Página de Obrigado: O Guia Definitivo

Se você usa (ou quer usar) landing pages na sua estratégia de marketing, com certeza, deve ter ouvido falar das “páginas de obrigado“.

Mas será que você está aproveitando todo o potencial dela? Arrisco em dizer que é bem provável que não.

Ao analisarmos as dúvidas de nossos clientes e colegas chegamos a essa conclusão e resolvemos falar sobre isso por aqui.

Porém, antes de tudo, me responde uma coisa: Para você, a página de obrigado é apenas um mero detalhe? Uma peça obrigatória que você insere apenas para finalizar uma determinada ação com seu lead?

Independente da sua resposta, esse guia foi criado pensando em você. Iremos nos aprofundar de verdade no tema “página de obrigado”, respondendo dúvidas de pessoas em diferentes estágios de conhecimento sobre.

Percebemos que, mesmo entre os mais experientes em Marketing Digital, a maioria anda perdendo muitas oportunidades por não saber usar essa ferramenta.

Você sabia, por exemplo, que a página de obrigado é uma ótima opção para dar continuidade no seu relacionamento com o lead.

Se você ainda não pensou nessas possibilidades ou não sabe como isso funcionaria na prática, presta atenção que as próximas linhas para aprender de verdade.

O Que é uma Página de Obrigado?

O Que é uma Página de Obrigado?

A “página de obrigado” também é conhecida como “Thank You Page” ou “página de agradecimento“.

É, na verdade, a página que sinaliza o encerramento de uma ação. Ou seja, toda vez que seu lead completa uma ação, a “página de obrigado” surge para sinalizar esse feito.

Isso quer dizer que a “página de obrigado” aparece logo após o visitante cadastrar os dados dele em uma landing page (página de captura).

Você, com certeza, já foi levado até uma “página de obrigado” após realizar o download de um e-book ou outro material. Contudo, é possível que nem tenha se dado conta disso, já que é uma página considerada bem “coadjuvante” mesmo.

Apesar disso, a página de obrigado pode ser vista como muito mais do que uma página com uma mensagem de agradecimento. Pois trata-se do primeiro contato que o novo lead tem com a sua empresa. Afinal, até então ele era apenas um visitante de sua página de captura (landing page). 

Logo, além de uma mensagem de agradecimento pela ação, você também pode utilizar esse momento para estreitar os laços com seu consumidor.

São sobre essas opções que vamos falar durante os próximos tópicos. Vamos aprender?

Para que usar uma Página de Obrigado?

Para que usar uma Página de Obrigado?

O motivo mais óbvio é justamente a mensagem de agradecimento. Mas a página de obrigado vai além dessa finalidade…

Por essa razão, a seguir vamos elencar os principais motivos para utilizar uma página de obrigado na sua estratégia de marketing.

Informar o Sucesso da Ação

Imagine a seguinte situação: Você chegou em uma landing page, passou seus dados, concluiu o processo de cadastro e…fim, não recebe mais nenhuma mensagem.

No mínimo, você vai ficar em dúvida se a ação realmente deu certo, né?

Por isso é tão importante utilizar a “página de obrigado“. É por meio dela que você vai informar o seu lead que a ação dele foi concluída com sucesso.

Não precisa ser nada muito elaborado nesse caso. Pode ser uma simples mensagem parecida com: ‘Cadastro realizado com sucesso’, ou ‘Compra realizada com sucesso’, ou ‘Seu e-book foi enviado para o e-mail’. 

O que importa é deixar o seu lead informado. Ele precisa saber que o cadastro que acabou de fazer deu certo e o que fazer a partir disso. É exatamente isso que a página de obrigado faz, antes de tudo.

Parece mentira, mas essa pequena (e tão simples mensagem) faz parte de uma boa experiência do usuário do seu lead.

Manter a atenção do lead

Uma ótima forma de utilização da página de obrigado é fazer dela uma forma de contato e interação com o seu lead.

Assim, você consegue reter potenciais clientes por mais tempo na sua página. 

Algumas formas de criar essa ação é:

  • Indicando posts e conteúdos relativos ao assunto da compra;
  • Indicando grupos de relacionamento entre os alunos ou;
  • Até mesmo indicar os próximos passos da ação.

Exemplo:  Se o objetivo era a inscrição em um webinar, na página de obrigado você pode deixar os próximos passos. Nela, você pode reforçar se o o lead vai receber um e-mail no dia da transmissão, se ele precisa de algum material para acompanhar o webinar.

Enfim, essa é uma forma demonstrar que o lead pode contar com sua ajuda e atenção, além de que você tem mais informações para compartilhar com ele.

Apresentar Produtos

Você tem produtos para oferecer e quer aproveitar o lead que acabou de se cadastrar? Ou tem outros conteúdos que podem interessar o seu lead?  Então, aproveite a página de obrigado para apresentar essas oportunidades para seu lead.

Vamos supor que o lead tenha se cadastrado em uma página de captura sua para receber um e-book sobre “receitas de doces de festas”.

Na “página de obrigado”, caso você achasse interessante, você já poderia oferecer o seu curso sobre “comprar e fazer brigadeiros e outros docinhos gourmet”.

Do mesmo modo, se você não quiser vender ainda por não achar o momento, pode oferecer uma planilha gratuita para cálculo dos custos das receitas, por exemplo.

Assim, você consegue ajudar ainda mais o seu público. Um material complementa o outro, e muito provavelmente, vai ser do interesse do lead.

Isso funciona muito. Basta ver como os e-commerces costumam utilizar muito essa estratégia parecida com essa, mas no pós-venda…

Muitos deles levam o comprador até uma página onde recomendam outros produtos relacionados à compra realizada.

Exemplo: Se o cliente comprou um celular, uma espécie de página de obrigado pós-compra apresenta então opções de capinhas, película protetora, cabo de carregamento.

Qual é a Importância da Página de Obrigado?

Qual é a Importância da Página de Obrigado?

Depois do que apresentamos no tópico anterior, você deve ter uma boa ideia sobre o quanto a página de obrigado é importante na jornada de compra do lead, certo?

Mas, se ainda não ficou claro, vamos destacar alguns pontos que ressaltam a importância dela bem resumidamente:

  • Ela marca um momento essencial na jornada de compra do lead. É nesse momento em que a visita se converte em uma venda. Por isso, é importante fazer desse contato uma ponte para novas oportunidades.
  • Ela estreita o relacionamento com o lead. Com a página de obrigado você cria chances de relacionamento com o lead. É o momento de mostrar o quanto essa ação é importante para você.
  • Apresenta seus canais de suporte e comunicação. Essa é uma excelente oportunidade para apresentar seus canais de suporte para o novo lead. É nesse momento que você deixa à disposição seus canais de comunicação, em caso de dúvida onde ele pode recorrer. E claro, mostrar o quanto o lead é importante para você.
  • Deixar uma boa primeira impressão. Um bom relacionamento entre lead e empresa, começa no primeiro cadastro. Portanto, aproveite a página de obrigado para causar uma boa impressão. Mostre o quanto ele fez uma boa escolha em estar confiando no seu conteúdo.

Como criar uma Página de Obrigado Poderosa

Como criar uma Página de Obrigado Poderosa

Se antes você achava que a “página de obrigado” era uma mera formalidade, provavelmente, mudou de ideia depois dessas explicações.

Como você pôde perceber, essa página tão sutil pode ser uma excelente oportunidade para estreitar laços, fidelizar leads e promover vendas.

Mas como criar uma página de obrigado poderosa? Como torná-la tão eficiente a ponto de atingir todos os objetivos acima? 

Existem alguns elementos fundamentais nesse processo e vamos te contar quais são agora:

1- Mensagem de Confirmação

Apesar das outras utilizações da “página de obrigado”, a sua grande função sempre será informar que determinada ação foi realizada com sucesso e, claro, agradecer pelo lead a ter concluído.

Por isso, é essencial que sua página de obrigado tenha uma mensagem de confirmação. Ela pode ser simples e direta, agradecendo pelo download de determinado infoproduto ou inscrição de determinado evento.

Outra informação importante, nesse caso, é informar se há outros passos além desse.

Exemplo:

Se o lead baixou um e-book, você precisa comunicar se o material será enviado por e-mail, se já vai começar automaticamente o download.

Já no caso de um evento, se o lead vai receber notificações no dia do evento na sua caixa de entrada e etc.

2 – Botão CTA

Além da mensagem de confirmação, é muito importante você colocar um botão com uma chamada para ação (CTA) na página de obrigado.

Aliás, é muito importante colocar um botão de CTA que faça sentido com o momento que seu lead está vivendo.

Se o lead acabou de baixar um conteúdo de topo de funil, não faz sentido você já oferecer uma oferta de compra.

Afinal, vocês ainda estão começando um relacionamento. Portanto, o mais indicado seria levar o lead para um conteúdo mais aprofundado do seu blog, por exemplo.

Agora, se é um cliente que acabou de realizar uma compra, por que não enviá-lo para uma promoção especial para quem já é seu aluno?

3 – Próximos Passos

Aqui é um pouquinho diferente do que falamos no primeiro fator. O que queremos dizer com “próximos passos” é o complemento ao botão de CTA inserido.

Se você está oferecendo uma oferta especial para quem acabou de baixar um material seu, você pode deixar essa informação clara na página de obrigado.

Exemplo de mensagem: ‘Para você que acabou de baixar meu e-book, tenho uma promoção especial e por tempo limitado… Clique no botão abaixo para descobrir’.

 

Sim. Como você pôde ver, são apenas 3 fatores essenciais (Mensagem de Confirmação; Botão CTA e Próximos Passos)… Mas quando bem executados, o resultado é sempre muito efetivo. Testa aí e depois conta pra gente se não fez diferença na sua estratégia.

7 Dicas para Criar uma Página de Obrigado além do Esperado

7 Dicas para Criar uma Página de Obrigado além do Esperado

Se você chegou até esse momento do artigo notou que a “página de obrigado” pode ter muitos usos além do “tradicional” agradecimento.

Contudo, talvez você ainda esteja precisando de uma inspiração para colocar esse conteúdo em prática, certo?

Se é o caso, confira 10 dicas para criar uma página de obrigado (muito) além do esperado!

1 – Direcionar para o seu Blog

Essa dica é indicada principalmente para o topo do funil. Ou seja, são aqueles leads que ainda estão conhecendo o universo do seu produto.

Uma ótima forma dele te conhecer melhor, é inserir um botão de CTA (Call to Action) que o leve para um post do seu blog.

Claro, procure sempre um post que faça sentido com o que você acabou de disponibilizar.

Exemplo: Se você tem um infoproduto sobre cronogramas de limpeza e acabou de disponibilizar o download de uma planilha de tarefas, pode indicar um post sobre quais tarefas realizar em cada dia da semana.

2 – Ofereça um Complemento do Conteúdo

Para continuar o relacionamento com seu lead, você também pode (e deve) utilizar a página de obrigado.

Como falamos anteriormente, você pode enviar para um conteúdo que complementa o anterior.

Quer um exemplo?

Vamos supor que você tenha um infoproduto sobre exercícios físicos em casa… Aí o seu lead acabou de baixar uma série de videoaulas com exercícios para iniciantes.

Você pode oferecer, então, na página de obrigado um e-book falando sobre os segredos da hipertrofia. Com certeza, é um assunto que vai chamar a atenção do mesmo lead que baixou o anterior.

3 – Compartilhar nas Redes sociais

A página de obrigado é uma ótima ferramenta para aumentar o seu engajamento nas redes sociais.

Para deixar o compartilhamento ainda mais simples, você pode configurar os botões direcionando para as redes sociais.

Assim, se o lead gostou muito do conteúdo que adquiriu, pode compartilhar com outros seguidores. E você pode conquistar novas vendas à partir dessa ação.

É o famoso “marketing boca a boca” que nunca sai de moda.

4 – Compartilhar com um Amigo

Quer deixar o item anterior ainda mais poderoso? Então utilize a página de obrigado para oferecer um bônus exclusivo para quem indicar o seu produto ou conteúdo para um amigo.

Com certeza você já viu essas promoções do tipo: “Indique para um amigo e você ganha x% de desconto”.

A ideia é a mesma aqui. Com a diferença que o que será compartilhado e indicado é o seu produto ou material rico.

A grande vantagem com relação à dica anterior é que, nesse caso, você não depende do algoritmo das redes sociais para entregar o conteúdo divulgado. Já que aqui ele tem destino certo para uma pessoa específica.

5 – Curtir suas Páginas nas Redes Sociais

Quer estreitar o relacionamento com seu lead? Então, convide para conhecer seu trabalho em suas redes sociais.

A grande diferença com a dica 3 é que aqui você não vai falar para ele compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Ao contrário, irá pedir para que ele passe a te seguir.

Assim, o que poderia ser uma ação única passa a se tornar um relacionamento de longos views e curtidas.

6 – Responder uma Pesquisa

Essa é uma ótima forma de conhecer melhor sua audiência e também seu processo de vendas!

Ao final da página de obrigado, você pode colocar um link que direcione para uma pesquisa de opinião. Nela você pode coletar diversos dados… 

Além de informações demográficas, é interessante ir mais a fundo… Como entender melhor origem desse lead e os interesses dele:

“Afinal, como ele te encontrou?”

“Qual é o interesse dele nesse tipo conteúdo?” 

Além, é claro, de coletar dados sobre os gostos, comportamento e preferências desse lead:

“Qual é o meio que ele mais consome conteúdo?”

“Como ele gostaria de ser abordado em próximas ofertas?”

7- Comentar o Processo de Compra

E, finalmente, você pode usar a página de obrigado para coletar depoimentos sobre o seu produto ou conteúdo.

Essa é uma importante forma de coletar provas sociais de que seu infoproduto realmente funciona.

Afinal, quem está atestando isso são pessoas que já conhecem o seu trabalho. O que tem um poder muito grande na decisão de compra das outras pessoas.

Conclusão

Conclusão

Como você pôde perceber nesse nosso guia essencial, a “página de obrigado” não deve ser encarada apenas como uma mera formalidade.

Quando utilizada com criatividade e estratégia, a ferramenta pode ajudar a fidelizar um possível cliente, engajar as suas redes sociais e, até mesmo, aumentar as suas vendas! 

Portanto, esperamos que na próxima landing page ou página de vendas, você crie estratégias poderosas nas páginas de obrigado!

Até a próxima!

 

Jessica Delalana :

O nosso blog utiliza cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o blog, confirma que aceita a sua utilização.