Por que usar e-mail marketing para o negócio crescer?

Todo mundo já deve ter recebido um e-mail marketing, certo? Mas e você, empreendedor, já pensou em usar e-mail marketing para negócio crescer? O que falaremos no post de hoje é exatamente sobre esse tema!

usar e-mail marketing para negócio crescer
Por que usar e-mail marketing para negócio crescer?

Há aqueles que pensam que tal estratégia é sinônimo de spam, mas não se engane. No caso de e-mail marketing, você pode se descadastrar a qualquer momento do mailing list, e recebe as mensagens, pois deu seu endereço de e-mail ao remetente. No segundo, o que existe é uma invasão de seus dados, com mensagens indesejáveis de remetentes suspeitos.

Com mensagens já padronizadas, o e-mail marketing visa impactar o destinatário com algum tipo de informação, seja venda, informativo, divulgação, aviso, entre outras. Além de eficiente, é uma ferramenta de baixo custo.

O objetivo é criar campanhas que atinjam diretamente o consumidor daquele determinado produto. Vejamos a seguir o processo de e-mail marketing e como pode beneficiar os resultados de sua empresa.

Como iniciar uma estratégia de e-mail marketing

Ao planejar o e-mail marketing, tenha definida a sua lista de e-mails, ou seja, para quem você vai enviá-lo.

Você deve estar se perguntando: mas como a empresa tem o meu e-mail? Como montam a base de dados? Pode ser por meio de um cadastro que você fez em curso, em uma loja e, principalmente, por meio de pesquisas, números e estatísticas das páginas que você visita na internet e dos serviços que procura.

Direto, claro e sem “firulas”: é assim que deve ser o e-mail marketing. E atrativo, caso contrário, a pessoa nem vai ler, vai deletá-lo direto. Trabalhe com temas, produtos e serviços de acordo com seu público-alvo, ofereça algo que tenha a ver com ele. Por exemplo, não adianta oferecer um lustre para quem gosta de jogos de tabuleiro, não é mesmo?

usar e-mail marketing para negócio crescer sem spam
E-mail marketing x spam

E-mail marketing x spam

Como foi mencionado no início do post, o e-mail marketing é diferente do spam. O spam geralmente vai para o lixo eletrônico da sua caixa de e-mails, enquanto o e-mail marketing vai, muitas vezes, direto para a caixa de entrada.

Evite enviar propagandas, os clientes definitivamente não gostam disso. Foque em ser útil para o seu consumidor.

Como usar e-mail marketing para negócio crescer

O e-mail marketing não é diretamente uma ferramenta para vender. Mais do que isso, ele vai atrás do seu público para oferecer algo que ele já está acostumado, algo relacionado com o que ele já adquiriu em outra ocasião.

Como? Se uma pessoa compra um livro de determinado assunto – meio ambiente, por exemplo – o e-mail marketing vem com livros relacionados a esse tema.

Aliás, é bom informar que o e-mail marketing se diferencia da newsletter por isso; a newsletter geralmente vem com informações e promoções da empresa, contendo diversos assuntos, e não somente com o tema de seu interesse. Em outras palavras, newsletter tende a interessar menos ao público, em termos de expectativa de conversão e vendas.

E, para ajudar num momento como esse, a empresa deve ser direta, enviar correspondência eletrônica com o seu nome, sem marca. Por que isso? Porque o cliente se sente mais próximo, é uma relação mais íntima, mais informal, descontraída. É uma pseudo-sensação de estar interagindo com uma pessoa, e não com uma empresa, um serviço ou uma mensagem automática.

usar e-mail marketing para negócio crescer com público-alvo
Mais proximidade com o público-alvo

Mais proximidade com o público-alvo

Personalize. Sim, inicie com “fulano”, assim, direto, nada de “caro”, “prezado”. Isso dá a impressão de mala-direta, enviada aleatoriamente. Sempre com e-mail profissional, a fim de manter a imagem, e disponibilize seus contatos e informações, com assinatura no final.

Mantenha o e-mail marketing organizado, configure-o. Quanto mais limpo e direto, melhor. Tenha o máximo de cuidado com a ortografia. E-mail marketing ou qualquer outro tipo de comunicação com erros dá a impressão de ser algo falso, hackeado, feito de qualquer jeito. Preze pelo impecável.

Outra dica é usar o bom humor – nada exagerado, obviamente. Isso permite algo mais leve, uma aproximação diferente.

Por mais que o e-mail marketing seja realmente efetivo e funcional, lembre-se de não exagerar no envio. Um e-mail por semana está mais do que bom. Nunca canse o cliente/consumidor lotando sua caixa de e-mails.

Embora hoje tenhamos uma infinidade de redes sociais e canais de comunicação, o e-mail ainda é um meio efetivo. Ele permite documentar e arquivar o que você recebe e envia. Não que os outros meios também não façam isso, mas o e-mail ainda é o canal mais usado pelas empresas, é encarado como algo mais profissional.

Plano para usar e-mail marketing para negócio crescer
Elaborando um plano de e-mail marketing

Elaborando um plano de e-mail marketing

Já pensou investir R$ 1 e ter o retorno de R$ 21? Pois bem, é isso que mostra uma pesquisa relacionada com e-mail marketing. Essa ferramenta é tão poderosa pelo alcance que ela atinge: 50% do mundo inteiro, ou seja, metade dos sete bilhões de habitantes do e-mail possui uma conta de e-mail!

Não deixe de contatar seu mailing list. Mantenha seu público sempre informado com novidades, lançamentos, promoções, entre outros temas. Para despertar o interesse do seu cliente, elabore títulos que agucem a curiosidade de quem está lendo porque, caso contrário, você já sabe, a pessoa nem vai se dar ao trabalho de ler o e-mail. Seja criativo e objetivo na ideia.

Aliás, nem pense em elaborar e-mails longos e usar muitas imagens, isso é cansativo e com certeza tempo desperdiçado – e, como imagens que não são html costumam não abrir automaticamente, o cliente nem vai se dar ao trabalho de ler, ou clicar no botão para visualizar no navegador. A mensagem vai para a lixeira.

Deixe claro que o cliente pode se descadastrar a qualquer momento, preferencialmente nas últimas linhas da mensagem. Mas não com aquelas letras miúdas de propaganda de televisão que quase não dá para ler, deixe visível e de fácil interpretação. Isso é sinal de lisura.

Percebeu o quanto é fácil usar o e-mail marketing para fazer sua empresa crescer? O mais importante de tudo é você ser sempre objetivo com o seu público, hoje em dia as pessoas querem agilidade, tratamento direto e reto, sem enrolações.

Trate bem seu público, senão ele vai direto para a concorrência. Em um mundo virtual tão competitivo, aqueles que vão direto ao objetivo com seu cliente saem na frente.

Não o pressione de forma alguma. Se o cliente adquirir algum produto ou serviço de sua empresa, mande um e-mail – dentro de uma semana, mais ou menos – com uma pesquisa de satisfação: pergunte o que ele achou, se correspondeu às expectativas e se está satisfeito.

Nunca deixe o cliente ‘falando sozinho’. Se ele entrar em contato com você, responda o mais brevemente possível. A demora pode ser sinônimo de desleixo, de não estar se importando com seu público, de desorganização. Faça sempre a manutenção e atualização de seus contatos.

Com todas essas dicas, com certeza você colherá bons frutos caso utilize e-mail marketing!

Gostou de conhecer mais sobre como usar e-mail marketing para fazer negócio crescer? Conte abaixo sobre sua experiência. Quem sabe possamos trocar ideias? Vamos interagir! Até a próxima!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: