Descubra como a automação de marketing pode facilitar o Customer Success

Aprenda qual é a relação das tecnologias automatizadas do marketing com o sucesso do cliente.

Ter uma boa relação com os clientes é essencial para toda a empresa, especialmente nos dias atuais com tantas mudanças de comportamento. 

Além do mais, toda corporação precisa de um bom crescimento e uma boa quantia de retorno. E justamente para auxiliar nesses objetivos nasceu a estratégia de Customer Success. 

Resumidamente, essa nova forma de relacionamento para com o cliente serve para que a experiência do usuário seja a melhor possível, superando até mesmo as expectativas.

O Customer Success não tem como objetivo somente o ato da compra, mas sim, de cuidar de toda a jornada do cliente. 

Logo, todas as empresas – independente do segmento de atuação, precisam se atentar para cada detalhe. Pensando nisso, neste texto, vamos te contar como que a automação de marketing pode ser capaz de auxiliar na execução de uma estratégia de Customer Success. Vamos lá? 

Entenda como funciona o Costumer Sucess

Para quê serve o Customer Success? 

Um cliente que está sendo cuidado e monitorado por um time especializado em Customer Success será sempre o ponto focal. A filosofia desta estratégia é justamente fazer com que o consumidor estava sempre satisfeito com todas as etapas do processo. 

Desde o momento em que o potencial cliente encontra o seu site pela primeira vez, até o momento de fechamento de negócio, é preciso garantir uma boa experiência com a empresa.

Vamos supor que uma pessoa esteja pesquisando por “aparelho invisível preço” no buscador, acaba chegando até um site de um determinado consultório odontológico, é bem tratada, recebe apoio via chat e ao se inscrever no mailing, começa a receber informações adicionais sobre a saúde bucal. 

Certamente, ela estará propensa a se tornar cliente e também, recomendar esta empresa para amigos e familiares que precisam da mesma solução ou então, de procedimentos parecidos como lente de contato dental.

Assim como a tradução do termo em inglês, o Sucesso do Cliente não é apenas oferecer promoções ou disparar comunicações em massa. É preciso dar suporte e se fazer presente para que a pessoa se sinta única e exclusiva. 

O ideal é que as pessoas deixem de ser apenas números e métricas e se tornem o centro de todo e qualquer processo. 

Assim, será mais fácil de planejar e realizar ações de comunicação de forma mais fácil e também, com uma maior taxa de assertividade. 

A automação de marketing está presente em quais processos?

Como falamos anteriormente, uma estratégia de Customer Success está baseada no oferecimento de soluções e outros bônus a respeito de um serviço.

Então, nada melhor do que unir toda a tecnologia de marketing para auxiliar na prática de cada ação planejada, não é mesmo? 

Dessa forma, é possível fazer disparos de comunicações personalizadas e que transmitem maior proximidade com o leitor. 

Um simples e-mail personalizado com o nome do destinatário já faz a maior diferença. Estes detalhes que para alguns empresários podem passar despercebido, para um consumidor, pode ser crucial. 

É justamente essa a relação entre o Sucesso do Cliente e as tecnologias de automação do marketing!

Pode-se dizer que o Customer Success  é o responsável por analisar, projetar e criar as ações e as automações têm a responsabilidade de fazer com que tudo funcione bem. 

Imagine que sua empresa trabalhe no mercado B2B e possui um marketplace para anúncios de produtos da área odontológica como por exemplo, moldeiras para protótipos de implantes dentários.

O seu objetivo não deve ser apenas fazer com que os vendedores consigam expor os seus produtos, mas sim, pensar em soluções que eles precisam. 

Como por exemplo, utilizar softwares de marketing para segmentar um conteúdo didático ensinando a descrever os seus itens de acordo com as técnicas de SEO para todo o mailing de vendedores que você têm como cliente.

Além do mais, as tecnologias de marketing são capazes de oferecer dados e métricas sobre o comportamento prévio de cada cliente. 

Ou seja, antes mesmo da pessoa chegar, você já sabe o que ela precisa e quais são as ações que você pode colocar em prática para solucionar o seu problema.

A automação de marketing é aliada do sucesso do cliente

Uma união que complementa

Ao perceber que o Customer Success depende ativamente de bons softwares e tecnologias de mensuração, fazer uso da automação de marketing é mais que uma simples ação. 

Você estará complementando o seu trabalhando e utilizando ferramentas capazes de fazer com que o seu resultado no futuro seja ainda melhor. 

Ao utilizar estas automações, é possível acompanhar cada passo do processo de compra do cliente e realizar ativações no momento exato. 

Assim como utilizamos nos exemplos anteriores na área da saúde, se uma pessoa está em busca de informações sobre implante dentário, disponibilizar materiais extras sobre a temática não é puxar o saco da pessoa, mas sim, mostrar que você dá importância para o seu problema. 

Certamente, ao colocar fazer uso desta unificação de ferramentas de marketing para a prática de ações de Customer Success,  além do seu cliente ter mais sucesso em experiências, o seu negócio também terá! 

 

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Vue Odonto (Grupo Consulta Ideal)

Consulta Ideal: É uma ferramenta de pesquisa desenvolvida especialmente para auxiliar você a cuidar cada vez mais do seu sorriso! Com o intuito de encontrar o melhor cirurgião-dentista próximo a você, a ferramenta disponibiliza uma listagem de clínicas e o contato delas (endereço, telefone e e-mail) para você conseguir agendar o melhor horário e dia de acordo com sua necessidade.


Compartilhe o post:

Tags: ,