Análise de Tráfego e parametrização: qual a sua importância?

Você sabe dizer como está o desempenho de suas campanhas, páginas e produtos? De onde seus clientes estão vindo e para onde eles estão indo?

Ainda não? Já tinha parado para pensar nisso?

análise-de-tráfego
Você faz análise de tráfego?

Se você ainda não ouviu falar em análise de tráfego ou em parâmetros, agora é o momento certo para começar a estudar e entender suas possibilidades e vantagens no ambiente online.

Entendendo a análise de tráfego

entendendo-a-analise-de-tráfego
Entendendo a análise de tráfego

As ferramentas de captação de dados tornaram possível a análise de diversas informações, com relação ao comportamento do usuário online, entre elas, a análise de tráfego.

Esse tipo de informação permite que você entenda diversos aspectos do que seus usuários estão buscando, quais são as intenções deles, de onde estão vindo e qual o percurso que eles tomaram online para acabar no seu site.

Com esses dados, é possível otimizar suas ações e estruturar estratégias que façam sentido para seu público.

Essas informações são disponibilizadas normalmente por plataformas digitais. A que consideramos mais importante, em relação a usabilidade de sites, com certeza é o Google Analytics e para anúncios pagos o Google Ads ou Facebook Ads.

Essas ferramentas te fornecem inúmeras possibilidades para tagear seus usuários e entender o comportamento deles online, além de trazerem insights sobre metas a serem atingidas e outros interesses do público.

Aí você pergunta…

Tráfego, parâmetros? Mas eu nem sei o que são.

análise-de-tráfego-e-parâmetros
Tráfego e parâmetros? Mas eu nem sei o que são.

É difícil entender a princípio o que são esses dois tópicos e como eles se relacionam. Mas garantimos que eles funcionam perfeitamente juntos e sem grandes dificuldades.

O tráfego representa basicamente todos usuários que visitam suas páginas e iniciam uma sessão. A importância de analisar esse movimento se dá porque a cada visita em suas páginas, é uma oportunidade de conversão que você pode desenvolver com uma estratégia bem definida.

Os parâmetros são pequenos textos que você inclui na sua URL para rastrear o seu tráfego. Assim que tageados e utilizados em por exemplo, links dos seus anúncios ou em guestposts, você consegue verificar através de uma das plataformas que citei acima, qual está sendo o desempenho da URL e de onde seus usuários estão vindo.

Por exemplo, você troca posts com outros blogs, como incentivo ao tráfego para as suas páginas. Para verificar se seus guestposts estão realmente trazendo tráfego para seu site, você parametriza a URL que inseriu no corpo do texto e essa URL vai estar sendo informada na plataforma que for analisar, pode ser o Google Analytics.

Então toda vez que você parametrizar um link, esse mesmo link vai informar se há tráfego chegando por ele ou não. Dentro da leadlovers nós trabalhamos com dois deles, o SRC e o SCK.

O que são parâmetros SRC e SCK?

Parâmetro SRC: Através dele, você consegue verificar qual campanha sua está tendo o melhor desempenho e assim, otimizar suas vendas.

Parâmetro SCK: Exclusivo para usuários que trabalham com a Hotmart. Ao invés de você entrar na sua conta dentro do hotmart, para verificar a origem do Lead, você consegue ver a origem dentro da leadlovers.

Ok, mas enfim para que servem esses parâmetros?

análise-de-tráfego-e-parametrização
Para que serve a parametrização?

Imagine que seus anúncios são barquinhos em alto mar. Esses barquinhos ficaram sem direção, sem visão e sem capitão, estão a deriva, sem rumo.

É assim que suas ações online ficam quando você não faz a análise de métricas e não parametriza seus anúncios. Eles ficam sem saber de onde estão vindo e nem para onde estão indo.

E os parâmetros são uma das ferramentas que você irá utilizar para rastrear de onde essas pessoas estão vindo.

  • Conhecimento do mercado e cliente: Receber insights dos interesses do cliente, analisar como ele se comporta nas páginas que visita, a função da sua página pra ele. Todas são informações que se analisadas e cruzadas entre si, te mostram probabilidades de como esse consumidor se comportará daqui pra frente.
  • Tomada de decisões mais assertivas: Só se planeja o futuro analisando o passado. A partir da coleta de dados, as previsões e tomadas de decisões tendem a ser mais assertivas, por já serem uma previsão baseada em experiências passadas.
  • Identificação de falhas: Entender o que não está dando certo e qual ação não está trazendo resultados, é muito mais fácil e rápido se você trabalha em cima de dados e metas. A identificação de falhas no processo ou a otimização de campanhas é mais assertiva e fácil de identificar se há dados para trabalhar em cima.

Fontes de Tráfego

fontes-de-tráfego
Fontes de tráfego
  • Orgânico: É o tráfego gerado por um bom posicionamento nos mecanismos de busca. O mais utilizado entre eles é o Google. Ainda existem outros como Yahoo, Bing, entre outros que também possuem certa relevância. O tráfego orgânico
  • Direto: Quando o link do seu site ou página estão salvos nas buscas do usuário. Ele começa a digitar na barra de pesquisa o nome do seu site e acaba clicando enter sendo redirecionado direto para a página.
  • Referral: Tráfego enviado por outras fontes, referencial. Quando o link da sua página é disponibilizado em fontes como guestposts, e-mail marketing, outros sites, entre outros.
  • Social Media: Tráfego a partir de mídias sociais. Pode ser por campanhas ou por postagens normais.
  • Pago: Tráfego gerado a partir de anúncios e campanhas pagas. Todos os clicks feitos dentro do tráfego pago possuem um valor. O ideal para páginas no geral é possuir uma quantidade boa de usuários a partir do tráfego pago, mas conseguir manter a página pelo tráfego orgânico.
  • Email: Tráfego gerado a partir de links inseridos em email marketing por exemplo.
  • Outro: Tráfego que o Google não conseguiu identificar a fonte. É esse tipo de tráfego que valida a importância de se parametrizar as URLs. Dessa forma o Google consegue identificar de onde os usuários estão vindo.

A leadlovers permite que você utilize URLs parametrizadas para acompanhar o desempenho das suas campanhas. Dessa forma, não é necessário que você abra outra página para encontrar informações dos seus parâmetros, está tudo disponibilizado internamente dentro da plataforma.

Não perca tempo e parametrize seus anúncios e links para ser mais assertivo em suas ações online.

Powered by Rock Convert

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , , , , ,

Powered by Rock Convert

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Descubra o que é o leadlovers


Quero ficar atualizado sobre as melhores práticas e dicas do blog Automação de Vendas para melhorar o e-mail marketing. Se você não curtiu, basta cancelar. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Siga-nos: