição de conteúdo

3. Distribuição de conteúdo

Algumas empresas Copywriting distribuem conteúdo em nome de seus clientes. Ao agendar e gerenciar postagens em mídias sociais e plataformas de blogs, uma empresa de Copywriting pode remover um pouco do estresse dos ombros de um cliente e garantir que o calendário editorial esteja funcionando o tempo todo.

4. Mineração de ideias

Se uma empresa precisa de ajuda para ter ideias para um blog, uma empresa de Copywriting pode oferecer a conduzir pesquisa de palavras-chave ou desenvolver um calendário editorial que ajudará a orientar os esforços editoriais da empresa.

Um serviço valioso, que casa os benefícios de SEO e a criação de conteúdo, esta oferta de mineração de ideias é popular entre as empresas que procuram construir uma marca maior.

5. Gerenciamento de mídia social

A mídia social é uma demanda que requer um tempo que muitas empresas não têm disponível. E uma empresa de Copywriting profissional pode tirar parte dessa pressão.

Ao gerenciar e publicar conteúdo em uma conta de mídia social de uma empresa, o Copywriting pode ajudá-la a crescer sem se preocupar com o gerenciamento do tempo desse serviço.

Enfim, o que é Copywriting? Trata-se de uma profissão que pode ajudar, e muito, o seu negócio, principalmente para engajar o público-alvo.

Gostou? Então, aproveite para comentar ali em baixo o que você achou do artigo.

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: