6 dicas para produzir conteúdo relevante para o blog da sua empresa

Um dos pilares do Marketing Digital é o Marketing de Conteúdo. Para entender melhor como essa estratégia funciona, pense no seguinte exemplo: quando você está em dúvida sobre qual aspirador de pó comprar, o que você faz? Provavelmente, uma pesquisa no Google, procurando por informações que ajudem a descobrir qual modelo é o melhor.

Dicas de conteúdo relevante
6 dicas para produzir conteúdo relevante

É exatamente esse o comportamento do consumidor da era digital. Antes de realizar qualquer compra, ele recorre à internet para procurar dicas e respostas para suas dúvidas. E como ele acha essas informações? Por meio de conteúdo, que é a mensagem que sua estratégia de Marketing Digital entrega.

Um conteúdo relevante é o que você quer passar para seus clientes e leads. E é por meio do Marketing de Conteúdo que você consegue criar e compartilhar material útil e relevante para o consumidor.

Assim, quando ele tiver uma dúvida e digitá-la no Google, sua página aparecerá no topo, oferecendo a resposta ao usuário.

Quer saber como criar conteúdo relevante e conquistar o coração dos seus potenciais clientes? Acompanhe conosco!

Conteúdo relevante para a persona
Crie conteúdo relevante para a sua persona

1. Conheça sua persona

A internet trouxe a oportunidade de conhecer seu cliente mais de perto e saber o que o motiva. A buyer persona é um conceito do Marketing Digital que permite a você entender quem é seu cliente ideal e como ele se comunica. O objetivo é criar conteúdos que realmente o encantem.

Isso é de vital importância para que você não gaste seus esforços criando material para um público muito amplo, que pode não trazer o retorno esperado. A construção da sua buyer persona permite montar um perfil do seu potencial comprador, ajudando você a manter o foco em pessoas que realmente sejam valiosas para seus objetivos.

O importante é entender quem são seus clientes e quais são seus interesses, prioridades e objetivos, para que suas estratégias estejam focadas em táticas assertivas.

Conteúdo relevante para o processo de compra
Entenda o processo de compra

2. Entenda o processo de compra

A jornada de compra do cliente é o caminho que o consumidor percorre durante o processo de aquisição de um produto ou serviço. É como o funil de vendas, conceito ao qual você já deve estar familiarizado, mas pela ótica do cliente, não da empresa.

Nessa jornada, o consumidor passa por três etapas: atração, consideração e decisão. A primeira diz respeito ao momento quando ele primeiro identifica um problema ou oportunidade. Em seguida, investiga soluções durante o processo de consideração e, por último, toma uma decisão de como solucionar sua questão.

E por que isso é importante na hora de produzir seu conteúdo? Porque saber em que etapa da jornada de compra seu potencial cliente se encontra ajuda você a refinar seu conteúdo, criando materiais que sejam relevantes para o consumidor em cada momento.

Com o conteúdo certo, na hora certa, é possível fazer o cliente ir avançando naturalmente na sua jornada, até chegar ao momento da decisão da compra.

Conteúdo relevante e educativo
Crie conteúdo relevante e educativo

3. Crie conteúdo educativo

Sua buyer persona é para quem você está criando conteúdo. E o melhor tipo de conteúdo é aquele que ela vai querer ler, compartilhar e voltar querendo mais.

Um bom conteúdo deve ser educativo. Seu objetivo principal na hora de produzir qualquer material é resolver os problemas do seu cliente, e é educando que você fará isso.

Você pode identificar tópicos que importem para sua persona por meio de pesquisa de palavras-chave, fóruns de internet, notícias sobre seu nicho de mercado, perguntas frequentes feitas ao time de vendas, entre outros.

Uma vez que você conhecer bem sua persona, você saberá que tipo de informação ela consome para produzir conteúdo relevante que fale diretamente para ela e supra perfeitamente suas necessidades.

Conteúdo relevante e SEO
Conteúdo relevante também precisa de SEO

4. Invista no SEO

Quando você digita uma pesquisa no Google, o que ele retorna? Conteúdo! Isso significa que, se o seu potencial cliente fizer uma pesquisa no mecanismo de busca, você vai desejar que o seu conteúdo apareça como um dos primeiros resultados.

E para isso existe o SEO — Search Engine Optimization —, que são aquelas técnicas que buscam fazer com que o material que você cria apareça na primeira página das buscas relacionadas ao seu nicho de mercado.

Como fazer isso? Por meio de palavras-chave. Já falamos da importância de conhecer sua persona, e aqui ressaltamos isso novamente.

Conhecendo bem quem você quer atingir, você saberá como essa pessoa pesquisa por informação na internet e, com isso em mãos, é possível fazer um mapeamento das palavras-chave para as quais você deseja rankear bem no Google.

Conteúdo relevante precisa de CTA
Não se esqueça do CTA no conteúdo relevante

5. Lembre-se do CTA

Você já ouviu falar de Call-to-Action? Se não, com certeza já se deparou com algum ao consumir conteúdo na internet. O Call-to-action é uma chamada para ação, como o nome em inglês já diz, e sua função é fazer com que o usuário tome determinada atitude.

Ao produzir conteúdo relevante, você precisa ter em mente o estágio da jornada de compra em que o cliente se encontra, buscando fazer sempre com que ele avance nela, certo? E como fazer isso? Com ótimos CTAs!

Coloque sempre um CTA no fim das suas peças, mas cuidado: foque somente em um — no máximo dois! — Call-to-Action por conteúdo, caso contrário você corre o risco de fazer o cliente se perder e não responder a nenhum dos seus chamados.

Promova conteúdo relevante
Distribua e promova o seu conteúdo relevante

6. Distribua e promova

Não adianta somente criar um conteúdo relevante, você deve saber espalhá-lo pelo mundo! Muita gente pensa que basta criar um post sensacional e publicá-lo para que os leads apareçam milagrosamente.

Com sorte, esse pode até ser o caso, mas você não pode somente assumir que as pessoas acharam seu conteúdo; você precisa promovê-lo!

A promoção de um conteúdo é infinita. Você pode usar suas redes sociais para replicá-lo, e-mail marketing e seu próprio website. Todos esses métodos funcionam, mas você deve promover seus materiais continuamente.

Se aquele e-book que você criou 6 meses atrás ainda é relevante, por que não divulgá-lo de novo? Só se lembre de renovar a forma como você faz a promoção dele; nada de usar as mesmas chamadas nas redes sociais que você colocou meses atrás.

Seguindo as dicas, você conseguirá criar um conteúdo relevante que realmente converse com o público que deseja atingir. Mas, se ainda assim os resultados estiverem aquém do esperado, não se desespere: para isso existem métricas que você deve acompanhar para saber o que está dando errado e onde você pode melhorar.

Curtiu nosso post? Ainda tem alguma dúvida sobre produzir os melhores conteúdos e conquistar leads? Então é hora de conferir nosso e-book sobre as ferramentas de automação de marketing!

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,


1 Comentário

  1. Roberto says:

    Ótimas dicas pra rankear no google. Parabéns!

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: