O que é lead? Entenda de uma vez por todas!

Empresas que investem no mercado online, independentemente do seu modelo de negócio, costumam ter duas opções de investimento no marketing digital. Por um lado, elas podem trabalhar com foco na venda direta pelo próprio canal digital, como é o caso das companhias que vendem serviços de assinatura ou, ainda, os próprios comércios eletrônicos.

Por outro, para empresas que vendem produtos com valores maiores ou, até mesmo, para aquelas que oferecem sua proposta de valor por meio da prestação de serviços, a melhor opção é investir na geração de leads. No entanto, você sabe o que é lead?

O que é lead no marketing digital
Descubra o que é lead

Muito se fala nos famosos leads no marketing digital, embora muitos profissionais ainda não saibam ao certo o que eles são e o que deve ser feito para começar um trabalho nesse sentido. No post de hoje, vamos tirar todas as dúvidas sobre esse assunto e, ainda, mostrar porque você deve investir neste tipo de trabalho. Quer entender de uma vez por todas o que é lead? Confira!

O que é lead? Entenda o conceito

O marketing digital é a área de negócio responsável pela apropriação deste termo, que acabou se transformando em um substantivo. Na verdade, em inglês o termo “lead” ou “to lead” é um verbo que significa conduzir. Ou seja, estar à frente, liderar para conduzir os demais. No entanto, no mundo do marketing digital o significado é um pouco diferente.

Um lead basicamente significa uma oportunidade de negócio para sua empresa. De maneira um pouco mais pautada na realidade, o lead é uma pessoa que forneceu informações pessoais de contato, como nome, telefone e e-mail, em troca de alguma oferta de valor visualizada em seu site, como um conteúdo, a utilização de uma ferramenta, uma avaliação, ou mesmo um pedido sobre um produto ou serviço.

O conceito do que é lead
O que é lead? Entenda o conceito

Dessa maneira, podemos considerar também um lead como alguém que demonstrou interesse pelo segmento de atuação do seu negócio e pelo posicionamento da sua empresa diante dele. Nesse caso, o contato significa que a pessoa gostaria de saber mais sobre o seu negócio, tanto em relação ao seu conhecimento quanto em relação aos produtos e serviços que você tem a oferecer.

Os leads que sua empresa gera podem estar em diferentes estágios da jornada de compra, indo de meros curiosos até pessoas realmente prontas para o momento de fechamento da venda. Somente neste último estágio é que os vendedores devem entrar em cena para a abordagem de fechamento.

Qual a diferença entre visitantes e leads?

Muitas vezes, as empresas confundem os visitantes com leads, no entanto, existe uma diferença crucial entre eles. Uma empresa que tenha uma quantidade de visitantes alta, possivelmente também vai ter um percentual de interessados. Acontece que, se as pessoas forem apenas visitantes, a empresa não vai reter informações sobre as visitas e, consequentemente, não vai haver como transformá-los em clientes. Por isso, a principal característica que diferencia um lead de um visitante é que, no primeiro caso, você tem informações de contato do usuário, o que permite interagir de forma mais ativa para estimular o fechamento da venda.

O que é lead e como gerar
Por que sua empresa deve gerar leads?

Por que sua empresa deve gerar leads?

O estudioso do mercado Chet Holmes é o autor do livro “The Ultimate Sales Machine”, ou a máquina de vendas absoluta, em tradução livre. Na obra ele cita uma técnica que é referência global na área comercial. Para ele, quando o assunto é a prospecção de vendas, existe uma pirâmide onde as pessoas mais interessadas em comprar ficam no topo.

Segundo o pesquisador, apenas 3% do público que acessa seu site está efetivamente buscando por alternativas e realmente quer comprar. Outros 6 a 7% chegam a estar abertos a propostas, e o restante não acredita, ou até mesmo sabe que não está interessado. Ou seja, isto significa que, se você investir apenas no discurso de venda direta no marketing digital, suas chances de conversão serão mínimas, e não haverá nem a possibilidade de construir um relacionamento com os potenciais clientes.

Dessa forma, a melhor maneira de fazer uma aproximação com as pessoas, mesmo aquelas que não sabem que podem se interessar pelos produtos ou serviços da sua empresa, é por meio da geração de leads com a criação de conteúdos úteis e relevantes, que façam sentido para o público. Com isso, uma parte das pessoas que não declara interesse pode vir a se interessar e, com isso, criar um relacionamento com a empresa, que pode terminar com um novo cliente.

Como gerar leads
O que fazer para gerar leads?

O que fazer para gerar leads?

Agora que você já sabe o que é lead, chegou a hora de entender o que fazer para trazer as pessoas para perto de você. A melhor maneira de trabalhar a geração de leads é por meio da produção e da divulgação de conteúdo relevante e útil, que atraia a atenção dos usuários e coloque a sua empresa como referência no segmento de mercado em que ela atua. Veja abaixo algumas alternativas possíveis que podem auxiliar esse tipo de estratégia.

E-books

O primeiro, e um dos principais formatos utilizados pelas empresas para trabalhar a geração de leads, são os e-books. Ou seja, livros digitais, e, muitas vezes, interativos, que podem ser trabalhados sob a perspectiva dos mais diversos temas, desde os estágios mais iniciais e distantes do momento de fechamento da venda, até no fundo de funil, quando o lead já está quase pronto para comprar.

Infográficos

Muitas pessoas não tem o costume de ler conteúdos na internet e, por isso, nem todos os textos atraem atenção dos usuários da web. Por esse motivo, um dos formatos que mais ganha adeptos nas empresas que investem na geração de leads é o infográfico, uma maneira visual de organizar informações que deixa os conteúdos muito mais interessantes. Eles podem ser construídos em diversos formatos diferentes, dos mais complexos aos mais curtos e simples, e apresentam como diferencial a maneira de organizar a informação, que deixa os dados muito mais atraentes do que se estivessem dispostos em um texto corrido.

Webinários

Além das imagens estáticas, outro formato de conteúdo que atrai a atenção dos usuários são os vídeos e, consequentemente, os webinários, transmissões de vídeos digitais que oferecem conteúdo e interação para os usuários. Eles devem oferecer ideias de qualidade, que permitem a interatividade mediante um cadastro prévio, afinal de contas, o objetivo é gerar leads.

Saber o que é lead é fundamental para qualquer empresa que precisa utilizar o marketing digital para gerar negócios e relacionamento para o negócio. Agora é hora de você investir nesta estratégia na sua empresa. Aproveite e conheça 5 segredos para aumentar a taxa de conversão do seu negócio digital!

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: