7 Livros Para Empreendedores Que Querem Ter um Negócio de Sucesso

Monteiro Lobato já dizia que ‘Um país se faz com homens e livros’ e Mario Quintana que ‘Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas’. Ou seja, estimular a leitura é contribuir para uma vida melhor. Por isso, selecionamos para você os 7 livros para empreendedores que querem ter um negócio de sucesso.

Livros para empreendedores que querem ter um negócio de sucesso
7 Livros para Empreendedores que Querem Ter um Negócio de Sucesso

É importante deixar claro que não faremos aqui uma resenha ou resumo das obras, mas falaremos um pouco sobre cada uma para que você realmente queira ler, melhorar e crescer sempre, nos negócios e na vida.

Vamos conferir essa lista incrível?

1. De Zero a Um – O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício (Peter Thiel)

Livros para Empreendedores: De Zero a Um - O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício
De Zero a Um – O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício


Começamos com esse livro pela sua mensagem principal: Inovação. A obra que nasceu das anotações que um aluno fazia durante as aulas de Peter Thiel  na Universidade de Stanford é, de fato, uma lição para qualquer empreendedor.

Isso porque antes de qualquer outra coisa, o livro ‘De Zero a Um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício’ discute a ideia de que devemos atuar no que ainda não foi feito.

É por isso que, diferente de muitos, o autor salienta que não há fórmulas para o sucesso, pois ao segui-las estaríamos fazendo mais do mesmo, certo?

Ou seja, as pessoas erram feio ao tentarem ser novos Steve Jobs ou Bill Gates, quando apenas deveriam se concentrar em fazer diferente.

E, para Thiel, se o objetivo é fazer diferente, devemos nos esquivar da competição. Pois, ao competir com outros, ficamos cada vez mais semelhantes com estes.

Isto é, um empreendedor deve fazer o que outros ainda não conseguiram, ir até onde ninguém foi…

Sendo assim, o monopólio seria a chave para o progresso. Portanto, a mensagem principal seria: Se quer ter um negócio bem-sucedido, faça o que ninguém ousou fazer ainda, ok?

Além disso, outra grande lição que o autor frisa é que a empresa deve focar no pequeno e só depois partir para o grande. De tal modo que seria erro grave iniciar em mercados maiores, onde já existem concorrentes.

Para ele, ao começarmos com mercados menores e nichos mais específicos é mais fácil dominar e ter pouca ou nenhuma competição.  Somente ao atingir êxito aí é que devemos partir para a macroescala.

Além da necessidade de questionamento e inovação, o livro também fala da importância de se acertar desde o começo do negócio, principalmente na escolha da sociedade – quando esta existe – e da equipe.

Isso porque, lá na frente, ficará quase impossível modificar a realidade.

Afinal, o alicerce de uma casa sustenta todo o resto, né?

Sobre o autor:

O autor Peter Thiel é uma das personalidades mais conhecidas no mundo quando falamos em empreendedorismo.

Cofundador do PayPal e conhecido por ser investidor de diversas startups, sendo acionista do próprio Facebook

2. O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

Livros para Empreendedores: O Poder do Hábito
O Poder do Hábito


O título ‘O Poder do Hábito’ deixa bem nítido sobre o que este livro trata, certo? De acordo com o autor, o ser humano acaba repetindo hábitos durante toda a vida.

E pior: Isso ocorre enquanto pensamos estar no comando de tudo. Esse processo funciona de maneira inconsciente, pois o nosso cérebro está o tempo todo procurando formas de poupar energia.

O ponto central defendido no livro é que ao compreender, de verdade, o funcionamento dos nossos hábitos, podemos finalmente alterar aqueles que nos impedem de melhorar e construir, no lugar, novos hábitos que nos guiarão ao sucesso.

Segundo o autor, entender tudo isso acaba trazendo benefícios absurdos, tais como: Aumento da criatividade, da produtividade e até mesmo da compreensão do público-alvo que, como você, também possui hábitos, certo?

É uma leitura fundamental para o leitor, pelo menos, criar a consciência de que nossos hábitos interferem nos nossos resultados e, portanto, nos nossos negócios.

Um ponto a se destacar no livro é que o autor admite que não é nada fácil modificar nossos hábitos e que não existem fórmulas mágicas para tal. Porém, há um método possível de ser aplicado na realidade de cada um de nós.

Duhigg mostra que com autoconhecimento, temos claro nossas vontades, sonhos e objetivos e também quais e como nossos hábitos estão influenciando isso.

Aí fica bem mais simples saber o que mudar para conseguir, não é mesmo?  Na empresa e, principalmente, fora dela.

Sobre o autor:

Charles Duhhigg é reporter do The New York Times, graduado em Harvard Bussines School e Yale.

Ganhador do Prêmio Pulitzer, estuda há mais de 20 anos o funcionamento e a transformação dos hábitos humanos.

3. O Livro Negro do Empreendedor (Fernando Trias de Bes)

Livros para Empreendedores: O Livro Negro do Empreendedor
O Livro Negro do Empreendedor

‘O Livro Negro do Empreendedor’ merece nosso destaque, antes de tudo, por fugir de todos os que falaremos nesta lista e também da maioria dos  livros encontrados nas prateleiras das bibliotecas e livrarias.

Isso porque, no geral, vemos por aí apenas histórias de sucesso que nos inspiram a tomar atitudes semelhantes a estas, né? O que muitas vezes não é abordado tem igual – ou maior – importância é que boa parte dos empreendedores fracassa.

E é justamente sobre fracasso e suas causas que Fernando Trías de Bes discute nesse livro. Em seus capítulos, o autor lista os 14 FCF (Fatores Críticos do Fracasso), mostrando histórias verdadeiras de empreendimentos que fracassaram.

Exatamente por esse motivo, o espanhol traz lições valiosíssimas para o leitor. Assim, se você quer abrir o seu próprio negócio esse é, sem dúvida, um livro obrigatório para estar na sua estante.

Com sua sinceridade quase que excessiva, Trías de Bes acaba com a ilusão de que ao assumirmos a posição de ‘chefe de nós mesmos’ teremos mais qualidade de vida e menos preocupações. É o contrário. E temos que ter consciência disso.

Salientamos que ‘ O Livro Negro do Empreendedor’, de fato, não se aprofunda muito na técnica. E esta não é a sua missão.

Porém, deixa claro que os motivos que fazem muitos negócios não perdurarem quase nunca são relacionados com competência ou conhecimento.

Pelo contrário, na maioria das vezes são questões totalmente pessoais, envolvendo discussões entre sócios, conflitos familiares e outros pontos vistos como corriqueiros e sem importância.

Se a maior parte dos empreendedores não passam dos quatro primeiros anos de negócio, que a gente aprenda com eles o que não fazer, não é mesmo?

Com certeza, errando menos teremos muito mais chance de acertar.

Sobre o autor

Fernando Trías de Bes é professor do Departamento de Marketing da ESADE Business School de Barcelona há mais de 20 anos.

Trías de Bes é escritor especializado em comercialização, criatividade e inovação, conhecido mundialmente, vencedor de diversos prêmios, como o Prémio Ensaio Espasa 2015.

Escreve desde obras de economia e passando pela ficção até mesmo escrevendo e dirigindo filmes premiados.

4. Execução – A Disciplina Para Atingir Resultados (Larry Bossidy e Ram Charan)

Livros para Empreendedores: Execução - A Disciplina Para Atingir Resultados
Execução – A Disciplina Para Atingir Resultados


Esse livro é um nome de peso na nossa lista e com toda razão do mundo…

Nele os autores discutem que o maior desafio das empresas está na execução do que já foi planejado e não no planejamento em si.

E é justamente isso que tem impedido todos os dias muitos negócios de progredirem e levando tantos outros à falência.

O interessante é que o livro defende a essencialidade de se estabelecer metas realistas nas organizações, antes de qualquer outra coisa.

Além disso, esclarece que ‘execução’ não significa fazer acontecer somente e sim quando os líderes mostram detalhadamente aos colaboradores como conseguiriam isso.

Muito mais do que isso, em todas as páginas do livro notamos o enfoque na importância da liderança nas organizações. Para Bossidy e Charan, se o líder não estiver disposto a dar tudo de si, nenhuma ação na empresa dará certo.

Sendo assim, existiriam dois tipos de líder que prejudicam as empresas: Os que gerenciam demais seus colaboradores e os que deixam estes sozinhos, sem norte e acompanhamento.

Também enfatizam que um líder jamais deve avaliar sua equipe mecanicamente, como quem apenas compara metas atingidas ou não.

 Ao contrário, o verdadeiro líder mostra como chegar aos resultados, entende o porquê das situações e está presente em todo o processo.

Enfim, como você deve ter percebido nessa breve apresentação, ‘Execução – A Disciplina Para Atingir Resultados’ é um livro essencial para toda pessoa que quer se tornar um líder com todos os méritos da palavra.

Sobre os autores

Larry Bossidy é formado em economia pela Universidade Colgate no fim da década de 50, além de doutor em Humane Letter na Colgate.

Bossidy é escritor e empresário. Mais conhecido por ser CEO aposentado da Honeywell (antes AliiedSignal), e executivo da GE por mais de 30 anos.

Ram Charan foi professor da Harvard Business School e da Wharton Executive Education.

Consultor de negócios, em seu currículo coleciona trabalhos com executivos de empresas como DuPont, GE, Novartis, Honeywell, Verizon e Bank of America.

5. Empreendedorismo Inovador Como Criar Startups Tecnologia Brasil

Livros para Empreendedores: Empreendedorismo Inovador - Como criar startups de tecnologia no Brasil
Empreendedorismo Inovador – Como criar startups de tecnologia no Brasil


Com esse nome fica fácil explicar o que o livro aborda, não é mesmo?

Pensando na criação de Startups de Tecnologia no Brasil, 25 especialistas que realmente são autoridades no assunto aparecem para enriquecer a obra.

Apenas o fato de ter sido criado por brasileiros que falam sobre o mercado no Brasil, a obra acaba nos conectando muito mais devido à adequação a nossa realidade.

Desse modo, são abordados assuntos necessários para dar o pontapé inicial, falando desde o cenário do empreendedorismo no Brasil até estratégias de gestão, networking, marketing e vendas.

Outro ponto interessante desse livro é o lado prático que enfatiza, já que conta com cases e estudos reais que ensinam sobre possibilidades e dificuldades, sucessos e fracassos.

Aliás, o que mais chama atenção na obra encabeçada por Nei Grando é a forma como o livro foi desenvolvido: Linguagem clara, simples e direta, cumprindo o que realmente promete, sem complicações.

Sobre o autor

Nei Grando é o organizador desse livro que, na realidade, conta com mais de 25 autoridades do segmento.

Grando possui graduação em processamento de dados pela UEM, MBA em Administração pela FGV, extensão em Gestão do Conhecimento também pela FGV e em Inovação e Redes Sociais pela ESPM.

6. Negócios Digitais – Aprenda A Usar o Real Poder da Internet (Alan Pakes)

Livros para Empreendedores: Negócios Digitais
Negócios Digitais


O livro ‘Negócios Digitais – Aprenda A Usar o Real Poder da Internet’ foi construído sob direção de Alan Pakes com a participação de dezessete nomes de peso do empreendedorismo digital.

Sendo assim, cada um dos autores convidados é responsável por um capítulo do livro. Isso é bem interessante, pois além da riqueza das experiências diferentes dos indivíduos, é fácil notar a diferença e as particularidades de cada um ao passar conhecimento.

E só para você ter uma ideia dos autores que encontramos na obra, citaremos quatro: Erico Rocha, Conrado Adolpho, Henrique Carvalho e Ramon Tessmann. Acho que nem precisamos dizer mais nada, né?

Após a leitura dos 19 capítulos ( Pakes fica com 2 capítulos), concluímos que esse livro é ideal para quem precisa dar o ‘start’ no universo online, mas não sabe como.

Para tal,  a obra funciona como se fosse um passo a passo mesmo para o leitor começar, mesmo com poucos recursos financeiros.

Além do arsenal de histórias inspiradoras, são abordados temas essenciais e práticos como nichos, público-alvo, blog, produtividade, e-mail marketing, Facebook, gatilhos mentais, métricas, copywriting.

Mas o mais interessante da obra de Alan Pakes é que os autores participantes não param por aí… Ao longo da leitura, fica nítida a preocupação com o autoconhecimento, inteligência emocional e bem-estar das pessoas envolvidas: Tanto os empreendedores como público que por estes são impactados.

Segundo palavras do próprio autor o objetivo é que o leitor faça a diferença na vida das pessoas… Já ele, após essa obra, com certeza fez.

Sobre o autor:

O livro foi dirigido por Alan Pakes e conta com a contribuição de 17 nomes de peso do empreendedorismo digital.

Alan Pakes é graduado em Engenharia de Computação pela USP. Expert em Marketing Digital e empreendedor nato, já fundou três companhias.

A última, Digital Summit, levou a organização do CONAED (Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital). Com certeza, uma grande autoridade em seu segmento.

7. Empreenda Sem Fronteiras (Bruno Pinheiro)

Livros para Empreendedores: Empreenda Sem Fronteiras
Empreenda Sem Fronteiras


A internet revolucionou a maneira como quase tudo acontece na nossa vida. E no mundo dos negócios isso jamais seria diferente.

Pensando nisso, ‘Empreenda Sem Fronteiras’, como o próprio nome diz, trata das possibilidades de se empreender sem os limites geográficos que a maioria dos negócios impõe atualmente.

Isto é, se você quer fazer aquilo que realmente ama enquanto viaja o mundo todo ou fica no sofá da sua casa com liberdade de horários e próximo da sua família: Essa com certeza poderá ser uma leitura que agregará muito.

Aliás, não poderíamos deixar esse livro fora da nossa lista e uma das razões bem fortes que temos para tal é simples: O autor realmente vivencia o que defende na obra

Bruno segue essa linha de empreendedores que  trabalham de modo totalmente online, não se restringindo a um endereço fixo.

É por isso que, ao longo das páginas do livro, você não encontrará somente teoria e motivação. Pelo contrário, também verá passagens da história de vida do Bruno Pinheiro, mostrando todo o processo para criação e gerenciamento dos seus negócios, além de exercícios práticos.

Quantos de nós perdem horas da vida preso no trânsito ou sentado num escritório, sem liberdade e conforto algum? Tudo isso, muitas vezes, sem receber o reconhecimento que merece.

A obra mostra vários caminhos para você mudar essa realidade e prova na prática que independente da sua área e tipo de negócio, é sempre possível ser um empreendedor digital bem sucedido, profissional e pessoalmente.

Acima de qualquer outra coisa, ‘Empreenda Sem Fronteiras’ surge para mostrar que você não precisa seguir o modelo de sucesso imposto pela sociedade para ter sucesso e ser feliz.

Sobre o autor

Bruno Pinheiro é empreendedor digital, há 17 anos no marketing e 11 anos no mundo digital.

Já conheceu mais de 20 países, em 2012 morou na Irlanda atuando no Marketing da Provident – SugarCRM

Antes disso, por anos foi dono de agência de publicidade, assumiu o marketing do Grupo MC e de mais 150 empresas, como restaurantes, agências de viagens e escolas de idiomas.

Hoje mora na França, mas tem trabalho e equipe 100% online, e leva o título do seu livro ‘Empreenda Sem Fronteiras’ na prática de sua vida.

Enfim, leia…

Livros para Empreendedores: Enfim, leia...
Enfim, leia…


E aí, o que achou da nossa lista? Quais outros livros para empreendedores você considera importantes? Ainda faremos muitos posts do tipo, esse é só o primeiro…

O motivo é muito simples: Queremos que você leia. Afinal, o que diferencia uma empresa de outra são as pessoas que estão lá.

E são as pessoas que leem fazem a diferença nas empresas e no mundo, você não acha?

Compartilhe o post:

Tags: , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: