11 erros em Copywriting que você precisa evitar

O Copywriting é uma maneira de criar e escrever os conteúdos que têm como objetivo oferecer serviços, empresas ou marcas e auxiliar no avanço da visibilidade na internet.

11 erros em Copywriting
11 erros em Copywriting que você precisa evitar

É de extrema importância para a criação de estratégias de Search Engine Optimization (SEO), que faz os websites alcançarem bons posicionamentos na lista de pesquisas por palavras-chave em mecanismos de buscas.

Entretanto, muitos erros em Copywriting acontecem, levando à resultados ruins. Você entenderá melhor sobre este assunto no post de hoje!

O Copywriting pode ser utilizado em uma renovação ou lançamento de website, formação de uma empresa, novos serviços, eventos ou produtos e também em uma união de empresas. Não possui um custo e sim um investimento, pois quando o Copywriting é relacionado ao SEO, o número de visitas online pode melhorar para uma média de 150%, gerando negócios.

As habilidades que um copywriter precisa possuir para trabalhar nessa área é ser capaz de escrever e criar conteúdos que convençam o seu público e demonstrar domínio sobre a área, ser objetivo e claro.

Além das habilidades necessárias, existem alguns erros, que listamos abaixo, que devem ser evitados em Copywriting.

Erros em Copywriting

  • Focar nas características do produto e não em suas vantagens

É importante saber que os compradores sempre procuram saber o que o produto pode oferecer a eles, não há muito interesse em conhecer o que o produto possui ou apresenta.

Lembre-se que esse é um erro totalmente inocente que deve ser evitado em Copywriting, tenha muito cuidado.

Evite esses erros em copywriting
Um dos erros em copywriting é usar palavras complicadas
  • Usar palavras complicadas

Esse é um dos maiores erros que são cometidos no Copywriting. Deve-se lembrar que o objetivo principal do seu texto é transmitir claramente a mensagem para o seu público-alvo e convencê-lo a adquirir aquele produto ou serviço.

Lembre-se de sempre utilizar as palavras que são familiares e os sinônimos mais comuns, isso facilita a leitura e deixa o seu texto mais eficiente.

Não utilize a voz passiva, pois ela tira a pessoalidade da fala e aumenta a ausência na comunicação. Quando estiver criando e escrevendo o conteúdo e for apresentar algum produto ou serviço de alguma empresa, use palavras conhecidas, por exemplo: Serviço on demand, pode ser substituído por ‘sob demanda’. Não complique a vida de seu leitor!

  • Uso excessivo da caixa alta

A caixa alta pode ser utilizada em Copywriting, mas com moderação. Deve ser usado de modo pontual, e com finalidades específicas.

Quando você quer dar destaque a alguma parte do texto, lembre-se de utilizar o negrito, itálico ou cores diferentes. Lembre-se sempre de ressaltar o que for realmente necessário.

  • Não ser específico

Esse é o erro mais comum em Copywriting, fazer abordagens superficiais e generalizadas. Deve-se lembrar sempre de ser mais específico sobre o serviço ou produto, quanto mais, melhor. Isso deixa o seu texto mais eficiente para o seu público-alvo.

Também pode ser utilizado a storytelling – ou seja, a contação de uma história, ou fábula para encantar o leitor. Afinal, isso atrai a atenção do seu público-alvo e também auxilia a transmitir a mensagem naturalmente em seu texto.

Como evitar erros em copywriting
Utilização de exclamações no lugar de interrogações envolventes
  • Utilização de exclamações no lugar de interrogações envolventes

Lembre-se de não utilizar as exclamações em lugares errados no seu texto, sempre prefira a utilização das interrogações que podem envolver o leitor. Afinal, o Copywriting tem como objetivo principal  envolver e convencer o seu público-alvo a adquirir o produto ou serviço que está sendo apresentado em seu conteúdo.

Uma observação importante: procure utilizar a exclamação moderadamente, não a utilize excessivamente. Sempre que possível substitua as exclamações por frases interrogativas.

  • Ser muito generalista em relação ao destinatário

Aqui é um complemento do erro 4. As pessoas gostam de se sentir especiais e que a sua individualidade está sendo considerada. É muito importante fazer o seu público-alvo se sentir bem lendo o seu texto sobre o produto ou serviço. Quando for criar o seu conteúdo, não escreva “essa é para vocês” e sim “essa é para você”.

  • Exagerar nos testemunhos e depoimentos

Os depoimentos são incríveis e aumentam os resultados, mas a utilização em excesso deles pode ter um efeito inverso do desejado. Se os depoimentos são elogiosos demais e melosos, o público-alvo pode achar que  são uma farsa. Procure não utilizar depoimentos desse tipo.

Erros em copywriting é não utilizar CTA
Utilizar call-to-action sem estratégia
  • Utilizar  call-to-action sem estratégia

É bom sempre lembrar que no Copywriting pode-se envolver o público-alvo com as perguntas e respostas em seu conteúdo sobre algum produto ou serviço, mas quando se é utilizado o call-to-action, as dúvidas são encerradas e você tem a afirmação.

Quando ocorre a confirmação da ação, você pratica a influência de autoridade. Você só cria este efeito se for natural. Nesse contexto, a chamada à ação será muito mais eficaz.

  • Demorar para chegar ao ponto principal

Em Copywriting esse é um dos problemas que ocorrem com mais frequência. A maioria dos copywriters tem essa dificuldade para chegar ao ponto que interessa. Então, quando for criar e escrever um conteúdo para o seu público, lembre-se de que o ponto principal é falar de forma clara sobre os benefícios do produto ou serviço para prender a atenção do leitor.

  • Não fazer textos escaneáveis

A maioria das pessoas que procuram algum assunto em uma página da web leem palavra por palavra.

No momento em que o conteúdo está sendo criado, pergunte-se se a headline de sua mensagem comunica como pode ajudar e quem você é? As imagens ajudam na comunicação da mensagem de venda? Os textos em itálico, negrito ou de outra cor realmente destaca o que é mais importante para o comprador?

Lembre-se sempre quando for criar e escrever um conteúdo sobre o produto ou serviço: ele tem que prender totalmente a atenção do leitor, ser uma leitura agradável e o texto tem que ser eficiente, simples e chegar ao ponto principal.

  • Não revisar

O maior erro  cometido em Copywriting é não revisar o conteúdo  criado. No momento da revisão deve-se ter muita atenção, checar as palavras e os erros, se possui informações que são inconsistentes que podem comprometer o copywriter.

Após uma revisão, sim, o conteúdo pode ser publicado, pois você terá a segurança de que o público de seu cliente terá acesso ao melhor conteúdo possível. Lembre-se que você é um ser humano e todo mundo erra, reconheça-os e aprenda com eles.

Esses são os erros mais comuns que acontecem em Copywriting e que você deve evitar. Gostou do artigo? Então, fique a vontade para deixar o seu comentário logo abaixo.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , ,


2 Comentários

  1. Ana says:

    Muito legal e útil o artigo. Gostei!!

  2. Elias says:

    Muito bom, gostei demais!!!

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: