Youtube Ads: aprenda como anunciar no maior portal de vídeos

Com mais de 1 bilhão de visualizações todos os dias, o Youtube é um dos maiores centros de entretenimento (e, por consequência, público) da Internet. Porém, poucos empresários sabem como utilizar o Youtube Ads a favor do seu negócio.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, esse texto é para você. Continue lendo!

como anúnciar em vídeos
Anuncie no Youtube, maior portal de vídeos do mundo

O que é o Youtube Ads e por que utilizá-lo

Da mesma forma que o Google AdWords permite que empresas possam divulgar suas mensagens, atrair potenciais consumidores e promover suas marcas por intermédio do Google, o Youtube Ads disponibiliza anúncios no Youtube.

Portanto, o Youtube Ads é uma ferramenta de divulgação paga dentro do Youtube e possui 3 diferentes formatos de anúncios. São eles:

  • Antes dos vídeos: Chamados de TrueView InStream. Esse tipo de anúncio aloja aquelas propagandas que o Youtube exibe por alguns segundos antes de cada vídeo. O programa mostra 5 segundos de um vídeo publicitário escolhido pelo anunciante e permite que o usuário interrompa a propaganda depois desse tempo. A cobrança da visualização do anúncio só é feita se o usuário assistir o vídeo por mais de 30 segundos.
  • Posicionado nos relacionados: No Youtube, quando estamos assistindo um vídeo, há uma coluna de vídeos relacionados sugeridos no lado direito da tela. Selecionando essa opção, é possível colocar o seu vídeo ali para ser exibido para o usuário. O valor do anúncio só é cobrado pela plataforma quando alguém clica para assisti-lo.
  • Nos resultados de buscas: Você já procurou por algum vídeo legal no Youtube e, nos resultados da busca, deparou-se com vídeos sugeridos pela plataforma? Esses são anúncios pagos para aparecer nesses resultados e, assim como na categoria anterior, ele só é pago se o cliente clicar e assistir o vídeo.
Vídeos do Youtube
Formatos de anúncios

Entre esses três formatos de anúncios no Youtube há uma estratégia bem importante. Os anúncios que são exibidos antes dos vídeos, os chamados InStream, possuem como objetivo conquistar o usuário em  apenas 5 segundos e são exibidos de acordo com público-alvo determinado na campanha.

É por isso, por exemplo, que vídeos de games costumam exibir anúncios de produtos que são focados em um público jovem e antenado, mesmo que não sejam, necessariamente, relacionados com videogames ou entretenimento.

Já os outros dois formatos são baseados em palavras-chave determinadas pela empresa anunciante, da mesma forma que no Google Adwords. Portanto, assim como você tem que aprender a encontrar as melhores palavras-chave para o Google Adwords, poderá usar uma ferramenta oferecida pelo próprio Youtube para procurar por palavras-chave no Youtube Ads.

Como os anúncios no Youtube diferem de outras plataformas

Como o Youtube é uma plataforma diferente do Facebook, Twitter e Google, a ideia de trabalhar com o marketing no site também é diferente do tipo de trabalho feito em outras mídias sociais.

O Google, por exemplo, é uma plataforma praticamente focada na conversão. Você anuncia buscando converter pessoas para suas páginas ou blogs.

Já no Facebook o procedimento é outro. A rede social pode criar conversão direcionando seus seguidores para páginas determinadas para vender um produto ou serviço, mas também pode ajudar em outro aspecto: na construção da marca.

Por meio de suas postagens é possível criar uma imagem e valor à marca, o que valoriza bastante a imagem dos seus produtos ou serviços.

Produza seus próprios vídeos
O que diferencia o Youtube de outras plataformas

E o Youtube, como fica nessa?

O Youtube é, majoritariamente, uma plataforma de construção de imagem da marca. É onde o trabalho deve ser feito cuidadosamente, focando na qualidade para poder colher frutos mais para frente.

Enquanto no Google as pessoas estão procurando algum lugar para ir (conversão), no Facebook as pessoas estão à procura de algo para fazer (entretenimento ou conversão), no Youtube a maioria das pessoas busca entretenimento.

Portanto, é um trabalho principalmente de nutrição de leads. Lead, caso você não saiba, é um consumidor em potencial que já conhece a sua empresa ou trabalho, mas ainda não se tornou cliente.

Nutrir o lead é fazer um trabalho com amor, oferecendo informações de valor e úteis para essa pessoa, para assim, poder convertê-la em cliente mais para frente. E o Youtube Ads ajuda a promover sua mensagem para essas pessoas.

Dicas simples de como se dar bem com o Youtube Ads

Agora que já entendemos como atuar com o marketing no Youtube, vamos conferir abaixo algumas dicas poderosas para obter o melhor resultado possível com o Youtube Ads.

Escolha a palavra-chave correta

O Youtube está localizado mais para o topo do funil de vendas, na fase de atrair o visitante e nutrí-lo. Portanto, use palavras-chave mais amplas nas suas campanhas (como o anúncio só paga a visualização, não vai sair caro).

Vídeos que convertem
Fique a tento a duração do vídeo

Preste atenção na duração dos vídeos

Normalmente o mais indicado para engajar os espectadores é utilizar uma duração de 2 a 3 minutos em seus vídeos. Formatos mais complexos, como tutoriais, por exemplo, costumam suportar vídeos com uma duração maior.

Seja dinâmico

No Youtube o ciclo de atenção das pessoas é ainda mais curto que no Facebook ou Twitter. Portanto, seja dinâmico para conquistar a atenção das pessoas, não perca tempo enrolando no assunto e não se repita.

Busque por profissionais

Muita gente ganha a vida no Youtube criando canais incríveis para dialogar com o público. Use a expertise dessas pessoas para movimentar o seu canal – o preço pode ser mais alto, mas vale a pena.

É possível converter no Youtube também

Seu público também podem ser convertidos por meio do Youtube. Um dos passos para fazer isso é colocar links em anotações nos próprios vídeos que irão conduzir para mais vídeos do seu canal. Mas também é possível convidar os seus espectadores para conhecer seu site utilizando o vídeo.

Conteúdo é rei

Nós já dissemos isso antes, mas vale repetir porque é uma informação muito importante. O conteúdo é rei no marketing, mas no Youtube ele é rei, rainha, príncipe, é a corte toda. Invista na criação de algo realmente interessante para seus espectadores e você verá o resultado.

Como deu para ver, o Youtube Ads é uma ferramenta incrível para fortalecer ainda mais a sua estratégia de Marketing Digital, não é mesmo?

Aliás, se você quiser conhecer mais sobre marketing digital, leia nosso super artigo sobre o assunto. (Nele, nós falamos sobre coisas que você provavelmente nem imagina que existam!).

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: