Produção de conteúdo: Veja técnicas de copywriting para produzir artigos

A produção de conteúdo relevante e de qualidade é um dos segredos do marketing digital. Porém, essa estratégia só trará resultados se tudo for feito da maneira correta.

Como realizar produção de conteéudo
Produção de conteúdo: Veja técnicas de copywriting para produzir artigos

Se você trabalha como afiliado, por exemplo, o seu sucesso vai depender da forma como consegue abordar seus possíveis clientes. E o marketing de conteúdo é a melhor estratégia para essa ação.

Mas a produção de conteúdo não se limita a simplesmente escrever um texto e publicar no seu blog, esperando que alguém encontre o seu post perdido no meio de outros milhões e achando que somente isso será o suficiente para vender o seu produto. Há algumas táticas fundamentais que vão fazer seus textos serem lidos, além de contribuir para que fiquem otimizados para as buscas no Google.

Não é mágica! O método está no uso de palavras altamente persuasivas que tentam convencer o seu leitor a tomar algumas ações preestabelecidas por você. Essa técnica é chamada de copywriting. No post de hoje, você vai saber mais sobre ela. Confira!

Produção de conteúdo com títulos
Pense nas funções do título na produção de conteúdo

As funções do título

A primeira parte do seu texto que alguém vai ler é o título do seu conteúdo. Ele deve cumprir 4 requisitos básicos:

1. Chamar a atenção

A primeira função do título é conseguir a atenção do leitor. Uma maneira eficaz de fazer isso é apelar para palavras que implicam vantagens para quem está lendo. Outro tipo de título chamativo é o que traz novidades.

2. Selecionar o público

Não basta chamar a atenção, é preciso saber selecionar o leitor certo para seu texto. E o título também tem essa função. Leitores segmentados, mesmo que em menor quantidade, são mais aptos a se tornar clientes qualificados.

3. Passar uma mensagem completa

O ideal é que o título do seu artigo diga exatamente o que o leitor encontrará no corpo do texto. Omitir informações importantes só vai chatear o seu leitor, caso ele interprete o seu título de uma maneira e encontre no texto algo totalmente diferente do que esperava.

4. Conduzir o leitor para o resto do texto

O publicitário americano Joe Sugarman costuma dizer, em suas palestras, que a função básica do título de um anúncio ou texto é fazer o leitor ler a primeira frase do texto. E a função desta é provocar a leitura da segunda. Portanto, escreva um título cativante, que leve o leitor a querer continuar lendo o resto do texto.

Como realizar a produção de conteúdo
Pense na estrutura do texto na hora de realizar a produção de conteúdo

A estrutura do texto

Há, no copywriting, algumas fórmulas mnemônicas famosas, cujo objetivo é criar uma sequência estrutural no texto que seja atraente e que converta. A mais famosa dela é a AIDCA, acrônimo para Atenção, Interesse, Desejo/Dor, Convencimento, Ação.

Vamos analisar cada letra e ver como ela se aplica na produção de conteúdo:

1. Atenção

Como já foi dito no tópico anterior, é função do título conquistar a atenção do seu leitor. Mas é importante ressaltar que o design do seu blog também vai contar muito nesse quesito, pois as pessoas são atraídas subconscientemente por padrões estéticos.

2. Interesse

Num primeiro momento, o seu título tem que despertar o interesse no leitor em ler o conteúdo. Mas é função de cada parágrafo manter o interesse na leitura do que vem a seguir. Então, preze por criar ganchos em cada parágrafo ou subtópico que force o leitor a continuar para o próximo.

3. Desejo ou dor

Você não precisa, necessariamente, despertar o desejo por um produto ou serviço, como no caso de uma promoção de vendas. Como estamos falando de conteúdo, o desejo pode ser por conhecer mais profundamente o assunto que você está abordando no artigo, ou mesmo tópicos relacionados.

Nesse sentido, também é possível lidar com uma dor, ao apresentar alguma possível solução para o problema do seu leitor. Isso fará com que ele se engaje mais no seu conteúdo e queira se aprofundar no assunto.

Como realizar a produção de conteúdo
O poder do convencimento através da produção de conteúdo

4. Convencimento

A letra C é mais recente na fórmula, que antes era chamada de AIDA. Isso porque as pessoas estão ficando cada vez mais informadas e desconfiadas com tanta comunicação falsa na web.

Antes de tentar fazer o seu leitor tomar alguma ação, é preciso convencê-lo de que você sabe do que está falando. Apresente dados reais, estatísticas, informações de fontes confiáveis, pesquisas e o que mais for necessário para dar fundamento ao seu conteúdo.

5. Ação

Por fim, se a estrutura do seu conteúdo foi feita corretamente e o leitor chegou até aqui, é hora de tomar uma ação.

Essa ação vai variar do estágio em que se encontra seu leitor dentro do funil de vendas. Se ele ainda está no topo, isto é, em estágio de atração, sugira algumas ações suaves, como comentar no post ou compartilhar o artigo nas redes sociais.

Essas ações vão variar conforme os estágios do funil vão afunilando. Quando chega ao fundo, é hora de vender seu produto ou serviço para seu leitor, ou melhor, agora, seu cliente.

10 dicas de produção de conteúdo
10 dicas para a produção de conteúdo

10 dicas para a produção de conteúdo

Agora que você entendeu o processo de escrever um título atraente e um texto que faça conversões, vamos dar mais algumas dicas para melhorar ainda mais na sua produção de conteúdo:

  1. Coloque o leitor em primeiro lugar: comece a escrever para as pessoas, mesmo que você ainda não saiba quem é o seu leitor.
  2. Organize cuidadosamente os principais pontos do texto, de forma a seguir uma estrutura lógica e atraente.
  3. Quebre o texto em seções curtas, colocando intertítulos e separando o artigo por tópicos e subtópicos.
  4. Use sentenças curtas. Frases longas cansam e distraem o seu leitor. O mesmo vale para os parágrafos. Quebre-os em unidades menores.
  5. Use palavras simples, evitando termos rebuscados e que ninguém conhece ou de pouco uso popular.
  6. Evite usar jargões técnicos. A não ser que pelo menos 95% do seu público leitor esteja acostumado a eles, ou que sejam extremamente necessários para explicar algum conceito.
  7. Seja conciso e evite redundâncias ou explicações excessivas que não enriquecem o texto.
  8. Seja específico. Uma das melhores formas de persuadir seu leitor é dando informações específicas sobre o assunto que você está abordando.
  9. Vá direto ao ponto. Não seja prolixo, evite o uso de advérbios desnecessários e foque na informação que realmente importa.
  10. Escreva num estilo amigável e conversacional.

E aí, gostou destas dicas de copywriting para melhorar seus textos e aumentar a eficácia de suas vendas?

Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos que você domina as técnicas de produção de conteúdo!

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: