9 Dicas de Como Fazer Automação de E-mail Marketing com a leadlovers

Quem acha que fazer automação de e-mail marketing é apenas envios automáticos de e-mails está totalmente equivocado.

Ao contrário, a automação de e-mails é um poderoso aliado no relacionamento com o seu cliente. Pois possibilita escala e personalização.

Mas isso só acontece quando os empreendedores utilizam a ferramenta certa do jeito certo. Pensando nisso, criamos esse artigo para mostrar alguns detalhes importantes.

Quer saber tudo o que você pode fazer com a automação de e-mail marketing com a leadlovers? Então, continua a leitura e já vai pensando nos benefícios para a sua estratégia.

O e-mail marketing continua vivíssimo

O e-mail marketing continua vivíssimo

Estamos na era digital e não temos mais como sair. O crescimento das conexões, a internet chegando a lugares cada vez mais distantes, as redes sociais… A relação “entre telas” com o consumidor é tão presente que podemos dizer que é o novo normal.

Entretanto, já parou para pensar que para tudo você precisa de um e-mail?

Para fazer uma compra online você precisa do que? Um e-mail válido para cadastrar e receber as atualizações. Quer ter seu perfil em uma rede social? Novamente é necessário um e-mail para confirmação. 

O seu e-mail é o que você tem de mais particular no ambiente online. Surpreendentemente, através dele já é possível fazer transações bancárias pelo aplicativo do seu banco por meio do PIX.

De fato, quem poderia imaginar que um simples e-mail teria um impacto tão grande em nossas vidas? São muitas informações que este querido “@” carrega, não é mesmo?!

É por isso que o e-mail marketing dá tão certo e continua com uma enorme presença nas estratégias digitais. Pois é você falando diretamente com a pessoa. Definitivamente ele continuará com seu espaço garantido quando o assunto é marketing e relacionamento com o cliente.

Está começando do zero agora? Esse mercado é para você! Já trabalhou antes e já possui uma base de contatos? A hora de retomar é agora!

Motivos não faltam para apostar nessa ferramenta já que há muitos benefícios envolvidos. Sendo assim, vou contar o que a leadlovers oferece para você ter uma automação de sucesso.

A seguir assista ao vídeo que fala sobre a importância de ter uma lista de e-mails:

9 Dicas de como fazer automação de e-mail marketing com a leadlovers

9 Dicas de como fazer automação de e-mail marketing com a leadlovers

1 – Gatilhos

Aqui na leadlovers possuímos vários gatilhos. Os gatilhos nada mais são do que configurações para uma ação.

Essa ação pode ser a abertura do e-mail ou clique em algum link do conteúdo. Se pareceu confuso, calma, logo abaixo irei listar e explicar certinho alguns para você.

  • Gatilhos de e-mail

Digamos que você envie um e-mail com um link, pode ser, por exemplo, um link de confirmação. E então você deseja que os contatos que clicarem naquele link sejam movidos e recebam um e-mail pré-agendado de outro funil.

É o gatilho de e-mail que faz essa movimentação.

Legal né?! E essa é apenas uma das opções, há várias outras como: remover o lead/contato, aplicar uma tag, etc.

Enfim, você pode configurar o que deseja fazer com o lead após tal ação. Como mostra o print abaixo:

Tela de configuração do gatilho de e-mail na leadlovers

 

  • Gatilho inteligente

Aqui já é outra configuração, bem mais abrangente que a outra. É válido para todos os leads ativos em sua conta e funciona em duas etapas: filtro e ação.

No filtro você seleciona a condição que aquele lead precisa ter para que tal ação seja executada. Um exemplo: leads com a tag “inscritos” (filtro) adicionar na máquina e funil “workshop” (ação).

Além de inserir leads em determinadas máquinas, pode-se configurar também integrações com plataformas externas, sendo essa uma das mais utilizadas.

Você pode enviar dados dos seus leads para o seu e-commerce, por exemplo. Claro que também dependerá da aceitação pela plataforma externa a ser integrada, mas é uma ótima comodidade.

Telas de configuração do gatilho inteligente

2 – Tags

As tags são utilizadas para identificação dos leads, funcionam como se fossem marcadores. São muito importantes em sua estratégia e você pode trabalhar com elas nos gatilhos mencionados anteriormente.

Você pode criar e aplicar as tags em seus leads da maneira que achar melhor. Não é uma regra utilizá-las, mas elas são uma excelente opção para segmentar sua lista de contatos.

Digamos que você tenha várias páginas de captura, mas deseja saber quais leads confirmaram por e-mail a inscrição de uma específica. Nesse exemplo você cria a tag, vou chamar de “inscritos”, e acessa o e-mail criado com o link de confirmação. No gatilho de e-mail você aplica a tag pela ação de clique.

Assim, você pode acessar na tela de leads todos os confirmados marcados com “inscritos”. Dessa maneira, é possível enviar e-mail para esses leads, movimentá-los de funil e sequência, remover da sua lista… Tudo graças a uma identificação específica, que é a tag.

Muito legal, não é mesmo?!

Com essa opção é muito mais fácil segmentar seus contatos e trabalhar estratégias específicas para cada lista de leads.

Caminho para a tela de tags

 

3 – Link Inteligente

O link inteligente é outro parceiro interessante em sua estratégia.

Anteriormente, mostramos que nos e-mails pode-se fazer ações nos leads que abrirem ou clicarem no link do seu envio, certo?

Você pode se perguntar: mas e se eu enviar mais de um link no conteúdo do meu e-mail? Ora, também temos solução para isso, pequeno gafanhoto do empreendedorismo.

Graças ao link inteligente é possível trabalhar com seu lead conforme o link que ele clicar.

Supomos que você insira 2 links em seu e-mail. O primeiro para o seu produto 1 e o segundo para o seu produto.

Com o link inteligente é possível aplicar uma tag no lead que se interessou pelo produto 1 e movimentar ele de funil. Pode fazer o mesmo com o lead que clicou no segundo link e já pré configurar um outro envio de e-mail para ele receber.

O link inteligente é ótimo para divulgação de diferentes produtos ou soluções.

Quer ver só? Aposto que você já abriu um e-mail de ofertas de uma loja e viu os preços. Posteriormente recebeu outro e-mail com “os produtos que você viu estão te esperando”.

Aqui na leadlovers, com e-mails e gatilhos pré configurados é totalmente possível fazer isso e muito mais!

Ahh, e na tela dos links você terá as informações de quantidade de cliques e a data de cadastro dele. Assim pode metrificar tempo e quantos acessos teve cada link inteligente.

E não para por aí, até porque fazer automação de e-mail marketing com a leadlovers é sucesso na certa.

Tela de configuração do link inteligente

4. Lead Score

O lead score é uma opção alternativa onde você pontua seus leads conforme o engajamento deles. Afinal, não é só nas redes sociais que essa métrica é importante.

Não tem uma regra a ser seguida pois a pontuação é você quem personaliza em sua estratégia. 

Por exemplo: você quer enviar uma sequência de 5 e-mails para seus contatos. Para cada abertura de e-mail, você pode configurar 10 pontos de lead score ao lead. Então, ao final desses 5 envios, se o lead estiver com 50 pontos (abriu os 5 e-mails), pode-se dizer que ele é um lead quente, engajado.

Do mesmo modo que, se ao final desses envios o lead estiver zerado, significa que não houve abertura dos e-mails. Provavelmente é um lead frio.

Gostou dessa opção? A facilidade é algo que levamos a sério por aqui.

São maneiras úteis e diferentes, que podem ser utilizadas juntas ou independentes.

Tudo para que você tenha diversas maneiras de segmentar e encontrar contatos. Enviar e-mails e planejar outros envios.

5 – Limpeza de lista

Após certo período de envios é normal e necessário fazer uma limpeza em seus leads.

Remover os leads frios para dar espaço para contatos que podem se tornar potenciais compradores. E isso você faz em uma tela bem completa e intuitiva.

Tela de limpeza de lista

Aqui você encontra muitas opções de filtros para uma exclusão em massa eficiente. E sempre terá a informação de data e lista dos leads a serem excluídos.

Após a seleção do filtro é preciso executar a limpeza, só assim o processo estará completo.

Tudo tranquilo até aqui? Falamos muito de leads e algumas possibilidades que você pode ter com a sua lista de contatos.

Nas próximas dicas prosseguiremos com e-mail marketing e outros “truques” que dispomos para o melhor aproveitamento dos seus envios.

6 – Pular e-mail

Então seu funil já está rodando, enviando e-mails, tudo conforme o esperado.

É normal acontecer de um lead ou outro se cadastrar em cima do lançamento, ainda mais quando você está trabalhando com remarketing.

Obviamente você não quer que esse lead entre e percorra todo o funil. Provavelmente também não daria tempo dele receber todos os envios da sequência assim como os outros cadastrados desde o começo.

Foi pensando nisso que temos a opção de “pular” e-mail.

Não precisa se preocupar com os leads que entrarem próximos ao seu lançamento. Só precisa habilitar para que eles pulem as sequências anteriores e recebam o mesmo envio onde estão os demais.

Sem necessidade de excluir e-mails anteriores, movimentar manualmente o lead de lugar, desabilitar e-mails…

Opção para pular o e-mail

 

7 – Teste de envio

Então você criou seu e-mail no capricho, tudo certinho para mudar a vida do seu lead quando ele ler, certo? Até que deseja conferir que não há nada faltando.

Você pode receber seu e-mail assim como o seu contato receberá fazendo o teste de envio.

Passando o mouse na sequência desejada em seu funil, terá o ícone de “ferramentas” com a opção de teste de envio. Basta colocar o seu endereço de e-mail e enviar.

Assim você receberá o e-mail teste normal em sua caixa de entrada, exatamente como o lead receberá. Isso é tão legal pois não entrará em suas métricas de envios reais.

Além do mais, pode escolher testar um e-mail isolado ou pode testar a sequência toda.

Acha que terminamos por aqui? Ainda não, hein! Essa opção de teste nos leva a outro acompanhamento super importante e que será essencial para seus envios.

8 – Relatório de Entregabilidade

Esse assunto é extremamente pertinente. Meus e-mails vão para spam? Como melhorar a entrega? Alguns leads que são do servidor “x” recebem e outros do “y”, não.

Bom, aqui dispomos do relatório de entregabilidade!

Ao gerar o relatório você terá em porcentagem a entrega do seu e-mail para diversos servidores. Antes mesmo de fazer o disparo do envio você pode conferir a entregabilidade dele.

É interessante pois você mapeia o comportamento do seu conteúdo nos mais variados serviços de e-mail.

Caso necessário, você pode entrar em contato com o time de suporte para possíveis melhorias de boas práticas de envio.

Em pesquisas externas você pode encontrar o mail-tester, mas há limitação de uso diário.

Ao assinar a leadlovers você ganha 5 créditos para realizar esses relatórios. Um crédito = um relatório.

Para adquirir mais você pode entrar em contato com o time comercial.

9 – Métricas

Elas, as nossas queridas métricas. Aquilo que todos se preocupam e não tiram os olhos.

Seja profissional da área ou quem está iniciando, são as métricas que trazem o resultado do trabalho pelo e-mail marketing.

Taxas de aberturas, cliques, descadastros… Esses dados são totalmente visualizados na própria sequência ou broadcast (e-mail de envio único fora da sequência).

Por padrão, são mostradas em porcentagem, mas é possível alterar para números.

Exemplo visual das métricas

Aliás, ao clicar na métrica desejada, ainda aparecem outras opções disponíveis. Dando mais liberdade para trabalhar seus leads e envios.

opções disponíveis na tela de métricas

Isso tudo é ou não é uma mão na roda para você executar sua estratégia por completo?

Foi muita coisa, eu sei. Poderia imaginar que, fazer a sua automação de e-mail marketing com a leadlovers pudesse ser tão completa assim?

Sabia de todas essas facilidades que oferecemos aos nossos clientes? Nós dispomos de soluções criativas e essenciais para qualquer estratégia digital.

Quando falamos de e-mail marketing entendemos que é um conjunto de vários fatores que entregam muito mais que e-mails. Entregam a transformação, aquilo que o lead nem sabia que precisava.

Atualmente, apostar em uma sólida presença online é o que diferencia a sua marca ou produto dos demais concorrentes do mercado. E o e-mail marketing está ali, encaixando e envolvendo todas as partes de uma estrutura digital de sucesso. 

Já que estamos em um momento de crescente desenvolvimento do digital, por que não apostar no seu próprio negócio agora?

 

 

Diego Carmona :

O nosso blog utiliza cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o blog, confirma que aceita a sua utilização.