4 erros e-mail marketing que você pode estar cometendo

O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing direto utilizada para melhorar e aumentar o relacionamento e a comunicação entre o público e a empresa. Contudo, por sua simplicidade de execução e baixo custo, há uma série de erros que são cometidos e podem estar prejudicando os resultados de suas campanhas. Entenda quais são os principais no post de hoje!

Os erros de e-mail marketing
4 erros e-mail marketing que você pode estar cometendo

O e-mail marketing

Quando a sua mensagem chega à caixa de entrada de e-mail de seu cliente, esse recorda que a sua empresa existe, pois a sua marca está em meio a um mercado super concorrido e, desse modo, e-mails são uma ótima maneira para ficar mais próximo ao público. A partir disso, é possível obter um melhor retorno de análises e relatórios, ao elaborar campanhas ou anúncios mais aperfeiçoados.

O e-mail marketing oferece uma maneira simples de se conectar e não permite somente enviar mensagens, mas também obter respostas com rapidez e atingir os resultados instantaneamente. A empresa que adere a esse tipo de ferramenta adquire diversos benefícios como:

  • Interatividade – O público interage instantaneamente;
  • Personalização – A mensagem pode ser totalmente personalizada com os dados do cliente;
  • Proatividade – A empresa pode identificar o seu público em vez de esperar o interesse espontâneo;
  • Segmentação – É capaz de direcionar a mensagem por cidade, faixa etária, sexo etc.;
  • Mensuração – O retorno da ação efetuada é acompanhado em tempo real;

A estratégia de e-mail marketing, para a maioria das pessoas, é compreendida como possuindo somente um propósito: vender, mas na realidade, possui diversos tipos de comunicação que podem ser dadas ao público e algumas não são relacionadas a vendas. Inclusive, podem auxiliar no objetivo principal do público, aplicando outros caminhos assim como nos seguintes casos:

Aprenda com os erros de e-mail marketing
Formatos de e-mails marketing

Comerciais

O tipo deste e-mail é normalmente voltado para o comércio eletrônico, possui mensagens objetivas e visuais fazendo com que o público identifique rapidamente sobre do que se trata. Essa é uma maneira mais rápida de fazer com que as suas ofertas ganhem destaque e cheguem até o público-alvo. É muito importante e interessante preparar um layout para que o cliente seja impactado com as ofertas em destaque prendendo a atenção e atingindo o interesse do público.

Newsletters

São e-mails informativos que possuem o objetivo de se aproximar de seus clientes a uma marca ou empresa e criar um bom relacionamento entre eles. Esse tipo de e-mail tem que oferecer as informações mais importantes para o seu público-alvo, precisa trazer conteúdos com boa qualidade que chamem a atenção, fazendo com que o cliente clique em seu anúncio e seja levado até o site.

Transacional ou de serviço

Diferentemente do e-mail comercial, o transacional não é criado da maneira massificada, possui uma comunicação exclusiva, criada para cada um dos contatos de uma empresa. O e-mail de serviço é enviado automaticamente e acelera os processos e o atendimento ao público. Esse tipo de e-mail é muito utilizado em sites de e-commerce e confirma as ações que os clientes produziram diretamente no site e transmite a segurança e o respeito que a marca tem perante  o público.

Erros de e-mail marketing que causam spam
Qual a diferença de e-mail marketing e spam?

Qual a diferença de e-mail marketing e spam?

Há uma diferença entre eles; lembre-se de que é fundamental que o seu e-mail marketing tenha o consentimento de seu cliente, ou seja, quando aceita receber as mensagens, chamamos de opt-in. Um e-mail marketing possibilita que o cliente cancele o cadastro a qualquer momento da lista, chamamos isso de opt-out.

Diversas empresas contratam agências que possuem várias listas que contêm e-mail de terceiros, fazendo com que os clientes recebam inúmeros e-mails indesejados, a maioria das vezes com a desculpa de que se o cliente não está satisfeito com esses e-mails, basta remover-se, mas isso caracteriza um e-mail de spam.

Além do spam, há diversos outros tipos de erros que são cometidos quando se trata de e-mail marketing, listamos abaixo quais são e como você os deve evitar, se ainda não os cometeu:

E-mails excessivos ou escassos

A frequência de envio de e-mail é o erro mais cometido quando o assunto é e-mail de marketing, pois isso atrapalha muito a eficiência de seu anúncio e também os clientes.

Se os clientes se sentem incomodados, há uma grande chance de acontecer o cancelamento da assinatura. Não pense em diminuir totalmente os envios, saiba que quando o cliente recebe poucos e-mails de anúncios da sua empresa diminui o relacionamento com o público e a empresa acaba sendo esquecida pelos mesmos.

Para que isso seja resolvido, basta enviar e-mails na frequência certa, estude sobre o dia a dia dos seus clientes, analise os horários e dias que há picos de acessos, fique atento quanto à quantidade dos cancelamentos, pois isso indicará se há algum erro de frequência. Também é ideal fazer com que o cliente defina quando ele deseja receber os e-mails.

Os erros de e-mail marketing
Analisar os resultados é essencial para evitar erros de e-mail marketing

Não analisar e observar os resultados

Um anúncio não é finalizado quando o e-mail de marketing é enviado. Se você não avaliar os resultados e procurar saber sobre quantos e-mails foram recebidos, visualizados e os links foram visitados é impossível saber se a campanha foi positiva ou negativa.

É muito importante analisar as métricas, pois é a única alternativa para melhoras as próximas campanhas, conheça melhor o comportamento de seu público-alvo e entenda quando as ações geram bons resultados.

Envio de imagens como conteúdo

A maioria dos serviços de e-mail bloqueia as imagens das mensagens e isso faz com que o cliente passe para mais uma etapa somente para visualizar aquela imagem, lembrando que quando uma imagem é bloqueada, não é apresentada antes uma prévia para se saber qual é o assunto que está sendo transmitido pela imagem, então use as imagens se realmente sejam necessárias. Para exibir todo o material em tela, você deve utilizar código HTML.

Os erros de e-mail marketing
Não permitir ou oferecer interatividade

Não permitir ou oferecer interatividade

A interatividade é o ponto principal do e-mail marketing e isso vai além de inserir links e enquetes que levam o cliente diretamente ao site, se o indivíduo não tem a certeza de que sua opinião será importante, a interação acaba ai, esse é um dos maiores erros de e-mail marketing. O ideal é que ocorra uma comunicação entre o público e a empresa, uma interação que flui naturalmente como em uma conversa. Mas, como fazer isso?

Basta permitir que o cliente possa responder à mensagem que foi recebida, convide-o para comentar algum tópico, responda os seus comentários, isso faz com que o cliente fique satisfeito e saiba que está participando de uma discussão com uma pessoa física. Outro modo de interação é de inserir um chat em tempo real em seu site ou que ele obtenha através do e-mail um contato por telefone de um profissional.

Os erros de e-mail de marketing são cometidos diversas vezes, mas após a leitura desse artigo agora você sabe alguns erros e poderá evitá-los em seu negócio. Gostou? Deixe o seu comentário e continue com o nosso blog!

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: