7 Dicas Infalíveis Para a sua Empresa fazer Sucesso no Facebook e Crescer mais

Como Fazer sucesso no Facebook? 7 dicas infalíveis
7 Dicas Infalíveis Para a sua Empresa fazer Sucesso no Facebook e Crescer mais

Não é à toa que cada vez mais as marcas estão percebendo que se destacar nas redes sociais propicia crescimento dos negócios. Isso é natural: As pessoas estão presentes nas redes sociais todos os dias e tendem a permanecer muitas horas por lá. Pensando nisso resolvemos falar sobre 7 dicas infalíveis para a sua empresa fazer sucesso no Facebook e assim crescer mais

Escolhemos o Facebook porque ainda segue como o soberano entre as redes sociais, com número de usuários mensais já ultrapassando a marca de 1 bilhão… Ou seja, se você também quer que o seu negócio se conecte com as pessoas certas e gere ótimos resultados, este artigo foi feito para você. Vamos descobrir como?

1. Conheça seu público

Como fazer sucesso no Facebook? Conheça seu Público
Conheça seu público

A gente enfatiza isso em diversos posts que fazemos aqui no blog, né? Não é  à toa. As empresas, no geral, não conhecem o seu público tanto quanto deveriam.

Isso é muito comum porque não é tão simples assim delimitar a persona do seu negócio, como muitos pensam. Principalmente se sua marca estiver no início, isso será um processo contínuo e trabalhoso.

Porém, com certeza, independente do tempo de atuação da marca, certamente você tem conhecimento sobre o seu público-alvo, certo? Então, poste o que esse público realmente gostaria de encontrar no Facebook.

Conhecendo seus clientes e potenciais clientes, tudo fica mais fácil. Você produzirá conteúdo pensando no outro lado da questão: O dos consumidores. E são eles que importam, não é mesmo?

O que será que seus seguidores gostariam de ver? Foque seus esforços nisso… Com certeza, fará total diferença no seu desempenho. 

Você precisa entregar aquilo que é útil para as pessoas que você quer atingir. E conseguir esse feito é mais simples do que você imagina: Basta se colocar no lugar dos seus usuários sempre que for postar algo.

Ah e se quer saber mais sobre a importância e como definir a sua persona, a gente recomenda esse artigo aqui.

2. Analise as informações que o Face oferece

Como fazer sucesso no facebook? Analise as informações que o Face oferece
Analise as informações que o Face oferece

Por falar em conhecer o seu público, não podemos deixar de citar essa outra dica que se encaixa totalmente com a  anterior: Acompanhe constantemente os dados que o Facebook te oferece.

Sim. A rede de Mark Zuckerberg fornece dados valiosos sobre as pessoas que interagem na sua página. E isso é incrível, não acha?

O melhor de tudo é que é possível observar desde informações demográficas – como a idade, gênero e localização – até  sociais – como os interesses e o comportamento do seu público.

E como diz a consagrada frase: Informação é poder. Sempre foi e continuará sendo, você só precisa saber como usar esse poder da melhor maneira.

Nesse caso, isso significa que você terá que analisar constantemente as métricas para estar a par do desempenho da sua página. Organize isso da maneira que considerar melhor, mas faça. Caso contrário, de nada adiantará tantos dados.

Compreender quais os tipos de postagens têm gerado menos e mais engajamento, os assuntos que vem agradando a sua audiência, quais e como as pessoas estão sendo impactadas, que formatos geram mais tráfego para o seu site e blog, seja pensando em tráfego orgânico ou pago.

Enfim, são centenas de possibilidades, só não se esqueça: Transforme números em estratégia. Grandes poderes acarretam grandes responsabilidades, lembra?

3. Invista em imagens interessantes

Como fazer sucesso no Facebook? Invista em imagens interessantes
Invista em imagens interessantes

Sim. Engana-se quem pensa que isso só vale somente para Instagram e Pinterest. Você mesmo deve ter percebido que as imagens fazem a diferença pelo Facebook também… E, assim como nos vídeos, isso só vem aumentando nos últimos tempos.

Acontece que o alcance e a probabilidade de as pessoas comentarem ou compartilharem uma imagem, por exemplo, costuma ser extremamente superior quando comparado às publicações com links ou apenas textuais, por exemplo.

Não importa o seu nicho de atuação… Imagens chamam atenção, então utilize isso a seu favor. Desse modo, seu público ficará mais propenso a realmente ouvir a mensagem que você quer passar.

Hoje em dia é muito simples encontrar imagens boas pensando em diferentes estilos. Existem diversas plataformas de imagens, tanto pagas como gratuitas. A boa notícia é que as pagas oferecem pacotes que valem a pena.

Além disso, atualmente existem vários aplicativos para você inserir o texto que quiser nas imagens, o que deixa sua página com ainda mais cara de profissional mesmo sem grandes investimentos

Aí também vem outra possibilidade: Você também pode – e deve – utilizar imagens registradas por você mesmo. O melhor de tudo é que os smartphones estão cada vez melhores na hora de realizar cliques, fazendo com que, na maioria das vezes e dependendo da sua área de atuação, não seja necessário custos elevados com câmeras e lentes profissionais.

Resumindo: Não tem mais desculpa para você não usar imagens, né?

Só não esqueça do principal: Você precisa postar imagens que conectem com seu público. Apenas assim você conseguirá o engajamento que precisa…

4. Faça mais vídeos

Como fazer sucesso no Facebook? Faça mais vídeos
Faça mais vídeos

Não é mais novidade que os vídeos tomaram conta da internet. Notamos isso facilmente ao ver o sucesso estrondoso do YouTube e, até mesmo, da Netflix.

Para se ter uma ideia do sucesso dos vídeos online… De acordo com a pesquisa Video Viewers, realizada pelo Google todo ano, em 2016 o número de horas que o brasileiro passou assistindo vídeos na internet dobrou em relação a 2014

O Youtube é o número 1 na escolha dos brasileiros nessa hora. Mas o Facebook também tem investido cada vez mais nesse formato. E, se pensarmos que o Facebook limita o alcance das publicações que direcionam o usuário para outros sites, fazer vídeo diretamente na sua fanpage gera muito mais interação entre seus seguidores.

Muitos se enganam ao pensar que é necessário grandes produções, ter a melhor câmera, iluminação ou ainda ser ou ter um expert em edição por trás… Apenas comece. Não é tão difícil como você imagina. Grandes Youtubers que começaram como verdadeiros amadores estão aí para provar isso.

O que você realmente precisa se preocupar em todos os vídeos é com o conteúdo que você irá passar nos vídeos… Isso é o que realmente importa. Estude, ouça seu público, se mantenha atualizado, crie roteiros e procure melhorar sua forma de se comunicar sempre… E, pronto,  seus vídeos com certeza alcançarão e impactarão muito mais pessoas que se nada disso fosse feito,

Um ponto interessante que você deve ficar atento nos dias de hoje é pensar em fazer vídeos ao vivo. Esse tipo de vídeo propicia um alcance maior entre as pessoas que curtem sua página, já que no momento que uma live entra no ar, a maioria do público que interage com seu conteúdo será notificado… O que é uma ajuda e tanto em tempos que o algoritmo do Facebook limita cada vez mais o seu acesso até os seguidores, não é mesmo?!

5. Seja acessível

Como fazer sucesso no Facebook? Seja acessível
Seja acessível

Quanto mais próximo você for do seu público, melhor. Então, não deixe de se fazer presente nas redes sociais. Lembre-se que o gatilho da reciprocidade continua sendo poderosíssimo… O motivo é simples: O ser humano gosta de corresponder e isso acontece inconscientemente…

Se você se mostrar acessível de maneira sincera, com certeza, seu público reconhecerá isso. Não é à toa que o Inbound Marketing está cada vez mais ganhando força, não é mesmo?

E, quando falamos em Facebook, isso quer dizer curtir e responder os comentários e as mensagens enviadas, o máximo possível. É fácil: Se você interagir mais, os seus seguidores farão o mesmo.

Mas, por favor, não deixe de dar respostas às críticas também, pois além de deixarem seu perfil com mais cara de real (ninguém é perfeito), mostra como você é solícito e paciente com os usuários… Isso sem contar que queixas costumam ser feedbacks importantes para a sua melhora contínua, tanto dentro como fora das redes sociais.

Aliás, sendo próximo e receptivo é mais provável que você se torne uma referência e que as pessoas indiquem a sua página para outros. Entretanto, para ser acessível você precisa ser palpável, certo? Aí que entra a próxima dica…

6. Seja uma pessoa e não uma empresa

Como fazer sucesso no Facebook? Seja uma pessoa e não uma empresa
Seja uma pessoa e não uma empresa

Essa dica pode com certeza fazer você se destacar entre seus concorrentes. Pois, como o próprio nome sugere, redes sociais são ambientes sociais. Quando uma pessoa cria uma conta no Facebook e a acessa diariamente ela quer se relacionar com seu círculo social… Isso quer dizer que ninguém está lá com o objetivo de comprar ou encontrar empresas, de fato.

É por essa razão que é tão importante que você mostre que existe uma pessoa e não somente uma marca. Afinal, todo negócio é formado por uma ou muitas pessoas, não é mesmo? Mostre o lado humano por trás do seu negócio. Seus clientes e potenciais clientes se identificarão bem mais assim, não acha?

Como? É simples. Fale na sua página como falaria no seu perfil pessoal. Tudo sem exageros, é claro. Evite que seus posts e respostas aos comentários e mensagens sejam extremamente polidos e formais ou que pareçam automáticos. Informalidade na medida certa, uso de emojis, linguagem coloquial e de fácil entendimento são ações que fazem a diferença para qualquer negócio.

Fale a língua que o seu público fala, estreite a proximidade entre vocês… Temos a absoluta certeza que essas atitudes simples contribuirão para que se desenvolva um verdadeiro relacionamento com o cliente.

Aqui na Leadlovers acreditamos muito nessa questão de relações sólidas e duradouras com os clientes e potenciais clientes. Além de tudo, ter essa postura encurtará  o caminho para que você consiga se tornar uma referência e para o seu negócio conquistar o reconhecimento que merece.

7. Mostre seu diferencial

Como fazer sucesso no Facebook? Mostre seu diferencial!
Mostre o seu diferencial

Por ser a rede social mais utilizada no mundo, é de se imaginar que as marcas estão em peso no Facebook também, certo? Então, a não ser que seu negócio seja uma ideia totalmente inovadora, você terá bastante concorrência por lá – direta ou indiretamente.

Sendo assim, é fundamental que você trabalhe para ter ideias pensando em se destacar…E não existe melhor jeito de se destacar que sendo você mesmo e mostrando o seu diferencial.

Na realidade, não somos melhores ou piores que ninguém, mas somos todos diferentes, empresas e pessoas. E temos que nos empenhar para que essa diferença seja realçada e nos ajude a conquistar nosso objetivos. O que você pode fazer para conseguir isso? Reflita muito e sempre sobre isso.

Aliás, não apenas sua visão e valores precisam ser levados em consideração durante a criação da página e dos posts no Facebook, a sua identidade visual precisa ser preservada em cada detalhe

Quando falamos disso, estamos nos referindo às suas cores, logotipo, fotos do perfil, capa, outras imagens publicada e, principalmente, o jeito como escreve e fala… Tudo deve ser pensado para que as pessoas identifiquem o conteúdo que você passa como único e realmente seu.

Se fazemos as coisas com verdade, o sucesso passa a ser consequência do trabalho. Isso vale desde a criação de um novo produto ou serviço até a maneira como estes são expostos. E o Facebook é a maior vitrine que você poderia conseguir, não é mesmo?

8. DICA BÔNUS: Faça conteúdo de qualidade

Como fazer sucesso no Facebook? Faça conteúdo de qualidade
Faça conteúdo de qualidade

Essa dica 8 vem como bônus porque na verdade é a principal de todas… É claro. Não adianta nada trabalhar todas as anteriores se o conteúdo passado por você no processo não for de qualidade, certo?

E não estamos falando em conteúdos ricos, bem formulados e redigidos. É óbvio que isso também conta muito, na maioria dos casos. Mas quando falamos em Marketing Digital temos que ir além sempre… E dentro dessa esfera sabemos que conteúdo de qualidade é aquele que é útil para o nosso público, passado do jeito certo e no momento ideal.

Como seu conteúdo pode melhorar a vida das pessoas? Reflita sobre isso sempre que necessário para que sua forma de comunicação seja sempre trabalhada nesse sentido todos os dias, em cada post que faz… Melhorar sempre é a chave para que o seu sucesso no Facebook seja alcançado o mais rápido e da melhor maneira possível.

Mas se você tem dúvidas de como produzir conteúdo de qualidade focado no seu público e no momento ideal, você precisa ler este artigo aqui.

Com tantas dicas relevantes, não perca mais tempo com ações equivocadas de antes e comece agora mesmo a colocar tudo em prática, temos certeza que isso permitirá seu sucesso no Facebook e, principalmente, fora dele.

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , ,

Saiba Como Automatizar Suas Vendas!

Aprenda a automatizar suas vendas e foque no que realmente importa.


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: