6 dicas para agregar valor ao seu negócio

Muito acham que o conceito de valor agregado é complexo, sendo coisa de empresas grande. Essa percepção é criada a partir de algo muito comum, dificuldades em determinar o valor de qualquer negócio. É uma atividade que envolve modelagem financeira, determinação de cenários e muita intuição, além de outros fatores.

Independente do tamanho, é importante que qualquer e toda empresa passe pelo processo de determinação de valor e monitore a evolução ao longo do tempo, é algo extremamente construtivo.

Em um passado recente, o principal objetivo dos acionistas era a maximização do valor, esta era a principal meta de uma equipe de gestão. Hoje, o conceito de maximização de valor evoluiu para outras partes relacionadas – são os stakeholders, que incluem, além dos acionistas, funcionários, fornecedores, clientes, governo, etc.

É natural relacionar atividades que agregam valor a: plano de investimentos, corte de custos, entrada em novos mercados e compra de empresas, além de outros projetos estratégicos e, em geral, bastante complexos e com maturação a longo prazo.

No entanto, algumas atitudes no dia a dia podem fortalecer marcas e agregar valor aos seus negócios, principalmente em pequenas e médias empresas.

1. Retorne ligações e e-mails

Uma singela respostas pode aproximar você de um cliente difícil ou aumentar a probabilidade de negócios serem fechados. Não deixe passar em branco as mensagens de pessoas que o procuram, então organize-se para isso. A falta de respostas pode representar a perda de um bom negócio.

2. Dê e peça feedback

Faça avaliações dos seus fornecedores e colaboradores. Peça feedback a seus clientes visando usá-lo para agregar valor a seu negócio.

3. Não se atrase para reuniões

Em São Paulo é comum responsabilizar o trânsito pelos atrasos. Se você sabe que o trânsito é complicado, saia mais cedo. Chegar atrasado é negativo para a imagem da sua empresa.

4. Cumpra os prazos estabelecidos

Prestadores de serviços tendem a negligenciar o impacto negativo de não entregar o prometido dentro do prazo previsto. Além de deteriorar significativamente a relação com o cliente, a tendência é um marketing boca a boca negativo por parte do cliente.

5. Surpreenda positivamente seu cliente

Os negócios bem-sucedidos buscam por excelência constantemente e agregam valor consistentemente. Não se contente em entregar apenas o combinado.

6. Se algo der errado, não se esconda

Geralmente, os clientes valorizam aquelas empresas que assumem os seus erros e fazem de tudo para corrigi-los. Por outro lado, quem faz papel de vítima e responsabiliza terceiros por seus deslizes é permanentemente penalizado.

Empreendedores que buscam agregar valor de forma sustentável aos seus negócios devem buscar atitudes diferenciadas. É comum vermos empreendedores tomando decisões com base nas práticas mais comum do seu mercado. Entretanto, a diferenciação e o posicionamento em nichos em geral são as melhores estratégias a serem implementadas por pequenas e médias empresas.

Espero que as dicas te ajudem no seu negócio. Abraços e até a próxima.

Fonte: PEGN

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: