Personas: por que são tão importantes para o Marketing Digital?

Uma boa estratégia de Marketing Digital, só é feita a partir da determinação do público-alvo e da persona ideal.

Afinal, seu maior propósito é atrair novos usuários para convertê-los em leads (potenciais clientes), e posteriormente transformá-los em clientes efetivos.

Para isso, todas essas metodologias e estratégias necessárias para compor seu planejamento precisam dar um grande foco no cliente ideal, ou seja, na criação de personas.

As personas servem para tornar a sua estratégia de marketing digital mais assertiva e ajudar a identificar o perfil do cliente para divulgar produtos ou serviços ideais para a marca.

Entretanto, você conhece a importância das personas para uma estratégia de marketing e o sucesso de uma empresa?

Para solucionar todas as dúvidas, preparamos esse artigo para explicar o que são personas e como elas ajudam a companhia a crescer no mercado.

O que são personas?

persona-marketing-digital
O que são personas?

Também conhecida como Buyer Persona, elas são personagens fictícias, do que seria um cliente ideal para as empresas para segmentar e definir detalhadamente seus potenciais clientes.

Por isso, as personas são personagens indispensáveis em qualquer estratégia de marketing digital para vender na internet.

Com o intuito de conseguir novos negócios e desenvolver a identidade da marca, o marketing digital serve para divulgar produtos e serviços em todas as páginas da internet, como blogs, redes sociais e nos sites de busca.

Dessa forma, o principal objetivo da persona é conseguir informações sobre o público-alvo para adotar estratégias assertivas, oferecendo condições para produzir materiais de alta relevância e valor aos seus leads.

Por exemplo: após a pesquisa de mercado, sua empresa identificou que o público-alvo é composto por gestores da indústria. Portanto, é necessário identificar as formas de se aproximar do público para adquirir mais informações dele.

Após adquirir esses dados, pode-se estabelecer o local desses clientes na jornada de compra, identificando as suas necessidades e implementando ações de marketing digital para atrair esse público.

Como criar personas?

como-criar-personas
Como criar personas?

O primeiro passo para criar as personas é identificar as características básicas do cliente ideal. 

A partir delas criar o personagem semifictício, identificando o perfil ideal e real dos clientes.

Esse perfil precisa ter as características de comportamento, demográficas e psicológicas dos consumidores em potencial. Envolver as dores e anceios dele, para assim entender de que forma o seu produto ou serviço pode auxiliá-lo.

Para começar a criar a persona é preciso ter:

Conhecimento do perfil do consumidor

perfil-do-consumidor-persona
Persona e o perfil do consumidor
  • Onde passa grande parte do seu tempo?
  • Trabalha em qual setor da empresa?
  • Qual o cargo profissional do público?
  • Qual o horário de trabalho?
  • O que ele pesquisa na Internet?

 

Esses detalhes parecem simples, mas são fundamentais para criar personas e atingir o seu público com produtos adequados a ele.

Agora, se a empresa não consegue deixar claro como pode resolver os problemas dos clientes, isto pode ser um grande problema de comunicação.

Portanto, na hora de criar personas, é preciso saber quais são as dores dos clientes e atendê-los da melhor forma.

Benefícios das personas

buyer-persona-benefícios
Buyer Persona Benefícios

Independente da situação, atrair clientes fora do perfil pode sair caro e causar prejuízos financeiros para empresas de qualquer setor.

Por essa razão, é bastante importante traçar uma estratégia focada em criar personas ideais para empresa e não corre riscos de ter prejuízos em seus investimentos.

Após saber quem é sua persona, as estratégias de marketing vão ser mais assertivas e possibilita a geração de resultados produtivos.

As outras vantagens dessas personas são:

Melhor posicionamento e segmentação

As personas fornecem um alvo para seus clientes em potencial e posicionam a relevância dos produtos, fornecendo informações valiosas para prospectar, realizar pesquisas de mercado, publicidade e palavras-chave para SEO.

Além disso, eles permitem compreender com mais profundidade os modelos dos prospects e clientes, proporcionando a geração de leads qualificados que evitam o desperdício de tempo com os de menor alinhamento.

Melhoram as campanhas de marketing

buyer-persona-campanha
Buyer Persona Campanha

As campanhas de marketing são necessárias para fornecer informações necessárias que auxiliam na forma de como criar mensagens de marketing mais efetivas, além de criar conteúdo e promoções atraentes.

Determinam quais as plataformas e meios de comunicação são adequadas para as campanhas de marketing, permitindo a produção de conteúdo que atenda o perfil do público-alvo.

Eles também ajudam a comunicar com compradores e clientes na mesma linguagem a serem rápidos na interpretação do comportamento dos consumidores.

Aumenta a autoridade da marca

persona-autoridade-de-marca
Buyer Persona e autoridade de marca

As personas também são importantes em estratégias de Inbound Marketing voltadas para produzir conteúdo e iniciar um relacionamento com seus clientes para a empresa ser autoridade no nicho de atuação.

Para conseguir ter resultados na estratégia é fundamental criar ações que atendam esse público para que eles valorizem a sua marca.

E então é possível estabelecer estratégias que demonstram que a empresa eduque o seu público com conteúdos de alto valor.

Portanto, as personas são fundamentais para criação de conteúdos e campanhas que propõem o diálogo, aproximando a empresa do seu cliente e entendendo as suas necessidades.

Melhora o alinhamento entre marketing e vendas

persona-alinhamento-marketing-vendas
Persona e o alinhamento entre Marketing e Vendas

Além de melhorar a imagem da marca, as personas também ajudam a avaliar as estratégias de segmentação, alinhando as equipes de marketing e vendas para alcançar resultados mais assertivos.

As personas também ajudam a identificar canais digitais com uma interação efetiva para uma interação verdadeira com sua audiência e é capaz de identificar quais os gatilhos necessários para atrair o cliente a comprar o produto.

Beneficia o ROI das empresas

persona-return-of-investment
Buyer Persona auxilia no ROI

Impacta diretamente no ROI do marketing digital, pois ajuda a empresa a economizar recursos, graças a comunicação com contatos que de fato interessam pelo produto, auxiliando na criação de estratégias eficazes de divulgação.

Além disso, é possível alcançar resultados muito mais assertivos com um melhor posicionamento, garantindo destaque e um bom retorno dos seus investimentos.

Use as personas como peça fundamental da sua estratégia!

O ideal é saber como se comunicar com a sua persona em todos os estágios do funil de vendas.

Assim, o público-alvo enxergará sua marca mais como uma parceira, aumentando as possibilidades de fidelizar o cliente.

Tenha uma atenção e estude o mercado que a empresa atua, pois, sempre ocorrem mudanças nos hábitos de consumo e com isso, o perfil da persona precisa ser atualizado para se adequar ao mercado.

E lembre-se: a persona é base de toda empresa, ela que vai ajudar a adotar estratégias para o crescimento e desenvolvimento do negócio!

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.

Soluções Industriais  é a maior plataforma b2b industrial para compradores do Brasil. O portal SOLUÇÕES INDUSTRIAIS tem por objetivo facilitar o contato entre as indústrias e os seus clientes em potencial, além de mantê-los atualizados com as inovações e as últimas notícias sobre o mercado industrial.


Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: