O que é Google Adwords? Entenda aqui!

Você já parou para pensar no poder de publicidade que o Google tem? Veja só: hoje, se um consumidor qualquer tem dúvidas sobre qual aspirador de pó comprar — qual marca, qual potência vai lhe atender melhor, qual modelo, etc — a quem ele recorre? Acertou quem respondeu ao Google!

O Google deu ao consumidor a resposta a todas as suas dúvidas, inclusive (e principalmente) àquelas relacionadas a como melhor gastar seu dinheiro. É por isso que hoje o gigante das buscas é uma poderosa ferramenta do Marketing Digital.

Isso mesmo! Atualmente, aparecer na primeira página de resultados do Google é quase a mesma coisa do que aparecer no intervalo da novela das 9h na década de 1990.

O que é Google Adwords para o seu negócio
Entenda o que é Google Adwords

Existem várias formas de fazer isso. O SEO, Search Engine Optimization, é uma delas. E outra estratégia muito eficiente — e essencial — é o Google Adwords.

Mas o que é Google Adwords? Se você já pesquisou sobre como divulgar seu trabalho na internet antes, provavelmente já se deparou com esse nome. Trata-se de uma plataforma de publicidade que serve para ajudar você a divulgar seu site no Google e nas páginas parceiras.

Ainda tem dúvidas sobre como a plataforma funciona exatamente e como montar uma campanha através dela? Este post é para você! Continue a leitura e saiba, de uma vez por todas, o que é Google Adwords!

Afinal, o que é Google Adwords?

Se você já fez uma pesquisa no Google, deve ter visto que, logo na margem superior, os primeiros resultados aparecem com uma observação ao lado, um escrito de “anúncio pago”.

Esses são os links patrocinados, ou seja, conteúdos que foram pagos para ficarem bem à frente dos demais resultados, chamados de resultados orgânicos (não patrocinados).

Você pode optar por anunciar tanto no site de buscas quanto nos sites de parceiros do Google, que compõem a rede de display. Eles podem variar de formato, sendo apresentados em forma de links, vídeos ou banners.

Essa é uma das ferramentas mais poderosas para criar campanhas de marketing e obter um retorno a curto e longo prazo, oferecendo aos usuários aquilo que os interessa no momento certo.

Além disso, o Google Adwords dispõe de outras funcionalidades que podem otimizar suas campanhas e estratégias, trazendo ótimos resultados para as vendas.

Por que usar o Google Adwords?
Por que usar o Google Adwords?

Por que usar o Google Adwords?

Muitos empreendedores têm dúvidas se a utilização do Google Adwrods vai realmente trazer resultados para a empresa, aumentar as vendas e se tornar um bom investimento.

Essa é uma ferramenta que pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, sendo ele grande ou pequeno, se usada corretamente. Entre as vantagens, apresentamos algumas das mais significantes e que têm ajudado muitas empresas a se destacarem no mercado:

Implementação e acompanhamento

Um dos grandes benefícios, que conquista muitos usuários, é a facilidade que o Google Adwords proporciona para a criação e a finalização de um anúncio.

É possível criar uma ou várias campanhas a qualquer momento, assim como pausar ou finalizar um anúncio patrocinado.

Além disso, a ferramenta possui funcionalidades que são ligadas ao Google Analytics, permitindo acompanhar os resultados do anúncio em tempo real e obter todos os dados referentes a ele.

Resultados a curto prazo

As estratégias de SEO ajudam o seu negócio a se destacar e a aumentar as conversões (e vendas) a longo prazo. Não se pode deixar de destacar a importância desse recurso, assim como a qualidade de seus conteúdos.

Já os anúncios patrocinados feitos através do Adwords funcionam como recursos complementares, trazendo resultados imediatos e um retorno de seu investimento mais rápido.

Ele é importante também para criar campanhas em datas comemorativas, apresentando, por exemplo, novidades e promoções exclusivas aos clientes.

Pesquisa de conteúdo e palavras-chave
Pesquisa de conteúdo e palavras-chave

Pesquisa de conteúdo e palavras-chave

Entender o mercado em que seu negócio está inserido é tão importante como compreender as necessidades e os interesses de sua persona. A partir disso, você define os termos relevantes que podem ser usados para efetuar anúncios no Google.

O Adwords pode te auxiliar nessa pesquisa de termos, exibindo o volume de pesquisa e relevância de cada um deles, além de outras palavras-chave que podem ser interessantes para a produção de novos conteúdos e publicidade online.

Segmentação

O Adwords oferece diversas possibilidades de segmentação para publicar anúncios e atingir o seu público-alvo de forma eficiente.

É possível direcionar seus anúncios de acordo com palavras-chave, localização, idade, idioma e tipo de dispositivos, sejam eles computadores, tablets ou smartphones.

Assim, você pode personalizar suas campanhas e otimizar seus investimentos, de forma que eles gerem melhores resultados.

Remarketing

Você já percebeu que quando visita a página de algum produto, ou faz uma pesquisa na internet, outros anúncios relacionados ficam aparecendo para você em diversos locais?

Isso é o que chamamos de remarketing, uma estratégia utilizada para alcançar esses usuários que já acessaram o seu site, a partir da identificação de seus interesses.

Ao inserir a tag de remarketing em suas páginas, as pessoas que as acessarem serão marcadas e inseridas em uma lista. Para elas, seus anúncios serão exibidos constantemente.

Remarketing através do google adwords
Remarketing através do google adwords

Tipos de remarketing:

  • Remarketing padrão: anúncios exibidos através da rede de display aos usuários que acessaram o seu site anteriormente;
  • Remarketing dinâmico: anúncios criados pelo Adwords através da identificação de interesses dos usuários, sites, páginas e produtos acessados anteriormente;
  • Remarketing em aplicativos e dispositivos móveis: anúncios exibidos para pessoas que já acessaram o seu site mobile ou aplicativo;
  • Remarketing de anúncios na rede de pesquisa: anúncios exibidos durante pesquisas no Google para usuários que acessaram e saíram de seu site;
  • Remarketing em vídeos: anúncios exibidos para pessoas que já assistiram a seus vídeos ou acessaram seu canal no Youtube;

Análise do ROI

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) é a métrica que calcula a recompensa que o seu negócio obteve a partir do valor investido em Marketing Digital — neste caso, em campanhas patrocinadas. Ela é essencial para definir o que está dando certo e errado, para possíveis modificações.

O Google Adwords disponibiliza uma série de dados sobre cliques em seus anúncios e conversões, que são fundamentais para calcular o ROI e impactar seu público-alvo de forma eficiente.

Assim, é possível focar nos anúncios que deram melhores resultados, ou seja, tiveram um bom retorno, otimizando suas campanhas, aumentando o ROI de seu negócio e controlando seus investimentos.

Alcance

Uma das grandes vantagens que o Adwords traz para os negócios que o utilizam é seu potencial de alcance a qualquer usuário ou cliente no momento em que ele precisa.

O funil de vendas do marketing te ajuda a conduzir cada visitante ou lead por uma série de etapas até efetuar uma compra. O Google Adwords é muito útil nesse processo, já que oferece diversas possibilidades de segmentação para atingir os clientes no estágio em que eles estão.

Assim, você oferece o que cada usuário está precisando no momento certo, aumentando suas chances de conquistá-lo e efetuar uma venda.

O que é Google Adwords e como funciona
O que é Google Adwords e como funciona

Como o Adwords funciona?

Ocorre da seguinte maneira: quando você entra no Adwords, começa a participar de um leilão de palavras-chave, que nada mais são do que os termos relacionados ao seu negócio ou ao nicho de mercado que os usuários buscam na internet.

Voltando ao exemplo do aspirador de pó, se você fosse um fabricante desse eletrodoméstico, você provavelmente iria querer aparecer no topo quando alguém pesquisasse qualquer coisa que tenha “aspirador de pó” no meio, certo?

Você, então, deve dar um lance para essa palavra-chave, dizendo quanto está disposto a pagar por clique no seu anúncio. Como em qualquer leilão, vencem os melhores lances. Mas não basta somente sair dando lance alto, até porque você talvez nem possa se dar a esse luxo.

É preciso evitar certos erros e fazer um bom mapeamento de palavras-chave, apostando naquelas com maior relevância, além de, claro, ter um anúncio de qualidade.

Isso implica em oferecer conteúdos ou produtos que sejam interessantes para o usuário, em um site responsivo e com informações relevantes, proporcionando uma ótima experiência ao usuário.

Portanto, terá melhor posição o anúncio que apresentar um bom CPC (custo por clique) e um ótimo índice de qualidade, definidos pela classificação de anúncio, chamada Ad Rank.

Como posso criar minha campanha?

Para criar sua campanha, primeiramente você deve ter uma conta do Google Adwords. Caso você tenha Gmail, basta entrar com seu login e senha dele. Em seguida, você deve percorrer alguns passos básicos que ajudarão você a desenvolver seu primeiro anúncio. Veja:

O qué o Google Adwords em campanhas online
Como posso criar minha campanha?

1. Defina suas palavras-chave

Como falamos, é importante que você faça um bom mapeamento de palavras-chaves antes mesmo de criar seu anúncio. Existem dois tipos de palavras-chaves, sendo eles:

  • Head tail: são palavras mais genéricas, como, por exemplo, “modelos de aspirador de pó” ou “qual a melhor marca de aspirador”;
  • Long tail: são os termos mais específicos, como “aspiradores de pó ideais para remover pelos de animais”.

Você deve fazer listas desses dois tipos de termos para que eles possam ser inseridos, posteriormente, nos seus grupos de anúncios, como falaremos ao longo do post.

2. Monte a sua campanha

Ao acessar a guia “Campanha” na plataforma, você terá a opção “Criar sua primeira campanha”. Então, você deve escolher onde quer que ela apareça: na rede de pesquisa, na rede de display ou nas duas.

Ao vincular seu anúncio à rede de pesquisa, ele será exibido na própria página de busca do Google e nos sites do grupo, como o Youtube e o Gmail. Já a rede de display, composta pelos sites parceiros do Google, fará com que seu anúncio apareça naqueles que tenham a ver com seu trabalho.

Em seguida, nomeie a campanha e fique atento: na seção “Aparelhos”, você deve indicar se você quer que ela rode em dispositivos mobile, além de desktops, o que é bem interessante visto o aumento no uso de redes móveis no país.

O que é Google Adwords: Grupos de anúncios
Crie os grupos de anúncios

3. Crie os grupos de anúncios

Cada campanha deve ser direcionada para um ou mais dos chamados AdGroups, que são os grupos de anúncios. Esses grupos são um conjunto de palavras-chave e de anúncios que você seleciona para suas campanhas.

As opções de anúncios incluem imagem, texto e versão para celular. No anúncio de texto, o título deve ter entre 25 e 35 caracteres. Já para os anúncios da rede de display, o AdWords possui uma ferramenta que poderá ajudá-lo com a montagem das peças.

4. Defina seu lance e seu orçamento

Por último, você vai definir o orçamento na seção “Estratégia de lances”. O orçamento de uma campanha possui dois componentes: o orçamento global por dia e o lance.

O valor do lance influencia a classificação do anúncio. Ele deve ser igual ao valor máximo que você deseja pagar. O importante é pautar-se pelos objetivos da campanha e pelo quanto você tem para bancá-la.

Você também pode escolher a opção de lance automático, em que o próprio Google definirá o melhor valor.

A partir do seu orçamento mensal, faça um cálculo de quanto você pode gastar por dia e coloque esse valor como o seu limite. Assim, quando o seu anúncio bater o orçamento do dia ou o número de cliques, o Google não irá exibi-lo mais até o próximo dia.

Vale lembrar que essas configurações podem ser alteradas sempre que você quiser.

Tenha sempre em mente que, para que seu anúncio traga o maior número de cliques, é preciso ter uma estratégia clara, definindo bem quais segmentações usar, pensando nos interesses e nas necessidades de seu público-alvo.

Além disso, para ter sucesso com anúncios patrocinados, é essencial acompanhar os resultados, ou seja, as métricas que definem se sua campanha foi bem implementada, como o ROI, a taxa de cliques e a taxa de conversão.

Não se esqueça, também, de estar sempre investindo em conhecimento sobre Marketing Digital, já que a cada dia surgem novas estratégias e ideias para você oferecer os seus produtos de forma cada vez melhor aos clientes ideais.

Agora que você já sabe o que é Google Adwords, baixe gratuitamente nosso e-book e saiba como obter melhores resultados com ferramentas de automação de marketing!

Atualizado dia 02/02/2017

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: