10 dicas para saber se o funil de vendas está funcionando

O funil de vendas é um processo de condução e acompanhamento do cliente em diversas etapas, visando a venda de um produto ou serviço.

Funil de vendas foi criado para tornar esse processo previsível, facilitando assim a tomada de decisões estratégicas e o planejamento de ações das empresas. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você saber se o seu funil de vendas está funcionando, então, vamos lá?

Jornada no funil de vendas
A Jornada no Funil de Vendas

Muitas empresas ainda têm grande dificuldade para fazer seu funil de vendas funcionar, e isso está ligado ao fato de que muitas dessas empresas não compreendem que rechear a lista com leads, não vai necessariamente gerar vendas.

Pra começar, você precisa saber que o funil de vendas é dividido em três estágios:

  • topo de funil – quando o cliente ainda não é considerado um cliente real, pois ainda tem de passar pela ‘peneira’ de descobrir se realmente se interessa pelo assunto que está pesquisando;
  • meio de funil – quando o cliente necessita do produto e busca informações mais específicas;
  • fim de funil – quando o cliente decide que precisa comprar o produto, faz as pesquisas e finalmente efetua a compra;

Para saber se o seu funil de vendas está realmente funcionando, é preciso ficar atento às seguintes dicas:

1. Fique de olho nos visitantes únicos

Este dado indica o total de pessoas que interagiram com o site. É um número relevante, pois diz respeito à audiência. É o primeiro fator para análise das estratégias de marketing digital a ser tomadas.

Se o site não está tendo uma audiência interessante, você precisa avaliar quais são as estratégias de marketing utilizadas e porque não estão trazendo resultados.

2. Observe a frequência dos acessos ao site

Outro dado importante é a frequência de acessos de um mesmo usuário ao site. Quantas vezes por dia esse cliente acessou o site da empresa? Esse indicativo ajuda a compreender se existe retorno e interesse dos usuários em relação aos conteúdos e estratégias que são desenvolvidos.

Google Analytics é uma ferramenta gratuita utilizada para analisar essas informações, falaremos sobre, logo mais.

Usabilidade no funil de vendas
Usabilidade do seu site

3. Avalie o custo dos cliques

O custo por clique é uma bonificação aplicada ao programa de afiliados, que consiste basicamente na distribuição de uma parte do lucro entre aqueles que geraram o tráfego para o site.

Você precisa estar atento à efetividade dos anúncios que são colocados na internet. Esse custo nada mais é que o valor cobrado por um clique em anúncio.

É calculado, dividindo-se o custo total de cliques pelo número total de tais cliques.

4. Observe o tempo médio por sessão

Esta informação vai ajudá-lo a compreender se está atraindo o público-alvo correto. Se o usuário passou pouco tempo em uma sessão, provavelmente é porque não era um assunto do seu interesse; por outro lado, se o período for demasiadamente longo, pode ser o indicativo de algum problema de usabilidade.

Analise do seu funil de vendas
Analise o tempo de sessão no seu site

5. Páginas mais visitadas

As páginas mais visitadas se contrapõem às menos visitadas e podem indicar o que está funcionando de fato e o que precisa ser melhorado na estratégia digital do empreendedor.

6. Análise da taxa de finalização do funil

Esta é outra informação muito relevante, pois é através dela que fica possível avaliar quantas vendas foram concretizadas, em comparação ao número de visitas recebidas no site. O cálculo para se determinar a taxa de finalização do funil deve ser feito, multiplicando o número de vendas por 100 e dividindo o resultado pelo número de visitantes da página.

Uma taxa de finalização baixa indica que alguma estratégia precisa ser revisada e reestruturada.

7. Custo por aquisição

É importante saber se o seu investimento em marketing está valendo a pena; por isso, o custo por aquisição precisa ser calculado. Esse valor é uma média que determina quanto custa cada conversão realizada pelo funil.

É o custo de anúncios calculado com base no resultado de vendas realizadas de fato.

Defina uma estratégia no funil de vendas
Custo por aquisição

8. O funil está funcionando? Colete dados e monte estratégias

A coleta de dados é muito importante para fazer uma análise realista do seu funil de vendas; portanto, para saber se o seu funil está funcionando, você deve coletar dados constantemente e corrigir as estratégias que não estão trazendo resultados.

Preste atenção a essas informações, pois são as que determinam quais são os próximos passos a serem tomados. O seu funil de vendas precisa ser efetivo e alcançar os resultados desejados, ou seja, as vendas. O foco está no resultado em si, portanto, preste muita atenção aos dados e dê valor para as informações trazidas por eles.

9. Descubra como chamar a atenção do cliente

Conheça o seu público e saiba chamar a atenção de tais pessoas com assuntos interessantes. O seu funil vai funcionar muito bem quando você criar conteúdo de qualidade e atrair o público certo para dentro do funil.

É de conhecimento de todos profissionais da área que a relevância do conteúdo faz toda diferença quando se trata de alcançar resultados reais. Aplique essa estratégia para seu público e você verá que o seu funil irá funcionar perfeitamente.

10. Utilize as ferramentas adequadas para mensurar os resultados

A matemática não vai ser sua única aliada para saber se o seu funil está funcionando.

Algumas informações só podem ser adquiridas através de ferramentas especificas, para tal fim, recomendamos que você conheça o Google Analytics e Google Keyword Planner.

As duas ferramentas são disponibilizadas gratuitamente pelo Google e são vastamente utilizadas na coleta de dados e nas estratégias de marketing digital.

Análise os resultados do funil de vendas
Mensure os resultados

Com essas dicas, você tem chances de alcançar excelentes resultados nas suas vendas. Para saber se o seu funil de vendas está funcionando, você precisa ter total conhecimento das estratégias adotadas e das métricas que devem ser avaliadas. Além das ferramentas matemáticas, é importante estar atento a ferramentas como o Google Analytics e o Google Keyword Planner.

Fique de olho no nosso blog para ler outras matérias sobre funil de vendas, marketing digital e programa de afiliados.

Gostou do conteúdo? Tem alguma dica que gostaria de compartilhar ou algum comentário sobre este artigo? Compartilhe sua opinião e nos ajude a disponibilizar o melhor e mais atualizado conteúdo sobre marketing digital.

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: