Sele o compromisso do seu cliente com amor

Dia dos namorados, uma data especial para os apaixonados e um momento de descontração para o pessoal que está solteiro.

E é claro que não poderíamos deixar de comentar sobre uma das relações mais importantes de serem mantidas hoje, a sua relação com seus leads e clientes.

sele-o-compromisso-com-leads-e-clientes
Relação leads e clientes

Se você quer de alguma forma surpreendê-los nesta data, é importante se planejar pelo menos um pouco, afinal, dia dos namorados não acontece todos os dias.

Mas se você ainda não tem uma ideia que faça sentido para seu nicho, nós como conhecedores de um bom relacionamento com o cliente e defensores do Inbound Marketing, vamos te ajudar a chegar lá.

Começando por uma reflexão básica do que esse tipo de data representa.

Não seja esse date

Você chega em casa, leva um presente muito bacana, pensando na pessoa amada, toma seu banho e depois de tudo pronto começa a organizar a surpresa, um jantar com aquela receita que você não fazia a tempos, e que seu amor adora.

Está tudo perfeito, exceto por um pequeno detalhe. Você só faz algo carinhoso e com cuidado no dia dos namorados. Isso significa que, ou seu relacionamento está muito defasado, ou realmente você não é a melhor companhia para aquela pessoa.

Como esse cenário se relaciona com o Marketing Digital?

cenário-se-relaciona-com-o-marketing-digital
Como esse cenário se relaciona com o marketing digital?

Agora imagine se é esse tipo de relação que você cria com seus clientes e leads.

Por exemplo, você tem uma base de e-mails e decide fazer uma ação promocional na black friday, mas você está o ano inteiro sem conversar com essas pessoas, sem interagir com elas e sem lembrar à elas que você e sua marca existem.

Ou seja, você deixou o seu negócio cair no limbo da memória desse lead, dessa forma, quando você finalmente for abordá-lo, ele provavelmente não vai mais ter nenhuma lembrança de você, ou não consiga mais se relacionar de uma forma pessoal com a sua marca.

Esse tipo de comunicação acontece mais do que a gente imagina!

Uma organização que não se comunica com seus leads por um grande período de tempo e quando decide fazê-lo, joga uma promoção em cima deles, sem nem perguntar como foi seu dia, é uma verdadeira tragédia.

E esse mesmo tipo de relação, acontece entre empresas, prestadores de serviços e seus clientes.

Então, a primeira lição que consideramos importante deixar por aqui é:

Todo dia é dia para se relacionar!

cenário-se-relaciona-com-o-marketing-digital
Todo dia é dia para se relacionar

Nós já falamos muitas vezes sobre a importância de manter um relacionamento saudável com seus clientes, e quando falamos saudável queremos dizer, manter uma lista quente e uma comunicação fluida em todos os canais que você disponibiliza.

Isso requer planejamento, afinidade e o mais importante RECORRÊNCIA.

O seu conteúdo, se de fato é relevante, será aberto apenas se seus leads tem uma lembrança de sua marca ou interesse no que você entrega. Então, mantenha a comunicação com essas pessoas, faça elas lembrarem de você e não lembre delas somente em datas comemorativas ou comerciais.

E, já que citamos canais…

Não deixe seu mozão no vácuo.

Se o canal existe, é porque ele precisa ser mantido.

sele-o-compromisso-com-seu-cliente-com-amor
Não deixe seu mozão no vácuo

Já ouviu falar em omnichannel? A ideia desse tipo de estratégia é integrar diferentes canais com uma comunicação mais fluida.

Não apenas disponibilizar os canais mas sim toná-los complementares, de forma que o cliente não sinta essa troca de canal, mas tenha mais opções para entrar em contato.

No Brasil essa integração ainda não é feita com excelência, apenas em alguns cases bem específicos é possível ver essa prática, mas no geral, ela ainda não se tornou uma cultura.

Mas já vemos uma tendência de integração entre conteúdos quando vemos, por exemplo, QR codes re-direcionando para uma etapa do processo de venda ou quando organizações disponibilizam suas redes sociais como canais de comunicação para os clientes.

Então, se você tem a intenção de disponibilizar canais de comunicação, análise como o seu público se comporta em cada um deles e se planeje para atender a demanda que irá surgir.

Afinal, ninguém merece ser deixado no vácuo, ainda mais se for pelo seu mozão.

Seu parceiro é único, seu cliente também.

sele-o-compromisso-com-seu-cliente-com-amor
Seu parceiro é único seu cliente também

Aprofunde a sua comunicação e seu conteúdo de forma que seu cliente se sinta único.  

Chame o lead pelo nome, envie ‘mimos’ que ele gosta e se identifica, mande mensagens carinhosas, enfim, há diversas maneiras de tornar processo pessoal para que ele se sinta único. Da mesma forma que ocorre em um relacionamento.

Na leadlovers, sempre tentamos aproximar os nossos clientes e leads para que eles realmente conversem com a gente. Isso se provou ser um método extremamente relevante e funcional para passar confiança e credibilidade para o público.

Então não se esqueça, são seus clientes que fazem o seu negócio girar. Dê a devida importância para cada um deles.

Você sabe das coisas que seu cliente gosta como ninguém!

Você mais do que ninguém sabe do que seu cliente precisa e como ele deseja receber esse conteúdo.

E se não sabe, qual o problema de perguntar?

O processo para melhorar a comunicação e serviços é constante e ininterrupto. Então questione, pesquise e entenda seu consumidor, assim você vai de fato melhorar a entrega final.

O relacionamento é uma via de mão dupla

sele-compromisso-com-seu-lead-e-clientes
O relacionamento é uma via de mão dupla

É impossível amar sozinho, da mesma forma que é impossível criar um produto ou serviço sem a opinião e necessidades por parte do consumidor final.

No marketing 4.0, a cada produto e a cada serviço as empresas e marcas compreendem que é uma relação de cocriação. A marca propõe algo, escuta e acompanha os feedbacks dos clientes para, aí sim, transformar a percepção do cliente sobre seu serviço/produto.

É uma relação baseada em uma via de mão dupla. Enquanto você e sua marca ficam nas ideias de como melhorar e agradar, o cliente vai de fato entender o que precisa ser feito para mudar e melhorar.

Não deixe de escutá-lo em momentos de críticas.

Ou seja, não adianta querer lançar ou vender algo que não faça sentido para o consumidor final e mesmo após o lançamento é necessário e imprescindível a participação do cliente no momento de adaptação do produto.

Afinal de contas você não cria pra você, você cria para o outro poder consumir.

Sele o compromisso com seu cliente com amor

sele-o-compromisso-com-seu-cliente-com-amor
Sele o compromisso com seu cliente com amor

Ao final de todo o processo de conquista, em algum momento você vai ter que oficializar esse compromisso e confiança mútua. Certifique-se de fazer isso de forma natural e com bastante amor, o amor é sempre essencial.

Essa etapa é similar a qualquer relacionamento e com seu cliente não deixa de ser algo fundamental para validar a sua estratégia. É nesse momento que tudo o que você fez até então faz sentido e devolve o valor investido, por isso…

Saiba identificar qual o momento certo para se comprometer com seu cliente.

Depois de nutri-lo e tratá-lo com tanto cuidado, carinho e atenção, você não quer perder a oportunidade de venda. Para isso você precisa identificar se o seu lead está em um momento bom para comprar.

Pela leadlovers, você consegue fazer isso por um sistema de pontuação chamado leadscoring. Ele é um sistema de “pontos” que vai definir quem são seus leads qualificados e quais devem sair da sua lista. A pontuação se dá a partir da interação de cada lead com a sua marca.

Então, sem desculpas, além de nutri-los você tem que gerenciá-los e entender o momento para o contato e abordagem de venda.

O relacionamento não acaba após o compromisso.

Como em qualquer estratégia de inbound marketing que se preze, é extremamente importante se comunicar com seu cliente após a realização da compra.

Cultive o relacionamento não somente em momentos oportunos para você! Seu lead no final do dia ainda é seu lead.

sele-o-compromisso-com-seu-cliente-com-amor
O relacionamento não acaba após o compromisso

Você não quer cair na besteira de parar de nutrir e cultivar esse relacionamento. Acredite quando te dizemos que sim, você vai precisar desse contato nutrido para outras campanhas ou comunicados.

E assim como em um relacionamento, ele não acaba após o casamento, ele tem que melhorar depois dessa assinatura de contrato. E o que acontece na maioria das vezes?

A desilusão com a marca após comprar o produto.

E como melhorar e não deixar esse relacionamento cair na mesmice?

Há várias coisas que você pode fazer para fomentar a relação com seu cliente após a compra, entre elas é continuar enviando conteúdo relevante para ele, prestar suporte e continuar inovando em seus processos.

Para o pessoal que acabou não efetuando a compra, impacte eles novamente.

E já que é pra impactar, porque não utilizar ferramentas…

Remarketing

O remarketing é uma das alternativas para conquistar de vez o público que acabou não efetivando a compra.

Eles já estão na sua base, já tem noção do que sua marca e negócio oferecem, agora, você precisa convencê-los que comprar de você é o melhor negócio para eles.

Considere essa estratégia como uma das formas para tracionar novamente o seu público.

Já está se sentindo mais inspirado para colocar a mão na massa neste dia dos namorados?

Não perca a chance de fazer algo que agrade seus clientes e leads. E lembre-se, o relacionamento não termina após oficializar o compromisso.

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: