Entenda os 8Ps do Marketing Digital e como eles podem ajudar seu negócio na internet

Todas as empresas que desejam utilizar a internet no seu negócio – independentemente do tamanho – precisam ter um bom planejamento de Marketing .

Através dele, será possível colocar em prática as estratégias necessárias para aumentar a visibilidade, a credibilidade e a lucratividade da sua empresa.

Entretanto, para atingir estes objetivos você precisa conhecer os 8Ps do Marketing Digital.

Se você nunca ouviu falar neles, neste artigo você entenderá o que são os 8Ps e como coloca-los em prática no seu negócio. Vem com a gente!

Entenda os 8Ps do Marketing Digital e como eles podem ajudar seu negócio na internet
Entenda os 8Ps do Marketing Digital e como eles podem ajudar seu negócio na internet

O que são os 8Ps do Marketing Digital?

O que são os 8Ps do Marketing Digital?
O que são os 8Ps do Marketing Digital?

Antes de detalharmos cada ponto, especificamente, vamos explicar no que consiste a metodologia.

De maneira geral, os 8Ps do Marketing Digital abrangem diversas práticas com o objetivo de fazer as empresas alcançarem resultados usando a internet.

Os 8Ps, na verdade, são uma adaptação para o mercado digital dos 4Ps do marketing tradicional.

Os 4 Ps, por sua vez, foram criados pelo professor Jerome McCarthy. Mas foi por meio de Philip Kotler – considerado um dos pais do marketing moderno – que o conceito foi difundido.

Na realidade, os 4Ps – também chamados de mix de marketing ou composto de marketing – foram idealizados para definir os grandes pilares que explicariam por que algumas marcas conseguiam vender mais. E mais do que isso: Como conseguiam ser mais valorizadas do que as outras.

Portanto, eles representam a base de qualquer estratégia de marketing, explicando por que os produtos ou serviços são adquiridos pelo público.

Vamos ver o que significam os 4Ps de uma forma resumida?

  • P de Produto:

O primeiro P e o mais essencial é o produto. Não precisa ser, necessariamente, um produto físico. Este item abrange os serviços também.

No marketing, o Produto é o ponto de partida, abrangendo todas as características do que está sendo vendido: o nome, a marca, as funções, os atributos, seus diferenciais e qual o ciclo de vida.

Estes atributos devem ser pensados para satisfazer as necessidades ou desejos de determinado público. Daí a importância de estudar e entender o seu público-alvo e, se possível, criar uma persona.

  • P de Preço:

O próximo P diz respeito a quanto será cobrado pelo produto ou serviço. Seu cálculo deve considerar diversos aspectos como, por exemplo, a média cobrada pelos concorrentes, a renda do seu público-alvo, a percepção de valor da sua marca por este público, entre outras coisas.

O preço pode ser fundamental para o sucesso da estratégia da empresa, sendo responsável pela conquista (ou fuga) de clientes e a lucratividade, além de cobrir os custos do negócio;

  • P de Praça:

Este conceito diz respeito ao modo como os clientes chegam até a sua empresa e consomem seus serviços. Por isso, muitos especialistas preferem chamá-lo de ‘Distribuição’. É aqui que você decide os canais de distribuição do produto.

Se for uma loja física, precisa determinar a melhor localização, como será a exposição dos produtos, entre outras coisas. Se for virtual, escolher a melhor hospedagem e qual será o meio de aquisição dos produtos, que pode ser, por exemplo, um e-commerce.

Novamente, a sua pesquisa de mercado e conhecimento do público-alvo dará a resposta. O seu público costuma procurar por esse tipo de produto em quais canais?

  • P de Promoção:

Este item abrange a maneira como sua marca será promovida, ou seja, como ela se tornará conhecida e confiável para seus clientes.

Aqui entram as ações de marketing, propriamente dito, e as mídias onde serão veiculadas, como outdoors, televisão, anúncios digitais, panfletos, entre outros.

Aliás, nós fizemos um artigo onde explicamos na prática os 4 Ps do Marketing que todo empreendedor deve compreender. Não deixe de ler. 

Aprenda os 8Ps do Marketing Digital

A aplicação dos conceitos envolvidos nos 4Ps permitem que as empresas  desenvolvam produtos que atendam às necessidades e desejos dos clientes, bem como as estratégias necessárias para fazer esses produtos chegarem ao conhecimento e ao alcance dos mesmos.

Nesse contexto, os 8Ps do Marketing Digital são uma adaptação destes conceitos para o universo digital. Confira o significado deles a seguir.

1 – Pesquisa

 8Ps do Marketing Digital - Pesquisa
Pesquisa.

O primeiro P é responsável pelo estudo do comportamento dos consumidores, ou seja, consiste na definição de quem é o seu público alvo e como ele se comporta na internet.

Existem diversas ferramentas e estratégias que podem ser usadas. Por exemplo, questionários online com pequenas premiações para quem responder é uma delas, ou enviar perguntas para sua lista de e-mails.

Você também pode participar de grupos nas redes sociais e fazer perguntas para os outros integrantes.

2 – Planejamento

 8Ps do Marketing Digital - Planejamento
Planejamento

Depois de coletar dados sobre seu público-alvo, você precisa analisar estes dados. As respostas mostrarão as dúvidas e motivos que fariam com que as pessoas comprassem ou não seu produto e serviço.

A partir delas, você pode definir seu planejamento, que é o segundo passo dos 8Ps do Marketing Digital. Nele você definirá as principais estratégias utilizadas e as metas a serem alcançadas.

Essa etapa abrange decisões importantes como, por exemplo, se vale a pena investir em um Blog, quais redes sociais serão utilizadas e os conteúdos que serão publicados, uso de e-mail marketing, anúncios pagos, entre outras.

É aqui que você vai planejar a sua oferta e o seu funil de vendas, que é o passo-a-passo pelo qual você encaminha o seu cliente ideal até a decisão de compra.

No Planejamento, você desenhará todos os passos desde o momento em que as pessoas conhecem, pela primeira vez, a sua empresa até se transformarem em clientes, adquirindo seus produtos e serviços

3 – Produção

 8Ps do Marketing Digital - Produção
Produção

A Produção é o terceiro passo dos 8Ps do Marketing Digital. É aqui que você vai executar o seu planejamento, ou seja, produzir o seu funil de vendas e os conteúdos que vão vender seus produtos.

Abrange a programação das ferramentas de e-mail marketing, a criação de Blogs e perfis nas redes sociais, canal no YouTube, páginas de captura e de vendas, integração entre todas as ferramentas e os formulários de pagamento, entre outras ações.

Muitos empreendedores começam criando canais, páginas e perfis em redes sociais sem o devido planejamento e acabam perdendo tempo e dinheiro, por causa disso.

4 – Publicação

 8Ps do Marketing Digital - Publicação
Publicação

A Publicação é a etapa que faz seu cliente ideal conhecer sua empresa e sua marca. O objetivo deste P é fazer seu público alvo confiar em você a ponto de se tornar seu cliente.

Para isso é necessário que ele confie na sua empresa. E o que gera a confiança é o relacionamento desenvolvido através do tempo e do conteúdo que você vai compartilhar com as pessoas.

Quando esse conteúdo agrega valor para as pessoas, ele permite, em conjunto com seu posicionamento e consistência, que você seja percebido como uma autoridade do ponto de vista do seu cliente ideal. Quando isso ocorre, as vendas acontecem.

O seu objetivo é criar conteúdos específicos que atinjam pessoas em estágios diferentes com relação à decisão de comprar.

Alguns conteúdos serão para atrair o cliente, outros para fazê-lo identificar o problema que ele está enfrentando e ver seu produto como uma solução, e outros para que ele passe a considerar a compra

5 – Promoção

 8Ps do Marketing Digital - Promoção
Promoção

No 5º P dos 8Ps do Marketing Digital você investirá em anúncios para promover seus conteúdos nos lugares onde seu potencial cliente está (você descobriu isso no 1º P, lembra?!

Existem várias ferramentas que você pode usar para fazer esses anúncios pagos como, por exemplo, Google, Facebook, Instagram, Linkedin, portais de notícias, entre outros.

O ideal é que essas campanhas de anúncios sejam úteis para o seu público-alvo, e não simplesmente mostrando seus produtos e serviços.

6 – Propagação

 8Ps do Marketing Digital - Propagação
Propagação

Neste P você vai incentivar o seu público-alvo a propagar as suas campanhas, para que elas alcancem muito mais pessoas e, quem sabe, tornem-se virais na internet.

Para alcançar este objetivo você precisa produzir e publicar conteúdos que realmente impactem as pessoas para que elas tenham vontade de se engajar, comentando e compartilhando estes conteúdos.  

Isso fará com que o seu alcance nas redes sociais, bem como o tráfego no seu site, aumente consideravelmente, atingindo cada vez mais pessoas e aumentando sua audiência.

A Propagação também se refere à elaboração de estratégias diferenciais de atendimento, pós-venda e feedback dos seus clientes.  

Para que eles façam uma boa propaganda da sua empresa para amigos e família, seja presencialmente ou na internet, você deve se importar com a experiência que seus clientes tiveram ao fazerem negócios com você.

Ou seja, o atendimento deve ter sido impecável e o pós-venda idem.

7 – Personalização

 8Ps do Marketing Digital - Personalização
Personalização

Esta etapa nos 8Ps do Marketing Digital representa a personalização da sua comunicação em conjunto com a segmentação do seu público-alvo. Esse passo é essencial para criar um relacionamento e fidelizar os seus clientes.

Para alcançar este objetivo é importante adotar uma linguagem, estratégias de marketing e produtos feitos especialmente para determinados grupos de clientes.

Por exemplo, se o seu público-alvo é composto por pessoas mais jovens, procure falar na linguagem deles, criando campanhas diferenciadas de acordo com idade e preferências.

O público se reconhece no conteúdo publicado e passa a ver a sua marca com familiaridade e confiança. Aos poucos, isso se traduz em fidelização.

Além da fidelização, esse relacionamento com as pessoas também gera mais engajamento e interações, na forma de perguntas, comentários e compartilhamentos dos seus conteúdos.

8 – Precisão

 8Ps do Marketing Digital - Precisão
Precisão

Nesta última etapa dos 8Ps do Marketing Digital você irá mensurar os resultados das ações realizadas nos passos anteriores para saber o que deu certo e o que precisa ser melhorado.

Todas as estratégias de marketing digital devem ser mensuradas, através de  KPIs (key performance indicators ou indicadores-chave de performance). Estes indicadores são métricas que vão avaliar o sucesso ou fracasso das suas ações.

A partir destas análises, você será capaz de identificar os posts nas redes sociais que mais geraram engajamento e criar conteúdos similares.

Também poderá analisar as métricas dos anúncios pagos no Google, Facebook, Instagram ou Linkedin, para saber quais obtiveram melhores resultados e devem continuar sendo veiculados e quais devem ser paralisados.

Alguns exemplos de KPIs importantes são o ROI (retorno sobre investimento), o custo por lead (gastos para obter um cliente em potencial), as taxas de conversão (percentual de visitantes na página que realizaram alguma ação esperada), entre outros.

Através das informações obtidas com os KPIs, você conseguirá aprimorar o seu planejamento em marketing digital, a produção de conteúdo e, se for necessário, até o processo de criação de novos produtos.

Como usar os 8Ps do Marketing Digital no seu negócio online

Como usar os 8Ps do Marketing Digital no seu negócio online
Como usar os 8Ps do Marketing Digital no seu negócio online

A lógica da metodologia dos 8Ps do Marketing Digital é proporcionar um conjunto de estratégias que possibilitem maximizar os resultados do seu negócio online.

Os 8Ps funcionam como um ciclo, onde você deve utilizar os resultados obtidos para aprender mais sobre o seu público e melhorar as estratégias no ciclo seguinte. Vamos resumir os passos aqui:

1) Você faz uma pesquisa detalhada sobre o comportamento do seu público;

2) Planeja como você irá atuar nesse mercado e atingir esse público;

3) Monta seu funil de vendas, integrando as plataformas que serão utilizadas

4) Publica conteúdos que agreguem valor ao seu público-alvo, mostrando que você é uma autoridade no seu nicho de atuação;

5) Promove seu conteúdo, produto ou serviço através de anúncios nas principais plataformas utilizadas pelo seu público;

6) Utiliza estratégias de propagação nas redes sociais para incentivar o compartilhamento dos seus conteúdos, buscando alcançar cada vez mais pessoas;

7) Personaliza sua comunicação para gerar identificação por parte do seu público;

8) Mensura os resultados analisando as métricas disponíveis e verifica o que funcionou e o que precisa ser mudado;

Ao finalizar um ciclo, veja o que foi aprendido e o que precisa ser ajustado e alinhe novas estratégias sempre seguindo a lógica da metodologia dos 8Ps do Marketing Digital.

A metodologia dos 8Ps é, na verdade, um guia das melhores técnicas de Marketing Digital, criando um processo periódico que traz resultados cada vez melhores para seus negócios.

Concluindo, a internet é uma excelente ferramenta para alavancar seu negócio, mas, sem as estratégias corretas, você corre o risco de não conseguir os resultados que deseja.

Aprenda como aplicar os 8Ps do Marketing Digital no seu negócio, adaptando-os à realidade do seu negócio e você estará no melhor caminho para conquistar cada vez mais clientes.

Gostou do artigo? Então, continue nos acompanhando aqui no Blog para aprender cada vez mais sobre Marketing Digital!

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: