12 estratégias de marketing digital que funcionam para PMEs

Há muitos obstáculos que pequenas e médias empresas (PME) enfrentam ao tentarem se estabelecer. Portanto, é importante gastar sabiamente e minimizar os custos sempre que possível – tudo para atingir o seu mercado alvo e gerar leads suficientes para manter um fluxo de caixa estável e a cabeça acima da água.

 

12 estratégias de marketing digital que funcionam para PMEs
12 estratégias de marketing digital que funcionam para PMEs

Há estratégias de marketing digital que realmente funcionam em PME, acredite!

É por isso que o marketing digital apela para tantas PMEs, afinal, é altamente mensurável e segmentado. Portanto, é um lugar altamente acessível para qualquer proprietário de pequena empresa começar.

Com a análise digital, você pode começar a ver como os usuários estão interagindo com seu conteúdo e site online, fornecendo informações sobre se vale a pena continuar investindo em certas áreas ou não.

Ao contrário dos métodos tradicionais, que habitualmente usam um modelo de alcance e frequência para obter dados, os métodos digitais fornecem uma visão muito mais precisa de quantas pessoas você está alcançando e onde, como estão se comportando e até em qual fase do funil de compra estão.

Com estes dados você pode começar a afinar sua estratégia de marketing digital e adaptar o seu conteúdo online  para fornecer valor real aos potenciais clientes, convertendo-os a  reais ou empurrando-os mais para baixo no funil.

A capacidade de comunicar eficazmente e se envolver com seu público-alvo em diferentes pontos de contato torna-se muito mais fácil no domínio digital, e é uma alternativa mais barata do que os canais tradicionais.

A variedade de canais em uma estratégia de marketing digital apresenta para uma PME muito mais opções do que um planejamento tradicional, tornando mais fácil lançar uma campanha de marketing em um orçamento apertado.

Por razões óbvias, é melhor utilizar todos os canais digitais à sua disposição, mas a realidade possui limitações que não podem ser ignoradas ao se executar uma start-up. Assim, dependendo de seus objetivos de negócios, você pode começar lançando sua campanha em menos lugares, e com o seu negócio crescendo, assim como também a sua estratégia, vai lhe permitir aproveitar todo o potencial do espaço digital para o seu negócio.

Quais são as estratégias de marketing digital que realmente funcionam em PME
Quais são as estratégias de marketing digital que realmente funcionam em PME

Quais são as estratégias de marketing digital que realmente funcionam em PME

1. Planejar e coordenar o que você faz

As diferentes vertentes de marketing precisam trabalhar em harmonia, e você só vai gerenciar isso se planejar com cuidado e o mantiver simples.

Uma ideia criativa tem de ser julgada pelo fato de entregar o seu plano de negócios e se encaixar com os valores da sua marca.

Investigue seus concorrentes e seu mercado, tentando pensar sobre ele como pessoas físicas. Como elas usam a internet? Quando estão online? O que  estão procurando lá?

Desenvolva uma compreensão completa das pessoas com as quais você deseja negociar e os problemas que enfrentam.

Existem recursos fantásticos para dados de marketing, tais como relatórios sobre como os consumidores diferentes se comportam, o que significa que você pode direcionar seus esforços de marketing para as áreas certas.

Descobrir em quais redes sociais você deve se concentrar também é ótimo para saber onde seus potenciais clientes podem estar online.

2. Estabeleça objetivos

Este não é um trabalho único. É necessário traçar objetivos para cada bit de marketing que faz, e dar tempos muito específicos para ter sucesso em suas medições.

Por exemplo, o êxito do seu site pode ser medido pela forma como gera leads ou vendas. Dê ao seu trabalho objetivos específicos também, como por exemplo direcionar o tráfego para o seu site por intermédio de um  “procurar” para a ação.

Não seja apressado em avaliar rapidamente e emendar as coisas, a fim de manter o rumo de seus objetivos –  medir, ajustar e medir novamente. Ferramentas como o Google Analytics é perfeito para métricas, por exemplo.

Antes de gastar, determine o que você precisa: não invista em coisas usuais como site, materiais e ferramentas como SEO.

Em vez disso, tome cuidado com o que foi aprendido na sua pesquisa e na organização de objetivos, e mapeie os materiais que você precisa e como eles se unem para formar uma estrutura coesa para o seu marketing. Sempre seja claro sobre o seu propósito.

Ponto importante de uma estratégia de marketing digital é conhecer seus clientes
Ponto importante de uma estratégia de marketing digital é conhecer seus clientes

3. Conheça seus clientes

Você precisa ter uma ideia clara sobre o que os seus clientes leem, que sites eles visitam e até mesmo as palavras e frases que mais usam. Quando eles compram seu produto ou serviço? O que os influencia a fazê-lo? Tudo isso vai lhe dizer onde concentrar seus esforços, se uma ideia criativa vai funcionar e como se certificar de que você será encontrado online.

4. Conheça seus números

Quanto lucro você faz em cada venda? Se você não sabe quanto vale a pena investir em marketing ou em coisas como PPC (pay per click), estará perdendo tempo, principalmente com uma empresa pequena ou média. Por isso a importância de dimensionar os resultados e utilizar as métricas de modo que você monitore todas as ações.

5. Reveja seu web site

Seu web site é a sua janela da loja e é para onde a maioria das estratégias de marketing digital dirigirão clientes novos. Configure a análise (pergunte ao seu webdesigner se não tiver certeza de como fazer isso) e estude-a cuidadosamente.

A análise lhe dirá muito sobre como seus clientes usam o seu site e por que os usuários saem sem comprar (ou entram em contato se você for um fornecedor de serviços). As pessoas estão ocupadas, quanto mais fácil você torna o seu site, mais provável que seus clientes comprarão o seu produto ou serviço.

Onde está seu número de telefone e outros detalhes do contato? Devem estar no alto de sua página home. Seu site está otimizado para celulares? A maioria das pesquisas é feita em telefones inteligentes, mas cerca de metade dos sites ainda são difíceis de usar nesse formato.

O site precisa ser responsivo, fácil de usar e ser intuitivo, ou seja, de fácil percepção sobre como navegar. Assim, o público consegue fazer qualquer coisa que desejar no site, sem perder o interesse.

Presença nas mídias sociais
Presença nas mídias sociais

6. Presença nas mídias sociais

Diferentes tipos de mídias sociais funcionam melhor para diferentes modelos de negócios. O Facebook funciona bem se você é um cliente que enfrenta negócios, mas oferece pouco se você é B2B. Já para negócio B2B, o LinkedIn é uma ótima opção.

Depois de fazer sua escolha, mantenha-se atualizado. A mídia social está mudando muito rapidamente. Ninguém é um especialista por muito tempo sem pesquisar continuamente o que há de novo.

7. Dê às pessoas uma razão para se envolver com você

“Por favor, siga-me” é a tática mais comum para obter seguidores em mídias sociais, mas só vai funcionar com muito bons amigos. Seus clientes reais e potenciais vão segui-lo somente se houver algo para eles.

Isso pode ser um aconselhamento, ofertas exclusivas, competições, informações úteis ou a chance de se sentir importante. Boas estratégias de marketing digital e mídia social incluirão uma mistura destas.

8. Aprenda com seus concorrentes mais bem-sucedidos

Descubra como e porquê a estratégia digital de seus principais concorrentes é bem-sucedida, siga-os nas mídias sociais, olhe para o site deles e, em seguida, ofereça algo que eles não fornecem.

Quanto tempo é o processo de check-out? É mais curto ou mais simples que o seu? Eles se concentram no pós-venda? Como é o atendimento ao cliente? Eles fizeram algo que foi realmente criativo? Que impacto teve e por quê? Se eles são um serviço, como eles ilustram que são eficazes para obter novos clientes?

Estudos de caso com depoimentos de clientes são o método mais óbvio, mas muitas empresas agora têm uma abordagem mais criativa.

Cuidado na abordagem com os seus clientes
Cuidado na abordagem com os seus clientes

9. Cuidado na abordagem

Falar com as pessoas nas mídias sociais não deve ser diferente de falar cara a cara. Você não iria até um estranho aleatório em uma festa e iniciaria a conversa tentando vender o seu produto ou serviço, por isso não faça isso em mídias sociais. Conversas devem ter duas vias.

Falar sobre si mesmo o tempo todo vai fazê-lo ficar muito solitário. Se alguém enviar uma mensagem para você (e não é spam), responda assim que puder, especialmente se for um cliente.

Não tenha medo de as pessoas o criticarem publicamente. Se você se preocupar com o atendimento ao cliente, e publicamente responder a todas as queixas, sua reputação será reforçada, não danificada.

10. Seja criativo

Uma porcentagem de qualquer orçamento deve ser usada para desafiar as atividades normais de mercado, caso contrário, você nunca vai aprender se em algum outro caminho poderia trabalhar mais eficazmente. Algumas das melhores ideias de marketing digital são inteligentes, muito simples e vieram de empresas muito pequenas.

Como todo marketing, a chave é testar a ideia pensando se seus clientes gostariam, troque de posição. Por que, como cliente potencial, eu prestaria atenção a isso, quando existem tantas marcas lutando por minha atenção?

11. Não tenha medo de pedir ajuda especializada

Empregar uma boa agência é como empregar um bom contador. Ele pode poupar muito mais dinheiro do que custa, especialmente se você decidir entrar no mundo do marketing digital. Aceite aconselhamento especializado, se necessitar!

12. Torne-se um especialista

As redes sociais são um ambiente excelente para se estabelecer como um perito em seu campo. Dê conteúdo e conselhos de alto valor para ajudar a sua ascensão ao status de “especialista”.

Crie uma estratégia para liberar conteúdo e configure um blog como um meio para esta versão.

Agora que você conhece as estratégias de marketing digital que realmente funcionam em PME, é válido ressaltar a importância das campanhas de marketing para esse tipo de negócio.

Por que as campanhas de marketing digital são importantes
Por que as campanhas de marketing digital são importantes

Por que as campanhas de marketing digital são importantes:

Nos tempos atuais, uma campanha de marketing digital é uma das maneiras de custo-efetiva em alcançar seus clientes mais direcionados. Campanhas publicitárias tradicionais normalmente custam muito, e os meios digitais oferecem oportunidades de marketing de baixo custo.

Com as campanhas de marketing digital, foram observadas mudanças dramáticas na publicidade e no marketing. O marketing online não é apenas para pequenas empresas, pois permite a todas estabelecerem contato direto com seus clientes atuais e potenciais.

Sempre que a publicidade é feita online, você não precisa mais de compromissos de longa data. Verdade seja dita, canal de tráfego do site, como pagar por clique (ou PPC), por exemplo, poderia ser modificado  ou atualizado regularmente.

Campanhas de marketing digital têm provado que beneficiam as empresas, uma vez que permitem que você entre em contato consistente com seus potenciais clientes.

Graças às suas abordagens orientadas para os objetivos rentáveis, tornou-se possível promover produtos e serviços de uma forma como nenhuma outra. Do mesmo modo, essas campanhas criam impressões duradouras e positivas por sua marca, assim como em seus potenciais clientes.

As campanhas de marketing digital segmentadas para o alvo tendem a chamar a atenção dos visitantes que podem potencialmente se transformar em clientes.

As campanhas de marketing digital oferecem total liberdade quando se trata de implementar mudanças para suas campanhas sempre que surgir uma necessidade.

Por último, não se deixe atrás dos seus concorrentes. Eles provavelmente estão fazendo marketing digital para obter mais clientes no seu mercado. Implemente uma campanha de marketing digital para o seu negócio hoje.

Marketing digital e as PMEs
Marketing digital e as PMEs

Marketing digital e as PMEs

As estratégias de marketing digital em PME só funcionam com um planejamento eficiente que determine as metas que precisam ser cumpridas e os resultados esperados. O marketing digital é uma ferramenta obrigatória para quem quer se destacar e competir de igual para igual com a concorrência.

É verdadeiramente um meio de marketing dinâmico que pode ser usado por qualquer empresa. É difícil ignorar os benefícios que sua empresa pode obter com o lançamento de uma campanha de marketing digital.

Se você tem um orçamento de marketing limitado ou grande, ainda pode usar este veículo para efetivamente promover o seu site na mídia mais promissora e econômica.

O mundo ao nosso redor só se tornará cada vez mais digitalizado. Com a introdução da tecnologia, os consumidores estão literalmente em toda parte. Mas, é um tempo confuso para muitas empresas descobrirem como alcançá-los e realmente atingi-los, principalmente para as PMEs, que têm de competir com as grandes empresas.

A sobrecarga de informação criou uma nova era de pensamento e demanda, e o cumprimento dessas necessidades tornou-se bastante complexo. Isso significa que temos que nos tornar mais experientes e nos adaptar a essas tendências, estabelecendo claramente nossa proposição de valor, compreendendo nossos objetivos de negócios, como os alcançaremos e como mediremos nossos sucessos.

A utilização de marketing digital diminui as barreiras e é isso que se deve buscar.

E então, o que você achou das estratégias de marketing digital que realmente funcionam em PME? Comente a seguir! E se quiser saber mais sobre o assunto, baixe agora mesmo grátis o nosso ebook ‘Como aplicar o Marketing Digital no seu Negócio.

Compartilhe o post:

Tags: , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: