5 dicas para aquecer sua base de clientes com e-mail marketing

Para você manter seus clientes engajados ou mesmo recuperar o relacionamento com aqueles antigos são necessárias várias estratégias de marketing.

Uma dessas estratégias é o uso do e-mail marketing, a partir da sua lista de clientes ou leads, onde você pode informar sobre as novidades de seu negócio.

Neste artigo vamos mostrar 5 dicas de como você pode aquecer sua lista de clientes através do e-mail marketing.

O e-mail não morreu!

Muitos empreendedores acabam priorizando as redes sociais para fazer suas divulgações e promoções do negócio, e acabam deixando o e-mail de fora de sua estratégia de marketing.

A maioria das pessoas possui uma conta de e-mail e acaba usando para receber informações importantes como confirmações de compras, ticket de passagens aéreas, etc.

Portanto, o uso do e-mail ainda é uma importante ferramenta para sua estratégia de marketing, para manter contato com os seus clientes, enviando conteúdo relevante, novidades e promoções. É o que chamamos de e-mail marketing.

E-mail Marketing para aquecer sua base de clientes

A importância do e-mail marketing

O e-mail marketing é uma importante forma de comunicação entre sua empresa e os clientes, sendo uma excelente estratégia para levá-los desde a fase em que conhecem seu produto até a hora da decisão da compra.

Além disso, é uma excelente forma de conseguir mais engajamento de seu público-alvo, pois o e-mail marketing é considerado uma das estratégias que mais conseguem engajar as pessoas.

Se utilizado da maneira correta, pode ser muito mais efetivo do que usar as redes sociais para divulgar seu negócio, afinal as pessoas veem seus e-mails pelo menos uma vez ao dia.

Portanto, sua mensagem alcançará seu objetivo e não se perderá no feed.

Sendo mais eficiente ao entregar seu conteúdo, o e-mail marketing passa a ter uma taxa de conversão maior também.

Então, uma estratégia utilizando o e-mail marketing tem tudo para ser vencedora, porque irá construir um relacionamento sólido com seu público, e isto é a base para qualquer negócio online de sucesso.

Para ajudar sua estratégia, vamos mostrar 5 dicas para que aquecer sua base de clientes usando o e-mail marketing.

 

  • Faça um calendário editorial

 

Isto pode ser meio óbvio de se dizer, mas nem todo mundo faz.

Um calendário editorial é essencial na sua estratégia para enviar e-mail marketing, porque ele será o responsável por toda a organização de datas e temas dos e-mails que você enviará.

E isto, com certeza, deixará seu trabalho bem mais eficiente.

É importante estabelecer prazos que possam ser cumpridos, de modo que sua programação atenda seu objetivo de alcançar a maioria dos leads de sua lista e manter o contato constante com eles.

Para que sua estratégia funcione, é preciso pensar quais são seus objetivos, para então programar quais conteúdos irá criar.

Marketing Sazonal e planejamento de data
Faça um calendário de conteúdo para aquecer sua base de clientes

Você deve saber para quem vai enviar e quais são os conteúdos valiosos para estas pessoas.

Dessa forma, você consegue criar uma relação real, forte e duradoura com seus leads.

Enviar esses e-mails com frequência, com conteúdos gratuitos, ou com algum tipo de pesquisa, pedindo a opinião das pessoas, aumenta o engajamento da audiência.

Além disso, com um calendário editorial em mãos, você consegue visualizar as datas mais importantes para seu negócio, e criar os conteúdos específicos para elas, preparando-se com antecedência para os envios.

Outro ponto importante, é que você consegue acompanhar as métricas de envio pelo calendário, possibilitando identificar quais conteúdos estão tendo melhor resultado e quais e-mails precisam de ajustes.

 

  • Use CTAs (Calls to Action)

 

Além do conteúdo bem elaborado e chamativo, seu e-mail precisa ter uma chamada para ação, ou CTA, que é um recurso muito usado em marketing digital para incentivar os usuários a executarem algum tipo de ação.

Portanto, é preciso que seu objetivo com a campanha de e-mail marketing esteja muito claro, seja ele conseguir inscrições no seu curso, cadastrar pessoas na sua página ou disponibilizar download de algum e-book gratuito.

Esta é uma ótima oportunidade de você se conectar com seu cliente, então, seja claro e objetivo no seu texto, e dê destaque ao CTA para que o usuário consiga vê-lo bem.

O CTA estabelece uma real conexão com seu público, mantendo um relacionamento e motivando a interagir mais com sua marca.

Para que isto funcione, o planejamento é fundamental para criar um CTA convincente e que esteja alinhado com sua proposta da campanha de e-mail marketing.

Saber quem é sua persona, identificar onde ela está no funil de vendas, adequar o CTA ao conteúdo do e-mail garantindo uma coerência, são etapas que você deve prestar atenção ao preparar sua campanha.

 

  • Segmente seu público-alvo

 

Uma das regras de ouro do e-mail marketing é saber falar com a pessoa certa no momento certo, e a segmentação de público é a melhor maneira de fazer isso.

Você pode dividir sua lista de e-mails em grupos ou categorias, permitindo uma melhor organização e possibilitando um planejamento mais assertivo.

É importante fazer isto porque nem sempre seus contatos estarão no mesmo estágio do funil de compras, então os conteúdos criados devem ser diferenciados levando isto em consideração.

Não faz sentido você oferecer o mesmo conteúdo para um contato que já comprou seu produto e para aquele que conhece, mas ainda não comprou.

Fazer uma segmentação de contatos pode aumentar suas chances de abertura de mensagens e, consequentemente, podem aumentar as conversões.

Lembre-se, é fundamental você trabalhar com sua própria lista de contatos.

Evite comprar listas prontas. Trabalhe com quem pode estar realmente interessado em adquirir seu produto ou serviço.

 

  • Envie e-mails interessantes

 

Muitos acham que o conteúdo de um e-mail é a parte mais importante da mensagem, mas não é bem assim.

O título é tão importante quanto o corpo do e-mail marketing.

Quando uma pessoa abre sua caixa de mensagens, o que ela vê em primeiro lugar são os títulos, ou assuntos, dos e-mails e, se isso não chamar sua atenção, ela nem vai se dar o trabalho de abrir.

A dica é que você faça um título de e-mail curto, até 40 caracteres, mostrando o que a pessoa vai encontrar de interessante dentro da mensagem.

Assuntos muito longos, na maioria das vezes, são logo descartados pelos usuários, principalmente quando visualizados em dispositivos móveis.

Os celulares são os meios onde a maioria das pessoas lê seus e-mails diariamente, então você deve pensar em como suas mensagens irão se comportar nestes dispositivos.

Seus e-mails devem ser o mais responsivo possível, para que possa ser lido confortavelmente em qualquer tipo de dispositivo móvel.

Desta forma, você oferece a melhor experiência de leitura para todos, e evita que suas mensagens nem sejam abertas por não aparecer de forma agradável, ou cortadas, nos dispositivos.

Como o título, o corpo do seu e-mail deve ser interessante e possuir um conteúdo valioso para quem está abrindo a mensagem.

Em sua estratégia de marketing, você deve mesclar mensagens de ofertas com conteúdos relevantes que agreguem algum valor para a vida dos seus contatos.

Isto, com certeza, irá engajar e trazer maior confiança para sua marca.

Alguns especialistas em marketing digital, usar a lei de Pareto é uma forma inteligente de usar seu e-mail marketing, porque você envia 80% de conteúdo interessante e somente 20% de mensagens com ofertas.

Assim, seus contatos se mantém interessados em abrir seus e-mails, sempre na espera pelos seus conteúdos, e mais propensos a comprar seu produto quando a hora chegar.

 

  • Atenção aos e-mails não abertos

 

Quando você administra bem sua campanha de e-mail marketing, todos os detalhes são mais fáceis de serem acompanhados, facilitando os ajustes necessários.

Um destes detalhes, são as mensagens que você enviou e não foram abertas pelos contatos de sua lista.

Uma ótima dica é reenviar esses e-mails, pois seu contato pode não ter aberto a mensagem por diversas razões, então vale a pena tentar novamente.

Porém, o pulo do gato é não enviar o mesmo e-mail, idêntico. Mudo alguma coisa, tanto no assunto quanto no corpo da mensagem.

Você pode colocar palavras que chamem mais atenção no assunto como, por exemplo, “acho que você não leu isso”, ou “última chance”. Isto pode aguçar a curiosidade do usuário.

Atualize o corpo da mensagem com algum dado novo, algo que você tenha deixado de fora da primeira vez que criou o e-mail.

Você também pode verificar o horário que a mensagem foi enviada na primeira vez, enviando novamente em um horário diferente, para aumentar as chances de visualização.

Conclusão

Você viu neste artigo que há uma enorme oportunidade de gerar engajamento através do e-mail marketing, usando sua lista de contatos.

O e-mail não morreu, como muitos acreditam, e continua sendo um grande aliado para sua estratégia de marketing digital, porque é a maneira mais direta de se comunicar com as pessoas.

Aproveite as dicas que mostramos para planejar bem suas campanhas e analisar os resultados. Assim, você será capaz de manter um relacionamento forte e duradouro com seus leads.

Estabelecer uma confiança entre sua marca e seus contatos, é fundamental, pois você estará criando oportunidades de ganhar novos clientes, e divulgadores de sua marca.

Se você gostou destas dicas para aquecer sua lista de clientes com e-mail marketing, continue seguindo nosso blog.

Compartilhe o post:

Tags: ,