Entenda as vantagens da automação de marketing para pequenas empresas

A maneira pela qual os consumidores chegam até uma empresa mudou radicalmente nas últimas décadas. De um cenário com poucas formas de divulgação e utilização de meios mais tradicionais, como televisão e rádio, fomos para o meio digital com uma infinidade de oportunidades para as empresas. Agora é a vez da automação de marketing para pequenas empresas se destacar.

Os benefícios da automação de marketing para pequenas empresas
Entenda as vantagens da automação de marketing para pequenas empresas

Além do meio, a estratégia também mudou. Hoje, o consumidor espera muito mais das marcas, exigindo novos métodos, novas ações e adequação à realidade digital — isso se torna um desafio para todos, principalmente, para as pequenas empresas.

Para se estabelecer no mercado e utilizar as estratégias de marketing disponíveis, empresas de pequeno porte precisam otimizar os recursos que possuem e aproveitar as novas oportunidades.

A automação de marketing entra nesse mercado para auxiliar os pequenos empresários e sua equipe na divulgação de campanhas, nutrição de leads e aplicação de estratégias e ações de marketing digital em geral.

Pensando nisso, listamos as vantagens de utilizar plataformas de automação de marketing. Quer saber mais? Confira a seguir!

Aplique a automação de marketing para pequenas empresas

Em pequenas ou grandes empresas, o processo de execução de estratégias digitais requer uma equipe multidisciplinar com capacidade e conhecimento para criar, testar e acompanhar ações nas mídias.

Redução de equipe

O uso de plataformas de automação faz com que esse processo se torne simples e prático, sendo possível ser realizado por uma ou duas pessoas, por exemplo. A ferramenta oferece opções prontas para o que você precisar, desde landing pages e página para web a sequências de e-mails.

Tudo de forma simplificada e acessível, o que permite redução de tempo na produção de materiais e campanhas e melhor aproveitamento da equipe. Isso é essencial e muito benéfico para qualquer empresa, especialmente para pequenas empresas, que possuem poucos colaboradores.

Os administradores contam também com o suporte da plataforma, uma equipe que pode atendê-los e auxiliar com solução de dúvidas e ajuda técnica em todas as etapas do processo de automação.

A importância da automação de marketing para pequenas empresas
Os benefícios da automação de marketing para pequenas empresas

Integração entre Marketing e Vendas

O sistema de automatização conta com vários processos que permitem que o time responsável pelas estratégias de Marketing apresentem o conteúdo e a marca para cada possível cliente de uma forma natural e no momento certo, de acordo com o que foi observado em cada fase do funil e com as informações obtidas e com a segmentação da base de contato, abordando de maneira mais certa.

Assim, o trabalho da equipe de vendas é facilitado e os clientes já chegam mais prontos para adquirir o que está sendo oferecido, com mais conhecimento acerca do produto, da marca e das vantagens.

Acompanhamento da estratégia

Com todas as funcionalidades de criação que o sistema oferece, a estratégia deve ser acompanhada de perto pelos colaboradores da marca. Com resultados positivos ou não, os analistas devem estar a par dos porquês de cada método.

A automação de marketing para pequenas empresas permite que elas tenham maior contato com as métricas e informações geradas pela plataforma.

Com análises é possível propor novas estratégias, continuar com as que trazem um resultado benéfico e estar preparado para reformular campanhas e tentar de novo com base nos resultados negativos.

Relação custo-benefício

Atrelado à redução de equipe, ao aumento da produtividade dos colaboradores, à capacidade de divulgação da marca via campanhas mais efetivas e às demais vantagens, softwares de automação, como o leadlovers, são acessíveis e tendem a ter um custo-benefício muito vantajoso para quem os utiliza.

O investimento que a pequena empresa faz em automatização garante facilidade em processos que antes só poderiam ser feitos por muitos profissionais, em um tempo muito maior, reduzindo gastos com ajuda externa ou contratação de pessoal e aumentando a receita com os resultados de maior divulgação nas redes sociais e campanhas para o público de clientes.

O custo-benefício da automação de marketing para pequenas empresas
A relação custo-benefício da automação de marketing para pequenas empresas

Melhora do relacionamento com os leads

O processo de automação faz com que os seus colaboradores possam focar em ações que não podem ser executadas pelo sistema automatizado, como o relacionamento com os leads.

Produzir conteúdos e materiais ricos e interessantes para o seu público — variados de acordo com as segmentações que você puder definir —, é fundamental. A automação permite que os e-mails com os materiais (e-books, promoções, ofertas, por exemplo) sejam enviados de forma automática, nutrindo os leads e propiciando qualificação para que avancem na jornada do cliente — e ainda possibilita que você tenha um contato consistente com os seus atuais clientes, utilizando as plataformas, os e-mails e as mídias sociais como meio de comunicação e relacionamento.

Uma das consequências disso é a fidelização de clientes, aumentando sua rede de fãs e aumentando a chance de ser indicado ou de estabelecer mais serviços com aquele cliente.

Visão do público

Inclusão no meio digital

Com o avanço da tecnologia e participação cada vez mais forte nas ações cotidianas, uma presença padronizada e organizada no meio digital é um fator diferencial para empresas pequenas — não apenas na divulgação de materiais e conteúdo, mas também na divulgação do próprio trabalho, junto de valores e visões que interessam o público, trazem credibilidade e confiança na sua marca.

Um sistema automatizado viabiliza que você gerencie os posts e acompanhe a repercussão, além de proporcionar, site e blogs otimizados para o que o seu público espera, com chance de estar sempre se renovando e destacando no mercado.

Com estratégias de Marketing bem mapeadas e uma plataforma com inúmeros recursos adaptáveis, você tem tudo para alcançar o seu objetivo e crescer. O marketing digital e as plataformas de automação suprem carências que qualquer empresa pode ter, como dificuldade em divulgar a marca, em construir estratégias e aplicá-las, e ainda, em conquistar clientes.

Colocar em prática uma nova estratégia aproveitando ferramentas, como as de automação de marketing, é relevante tanto para empresas que já atuam há algum tempo quanto para as recém-criadas, contanto que tenham a vontade de crescer, conquistar novos negócios e oportunidades no ambiente digital e se esforcem para manter as estratégias atualizadas e monitoradas.

E ai? Gostou do conteúdo? Percebeu como a automação de marketing para pequenas empresas é importante? Assine nossa newsletter para acompanhar mais artigos como esse e aprender mais sobre Marketing Digital e automação de Marketing!

Compartilhe o post:

Tags: , , , , , ,


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Siga-nos: