Outbound Marketing: o que é?

Hoje em dia, todo o marketing parece se resumir ao Inbound, não é mesmo? Mas não se engane. O Outbound Marketing é uma estratégia bem bacana que pode ajudar (e muito!) no desenvolvimento do seu negócio.

O que é o Outbound Marketing?
O que é o Outbound Marketing?

Para saber se essa é uma boa alternativa ou não, porém, é preciso conhecer direitinho o assunto e compreender o seu funcionamento.

Que tal vir com a gente? Neste post, explicaremos do que se trata o conceito, como ele funciona e quais são suas principais estratégias. Vamos lá!

O que é o Outbound Marketing?

Você se lembra do que é Inbound Marketing? Nele, basicamente, deve-se criar conteúdo relevante para a sua persona e, assim, atraí-la. Nesse método, ela vem até você. No Outbound, é feito o caminho contrário.

A estratégia é conhecida por agir, de forma ativa, na conquista de novos clientes. Sabe os anúncios de TV, outdoors e flyers? Eles aparecem enquanto assistimos a uma série ou um filme, fazemos um passeio ou estamos parados no sinal, sem que tenhamos que procurar.

Essas mídias surgem de forma proativa e anunciam oportunidades diversas que você não havia buscado. Mas, quando bem utilizadas, são capazes de influenciar uma compra ou fechar um contrato.

Onde essa estratégia está presente?

O Outbound é uma forma, por vezes, “agressiva” de venda. Pense, por exemplo, nos anúncios em vídeos do Youtube. Em grande parte das ocorrências, o internauta só quer pular aquele conteúdo, mas é obrigado a assistir por pelo menos 6 segundos.

Ele não tem escolha. Isso também acontece em blogs e sites, quando um anúncio toma a página e você precisa esperar alguns segundos até que possa fechá-lo.

Mas existem também formas mais direcionadas de uso, como quando um restaurante de comida fitness investe em flyers e os distribui em frente a uma academia. Ou, ainda, quando um vendedor de material escolar anuncia promoções em frente a uma escola. O público está ali e, com a publicidade certa, é possível conquistá-lo.

Quais são as mídias utilizadas?
Quais são as mídias utilizadas?

Quais são as mídias utilizadas?

Vamos pensar em alguns meios utilizados frequentemente por publicitários — os chamados veículos tradicionais. Temos programas de televisão ou rádio, anúncios em jornais e revistas, e-mail marketing, flyers, cartazes, patrocínios de eventos e outdoors.

Lembra-se deles? São mídias que estão sempre nos vendendo algum produto, ainda que os consumidores não percebam ou não tenham pedido por isso.

Quer ver como estão presentes em seu dia a dia? Eles aparecem:

Na televisão: você está assistindo a um filme ou programa, por exemplo, e entram os comerciais. Anúncios de promoções em supermercados, cremes de barbear, perfumes… Uma variedade infinita de produtos.

Essa é uma maneira de publicidade na qual se utiliza o Outbound Marketing. Você conquista o seu cliente indo atrás dele, mostrando o seu serviço e esperando que alguns mordam a isca.

Em redes sociais: quando estamos olhando o feed de notícias no Instagram, Facebook ou qualquer outra rede social e nos deparamos com anúncios. Esse meio é um dos mais frequentes da atualidade, já que grande parte dos consumidores está no ambiente digital.

Nos sinais de trânsito: a panfletagem também é uma forma de Outbound (ou o velho marketing). O método existe há tanto tempo que é difícil mensurar, mas até hoje trata-se de uma aposta dos mais variados ramos de atuação. Você atinge um público enorme e, dele, consegue extrair clientes.

Na caixa de entrada: e-mails marketing são armas importantíssimas no mercado do Outbound. Sabe aquelas mensagens com ofertas que recebemos dia sim, dia também? Com elas, a empresa vai até você e oferece produtos em promoção.

No telemarketing: receber ligações com ofertas especiais de TV a cabo ou planos de telefonia, entre outros serviços, também é uma maneira de ir em busca do cliente.

Em jornais e revistas: publicidades em jornais e revistas são estratégias usuais, já que comportam infinitos assuntos e podem atingir vários tipos de consumidores.

Nos outdoors: dirigir por uma estrada, ou até mesmo por um bairro, pode garantir o encontro com um deles. Embora não tão frequentes como costumavam ser, os outdoors também são formas a se considerar na aplicação do Outbound Marketing.

Em anúncios: o uso de links patrocinados é outra opção. Hoje em dia, existem profissionais em agências e empresas especializados na técnica. O objetivo é atrair o público para blogs ou sites e, consequentemente, expandir a marca, conquistando mais consumidores.

Escolhendo a estratégia ideal para o meu negócio
Escolhendo a estratégia ideal para o meu negócio

Escolhendo a estratégia ideal para o meu negócio

Viu só? Em alguns casos, as pessoas nem se dão conta de que estão sendo influenciadas a consumir. São tantas alternativas, a serem usadas de tantas formas, que as opções são infinitas.

Mas, por oferecer tantas opções, o Outbound pode te seduzir prematuramente. Por isso, é importante não agir por impulso na hora de adotá-lo (ou não) no seu negócio.

Essa decisão deve ser tomada com calma, após a avaliação dos interesses, do porte e do orçamento de sua empresa. Afinal, trata-se de um gasto considerável, que exige reflexão. É essencial, portanto, que você faça as seguintes perguntas:

  • Qual é o meu budget?
  • Esse é o tipo correto de abordagem para a minha persona?
  • Equilibrar o Outbound e o Inbound Marketing não seria melhor para o meu negócio? Será que vale mesmo a pena escolher apenas um deles?
  • Vou ter condições de planejar e colocar em prática as estratégias da forma correta?

Depois de pensar sobre o assunto e escolher a melhor estratégia de forma consciente, pesquise ainda mais para, então, colocá-la em prática.

Nesse momento, é interessante avaliar também a possibilidade de contratar uma empresa especializada em marketing, pelo menos no início. Assim, você terá uma equipe que já lidou com o processo diversas vezes para ajudar nas dúvidas que vão surgir.

Com ou sem apoio de pessoal externo, lembre-se que é imprescindível planejar e permanecer sempre atualizado sobre o mundo do marketing, já que mudanças acontecem constantemente — e manter-se atento a elas vai influenciar diretamente a receita e os resultados do negócio. Por isso, nunca deixe de aprimorar seus conhecimentos e buscar crescer na área.

E aí, nosso artigo sobre Outbound Marketing te ajudou? Se quiser ter acesso a mais conteúdos, siga-nos nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube). Você vai se informar e manter o seu negócio sempre no topo!

Powered by Rock Convert
banner-e-book-EmpreendedorPowered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , ,

Powered by Rock Convert
banner-e-book-EmpreendedorPowered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: