SEM – Descubra o que é Search Engine Marketing

Você já viu a sigla SEM? Você sabe ao que ela se refere? Ou como ela se encaixa no mundo do Marketing Digital? Não. Então leia este artigo, ele te ajudará a desvendar este mistério.

SEM é a abreviação do termo em inglês Search Engine Marketing, que é um recurso do Marketing Digital para que o seu site ou blog apareça nos resultados em sites de busca como o Google, destacando juntos aos resultado orgânicos.

SEM – Search Engine Marketing

Ao contrário do SEO (Search Engine Optimization), que tem como objetivo otimizar os artigos de blogs e páginas de sites para que apareçam nos resultados de forma orgânica, o SEM exige um certo investimento financeiro para que o site/blog apareça no topo ou lateral dos resultados, sendo os links patrocinados o maior representante do SEM.

O SEO e os links patrocinados em conjunto formam o SEM. O SEO é um trabalho continuo, de tempos em tempos é necessário revisá-lo e otimizá-lo para que o conteúdo que você e a sua equipe estão produzindo continue aparecendo de maneira constante e orgânica nos resultados das buscas, sendo este um trabalho de médio a longo prazo, agora, se você procura por resultados a curto prazo, uma opção é investir em links patrocinados.

Links Patrocinados

Os links patrocinados aparecem juntos com os resultados orgânicos em sites como, por exemplo, o Google e Bing, eles recebem maior destaque do que os resultados orgânicos porque os anunciantes, geralmente, pagam por clique para estarem ali.

Links patrocionados bing
Links patrocinados para o Bing
Anúncios para o Google
Links patrocinados no Google

Os links patrocinados são uma forma de tráfego pago para o seu site ou blog com o intuito de vender algo de imediato, esta estratégia é perfeita para quem busca resultados a curto prazo e esta no meio de uma campanha. Também é possível fazer links patrocinados dentro de redes sociais, como o Facebook.

O SEM é uma mescla deste dois recursos, links patrocinados com o SEO, e o objetivo é dar destaque para uma marca/empresa em um curto prazo de tempo através de um investimento, o destaque recebido dependerá do quanto você está disposto a pagar.

É recomendável utilizar o SEM em campanhas especificas, planeje bem como pretende colocar em prática este recurso do Marketing Digital, separe um pedaço de seu orçamento para este propósito e não se esqueça do SEO, pois assim que o tempo de veiculação do seu anúncio terminar, as chances de você continuar aparecendo na primeira página dos resultados são bem pequenas.

E aí, o que achou deste artigo? Deu pra entender melhor o que é SEM? Não deixe de expressar a sua opinião nos comentários abaixo e até a próxima.

Compartilhe o post:


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: